Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

De “aprendizado” em “aprendizado” Brasil desce ladeira e Argentina põe quatro treinadores na decisão da Copa América

Treinadores argentinos bem na fita e quatro deles vão decidir a Copa América: Sampaoli, Gareca, Tata Martino e Ramón Diaz

* **

De aprendizado em aprendizado vamos descendo ladeira. Assim como Felipão depois dos 7 a 1 em 2014, Dunga disse que a eliminação pelo Paraguai da Copa América, “foi um bom aprendizado”. Mesmo com o futebol sofrível apresentado em todos os jogos aqui no Chile o treinador está seguro no cargo e foi o próprio presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, quem telefonou para ele depois do jogo, garantindo-o no comando, bem como toda a comissão técnica, agora visando as eliminatórias da Copa da Rússia em 2018, que começam em outubro.

DUNGA

Dunga inspira preguiça no dia a dia a seleção. Faz pose de intelectual, apesar de nunca ter passado da orelha de qualquer livro; tem sempre discursos prontos para cada pós-jogo, sempre se colocando como vítima, o “perseguido mor” do futebol brasileiro, o coitadinho. Sabe nada de tática, de leitura de jogo, mas é pela segunda vez o treinador da seleção brasileira, por razões só justificadas por este mistério em torno de tantas suspeições que rondam as sucessivas diretorias da CBF, cujo presidente nem pode vir ao Chile, por medo de ser preso e extraditado para responder à justiça dos Estados Unidos. Nem os jogadores tentaram justificar a eliminação com a alegada “virose”, citada por Dunga, como fator que teria pesado na derrota nos pênaltis para o Paraguai. Como disse Luiz Prosperi, do “Estadão” sobre ele, “não se vai longe quando vivemos o retrocesso do retrocesso.” Perdido e despreparado para a função mas, só sai do cargo demitido, pedir demissão, jamais. Resta então, torcer para que Del Nero caia logo.

* * *

Um dos principais jornais do Chile, “El Mercúrio”, fez ontem um balanço desta edição da Copa América, com a manchete: “A Copa América 2015 foi o torneio dos escândalos”. Para mim, um exagero nas tintas, já que os “escândalos” citados não chegaram a ofuscar o sucesso da organização, a maioria de bons jogos disputados nos três grupos e nenhum escândalo de verdade. “El Mercúrio” cita os quatro casos para justificar o seu veredito: Vidal (o acidente com a Ferrari) e Jara (a dedada no Cavani).

El Mercúrio cita também que os principais dirigentes da Conmebol não vieram ao Chile por medo de detenção, mas este caso foi um mês antes da Copa América, e fala da “fúria de Neymar”, contra a Colômbia, na verdade mais um chilique do jogador, nada de “escândalo”.

neymar

Vejo esta edição bem melhor que a de 2011 na Argentina, em todos os aspectos, dentro e fora de campo. Diferente mesmo é o fato de quatro treinadores argentinos estarem nas semifinais, que mostra a competência dos “hermanos”.

MULTAS

O controle ao rodízio de carros nos dias de alerta ambiental é rigoroso e as multas implacáveis, como neste flagrante no Centro da Santiago.


» Comentar

Comentários:
13
  • Alex Souza disse:

    Olá Chico Maia, às vezes vejo uma turma que defende ida de jogador brasileiro (como o Neymar) para clubes no exterior para “ganhar experiência”, “amadurecer” e coisas do tipo. Será? Houve um tempo em que iam para grandes clubes, com chances de disputar título e de atuar ao lado ou contra de grandes nomes do futebol (Platini, Ardiles, Maldini, Baresi, Maradona, Redondo, Rummenigge, Van Bastein, Gulit, Weah, Matheus, Sneijder, Zidane, Hagi, Koeman, Bergkamp, Seedorf, Rijkaard).
    Foi assim com Careca, Alemão, Falcão, Cerezzo, Müller, Mirandinha, Aldair, Mozzer, Júnior, Kaká. De uns anos para cá virou moda ir para Portugal, Holanda, Turquia e leste europeu (geralmente Ucrânia) onde não há times tão bons (que se contentam com uma queda nas quartas de final de Liga dos Campeões); quase todos vão jogar em times fracos ou medianos (com técnico do mesmo nível) e vão aprender o quê? É claro que jogar com os melhores não é garantia de que o Brasil vá vencer, contudo, opções de desenvolvimento parecem maiores. Com esta turma mostrando tanta dificuldade com a bola a Seleção vai perdendo o respeito e a força da camisa.
    Talvez 1 ou 2 times na Itália, Alemanha, Espanha e Inglaterra possam ensinar algo que melhore um jogador daqui. Acredito que futebol estrangeiro, em sua maioria, acaba enriquecendo o atleta. Só. Jogador brasileiro está aprendendo, parece, é a ser “perdedor e brucutu” no exterior; seus times só fazem figuração. Esta turma acaba na Seleção e, na hora de jogar, acaba fincando evidente que não evoluíram como se pensava. Assistir aos jogos da Seleção Brasileira nos anos 70, 80 e início dos 90 era um prazer, contudo, a coisa foi degenerando até chegarmos onde estamos: convocados que jogam aqui são raras exceções; pernas-de-pau de atuam no exterior têm prioridade; gente sem experiência técnica como Falcão e Dunga podem dirigir o escrete; chorões e mais chorões são convocados; o povo sabe cada vez menos sobre a Seleção e o interesse só diminui; a CBF está cada vez mais rica e há muito não é prioridade jogar aqui no país ( jogos na Europa, Estados Unidos, China, Oriente Médio), pois até a agenda de compromissos foi leiloada.
    Quem sabe se a CBF (difícil) passar a apoiar os clubes brasileiros, de modo que a turma jogue por aqui? Pode checar: os maiores patrocinadores estão todos com a CBF e os clubes ficam esquecidos; outros patrocinadores preferem colocar o seu dinheiro direto na emissora de tv detentora de direitos de transmissão. Os clubes não conseguem manter os elencos por mais de duas ou três temporadas, perdendo os melhores atletas. Romper com isto não parece ser fácil. O que você acha?

  • DUDU GALOMAIO BH disse:

    Levir disse que o jogo de ontem fio o pior do Galo em 2015, mas há controvérsias.
    Por mais de uma vez eu vi o Galo jogar mal nesse ano:
    Contra o Atlas-MEX jogou muito mal as 2 partidas, principalmente em BH.
    Contra o Cruzeiro no Independência, derrota por 3×1, a partir dos 30min do 1º tempo o time foi sofrível.
    A diferença é que o time mexicano e o time azul souberam ser fatais nas falhas alvinegras, diferente do Joinville.

  • Hernando disse:

    Seleção já era, nossos grandes craques já se aposentaram, o país não revela uma boa safra há muito tempo! Estes modinhas aí, Neymar e uma cambada, só querem saber de aparecer nas redes sociais com penteados novos, cabelos exóticos, selfies com cara de palhaço, ganhar uma graninha em comerciais, pegar piriguete, dizer que é pobre para pedir aumento de salário acima de 500 mil, ostentar e aparecer até a bunda ficar de fora! Não levam a sério(não todos), e pra piorar tem estas tretas aí da CBF com a suspeita de convocações forçadas dos patrocinadores e empresários! Não esquecendo também, estes técnicos meia boca! Deveriam colocar um teto salarial aqui no Brasil aí eu queria ver quem realmente quer defender as cores do Brasil e do seu clube local.

  • Paulo Afonso disse:

    Não sei se o problema está nos treinadores brasileiros ou nos jogadores brasileiros… Talvez o problema seja até maior e a culpa seja de todo o sistema do futebol brasileiro… 7×1 foi mais que uma goleada sofrida em casa, isto que precisa ser entendido…

    • Pedro Vítor disse:

      Deveriam descartar todos os amistosos, e focar realmente em uma renovação, começar de preferencia no começo!

      • Paulo Afonso disse:

        Técnicos e jogadores no Brasil têm salários astronômicos… Para se ter uma ideia, Mano Menezes e Felipão receberam em torno de 4 milhões cada um pela rescisão de contrato… Dunga parece que também recebeu isto em 2010 e agora deve receber de novo, se não receber mais… A estrutura toda do futebol no Brasil, que inclui, além de treinadores e jogadores, a própria mídia, os clubes, as Leis, os investimentos (e os desvios), os estádios e até nos torcedores, está muito defasada… Se não reformular todo este sistema, com cada um assumindo a sua responsabilidade, outros 7×1 virão…

  • Alisson Sol disse:

    Não é que o técnico argentino seja assim bom demais. É que, além de não ser tão preguiçoso como o técnico brasileiro, ainda tem nestes países uma condição de trabalho que já não mais existe na “Neymarlândia”.

    Imagine o que o Ricardo Gareca deve ter descoberto ao treinar o Palmeiras ano passado:
    – Jogador brasileiro não quer saber de treino. o ditado de “treino é treino, jogo é jogo” devia apenas evitar entradas desleais e muito duras em treinamentos. Aqui, virou “treino eu não vou…”.
    – Jogador brasileiro não tem disciplina tática. Laterais e beques sobem, e por lá ficam. Der certo, bom. Der errado, tome bola nas costas. O meio de campo também não marca posição. E o centroavante volta para tentar participar, e aí lança para… ninguém, pois ele saiu de sua posição. Ensaiar jogadas é uma dureza.
    – O clube brasileiro faz esquemas mirabolantes. O salário é mínimo, mas o “direito de imagem” é enorme. Mesmo assim, o salário quase sempre atrasa, e o direito de imagem quase nunca é pago, a não ser no processo judicial. Melhor o jogador fazer firula em campo e preparar um DVD para tentar se transferir para Europa, Ásia ou qualquer outro lugar do que tentar jogar sério e ajudar o time.
    – A saída seria apostar em jovens jogadores da base, ainda não contaminados pelo ambiente. Mas só se pegar meninos de 12 anos, e ainda assim com risco. Todos os “jovens” já estão nas mãos de empresários, focados em carros e mulheres, e nada de estudar e se preparar para o futuro. Um quarterback de futebol americano tem de estudar um livro de centenas de jogadas. Um jogador de futebol brasileiro mal sabe ler.

    • Pedro Vítor disse:

      Geraldo Martino é bem melhor que o Dunga.

      O Newells Old Boys, que o Atlético enfrentou na Libertadores de 2013, era treinado pelo Geraldo Martino, e foi o melhor time que o Atlético jogou naquela competição. O Galo devolveu o resultado da ida na Argentina com um gol do Guilherme aos 45 minutos do segundo tempo, e só garantiu a ida pra final nos pênaltis onde o Victor pegou 2 cobranças.

      Do trabalho no Newells Old Boys, o Geraldo Martino, foi treinar nada mais, nada menos, que o Barcelona, que tinha sido dirigido por Pep Guardiola, tudo porque sabe montar um esquema de jogo promissor. Num deu certo no Barça, faz parte, num foi campeão de tudo por lá.

      Chegou a seleção Argentina por merecimento!

      Gareca mesmo, é muito mais treinador que o Dunga!

      Aqui no Brasil todos os técnicos das grandes equipes, e ate mesmo de equipes medianas, que não deslumbram conquista de títulos, tem conceitos e estratégias modernas, não são ultrapassados feito o Dunga!

  • Jorge Moreira disse:

    palhaçada da globo, deixar de passar a novela das seis para transmitir um joguinho meia boca da turma do dunga assim não dá

  • Hemerson Jader Cunha disse:

    Para jogar na seleção da CBF não precisa ser bom de bola! Basta ter um bom empresário e o negócio tá feito. E ai vem o “MALA” do Galvão Bueno forçando a barra para torcermos para este time. Não perco mais o meu tempo com esta porcaria.

  • Carlos da Mata disse:

    Chico, a grande questão é:

    Qual treinador Brasileiro, que ganha o que ganha aqui no Brasil, vai querer dirigir uma Seleção Nacional como Paraguai, Peru ou até mesmo a do Chile? Nenhum…

  • Thiago disse:

    Da colocar 5 técnicos melhor que o dunga pelo menos antes de achar um estrangeiro. Marcelo, Levir, Abel, Tite e Muricy são disparados melhor que essa ameba. Quem convocou esses mesmos jogadores fracassados da copa de 2014? Então dá pra explicar esse fiasco na copa América!

  • Tarcísio Coimbra disse:

    O desprezo do torcedor brasileiro pela seleção é uma demonstração clara, de gestões fraudulentas na cbf e que se estende ao âmbito da política. Descrença total em tudo! Falar nisso, onde foi o rombo hoje?