Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O imprevisível caminho que o nosso futebol está tomando

Obrigado ao José Eduardo Barata que comentou aqui no blog e nos faz refletir seriamente sobre esta  situação:

Volto às minhas considerações sobre a falta de noção que predomina hoje no futebol, não só no Brasil como, principalmente , na enxurrada de dinheiro dos asiáticos que abalam o sistema em todo o mundo. De onde vem tanta grana ? O fim de tudo está logo ali .  A Unimed já foi , segundo notícias de hoje nos jornais , a Caixa , a Petrobras e o Banco do Brasil não têm mais condições morais de financiar coisa alguma no país , a Globo um dia vai ter que se explicar , pois não existe almoço grátis , e ela vem financiando há muito tempo a farra louca dos clubes . Estou a prever para o futebol o que aconteceu com a Fórmula 1 . Acabou a tradição , não existe mais equipes “garagistas” , o lance agora é correr no deserto e de noite , “teams” totalmente falidos e o Bernie , bem , o Bernie ….
‘Tá na hora do torcedor exigir mais futebol e menos bastidores . Chega de Barças e de Reais , Chelseas , Manchesteres e Bayerns . Se contar , futebol p’ra certos ( muitos ) comentaristas se resume em 10 , 12 times … no mundo.

Eu não aguento mais duas linhas de quatro , lateral pela direita , tike-taka , proposta de jogo , tapa na bola , bola parada , meia pelos lados , “essa” bola , patrocínio de cueca , de calção , de meião , um linguajar padrão e repetitivo , como “veio para o empate e agora , com o gol , é obrigado a abrir e vai
propiciar o contra-ataque” ….
Ah! , que saudade do tempo em que o “bicho” era pago no vestiário … e quando o futebol jogado era a essência do esporte .
E as provocações das partes eram sadias e normais , motivadoras de clássicos e de grandes embates como uma , que jamais esqueço : ” Vem Campos , Perfumo te espera ” , em faixas espalhadas pela cidade convocando os torcedores para o Mineirão , que receberia 100 mil pagantes , eu disse 100 mil pagantes , com as duas torcidas ali , cada uma ocupando o seu próprio espaço .
Se não me engano , o Campos foi e meteu gol .

José Eduardo Barata

* * *

A simplicidade e o futebol mágico estão sendo substituídos por ostentação e enganação.

Vejam estes times do Atlético e do Cruzeiro do início dos anos 1970 no Mineirão de antes, lotado, nas arquibancadas, cadeiras e na geral:

 NAOREINALDO

Da esquerda para a direita: Normandes, Marzukweski, Márcio Gugu, Zé Maria, Danival e Cláudio Mineiro; agachados: Arlen, Spencer, Campos, Reinaldo * (?) e Romeu.

* (esta foto é do arquivo pessoal do Arlen e está no site do Diário de São José dos Campos/SP. Porém, este que consta como o Rei, não está se parecendo com ele. Caso alguém saiba, que nos socorra!)

 PERFUMO

Nelinho, Piazza, Darci, Raul, Perfumo e Wanderlei; massagista Guido, Eduardo Rabo de Vaca, Zé Carlos *(?), Palhinha, Dirceu Lopes e Joãozinho.

* Também aqui uma dúvida: no site do Milton Neves, consta como Lima, mas o cruzeirense Geraldo Celso aposta que é o Zé Carlos.

 


» Comentar

Comentários:
32
  • ARLEN disse:

    oi amigo…bela matéria. acessa minha pagina Arlen camisa 7 no facebook.

  • ARLEN disse:

    olá , sou o ex jogador Arlen ponta direita. nessa foto é o Pedrilho com toda certeza, pois estava la . Obrigado pela lembrança e bela matéria. Parabéns. Um grande abraço do amigo ARLEN.

  • Jean disse:

    Tenho que reconhecer, este cruzeiro da foto era um
    timaço. Saudações atleticanas

  • @cabrito2606 disse:

    A causa de todo os males do Brasil, é a ditadura imposta pela plim..plim…sobre tudo no Brasil.
    Depois da morte do Senna, o Galvão virou uma carpideira em suas narrações bisonhas.
    E depois dos SETE a UM, o Galvão ainda é convocado?
    Liberdade ou Rede Globo, Brasil! 🙁

  • Rafael disse:

    Falou tudo, José Eduardo!

  • Rodrigo Galodoido disse:

    Pois é Chico Maia e leitores deste espaço. Pra quem acompanha os comentários do blog, algumas vezes já demonstrei o meu desânimo e decepção com os rumos do futebol.

    Hoje vejo o futebol tão decadente quanto a política. Não tenho a menor esperança de que vai melhorar.

    E, com esse contrato que a Globo fez para os imbecis assinarem, em poucos anos, os nossos times serão meros coadjuvantes, frente a Flamengo, Corínthians, São Paulo, Vasco e Palmeiras. Vai acabar a competitividade e perder o resto de graça que sobrou.

    Penso que o torcedor vai migrar para outro esporte ou se interessará por outras coisas. O fato é que conseguiram acabar com o esporte que era motivo de integração social e rivalidade sadia. Parabéns para os dirigentes, que quebram os clubes, dão moral para marginais e, é claro, se enriquecem às custas da paixão alheia. Parabéns à rede globo, vai matar a galinha dos ovos. E, por fim, a cbf, por ser um retrato do que há de pior no país.

    E era uma vez o futebol e sua graça…

  • Marília da Silva Miguel disse:

    Não seria o Pedrilho?

  • Najla Rosa disse:

    Falou tudo! Infelizmente essa a realidade que vive os clubes de futebol hoje, sobre alguns times que nem salário pagam e muito menos bicho.Muitos jogadores nem jogam tanta bola e ganham uma fortuna, ostentação etc.

  • EDUARDO - BH disse:

    ” que facilidade com que este cara mata a bola com a perna direita e dá o passe com a esquerda. ” Palavras do comentarista da grande Rede Globo durante recente partida do campeonato mineiro ,e estreia de um atleta recem contratado. Desliquei a TV na hora.
    Tá certissimo o comentario do Jose Eduardo. Parabens !! boa leitura da realidade do nosso futebol.

  • Hildebrando de Freitas disse:

    Também acho que é o Caio Cambalhota, o Ângelo tinha o cabelo mais liso. Na foto do Cru cru o mais certo que é o Zé Carlos. Excelentes times e como era prazeiroso assistir futebol. Quando assistia Botafogo, Vasco, e outros brasileiros na Libertadores, torcíamos pelo Brasil. Hoje tá tudo mudado. Culpa dos “doutores” do futebol.
    Mas, voltando a Atlético e Cru cru, era imperdível ver Reinaldo jogar. Gostava tanto de ver as narrações do Fernando Sasso, José Lino de Souza Barros, comentários como os de Kafunga , Luís Carlos Alves… O José Lino era tão atleticano, que certa ocasião ele anunciou o placar do jogo: Atlético 2 x Galo 0…

  • Paulo Afonso disse:

    Sobre a troca do Galo e Santos, Tiago Ribeiro por Pierre e Giovanni Augusto, acho precipitado… O certo seria tentar emprestar Giovanni Augusto e o Berola (que está de volta mas o Levir não o quer)… Eu tentaria o Lucas Lima, porque é um meia de criação… Tiago Ribeiro vai disputar vaga com Cesinha e Maicosuel… Não vejo utilidade…

  • Thales Rosa disse:

    Estive em alguns jogos com mais 100 mil pessoas era incrível ver as arquibancadas do Mineirão balançando, antes mesmo de colocar queles amortecedores antes da reforma.. era uma coisa de louco.. os jogos mais memoráveis com mais de 100 mil foram: Cruzeiro x Vila nova em 1997 com 132 mil e
    Cruzeiro x Portuguesa em 1998, na semi final do Brasileiro onde o Finado Alex Alves fez um gol de calcanhar dando a vitoria por 3×1 para o Cruzeiro!!!!
    A final contra o Corinthians em 1998 fui tambem tinham ali 105 mil pessoas, onde vi o Valdo enfiar um gol gaveta do Dida, uma das faltas mais bem batidas da historia..

    Hoje quando colocam 30 mil no estadio já estão comemorando.. acabaram com o futebol no Brasil..

    • Adolfo disse:

      Lamento Thales, mas há equívocos em suas lembranças. No jogo contra o Corinthians, no qual o seu time vencia o alvinegro paulista por 2×0 e o deixou empatar, o público pagante foi inferior a 90 mil pessoas. E, para que o golaço do Valdo fosse marcado no arqueiro Dida, seria preciso um gol contra, pois o baiano defendia o cruzeiro naquele ano. Ele se transferiu ao clube paulista em 1999, colocando o Ney, que depois jogaria no América, no banco. O maior público celeste aquele ano foi na partida contra a Portuguesa, quando pouco mais de 94 mil presentes (90 mil pagantes) viram a vitória na primeira partida da semifinal. Mesmo que não tenham chegado a 100 mil pessoas, eram públicos fantásticos, de uma época em que ir ao Mineirão, mesmo com as arquibancadas de cimento, as filas nas bilheterias, com restos de tropeiros pelos caminhos, eventuais copadas (que rezávamos para ser de cerveja), era muito mais alegre, barata e, para nosso surpresa, menos complicada em acesso do que a de hoje.
      Saudações alvinegras!

  • Alexandre disse:

    O futebol brasileiro faliu financeiramente e economicamente. Só restou a paixão. Assistir jogos do campeonato estadual pelo Brasil afora está dando sono…

  • carlos henrique disse:

    Danival jogava demais, esse nao é o reinaldo e sim o Angelo, tenho uma foto deste time, mas nao esta o Danival, e na ponta direita esta o Paulinho ex caldense,que foi comprado pelo ATLETICO. ESSA FOTO MINHA É NO ANTIGO CRISTIANO OSORIO EM POÇOS DE CALDAS.
    NA MINHA FOTO NAO ESTA SPENCER, QUE JOGOU NOS DOIS, E NO LUGAR DO ANGELO ESTA UM UM CARA QUE ERA UM TAL BIBI. SE NAO ME ENGANO.DEI A FOTO PARA O PAULO MARCELO, ATLETICANO APRESENTADOR DE UM RPROGRAMA DA TV PLAN EM POÇOS.
    Nessa epoca deve ter sido em 1973,Romeu foi vendido ao “curintia”,Claudio mineiro foi para o
    “curintia” e Campos virou cigano, rodou em todo time e todos os estados.
    Marico gugu cada enxadada uma minhoca, depois falam , que o L donizete bate.
    Quem viu Marcio gugu ou morais bater no REI, ou Buzuca sabe o que é bater.

  • J.B.CRUZ disse:

    Não existe termos comparativos entre o futebol eletrizante,apaixonante,fantástico, e encantador do passado ( até meados de 1.984); com o futebol, retranqueiro, medroso e mercenário dos últimos 30 anos..
    Privatizaram o lazer a alegria(com preços de ingressos proibitivos para o cidadão com menos poder aquisitivo) que antes, com alguns tostões se assistia a grandes espetáculos proporcionados pelos ídolos e heróis de seus clubes preferidos…
    Quanto as dúvidas nas fotos de Cruzeiro e galo:
    1-) Na foto do galo, o jogador em questão não é Reinaldo e sim:Caio cambalhota..
    Obs: Quando o Reinaldo não jogava, entrava em seu lugar o Campos, reserva imediato..
    2-) Na foto do Cruzeiro é Zé Carlos mesmo…

    • Dario Diaz disse:

      Não era o Caio Cambalhota, o Caio veio para o Galo em meados de 1977 até 1978. O da foto é o Ângelo na época cabeludo. Do Cruzeiro é o Zé Carlos mesmo.

  • Julio Avila disse:

    atletico fechando com t ribeiro! mudou o presidente mas a paixao
    por ex cruzeirenses continua rsrs ohhh vontade de ser cruzeiro soh

  • Alisson Sol disse:

    No Brasil, a ilógica absurda análise aqui apresentada diz que uma pessoa no Brasil não pode torcer pelo Chelsea. Na Inglaterra, leio que alguém igualmente caipira (já que caipiragem é um estado de espírito que ignora origens e destinos!) acha que os times ingleses não devem contratar estrangeiros! Em breve, alguém vai sentir saudade do bons tempos sem aviões, quando as pessoas não podiam ficar rapidamente se movendo ao redor do mundo.

    Acho irônico ler sobre estas pessoas que não entendem o que é 4-4-2, mas tem saudade dos “bons tempos” onde iam a jogos de 100mil pessoas. Obviamente nem todos, mas grande parte nem sequer assistia os jogos. Ia para pular, fumar um cigarrinho “não-oficial”, e uns poucos, que até hoje continuam, iam simplesmente para brigar. O que tem de gente que mal administra o cheque especial querendo dar palpite sobre os aspectos econômicos do futebol é incrível! E pior é quando acha que a economia do futebol é similar à da Fórmula 1. A pessoa está “livre” para visitar Milton Keynes, ir às sedes das equipes, conversar com as milhares de pessoas envolvidas na indústria da Fórmula 1. Mas isto exige consciência e esforço. Repetir bobagens contra a Rede Globo é mais fácil! O triste é que os que não sabem a diferença entre o 4-4-2 e o 3-5-2 são os mesmos que ficam espalhando as mensagens de que a Copa foi vendida. Afinal, enquando a Alemanha se preocupava com preparação física e disciplina tática, bastava ao Brasil usar o seu “talento natural”. Para que treino?

    Eu tenho uma proposta excelente para os caipiras e saudosistas: iniciem uma campanha para desligar a Internet! Para que este negócio de rede de dispositivos ligando pessoas de todo o mundo? Vá para sua “rede social” e escreva mensagens com a hashtag #DesligueAInternet. Quem sabe dá certo, e voltam os “bons tempos”!

    • Rodrigo Galodoido disse:

      Parece que vocÊ não entendeu o espírito da coisa. O cara está é cansado de ouvir opiniões sobre os esquemas táticos e os lugares comuns do linguajar dos comentarista, treinadores e jogadores. Por não morar no Brasil, talvez você não saiba o quanto está difícil assistir a um programa de futebol. Você quer ver os melhores momentos e tem que ouvir vários comentários, enquanto repetem lances exaustivamente, até que os comentários acabem.

      • Alisson Sol disse:

        Rodrigo,

        Realmente não estou entendendo. Hoje em dia, você tem os melhores momentos de todos os jogos na Internet minutos após o jogo (em sites da própria Globo, ESPN, Youtube, etc.). Alguém que assiste a um programa de esporte, o faz porque quer (quem está aqui reclamando tem Internet).

        O que você citou é realmente algo que não entendo no Brasil. Todo ano visito o país, e escuto as pessoas comentando como a novela atual, é ruim, imoral, indecente, cheia de mal-exemplos. Ou são mágicos e sabem de tudo isto sem assistir a tal novela, ou então…

        Não estou criticando pessoa A ou B, mas as idéias que tentam propagar de saudosismo e externalização de problemas. Ter boas lembranças é sadio. O saudosismo (culto ao passado) não apenas é doentio, mas ilógico. E este negócio de tudo no país ser culpa da Rede Globo é ridículo. A vida não é simples assim. Tem-se de parar no Brasil de se concentrar em apenas um problema por um mês, e esquecê-lo para sempre quando chega a próxima notícia da moda. De repente, ocorre um incêndio numa casa shows, e por um mês só se fala naquilo. Passa o mês, e ninguém mais inspeciona nada. Antes era tudo culpa de ditadura. Acabou. Depois tudo era culpa da inflação. Acabou. Depois, tudo era culpa do neoliberalismo. Acabou. Agora, tudo é culpa do PT. Será? (quem me conhece sabe muito bem que nada tenho de petista)

    • Luiz Claudio de Assis disse:

      Falou o todo poderoso. Sabe tudo e outros nada, igual ao PT, nao erra. Respeitar as opinoes e uma pratica saudavel e educada.

    • Fabio Fernandes disse:

      O fato de ser saudosista NÃO é ignorar os avanços tecnológicos, científicos… Ao contrário, os NOVOS TEMPOS serão em sua maioria BONS TEMPOS… Ah! É a parvoíce, estolidez dos novos tempos que nos fazem saudosistas…

    • Leandro Parreira disse:

      Concordo em gênero, numero e grau!

  • Silvio Torres disse:

    A tragédia do futebol brasileiro se resume a uma palavra: globo. Os espanhóis, alemães, franceses, ingleses, argentinos, AMERICANOS!, Chineses, vão todos muito bem no mundo Capitalista (de verdade). Aqui é monopólio da palavrinha aí em cima prá tudo: futebol, política, economia, cultura etc etc O Kalil foi um dos poucos a peitar e quase foi tritura pela estrutura corrupta e asfixiante.

    • Thiago disse:

      Foi o mesmo que cheirou os pés de Marin, Del Nero e Nicolas Leoz antes das finais da libertadores de 2013, o mesmo pra pedir pinico pra Dilma e chorar uma pitanga pra receita federal não carcomer o dinheiro bloqueado.
      E tem gente que endeusa esse falastrão metido a Eurico Miranda de Minas Gerais, santa paciência !!!

  • Julio Cesar disse:

    Campos que foi flagrado em exame anti doping e o Dé (do Vasco) disse que eles estava bufando !!
    Licença pra comentar a forçada de barra do Rogerio Correia ontem ao fim do jogo pra cima do Marcio Resende, mostrando o lance do gol de empate por um angulo ridiculo e o Marcio “gaguejando” dizendo que tinha duvida mas o bandeira estava certo mas, que por aquele angulo ficava duvida.
    Por que na hora, ele viu, assim como todo mundo viu, que a participação do Joel ( que tentou não participar pensando que a bola iria para o gol) e sua intenvenção fez com que a bola sobrasse pro pessimo Damião fazer o gol que ate o Emerson Conceição faria. Rogerio Correia patetico ainda exaltou o feito do Pirangi. E ao Marcio faltou personalidade !!!

  • José Eduardo Barata disse:

    No ataque do Galo me parece o ângelo .
    No do Cruzeiro , sei não , mas me parece que é o Zé Carlos .

  • Rodrigo Couto disse:

    O jogador do Cruzeiro que gerou duvida é ZÉ CARLOS, que depois foi campeão brasileiro no Guarani de Campinas.

  • Fabio Fernandes disse:

    Olá, Chico! Bela e justa reflexão!… Sou saudosista. Acho patético torcedor aqui, no Brasil, gritar: “é gol do Chelsea” como se fosse: é gol do Galo, é gol do Cruzeiro. Já a F1, tem sido uma missão árdua assisti-la. Alem das equipes bobas, os pilotos são ainda mais bobos, robóticos, sem alma, parecem que não corre sangue nas veias. Para quem já viu em um único grande premio: Sena, Nelson Piquet, Alan Prost, Nigel Mansell… NÃO existe personalidade atualmente na F1.