Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Estadual começa domingo. Ruim é a fórmula ultrapassada e burra do campeonato!

As chamadas da Globo para o Campeonato Mineiro são de altíssimo nível, “Padrão Fifa”, coisa de Copa do Mundo. Com razão a emissora vende da melhor forma o produto no qual investe uma fortuna. Há três anos Atlético e Cruzeiro faturam mais em direitos televisivos com este campeonato do que com a Libertadores da América. Quando escrevi isso nesta coluna na época, muita gente achou que eu estava ironizando, mas é a verdade. Tecnicamente a disputa deste ano será melhor porque os três grandes da capital tiveram mais tempo para se preparar, com pré-temporadas com o tempo necessário. Pior para os clubes do interior que costumavam se aproveitar das más condições físicas deles em todo início de disputa e sempre lhes tiravam pontos importantes.

O campeonato regional é importante e precisa existir, ainda mais enxuto, como o mineiro. Mas a fórmula é burra, ultrapassada e não integra o estado, gigante territorialmente, de tamanho semelhante a potências europeias como Alemanha e Espanha. A maioria dos clubes do interior joga três meses por ano e fim de papo. Isso nas três divisões. O ideal é que só houvesse a primeira divisão com todos do interior jogando durante o ano todo disputando eliminatórias para conseguir vaga na fase decisiva, juntando-se àqueles que disputam as divisões nacionais. Uma repetição da fórmula da Copa do Mundo, com 32 ou 36 participantes em um mês de disputa.

TACAS

A Taça que será entregue ao campeão deste ano


Castellar Guimarães Neto se tornou presidente da Federação Mineira de Futebol com a bandeira da mudança. Espero e acredito que não ficará apenas no discurso. Em maio completará um ano de mandato. Organizou a contabilidade da entidade, mas ainda não ouvi nada ainda sobre mudanças nessa estrutura arcaica dos nossos campeonatos de profissionais e categorias de base. Do jeito que funciona não adianta a Globo investir dinheiro e a sua excelente produção artística para badalar o campeonato. O torcedor sabe que é quase impossível que o título saia das sedes do Galo, Raposa ou Coelho, porém, gostaria ver surgir pelo menos alguma revelação ou um time do interior dando trabalho com jovens promessas que poderiam ser garimpadas numa disputa em fórmula inteligente.

Defendo um campeonato em que dezenas de clubes do interior disputem, em princípio por região, para baratear os custos e sem medo de rebaixamento. Com isso, poderiam lançar jovens jogadores que não sofreriam tanta pressão e mostrariam o seu futebol. O futebol profissional atualmente é caro demais, por causa de fórmulas atrasadas como as que temos, que visam tomar dinheiro das agremiações com um monte de taxas e exigências absurdas.

GOLEIROS

Em foto do jornal O Tempo, Fábio, Raul, João Leite e Victor, grandes goleiros da história do nosso futebol. Raul e João foram homenageados na festa de abertura do campeonato, promovida pela Globo, ontem.


» Comentar

Comentários:
23
  • Carlos da Mata disse:

    Pedro Vitor,

    Os Campeonatos Estaduais, em geral, só tem valia para as Federações Estaduais que vivem disso e dos pequenos clubes que tem um calendário de 4 meses no ano.

    Respeito a opinião do Chico mas no futebol moderno de hoje não cabe mais estes campeonatos (estaduais). O que a CBF precisa fazer é competições que movimentem estes times de menor expressão o ano todo com possibilidades de enfrentarem os times maiores em fases decisivas.

    E que fala isso acompanha futebol regional desde os anos 70, onde ser campeão estadual nessa época era tão importante como ser campeão nacional.

  • Bebeto disse:

    -Ligas estaduais com divisões de 12 times o ano todo, com turno e returno, pontos corridos, e copas estaduais abertas (tipo FA cup) que durem o ano todo;
    -Libertadores para todo o continente americano, porém com primeira fase regional (onde o Brasil seria uma dessas regiões) e fase final em mata-mata com 8 times;
    -Melhores de cada estadual classificam-se a mata-mata regional em 4 datas (campeonatos regionais-RJ/SP, Nordeste etc);
    -Campeões/melhores nos regionais na fase de grupos da libertadores/brasileiro (8times);
    -Campeões das copas e das ligas, que não tenham ganhado seus regionais, mais o melhores nos estaduais mais bem colocados no ranking das ligas em fase-preliminar da libertadores/brasileiro (64 times, para classificarem 8)
    -Brasileiro (fase regional da libertadores, porém dando o título nacional ao seu campeão) em 4 grupos com 4 times, classificando os vencedores dos grupos a semi-final e posteriormente a final.

    Teríamos estaduais valorizados, valendo vaga no brasileiro, torneios regionais em tiro curto e valendo vagas em fase avançada do brasileiro, brasileiro emocionante, concorrido e acessível.
    Calendário enxuto, porém para todos, e com a divisao correta dos patrocínios dos campeonatos e das cotas de tv, melhores condições de concorrência aos pequenos…

    Pro RJ, campeao da Taca Guanabara e da Taca Rio, nao disputariam a final, mas garantiriam vaga no RJ/SP, podendo vir a ser campeoes regionais, valorizando os troféus (consequentemente os turnos), e podendo vir a se classificar pra fase de grupos direto…

  • Alex Souza disse:

    Pois é, tá começando e a FMF nada resolver sobre acomodação das torcidas visitantes (10% da carga aprovada) em cada lugar. Em novembro, época de início das vistorias e elaboração de laudos, enviei e-mail via site da FMF sobre isso (não tive resposta) para evitar o que aconteceu na Copa do Brasil. Em suma: Já sabem a capacidade máxima aprovada de cada lugar e deveriam ter decido sobre espaços de interesse de segurança (isolamentos, etc). Ao que parece nada foi feito. Daqui a pouco chegam os Clássicos e as “bravatas e retaliações” serão iniciadas. Será que vão, mais uma vez, usar a PM, o BM, os Adm dos Estádios e o MP para desrespeitar os interesses de torcida visitante? A Federação deveria ter agido nas tais vistorias e encerrado este assunto, contudo, prefere se omitir e depois chamar a PM para restringir o direito do visitante, que sempre fica com espaço menor. Se tivesse sido determinado o espaço e as área restritas para segurança pensando em lotação máxima seria muito simples agir no caso de uma carga de ingressos menor. Isso se chama gestão.

  • edson dias disse:

    “A midia fala o tempo tood que o atletico manteve sua base, mas a realidade é que time nenhum sem interessou pelos jogadores que tem no time.. somente o menos pior foi vendido o resto… o tempo vai mostrar”

    O que esse comentário tem haver com o certame mineiro? Num entendi não, viu?

    Comentário pertinente é esse aqui, do Alisson Sol: “Ilude o vencedor, e causa falta de continuidade no perdedor (quantas vezes vimos o técnico ser demitido, e o trabalho recomeçar do zero depois de uma final?). Agora, o que não se pode é culpar a Globo. Ela está pagando até caro demais pelo produto que a Federação oferece!”

    Disse tudo.

    Sobre o campeonato mineiro: claro que tem que ser repensado, mas é claro que tem que ser valorizado. Temos um estado enorme, com a chance de que os clubes do interior sejam verdadeiros celeiros de bons jogadores para Galo e Cruzeiro. Buscamos refugos em São Paulo e somos incapazes de garimpar bons jogadores aqui. A fórmula pode não ser boa, porque toma tempo demais dos grandes clubes. Mas o que vai ser feito? Deixar os times do interior morrer à míngua?

    O Mineiro é a chance que possuem de aparecerem no mapa, atualmente. É a chance que têm de enfrentar Galo e Cruzeiro, de aparecerem, de vencerem e entrarem pra História. Se acaba com o campeonato, o que será de todos os times do interior?

    A regionalização seria excelente, primeiro para fomentar rivalidades locais. O que ainda não sei é qual seria o formato para juntar os grandes clubes de Minas com os campeões de cada chave regional.

    A federação poderia dar uma força nisso aí, inclusive com grana para os clubes do interior.

  • Só arrogância? Também possuem vaidade, orgulho, egocentrismo, sentimento de grandeza, salto alto e outras “virtudes”, além de ter “conseguido” vender seus atletas principais, cujo montante arrecadado mal dará para dar entrada junto ao REFIS… desçam do scarpin, celestes, se isto lhes for possível, é óbvio!

    – 26/11/2014: eterno!

  • Pedro Vitor disse:

    Carlos da Mata

    Dizem isso baseado em calendário. Em questão de calendário a formula de Minas com apenas 15 datas em 4 meses é o ideal.

    O que o Chico propõe é bem diferente disso.´

    É um campeonato, que seria uma Copa Mineira. Nos moldes de 8 grupos com 4 equipes. Onde no final sobraria 8 equipes.

    Em um primeiro momento haveria um nível técnico baixo, mas daí iria sendo elevado o nível. Com tempo entre uma fase e outra. Além das equipes serem valorizadas, das trocas entre jogadores, de poder ter uma iniciativa pra utilização de jogadores base dos clubes do interior, assim obtendo revelações.

    Quando chegar inicio de temporada, as principais equipes poderiam enfrentar os grandes, com equipes formadas ao longo ano, sendo bem preparadas, tendo um nível de competitividade maior do que é atualmente.

    Essas equipes formadas em dezembro, e que não disputam Brasileiro, séries B, C e D, brigam pra não ser rebaixadas, e pra ver Atlético e Cruzeiro irem visitar suas cidades.

  • ivan junior disse:

    Carlos da mata eu ia dizer a mesma coisa. A maioria dos jornalistas do eixo falam que o nosso campeonato e o mais enxuto e viavel dos estaduais. So em minas e que a midia fala mal do campeonato. O mesmo fenomeno ocorre em relacao ao cruzeiro: em minas a midia enaltece az marias e ate criam dossie contra o galo enquanto a grande midia mostra com todas as cores as mazelas do cruzeiro. Estranho nao acha?

  • Carlos da Mata disse:

    Estranho! Enquanto ouço de outros estados que a formula do Campeonato Mineiro é a melhor dentre todas, aqui “nós” achamos o contrário?

  • Julio Avila disse:

    foi nesse campeonato que teve duas goleadas de 5×0?
    agora engraçado e marcao e dudu falar de arrogancia azul,
    parem com o chororo gente

  • Silvio Torres disse:

    Europeus disputam campeonatinhos, nunca uma aberração de dois meses e meio. Copas dos principais países da Europa nós temos aqui, a que o galo faturou ano passado. Não há argumentos para defender esses estaduais nos tempos modernos do futebol. Depois toma de sete da Alemanha e ficam todos atarantados buscando explicação e fórmulas mágicas pra mudar tudo de um dia pro outro.

  • Renato - 7 Lagoas disse:

    Campeonato sem descenso e acesso deve ser até ilegal. Se não for, é meio imoral e desmotivante. Acho importante haver acesso e descenso para, como diria o Celso Roth, oportunizar outros clubes de entrarem nos campeonatos. De qualquer forma, 2 divisões são mais do que suficientes pra MG.
    O difícil vai ser conseguir formas de tornar as 2 competições interessantes e viáveis economicamente. É aí que a FMF tem papel fundamental. Vender um campeonato a patrocinadores diversos (e locais), repassar ingressos aos patrocinadores em contra-partida, realizar transmissão pela TV. Só a transmissão tornará o campeonato interessante aos patrocinadores.
    Os clubes do interior não tem condições de se organizarem sozinhos. Precisam de uma FMF profissional para venderem o peixe pra eles. Porque não reservar determinados espaços nas camisas de todos os clubes para os patrocinadores oficiais da competição e ratear os recursos entre eles?
    Além disso, a FMF, como uma entidade formada pelos clubes e ligas e, portanto, com papel de fomentadora, deveria orientar seus filiados na questão administrativa com cursos, palestras, consultorias, etc. Será que os clubes do interior aderiram ao REFIS, por exemplo? Não seria interessante que a FMF os orientasse neste sentido para evitar bloqueios de verbas e o consequente enfraquecimento dos clubes e dos campeonatos??
    É hora de a FMF rever seu papel dentro do futebol. Depois de se organizar, deverá ajudar os clubes a se organizarem para que consiga promover bons e atrativos campeonatos.

  • Léo Otaviano disse:

    Thales, este time ruim do Galo, vocês não conseguem vencer. E treme!
    Quanto ao Mineiro, é todo ano a mesma coisa. E nós vamos ficando mais velhos, aguardando as datas da monotonia.
    O BBB também começou, época em que o Bial trabalha e a Tv mostra uma de suas maiores futilidades. Mas o povo gosta.. E compra… E tudo continua como antes no quartel…

  • Thiago disse:

    Riascos? Voltou pra jogar no rival do Vitor? É muita coincidência!!! O troco vem aí pode esperar.

  • Thiago disse:

    Renato eu vi o Anselmo Ramos, Leandro guerreiro, roger chinelinho, Wellignton paulista, Fabrício e Éverton cravando no peito sofredor do atleticano aquela mancha…. Aquela manchinha de 6×1.kkkkk

  • thales rosa disse:

    A midia fala o tempo tood que o atletico manteve sua base, mas a realidade é que time nenhum sem interessou pelos jogadores que tem no time.. somente o menos pior foi vendido o resto… o tempo vai mostrar

  • Alisson Sol disse:

    Todos os times da Europa disputam alguns campeonatinhos antes da Bundesliga, Premier League e Liga dos Campeões. Além da Liga Nacional, cada um deles disputa uma “Copa” nacional, na forma de uma “Copa do Brasil”, e às vezes até competições ainda mais regionais (como o da Catalhunha, na Espanha). Inclusive, o Chelsea acaba de perder para o “Bradford” na Copa da Inglaterra, no que está sendo considerado a maior zebra de todos os tempos da competição (link). Geralmente usam “Time B” ou fazem testes nestas disputas, as quais nem são conhecidas fora do país.

    Como já apontado no post do Chico, o estado de Minas Gerais tem enormes dimensões, se comparado a países europeus (640,679Km2 para a França, 586,528 km2 para MG, 504,645km2 para a Espanha, 130,395 km2 para a Inglaterra, 357,168 km2 para a Alemanha). Nem vamos comparer a infra-estrutura de aeroportos e estradas. Imagine apenas as condições de acomodação e os estádios em Minas Gerais. Eu estive em Barcelona ano passado e, de repente, vejo o time do Real Madrid entrando no hotel que fiquei, onde se prepararam por 4 horas antes de viajar para uma cidade próxima para jogar contra um time chamado Cornellà. Depois do jogo, voltavam direto de avião para Madrid. Agora, pensem no que ocorre com os times da Atlético-MG, Cruzeiro e America-MG ao jogar no interior. Não é toda cidade de MG que tem hotel bom para de repente acomodar uma delegação de umas 50 pessoas. Pior: pense no que passa o time do interior, pois BH é central, e há time que tem de cruzar o estado!

    O Campeonato Mineiro, como está, nada vale. Ilude o vencedor, e causa falta de continuidade no perdedor (quantas vezes vimos o técnico ser demitido, e o trabalho recomeçar do zero depois de uma final?). Agora, o que não se pode é culpar a Globo. Ela está pagando até caro demais pelo produto que a Federação oferece!

  • Adolfo disse:

    Eu vejo um lado bom no certame regional. Há integração das equipes da capital com o interior. Mesmo que sejam poucas as cidades, essas receberam duas vezes um time da capital. O Cruzeiro vai estrear em Valadares, vai a juiz de fora. O Galo jogará em Varginha, em Poços de Caldas. Patos foi privilegiada e receberá a dupla maior, tanto o CAM quanto o CEC. Isso não aconteceria se ocorresse esse sistema de 32 times, no formato copa do mundo. Além do fato de que, no “padrão FIFA/COPA” na fase inicial, cada time atuaria somente 3 vezes, e os que se classificassem jogariam mais uma partida sucessiva a cada classificação, chegando ao total de 7 vezes para aquelas equipes que fossem a final. É pouco. Concordo que uma etapa preliminar, sem divisões entre os clubes do interior e disputada de início entre os clubes da mesma região, além de esticar o campeonato durante boa parte do ano, seria mais um incentivo as equipes, pois se esforçariam para chegar a fase final. Além disso, penso que proporcionar vagas nas divisões do campeonato brasileiro agregaria também. Contudo, essa fórmula, na prática, é muito difícil de ser implementada, por interesses diversos. Assim, ainda que não seja o ideal, o formato atual é o menos ruim dos aplicados nos demais campeonatos regionais, tanto é que permanece inalterado a um bom tempo. Os campeonatos paulista, carioca e gaúcho alteraram recentemente suas formulas e não tiveram sucesso, alias, muito pelo contrário. Utilizaram fórmulas esdrúxulas e foram bastante criticados. No mais, o regional vale ainda pela rivalidade, ainda que não tenha significado maior nas galerias de troféus dos clubes.

  • ivan junior disse:

    Pedro, com todo respeito, apenas corrijo voce: “bom para os grandes atletico e cruzeiro”. Este outro que voce citou nunca foi grande. E nunca sera.

    26/11 inesquecivel
    #cruzeiroeternofregues
    #cruzeirofregues5estrela

  • Pedro Vítor disse:

    Também estou com o Chico nessa Campeonato Mineiro é bom apenas para os clubes grandes como, Atlético, Cruzeiro e América, e talvez o Boa, que podem fazer experimentos pra disputar as grandes competições.

    Poderia ser bem melhor, mais atrativo tecnicamente, com os clubes do interior sendo os maiores beneficiados do modelo e não o contrário. O Galo com um elenco de 35 jogadores, pode colocar metade do elenco no Mineiro e ainda sim chegará a final.

  • Rodrigo Assis disse:

    Só sei que esta taça vai ficar muito bonita lá na Olegário Maciel

  • Silvio Torres disse:

    Será que é tão difícil perceber? Já imaginaram o Real Madrid, o Barcelona, o Chelsea, o Manchester, o Bayern tendo que disputar uma competiçãozinha de dois meses e meio antes da La Liga, da Premier League, da Bundesliga? Pois é, é isso que acontece aqui e entra ano sai ano as nossas sumidades não conseguem ver. Gente, o Brasileiro é o torneio que tem que ocupar quase o ano todo dos principais clubes. Os atuais campeonatos estaduais têm que ser encarados como o que são: competições de segunda, terceira linha, disputadas o ano inteiro pelos pequenos clubes. Tirando essa pedra da Gávea do caminho dos grandes clubes, as pré temporadas seriam super bem feitas e ainda sobrariam datas para pequenos torneios internacionais, aqui e lá fora.

  • Renato disse:

    Fábio já tomou chapéu do Danilinho e tomou gol de discostas do Vanderley. Raúl tomou dribles do Reinaldo e muitos gols do Campos o Carcará da Vila!
    João Leite foi terror dos atacantes do crucru nas décadas de 70 e 80.
    Eu vi Riascos ir pra bola…
    E o Victor de bico isolar.

  • EDUARDO - BH disse:

    O caminho para a mudança da formula do campeonato passa pela Rede Globo.
    Se pressionar e convencer a mandataria, as chances sao enormes.