Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

As situações distintas de Atlético e Cruzeiro para o clássico; e o grande exemplo de civilidade dos gaúchos

Amanhã tem jogo do Cruzeiro pela Libertadores da América, mas o clássico de domingo já mexe com as maiores torcidas de Minas: atleticanos apreensivos; cruzeirenses eufóricos.

Vejam este e-mail que recebi do Alexis Campos Alves:

* “Prezado Chico,

assistindo ao jogo do Atlético e lendo sua coluna no Blog, fiquei conversando com meus botões e me fazendo a seguinte pergunta: além das várias conjecturas para o fraco desempenho recente do Galo, há uma que me inquieta bastante. E é o fato da reintegração do trio Emerson Conceição, Jô e André. Será que o Levir não perdeu um pouco do respeito do grupo com isso?

Espero que seja só mais uma especulação…

Abraço!”

Alexis

* * *

Já os cruzeirenses têm motivos para estar otimistas e esta reportagem do Guilherme Guimarães, no Super FC, hoje, mostra isso:

* “Números do ‘novo Cruzeiro’ superam os do time bicampeão”

Versão 2015 da equipe estrelada tem ataque e defesa mais positivos que os dois últimos anos

Com um importante compromisso nesta terça diante do Huracán-ARG, pela segunda rodada do grupo 3 da Copa Libertadores, o comandante celeste escalou no último sábado uma equipe alternativa contra o Tupi. Mesmo com um time totalmente modificado, em relação ao grupo considerado titular, a Raposa bateu o Galo Carijó por 3 a 0 e mostrou que pode seguir dando alegrias ao torcedor…

A reportagem completa no http://www.otempo.com.br/superfc/cruzeiro/n%C3%BAmeros-do-novo-cruzeiro-superam-os-do-time-bicampe%C3%A3o-1.1001879?utm_medium=twitter&utm_source=twitterfeed

* * *

Mas, novidade mesmo é que o chamamento gaúcho à civilidade entre os arquirrivais foi atendido, e colorados e gremistas puderam dividir os espaços do Beira Rio, ontem, com normalidade e poucos incidentes, sem a selvageria a qual estamos habituados no futebol.

Houve casos de violência e vandalismo, mas em proporções muito abaixo das que sempre ocorrem em clássicos como este.

Será que em algum dia conseguiremos isso em Belo Horizonte?

Vejam a reportagem do portal Terra:

* “Gre-Nal da paz” termina com saldo de nove pessoas detidas

 GRENAL1

No dia em que gremistas e colorados celebraram o “Gre-Nal da paz”, nove pessoas foram presas nos arredores do Estádio Beira-Rio,por envolvimento em confusões ou posse de drogas. Os casos foram encaminhados para o Juizado Especial Criminal (Jecrim) ainda na noite deste domingo. Após rápido julgamento, era determinada a punição ou dava-se andamento ao processo criminal…

GRENAL2

A reportagem completa no http://esportes.terra.com.br/futebol/estaduais/campeonato-gaucho/gre-nal-da-paz


» Comentar

Comentários:
41
  • J.B.CRUZ disse:

    Paira no ar, um ‘cheirinho’ de um novo 6 x 1..Será???
    A conferir !!!!

  • Márcio Luiz disse:

    Atleticano Paulo,
    você é o mesmo Paulo Araújo, irmão do Galo aqui do velho Nova Vista que esteve com a gente e o Chico Maia no Bar do Claytin no final de 2012?
    – I don’t believe, rs.

    • Paulo disse:

      Prezado Márcio,
      Não. Moro aqui no Bethânia. Próximo ao campo de futebol do Índio. Aliás o Índio é um figuraço. Levei meu sobrinho de 13 anos para treinar na escolinha de futebol no qual ele é o dono, foi logo me pedindo para cortar o cabelo do garoto e tirar o pilsen.
      Lá ele proíbe uso de brinco, pilsen, cabelos longos, cabelo tipo moicano cabelo arrepiado….Mas ele mesmo usa cabelos longos, brincos etc…hehehehe

  • Márcio Luiz disse:

    Ai, ai! Que piada está virando ouvir noticiário do Galo nos últimos anos.
    O setorista “agourento” que até tropeça nas palavras pra dar notícia ruim do Galo, tamanha a sua ansiedade, sentenciou ontem após a vitória do Galo:
    “Torcedor do Galo, já vou avisando, dos jogadores que estão contundidos NINGUÉM retorna no clássico, talvez só o Douglas Santos”.
    Aí hoje pela manhã TODOS os veículos de imprensa noticiavam a provável volta do L. Pratto já que o argentino treinava no campo sem evidenciar qualquer sintoma da já curada lesão muscular.

    Quá quá quá. Nessa aí o “véi” dançou. De novo.

    Será que não aprende, pô?

  • Paulo disse:

    Chico e amigos,
    Gilberto silva já levou primeiro golpe do Galo. Leiam:
    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2015/02/gilberto-silva-entra-na-justica-contra-o-galo-mas-tem-primeira-liminar-negada.html

    Vale Lembrar que em 2002 ele acionou o Galo na justiça e foi derrotado e ainda tem torcedor que acredita nesses caras que fazem juras de amores pelo clube e rasgam elogios a torcida…
    Leiam ; Curiosamente, essa é a segunda vez que Gilberto Silva processa o Atlético. A primeira aconteceu tão logo ele deixou o clube e foi defender o Arsenal, da Inglaterra, pós Copa do Mundo de 2002. O jogador cobrava o pagamento de indenização e segundo em função de duas fraturas sofridas na época que defendia o clube. O valor da ação girava em torno de R$ 1 milhão e Gilberto Silva acabou derrotado.
    Fonte:http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2015/02/26/pentacampeao-processa-o-atletico-mg-mais-uma-vez-e-agora-cobra-r-500-mil.htm

    • Paulo Cesar disse:

      Xará, concordo demais com sua opinião. Jogador “torce” é para si. Por isto, meu maior ídolo no Galo é, sem dúvidas, nos torcedores!

  • Paulo César disse:

    Mudando um pouco de assunto, olha a hipocrisia no link abaixo. Robinho cortou de cara conversas com Galo e Cruzeiro no passado. Cortou, ou os mineiros não tiveram o desatino, o absurdo de bancar um jogador de razoavel para bom, mas muito mais marrento que bom?

    http://www.lancenet.com.br/futebol/Brasil-Robinho-Santos-admite-Fla_0_1313268731.html

  • Julio Cesar disse:

    Clube que atrasar salarios vai perder pontos ? Penso que jogador de futebol deveria ter seus vencimentos ligados a produtividade. Outro tipo de contrato de prestação de serviços que não CLT. Ora, se é CLT, o que tem a CBF a ver com isso ? Nem se fosse outro tipo de contrato. Ou 95% fosse pago pelos tais direitos de imagem ! Desvinculado claro, da CLT. Mesmo porque quem ganha 50.000,00 e tem na carteira 2500,00 so não garante seu futuro se for muito burro. Inconsequente e etc. E convenhamos, hoje o cara estuda a distancia pela internet. Olha que coisa bacana pra se fazer na concentração. Lembram-se quando a gente saía da escola, ia pra casa e depois do dever de casa pronto o que faziamos ? Aposto que 99% disse jogar bola !

  • Julio Cesar disse:

    Parece que “Seo” Levir que jogar com Douglas Santos e Lucas Pratto. Quem sabe da real condição dos caras são eles. Lucas Pratto quando chegou disse que prefere não ser centro avante referencia. Penso que é bom Levir não inventar. Deixa o cara jogar do jeito que sabe e gosta e o credenciou pra ser o melhor da Argentina em 2014. Sem duvida, o time rende mais !!
    Jô fazia o pivô em 2012/2013 mas, o time tinha R10, Tardelli e Bernard sem guardar posição fixa. E todos compareceram com gols. Então Datolo, Luan, Carlos e Lucas Pratto , este fazendo o jogo que sabe e gosta, rende mais. Variação possivel aí com Dodô !

  • célio alvarenga disse:

    só para refrescar a memória de alguns:este poderoso time do cruzeiro,que alguns já afirmam ser melhor do que aquele bicampeão brasileiro,é o mesmo que perdeu para o londrina,empatou com shakhtar(goleado pelo galo),caldense e universitário sucre e ganhou com dificuldades do democrata pantera!portanto amigos,devagar com o andor!daqui à pouco vai ter blogueiro pândego dizendo que o judivan é o novo dirceu lopes!tupi e boa esporte não qualificam ninguém!tem jornalista que adora iludir torcedor(não sabia que chico maia era um deles)!e tem torcedor que ama ser iludido!

  • Adolfo disse:

    Chico, sem querer gerar polêmica, mas, na minha opinião, está ocorrendo uma análise destorcida da situação atual do Galo. Como vc mencionou no post anterior e na coluna do Jornal O Tempo, uma sequencia de fatores contribuíram para que esse péssimo início de libertadores do Galo. O principal deles foi abordado, digamos, de uma formar educada: a incerteza do Levir. Pra mim, não há incerteza, há erros na condução. O treinador se perdeu na montagem do elenco quando o supervalorizou, se perde na mudança do esquema tático, com a volta do jogador de referência, e erra nas escalações e substituições. O Levir perdeu o foco e não consegue reagir na série de adversidade que encontrou (desfalques, condicionamento físico, motivação de jogadores). E a imprensa e parte da torcida credita ao retorno dos 3 jogadores a maior parte da culpa pelo momento da equipe. Pra mim, não é. Realmente, após o afastamento deles o time engrenou e venceu a copa do Brasil. Mas chamo a atenção para dois detalhes: primeiro, quando foram afastados nenhum deles era titular do time e, segundo, de acordo com a imprensa, o próprio elenco foi contra o afastamento. Sendo assim, é difícil entender que o elenco tenha sido contrário a reintegração. Não os vejo como pivô de racha no grupo, sequer vejo o grupo “rachado”. Jô e André não recuperaram o futebol melhor que já tiveram, isso é fato. O Conceição nunca terá um futebol melhor, isso também é fato. Mas eles não foram diretamente responsáveis pelas derrotas do time. Não jogaram nada assim como o time todo não jogou nas duas partidas pela libertadores e no jogo contra o América. E mais, ontem somente o André estava no banco e não entrou. Pergunto; o futebol melhorou? Na minha opinião, não. O time manteve a falta de conjunto, sem organização. Melhorou no segundo tempo devido ao placar favorável e ao preparo do guarani, que é ainda pior que do Galo. Mas Luan, Carlos, Rafael Carioca sentiram cansaço na parte final do jogo. Ou seja, a melhora na parte física foi pequena. O conjunto, nada. O time está mal. O Levir manteve o padrão atual. Somente substituiu o Cárdenas pelo Cesinha. Ora, ora… se o André, que embora não esteja jogando nada está no elenco e vai permanecer no elenco, não jogar, quando minimizará a falta de ritmo de jogo? Na partida contra o Santa Fé , pela Libertadores? Qual campeonato é mais difícil? Qual adversário é mais complicado: o time Boliviano ou o de Divinópolis? André, que não está jogando nada, reclamou de falta de ritmo de jogo contra o América. Foi escaldo como titular no jogo seguinte da libertadores e atuou durante os 90 minutos. Seria um absurdo colocá-lo 20 minutos em uma partida em que o time estava vencendo por 2×0, com um adversário que não esboçava reação? Para o Levir, parece que sim. Aí vai reclamar quando o jogador perde o tempo de bola na partida de libertadores. Vai entender. Por fim, deixo claro aqui que não considero os 3 jogadores reintegrados como soluções. Por mim, nem deveriam ter voltado. Agora, tirando o Conceição, os outros dois, já que estão no elenco, deveriam ser melhor trabalhados e não serem postos em jogos importantes sem o ritmo de jogo e entrosamento. Mais um erro do Levir. É fácil aponta-los como problema. Mas, e se eles saírem do time, os problemas vão acabar? Acho que não né. Então, melhor a comissão técnica trabalhar melhor. Isso sim fará a diferença.

  • Claytinho ( Nova Vista/BH ) disse:

    Eu não estou nada eufórico com o Cruzeiro. O time ainda não “deu liga”, não inspira confiança. Parece que aos poucos o Marcelo Oliveira vai conseguindo extrair o melhor de cada um e tende a melhorar. Mas na minha opinião, ainda está longe de deixar a Torcida eufórica ou confiante demais.

    Quanto ao exemplo do Sul do País, show de bola e parabéns principalmente para as Diretorias de Grêmio e Inter que incentivaram tal ação.

    Numa conversa de boteco há uns 02 anos com uma turma de amigos num bar, eu propus que formássemos um grupo de umas 50 pessoas no início, entre Cruzeirenses e Atleticanos, para irmos todos juntos e uniformizados para um clássico. Pra que fui falar isso na época… rs Me zoaram, falaram que eu sou sonhador demais e que tava querendo era morrer…

    Claro que não é uma coisa tão simples de se fazer. Se até mesmo por aqui, virtualmente a gente vê cada coisa. Imagine numa situação assim. Só que no caso, na época eu falei que tentaria alguma divulgação na mídia. Tipo algum órgão da Imprensa apoiando e tal. Pois aí talvez a coisa tomasse uma proporção maior. E o que mais ouvi de Cruzeirenses e Atleticanos, é que aquela minha ideia seria impossível de acontecer. E hoje estamos vendo aí as duas grandes Torcidas do Sul do País dando esse belo exemplo. Provando que minha ideia na época, não era assim tão utópica.

    Aproveitando o gancho, lanço aqui esse debate… Será que nós Cruzeirense e Atleticanos aqui do Blog, seríamos capazes e teríamos a civilidade, coragem e o prazer de organizar algo assim para algum clássico ?? Da minha parte já adianto aqui que eu topo e ajudo a correr atrás para determinarmos um local no estádio onde pudéssemos ficar todos juntos. Ou será que ainda continuo sonhando alto demais ??

    Abraços e boa semana para todos !

    • Paulo disse:

      Clayton, o o problema não é unir uma galera de atleticanos e simpatizantes do cruzerin. Até ai tudo bem. O maior problema é bandidagem azul que adora fazer covardia. Com certeza vai fazer emboscada e depois vazar e ninguém fazer nada!

      • Paulo disse:

        Olá, Clayton.
        Eu apenas dei minha opinião. A gente reunir…e caminharmos juntos , mas acontece que tem muitos…que não vão aceitar o espírito da coisa. Isso aconteceu aos redores do beira rio. E dentro do estádio gremistas quebraram banheiros!!!!

        • Claytinho ( Nova Vista/BH ) disse:

          Olá Paulo, boa noite !

          Mas isso é o que geralmente acontece sempre com os vândalos. No nosso caso, seria a tentativa de mostrar que ainda é possível sim convivermos com um mínimo de harmonia. E se isso não partir das pessoas de bem, dos outros é que não vai partir mesmo.

          Abraços

      • Claytinho ( Nova Vista/BH ) disse:

        Caro Paulo, boa tarde !

        Me desculpe a sinceridade, mas o real problema mesmo é ainda existir mentalidade assim como essa sua. Segregadora. A sua própria forma de colocar a sua opinião, já reflete de que lado vc mesmo se coloca. Nem num momento como esse, de uma tentativa de fazer algo diferente, vc tem o respeito de se dirigir ao Torcedor do Cruzeiro como “torcedor”. E bandidagem existe pra todo lugar. Seja bandido Cruzeirense ou bandido Atleticano. O debate aqui proposto não foi esse. Aí eu te pergunto… Qual a diferença do ódio ao rival revelado num Blog, par o ódio ao rival revelado nas ruas a que tanto vc se refere ?? Então, o exemplo tem sim que partir dos mais civilizados. Se vc não é capaz de se juntar nessa conosco, pelos motivos que expôs, é uma pena.

        Abraços

    • Eduardo- Salgado Filho disse:

      Desde que seja a maioria atleticano eu topo! Hehehehe, brincadeira viu. Eu apoio e vou!

    • clauber disse:

      Grande Clayton, tudo bem? Eu topo participar dessa empreitada, penso que será uma ótima oportunidade para nos encontrar e mostrar que podemos sim conviver pacificamente no assunto futebol.

      Um forte abraço.

      • Claytinho ( Nova Vista/BH ) disse:

        Grande Clauber ( ganhador de aposta… rs ) !!!

        Estou bem, obrigado e espero que vc também esteja !
        Que bom que vc também topa. Bom já temos eu, vc e o Eduardo. Dois Atleticanos e um Cruzeirense.. rs Vamos ver se a ideia vai vingar… rs

        Abraços

  • Paulo Afonso disse:

    Jogo com presença das torcidas de mandante e visitante sendo destacado… Lamentável a situação que chegamos… Antigamente a gente ia a pé para o Mineirão… Quem pegava o anel rodoviário, chegava pela Catalão e se dirigia ao outro lado do estádio… O único perigo que existia era a travessia do Anel… Hoje, em dia de jogo de um time o torcedor do outro time não pode sair na rua com uniforme… O que acontece não são crimes passionais… Existe é uma disputa de poder entre milícias, que, às vezes, usam até as mesmas cores nas camisas…Bandido não pode ser chamado de torcedor… Torcedor de verdade sempre frequentou estádio sem problema algum…

  • Nelson Henrique disse:

    Em 2013 na 5 Rodada do Mineiro o Time do Cruzeiro havia enfrentado
    Atlético, America TO, Guarani Dv, Tombense e Araxá. Alguém se lembra no que deu o final do campeonato?
    Em 2014 enfrentou URT, Caldense, América, Villa Nova e Atlético. Da para se comparar?
    Está parecendo aquele tipo de estatística do barbeiro que morre de tubercuose em uma pequena cidade do interior.

  • Rodrigo Couto disse:

    Caro Chico
    estes torcedores que foram no campo para ver o GRE-NAL foram coxinhas pre selecionados por autoridades esportivas do futebol Gaucho, a rivalidade abusiva que existem entre as torcidas é a imagem da roubalheira e desordem que esta este PAÍS, esta é a verdade! a violencia tomou conta de tudo infelizmente nao vejo solução a curto prazo a nao ser o coxinhamento dos Estadios !!!

  • Julio Cesar disse:

    Aqueles que podem voltar de contusão não devem e não vão jogar contra Pirangi. Nem Douglas Santos que é aquele com mais chance de jogar. Nossa parada é outra. Todo mundo cem por cento pra vencer o Santa Fe na Colombia. Na hora de decidir o titulo do campeonato mineiro é outra coisa.

  • Paulo disse:

    O Levir está entregando de bandeija o camp m ineiro para o cruzerin!
    Todos sabem que Marcos Rocha, Pratto e Leonardo Silva (dedinho da mão quebrado) Tem todas as condições de jogar o clássico, mas vai entrar com Patric, Maicossuel (cata guimba) e Edcarlos.

  • Paulo disse:

    P apu cantou do lado de fora aos redores do beira rio
    http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/gauchao/noticia/2015/03/jecrim-registra-pelo-menos-11-ocorrencias-no-gre-nal-4709622.html
    Em Juiz de Fora a bandidagem aprontou de novo e como sempre ninguém fez nada

  • Pedro Vítor disse:

    O Levir bem que tentou fez a sua parte, em relação Jô, André e Emerson da Conceição, mas a situação deles não tem jeito. Levir deu chance aos três, Jô teve mais chances que o Pratto principal contratação do Galo.

    Estou confiante no Galo, as derrotas foram difíceis de aturar, o time foi muito mal, mas vamos analisar o lado bom da historia. Ontem jogamos sem Jô ou André como referencia, e rendeu muito mais. Logicamente é muito pouco, uma vitória contra o Guarani, não serve de parâmetro, mas a gente observa que o time esteve em conjunto. E só voltar um pouco, foi o conjunto que levou o Atlético a desbancar, Flamengo, Corinthians e Cruzeiro na Copa do Brasil.

    Acho que o Galo vai calar muita gente que fala muito e não vai demorar muito!

  • Paulo disse:

    Galera, o cruzerin só pegou baba até agora. É um time sortudo . Em todas competições , principalmente Libertadors e copa do Brasil entra nas chaves mais fáceis.
    Fazer 3 gols em tims fracos como esse Tupi é muito fácil!!

  • Silvio Torres disse:

    Vazou ontem que Levir foi convidado pela CBF para dirigir as seleções de base. Tá explicado! Assim como o Cuca largou de lado a disputa pelo Mundial com os milhões da China, o Burro Com Sorte deve estar só pensando na proposta e esqueceu o resto.

    • ivan junior disse:

      Se esta informacao for verdadeira entao deve liberar o levir agora. Nao se pode cometer o mesmo erro com o cuca no final de 2013. Se tivessem liberado o cuca e trago outro tecnico talvez, repito, talvez tivesse enfrentado o bayern na final. E melhor liberar o levir e trazer um cara que esteja focado e determinado. Talvez assim anime o grupo novamente.

  • Marcelo de Andrade disse:

    “A animação em amistosos e regionais servem para o futebol comercial vender publicidade e os clubes insuflarem seus torcedores carentes. Pena.”
    “além de renderem grana, (os estaduais) rendem craques para até o início do Brasileirão e 1/2 Libertadores. sorry.”
    José Luiz Gontijo

    Clap. Clap. Clap. Clap.
    Onde que eu asssino?

  • Eduardo- Salgado Filho disse:

    Chico e amigos do Blog, a divisão de espaço no GRE-NAL pode até ser novidade nos dias de hoje, mas não é nada inédito. Eu que já frequentei muito as saudosas “cativas” do antigo mineirão sou testemunha que isto era tradicional entre Galo x Cruz. Assistíamos o jogo lado a lado, atleticanos e cruzeirenses. Não que não tinha confusão, mas era uma discussão, as vezes uma copada de cerveja no outro…a polícia logo intervinha e levava os envolvidos e a gente continuava ali, numa boa assistindo a partida lado a lado, literalmente.

    Quanto ao próximo domingo, espero que a freguesia se mantenha. Galo na cabeça!!! rs.

    Saudações a todos!

    Eduardo – Salgado Filho-BH

    • ivan junior disse:

      Caro eduardo, apenas para lembrar a freguesia:
      #26/11 inesquecivel
      #cruzeiroeternofregues
      #mariaeuseiquevocetreme
      #choramaria

    • luiz ibirite disse:

      o eduardo cadeira cativa sempre teve em todos o grandes estadios, (salve o engano) agora o feito de ontem não tem nada a ver com espaço vip, foram cerca de dois mil torcedores misturados nas arquibancadas e tambem fora do estadio antes e depois de a bola rolar!

      • Eduardo- Salgado Filho disse:

        Sim Luiz, concordo contigo quanto aos setores vips dos estádios, porém não se cogita mais nem em setores dito vips a utilização do mesmo local para duas torcidas adversárias. O que se vê hoje, pelo menos aqui em BH, é o contrário: a bobagem sem tamanho de torcida única.

        Abs.

  • Frederico Dantas disse:

    E pelo que pude ler e ouvir, nenhum dos incidentes em Porto Alegre teve relação com a torcida mista. São os mesmos baderneiros de sempre das ditas organizadas.

  • Julio Cesar disse:

    Sobre o jogo do Galo, vi somente os ultimos 15 minutos do primeiro tempo e o segundo tempo. Como que em pelo menos 3 oportunidades claras de gol, Patrick, Cesinha optaram pela finalização quando haviam companheiros muito melhor colocados para a finalização e eles simplesmente ignoraram. Queriam fazer o nome ! Fazer o nome em cima do lanterna do campeonato !! Alertar a eles que um gol pode fazer a diferença entre a classificação ou desclassificação da Libertadores ! Jogar com vantagem ou desvantagem na decisão do campeonato mineiro. Contra o Mamore, Lucas Pratto poderia finalizar mas, passou a bola pra Jemerson fazer o gol. Aí, faz toda a diferença.
    No domingo, se Pirangi não aproveitar os desfalques do Galo e vencer, vai passar outra temporada sem conseguir !

  • Julio Cesar disse:

    Então é possivel ! Quem é do bem se identifica ! Quem é do mal a policia identifica, e a justiça é cega ! E como é cega ! E inoperante tambem !