Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Legal mesmo é esta reportagem do ESPN sobre o confronto de gerações de treinadores nas decisões estaduais

* “O velho e o novo: finais estaduais marcam choque entre gerações de técnicos”

De um lado, um grupo multicampeão e formado por integrantes com mais de 60 anos. Do outro, uma turma mais nova, com algumas taças no currículo e uma média de idade de apenas 43 anos.

As finais de quatro dos principais Estaduais do Brasil irão oferecer aos torcedores neste fim de semana um choque entre estes dois grupos de perfis distintos. Luiz Felipe Scolari, Levir Culpi, Oswaldo de Oliveira e René Simões são parte da mesma geração de treinadores. De diferentes maneiras, construíram carreiras com conquistas e feitos importantes dentro e fora do Brasil.

Diego Aguirre, Doriva, Léo Condé e Marcelo Fernandes estão quase no mesmo estágio da carreira. O uruguaio, técnico do Internacional, deu seus primeiros passos no Peñarol, enquanto os outros ainda experimentam, de certa forma, um relativo sucesso na elite do futebol profissional nos respectivos estados.

MG – ATLÉTICO-MG X CALDENSE

Aos 62 anos, Levir Culpi tem história com o Atlético-MG. Venceu Estaduais, ajudou o time a sair da segunda divisão e retornou no ano passado. No fim do ano, calcado em viradas espetaculares, conquistou a Copa do Brasil contra o Cruzeiro.

Seu adversário, Léo Condé, tem só 37 anos e também tem histórica com o Galo. Após desistir de ser jogador de futebol profissional, ele virou treinador em escolinhas de futebol e foi galgando espaço. Passou pelo América-MG. Convidado, chegou ao Atlético-MG e venceu vários títulos no comando dos times de base.

A Caldense é elogiada pelo estilo moderno e já mostrou a que veio: derrotou o rival da final na primeira fase do Estadual por 1 a 0.

RJ – BOTAFOGO X VASCO

Jogador renomado no Brasil – defendeu a seleção – e na Europa, Doriva, de 42 anos, dá seus primeiros passos como treinador. Em seu primeiro trabalho, levou o Ituano ao título do Paulista em 2014. Na sequência, assumiu o Atlético-PR e foi demitido após somente oito jogos. Agora, tem a missão de comandar o Vasco um ano após o retorno à Série A do Brasileiro.

De seleções caribenhas – Jamaica, Costa Rica, Trinidad e Tobago – a times do Catar e dos Emirados Árabes, Renê Simões coleciona dezenas de diferentes trabalhos como técnico. Aos 66 anos, ele, que já passou também pela seleção feminina do Brasil e foi comentarista, tem a missão de reerguer o Botafogo após a queda à segunda divisão nacional.

RS – GRÊMIO X INTERNACIONAL

Em sua primeira experiência no Brasil, Diego Aguirre, de 49 anos, coleciona glórias pelo Peñarol tanto como jogador quanto como técnico. Quando atleta, ganhou o Uruguaio em 1986 e a Libertadores em 1987. Já com a prancheta, ele faturou o Nacional duas vezes e levou o time à decisão da Libertadores de 2011 após 24 anos de ausência.

Luiz Felipe Scolari já tem uma carreira como treinador consolidada. Aos 66 anos, ele já foi campeão mundial com o Brasil em 2002 e está em sua terceira passagem pelo Grêmio, com o qual ganhou três vezes o Gaúcho, uma vez o Brasileiro, uma vez a Copa do Brasil e uma vez a Libertadores.

SP – PALMEIRAS X SANTOS

Ao contrário das outras decisões, em São Paulo os dois técnicos da final têm uma história recente juntos. Oswaldo de Oliveira, 64 anos, foi técnico do Santos em boa parte do ano passado. Ao seu lado, o hoje treinador do Palmeiras tinha Marcelo Fernandes, 44, como auxiliar.

Juntos, os dois viram a equipe santista sucumbir frente ao Ituano na decisão do Paulista de 2014. Oswaldo , o ‘mestre’, já ganhou Brasileiro e Mundial de Clubes e terá a chance de levantar o estadual. Fernandes, o ‘aprendiz’, era auxiliar técnico do Santos desde 2011 e ganhou força para ser efetivado justamente após uma vitória sobre o… Palmeiras.

http://espn.uol.com.br/noticia/503781_o-velho-e-o-novo-finais-estaduais-marcam-choque-entre-geracoes-de-tecnicos


» Comentar

Comentários:
8
  • Plínio Prestes disse:

    O Galo jogou muito mal e a Caldense merece o título disparada. O Levir armou o time muito mal, encher o time de jogadores de ataque, nem sempre o torna mais ofensivo e o Galo era um amontoado de jogadores no meio campo. Eu teria entrado com o Dátolo na esquerda no lugar do Carlos e o Leandro Donizete à frente da Zaga, o Carlos seria opção de banco. Pra piorar no 2º tempo colocou o Tiago Ribeiro pra armar só depois o adiantou com a saída do Carlos. Pra entornar o caldo de vez colocou o Cardenas com o time precisando fazer gols. O Levir não tem coerência, outro dia entrou com o Carlos César sem ritmo de jogo agora retorna com o Cardenas com seu futebolzinho limitado. A Caldense já faz por merecer o título com todos os méritos. Um dia o Santo cansa de ajudar o Asno…

  • Marcão de Varginha disse:

    Como até o presente momento (18:40 hs) não havia matéria sobre o resultado do primeiro embate da decisão do (sic) “Ruralzão”, embora o genuinamente tenha tido lampejos de vitória, a equipe da Caldense soube cadenciar o jogo à favor do regulamento, e ainda teve chances de sair vitoriosa…
    – Parabéns à equipe sul-mineira que fez por merecer o resultado, pois, não “tremeu” ao confrontar-se com o famoso terno alvinegro!

  • J.B.CRUZ disse:

    ‘Em festa de jacú, Inhanbú, não entra’, já diz o velho ditado..
    Vou ficar de STAND BY,, só na miúda..
    Vou acompanhar a decisão paulista Santos x PALMEIRAS, torcendo para o PALESTRA PAULISTA e esporadicamente visitarei o blog do CHICO nestes próximos dez dias, só em caso do sucesso da veterana…
    Agora, ao descanso do guerreiro AZUL até o dia 06/05/15…

  • carlos henrique disse:

    Você CHICO dizia, futebol é cíclico, acaba para uns , por idade, tesao, ou outro motivo.
    Leo condé, é a nova geraçao, excelente tecnico, sou do sul de minas ,morei até os treze anos em.B.H.
    quando mudei para poços, começo dos anos 70, era o unico aluno,do colegio marista que torcia pelo ATLETICO,.como tenho parentes e tios em b.h., sempre voltava a capital, e ia com primos, tios no mineirao. hoje a coisa mudou ajudei a fundar a Galopoços, a cidade cresceu, e somos a torcida que vê todos o jogos, nos bares, e que cresece, muita .gente de todo o sul de minas vem para cá.
    fazemos muita festa, a torcida do GALO cresceu e muito.ai lembro como era zoado, por torcedores de times paulistas.você sabia que a Caldense, tentou passar o jogo para Campinas,
    Campinas fica a 134 km, Varginha 150 km. tá certa vendo o melhor para ela. gosto da veterana.
    mas sou Atleticano,quanto ao leo condé, creio, que tem um futuro promissor,quem sabe possa no futuro ser até tecnico do GALO . o Levir ,tá no fim do ciclo, excelente tecnico .mas é isso.
    Emerson leao, acabou o seu ciclo de tecnico ,já ultrapassado, foi bom no ATLETICO.
    Muito polêmico mas no GALO deu certo, Doriva ganhou ano passado, o campeonato paulista,treinador da nova geraçao, assim, como leo condé. Marcelo oliveira, muito bom, mas a torcida do cruzeiro
    nao reconhece seu valor, por nao ganhar do GALO.quem sabe um dia volte. a sua verdadeira casa.
    Futebol é cíclico,e os ciclos afavor do GALO ,de2 013 para cá, que continue por muitos anos.
    tivemos um ciclo excelente, 6 vezes campeao mineiro fim dos anos 70 até meados de 80.
    Deppois por más gestoes, so voltamos em2012. Que no futuro,depois da era ‘burro com sorte” que respeito muito ,que venha Marcelo, LEONARDO Condé, e ate quem sabe Doriva.

  • LEANDRO FABRICIO disse:

    Já falei que sou a favor de uma renovação em relação aos treinadores no futebol brasileiro…
    caras como luxemburgo, muricy, felipão, abel braga, tite, oswaldo de oliveira estão totalmente ultrapassados, e o pior, cobram uma fortuna para treinar qualquer time por aí, não estudam os adversários, não sabem montar um esquema de jogo variado, não acompanham as categorias de base para saber do potencial de cada jogador, para vcs terem um exemplo, o dorival junior quando esteve no galo, quase queimou o bernard colocando o menino para jogar de lateral direito, um absurdo…
    dos mais velhos apenas marcelo atleticano oliveira e levir culpi estão um pouco a frente desses…

    sou a favor de renovação, mas isso depende dos dirigentes que são os que contratam esses senhores que cobram verdadeiras fortunas…

    pra mim tem que dar chances a treinadores como doriva, fernando diniz, leo condé, enderson moreira, zetti, gallo, cristovão borges, gilson kleina etc etc…

  • Márcio Luiz disse:

    Por favor,
    alguém sabe me informar que dia e horário será o jogo entre Tremedeirense X Tombense pelo 3º lugar do campeonato mineiro 2015?