Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Enquanto paraquedistas tomarem conta, a seleção brasileira continuará descendo ladeira

João Dória Jr. que não tem nada a ver com o futebol, “chefiou” a delegação brasileira na Copa América, posando com Dunga, que não deveria ter sido nomeado novamente técnico da seleção.

* * *

Senhoras e senhores, nada contra os valorosos paraquedistas, muito pelo contrário, mas cada um na sua, e a metáfora é apenas para justificar uma frase surrada, mas sempre válida: em tudo na vida, cada um na sua. A cúpula do futebol brasileiro está cheia de “paraquedistas”, gente que não tem competência ou ligação com o futebol, mas que desceu de para-quedas na área.

paraq

Dunga voltou a ser treinador, mesmo com dezenas de profissionais mais qualificados para a vaga. Falou mais bobagens na véspera da eliminação do time dele da Copa América e cutucou indevidamente a geração de Zico. Que por sua vez falou verdades sobre o atual comando da seleção e está sendo ameaçado de processo por Gilmar Rinaldi, empresário de futebol até outro dia, que não deveria estar no cargo de chefe do futebol da CBF.

Não dá para comparar a credibilidade de Zico com essa turma que está mandando na entidade e na seleção. Um pequeno exemplo está nessa reportagem do Uol:

* “Virou piada: Dória e palestrante deixam seleção em baixa após Copa América”

A derrota para o Paraguai nos pênaltis (4 a 3) no último sábado tirou a seleção brasileira da Copa América e deixou a moral da equipe ainda mais abalada após um novo fracasso em competições oficiais. Jogadores e comissão técnica, no entanto, não foram os únicos a deixarem o Chile em baixa após a competição. O chefe de delegação, João Dória Júnior, e o “motivador” do grupo, Evandro Motta, também saíram do torneio com a imagem desgastada. Pelo menos com jogadores e alguns membros do estafe da equipe.

Sem qualquer ligação técnica de futebol com o grupo, ambos eram utilizados para preparar palestrar e tentar motivar a equipe em momentos de dificuldade. A recepção entre os boleiros, porém, não foi das melhores. Em certos momentos, Dória e Evandro foram tratados como piada internamente.

Na véspera da estreia da Copa América – contra o Peru, em Temuco –, João Dória comandou uma palestra de pouco mais de 45 minutos e deixou alguns jogadores incomodados. Muitos questionavam a presença do chefe de delegação que só marcava presença em dias de jogos.

Depois foi a vez de Evandro. O engenheiro especializado em palestras motivacionais para grupos empresariais tentava repetir o trabalho já feito na seleção em Copa do Mundo (1994) e em clubes da Europa. Mas parecia não encontrar resposta nos jogadores da seleção atual. Muitos evitavam o contato e brincavam que ninguém queria ficar perto do “motivador” em refeições e deslocamentos em ônibus.

Indicação do coordenador de seleções, Gilmar Rinaldi, Evandro Motta também não gozava de muito prestígio entre membros da comissão técnica. Para alguns da delegação, o ambiente da seleção deveria ser exclusivo para técnico, auxiliares, preparadores e roupeiros.

A exceção era o diretor de marketing da CBF, Gilberto Ratto. Ao lado do secretário-geral da entidade, Walter Feldman, o dirigente acompanhou a delegação durante todo o torneio e tinha a simpatia de praticamente todos os jogadores e membros da comissão técnica.

http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2015/06/30/virou-piada-doria-e-palestrante-deixam-selecao-em-baixa-apos-copa-america.htm

 

 


» Comentar

Comentários:
27
  • DUDU GALOMAIO BH disse:

    Pra mim é muito difícil falar sobre essa tal seleção. Não gosto, não me interesso, não me incomodo que perca todos os jogos, enfim… isso não me pertence… rs.

    Falando sobre o Galo, aos poucos a equipe vitoriosa dos anos 2012/2013/2014 vai se desfazendo.

    A mudança de postura começou quando Kalil assumiu após o desastroso mandato do Ziza Valadares.
    Já em 2009, percebeu-se uma ligeira mudança no critério de contratações, com as chegadas de nomes mais qualificados, como Tardelli, Júnior, Corrêa e Ricardinho.
    Em 2010, o time começou bem mas Luxemburgo quis mudar tudo na parada para a Copa e o resultado final foi péssimo. A ambição nas contratações foi notada com as tentativas com Diego Souza, Obina e Réver, principalmente.
    Em 2011, Leonardo Silva, Pierre e Guilherme foram os nomes da vez.
    Até que em 2012 “o pão começou a cair com a manteiga pra cima”. Campeão mineiro invicto e uma excelente campanha no Brasileirão, cujo título somente não veio por conta de alguns tropeços e principalmente por conta da grande ajuda da CBF ao Fluminense para este conquistar o título, custasse o que custasse. Victor, Leandro Donizetti, Marcos Rocha, Júnior César, Ronaldinho Gaúcho, Danilinho e Jô foram as caras novas.

    Em 2013, o time que encantou a América: Victor, Marcos Rocha, Léo Silva, Réver e Júnior César; Pierre, Leandro Donizetti e Ronaldinho Gaúcho; Tardelli, Jô e Bernard.
    Rafael Marques, Guilherme, Fernandinho, Luan e Alecsandro foram coadjuvantes no ano.

    Em 2014, o time campeão da Copa do Brasil e Recopa: Victor, Marcos Rocha, Léo Silva, Réver e Douglas Santos; Rafael Carioca, Leandro Donizetti e Tardelli; Luan, Carlos e Dátolo.
    Jemerson, Edcarlos e Maicossuel também foram participativos.

    Já saíram: Réver, Rafael Marques, Júnior César, Richarlisson, Pierre, Guilherme, Ronaldinho,Tardelli, Alecsandro, Fernandinho, Danilinho e Bernard.

    O desafio da diretoria é conseguir repor as peças à altura.

  • João Antonio disse:

    Os Vovôs Eurico e Gilvan não se cansam de anunciar jogadores que nunca chegam. Léo Moura, Ronaldinho e outros; enquanto no Cru cru a lista é grande, os últimos foram R 10, Barrios e Robinho.
    A se confirmar, Robinho prefere ir a China comer “escorpião e carne de cachorro”, do que passar fome na Toca. Mas, anunciaram Robinho e chega o Marinho… Que M. hem!
    Aliás, desproporcional o Cru cru querer brigar com os chineses, que também levou outra pretensão Cru cru: Paulinho do Tottenhan. Felipão também já foi… Só falta papai Joel e Dorival Júnior!
    Só agora entendi o porque dos brasileiros chutarem os penais para fora: medo da Argentina… Também só agora entendi por que a Colômbia bateu tanto: pra não levar goleada. Estamos na América!
    Chico, coincidência essa do Neymar não terminar a Copa por uma lesão duvidosa. Voltou rápido demais – Agora por suspensão… E por indisciplina que antes não cometia! Seria vontade de abandonar o barco ou seria Chile x Argentina uma final anunciada?
    No Galo, saiu André pro Sport, Jô pra China e Guilherme pro México. Falta Partrik, Conceição, Carlos César, G. Augusto, Botelho, Maicossuel e alguns outros. Assim vai desinchando o elenco e o salário do Levir não atrasará mais.
    No Corinthians, continua a “diáspora”, a bola da vez agora é o Danilo, pretendido por muitos clubes. Bom e barato… Inclusive o Cru cru está querendo!
    O Santos já mandou quem tinha que mandar, já o Palmeiras e o Fla, só tá que compra, ninguém sabe é se paga
    Mesmo com um nível técnico inferior, esta quarta promete. Só teremos o Brasileirão. Chega de Copa América!

  • Pedro Vítor disse:

    Desta vez tenho que concordar o Tostão, o Guilherme com toda sua qualidade técnica, não tem muito espaço no esquema de jogo do Atlético. No meio ele deixa espaço, na ponta ele pouco se movimenta, e no ataque temos um bom jogador, que esta presente em todos os momentos que o time precisa dele!

    Nesta decisão, de ceder o Guilherme, o Atlético encerra o ciclo do jogador com o clube. A frase, “jogou pouco, mas jogou muito”, faz sentido, mas nos padrões modernos, que o dinheiro comanda e a atual situação do País é um cenário escasso de dinheiro, foi uma decisão inteligente.

    O Clube vai receber um valor 2,3 milhões de reais, e pode manter o Rafael Carioca. Hoje o Atlético não tem mais camisa 10, e o futebol mundial não tem camisas 10. O Messi não é armador, usa a 10, mas num é camisa 10, ele é ponta refinado, que cai pelo meio, pelo lado, na frente, se precisar dele na articulação ele faz com simplicidade. Cristiano Ronaldo também num é 10, é meia esquerda, que corta por dentro, um ótimo finalizador, mas sabe jogar na direita ou esquerda, na frente, e no meio por ser muito inteligente.

    O jogador que pensa o jogo, tanto no Real Madrid, quanto no Barcelona, hoje é o Modric, e Iniesta, dois volantes, que marcam e avançam, distribuindo o jogo. No Atlético o Rafael Carioca, ou seja, quem esta em alta no momento são os camisas 5 ou 8. No Cruzeiro ano passado, quem ditava um ritmo no meio de campo, era o Lucas Silva, no Corinthians era o Elias.

    A seleção da Alemanha que venceu a Copa do Mundo, num tinha armador na equipe, tinha o Kroos e o Schweinsteiger, que desarmam, e saem tocando com qualidade, pra frente, e não pro lado, como fazem os “volantões”, precisos no embate físico, mas “burros” no embate técnico.

    Essa é evolução do futebol, os camisas 10 por habilidade, técnica e liderança, usam a 10, mas no campo de jogo, não são necessariamente armador!

  • Marcão de Varginha disse:

    O futebol brasileiro foi para o espaço… literalmente! Mas, até quando?

  • Pedro Vítor disse:

    Sem o Guilherme, e o Atlético recebe uma grana boa pra liberar, R$2,3 mi.

    Um dinheiro que pode ajudar a manter o Rafael Carioca, que é o principal jogador do Galo neste momento!

  • Renato - 7 Lagoas disse:

    O problema é muito mais estrutural do que qualquer outra coisa. O futebol brasileiro está em declínio deste a Lei Pelé. Acabaram com o futebol no interior do País e mataram os verdadeiros formadores de talentos. Este reflexo foi sendo sentido ao longo dos anos e agora chegamos ao fundo do poço. Simples assim.

  • Alexandre de Assis disse:

    Os técnicos brasileiros estão abolindo o jogador driblador, até o próprio Neymar já quer bater faltas, escanteio, lançar, cabecear, etc. Ficava melhor com a 11. Precisamos de jogadores talentosos que caem pelas pontas como Lucas, Dudu, Bernard, vem aí o Judvan e outros, que driblem o marcador, a cobertura e vai ao fundo servir o centroavante ou quem chegue ao ataque. Estão abolindo o jogador cadenciador, que toca, bate falta e lança bem como o Jadson. E também tem outro tipo de meia em extinção no futebol brasileiro, o camisa 10 de preferência canhoto carregador de bola feito o Everton Ribeiro. Mesmo o Éverton sendo remanescente da lateral é só observar como ele entra tímido nos jogos, está sem espaço. O que sobra na Argentina falta a nossa seleção: habilidosos. Estamos mais para o futebol colombiano. Os volantes brasileiros tem que fazer isso tudo e Brucutu não sabe fazer isso. Tardelli joga errado na seleção, não é fixo, rende melhor caindo pelas pontas. Está tudo errado, Felipão afundou o Palmeiras e foi pra Copa, Dunga não é um líder e muito menos um técnico vitorioso. Não consigo entender, o Brasil afundou e Firmino e Douglas Costa saem valorizados. Thiago Silva já demonstrou ser fraco psicologicamente para estar na seleção. David Luís me decepcionou, zagueiro lento, pernas curtas e sem recuperação.Fernandinho pela idade não vai a Copa. Tem muita coisa errada da convocação a escalação.

  • Alexandre de Assis disse:

    Os técnicos brasileiros estão abolindo o jogador driblador, até o próprio Neymar já quer bater faltas, escanteio, lançar, cabecear, etc. Ficava melhor com a 11. Precisamos de jogadores talentosos que caem pelas pontas como Lucas, Dudu, Bernard, vem aí o Judvan e outros, que driblem o marcador, a cobertura e vai ao fundo servir o centroavante ou quem chegue ao ataque. Estão abolindo o jogador cadenciador, que toca, bate falta e lança bem como o Jadson. E também tem outro tipo de meia em extinção no futebol brasileiro, o camisa 10 de preferência canhoto carregador de bola feito o Everton Ribeiro. Mesmo o Éverton sendo remanescente da lateral é só observar como ele entra tímido nos jogos, está sem espaço. O que sobra na Argentina falta a nossa seleção: habilidosos. Estamos mais para o futebol colombiano. Os volantes brasileiros tem que fazer isso tudo e Brucutu não sabe fazer isso. Tardelli joga errado na seleção, não é fixo, rende melhor caindo pelas pontas. Está tudo errado, Felipão afundou o Palmeiras e foi pra Copa, Dunga não é um líder e muito menos um técnico vitorioso. Não consigo entender, o Brasil afundou e Firmino e Douglas Costa saem valorizados. Thiago Silva já demonstrou ser fraco psicologicamente para estar na seleção. David Luís me decepcionou, zagueiro lento, pernas curtas e sem recuperação.Fernandinho pela idade não vai a Copa. Tem muita coisa errada da convocação a escalação.

  • ita disse:

    Acusado de receber R$600.000 do governo Alckmin para produção editorial que nunca apareceu. Coincidencian apenas que seja um fervoroso reclamante do impeachmant.

    http://www.ocafezinho.com/2015/04/21/joao-doria-tambem-recebe-verba-publica-de-alckmin/

    Aliás, esse turminha CBF apoia Aécio, né, que quer moralizar o país. Triste tambem que pessoas como essa hoje frequentem o antes respeitado Roda Viva, que virou paginas amarelas da Veja para promover Chequers e Kataguiris da vida.

  • juninho disse:

    Pois é caro Chico ! E pensar q ontem 29/06 era para ter sido comemorado os 57 anos da primeira conquista da verdadeira SELEÇÃO CANARINHO numa Copa do Mundo de futebol.Caso fosse hj,o falecido Bellini,ao contrário de elevar a Jules Rimet sobre a cabeça para expô-la com elegância e orgulho,esconderia-a num lamento em ver na lama em que foi envolto o finado futebol brasileiro. E num discurso inflamado,pediria a volta urgente dos campinhos de pelada,onde com suas bolas de meia e até buchas de laranja,moleques,descalços ,criavam dribles e jogadas fabulosas, longe dos olhares de ´pofessores´paraquedistas- pegando um gancho em vosso texto- que aos poucos vão acabando com a arte deles -os moleques descalços- de praticarem o verdadeiro futebol brasileiro.Lamentável ver q após o acachapante 10X1 na Copa em nosso País,a única mudança promovida pela escrota cbf foi:- ,sai felipão e entra o dunga. O futebol tupiniquim definha onde, os paraquedistas da vida erradicam com rapidez absurda,primeiro os campinhos de terra batida e com eles, os moleques bons de bola.O futebol brasileiro agonizzzzzzz…..za .#RIPfuteboltetracampeãomundial

  • Alisson Sol disse:

    Stefano,

    Mas o último jogador revelado pela base do Atlético-MG não foi o Bernard? E o mercado europeu seria o mesmo que levou o Messi para lá ainda jovem, e agora o Neymar, longe de ser “alto”?
    Acho que o Brasil precisa é de moderação: quando ganha, tudo perfeito. Quando perde, tudo está errado…

    Eu também acho que o cargo de chefe de delegação é um cargo de logística, e não precisaria necessariamente de ser dado a alguém ligado ao futebol. Se você pega o “Gerente do Time” da Alemanha durante a Copa de 2014, o Oliver Bierhoff, verá que foi um jogador apenas razoável. Mas é filho de um milionário e, literalmente, viajado. Veja o que a Alemanha fez em relação à logística e também relações públicas durante a copa. Nada caro, nada grandioso. Bateram o time local por 7×1, e ainda saíram com mais “aprovação popular” da população brasileira do que a própria seleção do país! Isto é que é o trabalho do chefe de delegação.

    E você vê o perfil do técnico experiente na hora em que vale. O Dunga ficava preocupado em ganhar amistoso. Enquanto isto, a Alemanha recentemente perdeu um amistoso para os Estados Unidos. Por que? O Joachim Löw usa amistoso para fazer experimentos, e não para aparecer e criar uma falsa sequência de vitórias.

    • Marcelo Andrade disse:

      Alisson, pergunte hoje ao pessoal de Santo André e de Cabrália se eles ficaram satisfeitos com os alemães lá. Vários deixaram cheques sem fundo por lá e estão devendo até hoje. Vão pagar? Nunca. Fale de alemão lá que o povo te bate.

      • Alisson Sol disse:

        Marcelo,

        Evidentemente, não tenho qualquer conhecimento sobre este caso específico. Mas não se chega a um outro país com um talão de cheque. Da minha experiência em fazer negócios internacionais, você geralmente contrata uma empresa local, paga a esta empresa em “atacado”, e esta empresa local paga os fornecedores locais. Duvido que a federação alemã vá querer correr o risco de serem presos no aeroporto em uma futura visita ao Brasil, um país onde um juiz de qualquer lugar tem jurisprudência nacional.

        Isto está me parecendo um daqueles casos em que a empresa local deu o cano, e fica querendo colocar a culpa em outros. Mas, evidentemente, tudo é possível, e deve ser investigado. É só cobrar lá na Europa, e não receber em cheque de banco do Grécia…

    • Paulo Afonso disse:

      Também não vejo que o problema seja relacionado a critério de escolha por porte físico… Muitos outros problemas sérios estão acontecendo há anos… Sobre o chefe da delegação, também acho que seja mais burocrática… Como falei, entendo que a função não seja exatamente relacionada ao futebol… Então, ser ex-jogador, presidente de federação ou diretor de futebol de clube não parece ser um critério lógico… Da mesma maneira, escolher um empresário não garante, analisando apenas este critério, que seja uma escolha errada…

  • Pedro Vítor disse:

    O Brasil não tem um meia armador, tanto Willian como Oscar, são articuladores no Chelsea, passam pelo meio de campo, mas a posição fixa, é no lado de campo. Quem melhor utilizou o futebol do Oscar foi o Felipão, quando o colocou do lado esquerdo próximo a Neymar, pra construir jogadas. Willian nunca fez um jogo bom pela seleção, não entendo o porque de estar lá.

    Do lado direito, o Lucas atualmente no PSG, é um jogador que poderia ser uma opção melhor utilizada. Ele também não é um armador.

    O Phillipe Coutinho, no Liverpool é meia esquerda, mas na seleção quem joga ali é o Neymar, então certamente não há espaço pra este tipo de jogador na equipe.

    Há uma crise de volantes e meias no futebol brasileiro, você acha muito volante que jogando no Brasil que é meia, com bons passes, mas sem uma boa marcação, e também acha bons marcadores, com péssimas habilidades. Já meia armador, os bons são estrangeiros, D´alessandro, ate outro dia o Conca, e tem o Ganso, Guilherme, Renato Augusto, que sabem jogar, mas não dão sequencia, e em muitas vezes, perdem espaço no futebol brasileiro pra volantes que sabem sair com qualidade.

    Na seleção, prefiro o bom marcador, como o Luís Gustavo. Jogadores como Lucas Silva, Paulinho, Elias, Rafael Carioca deveriam qualificar melhor suas qualidades de marcação, pra serem melhores utilizados no futebol europeu, tecnicamente são bons.

    Nas laterais, temos bons jogadores, tanto no Brasil como na Europa, Marcelo e Daniel Alves, são os exemplos, mas tem aqui o Marcos Rocha, na esquerda no Inter tem um bom jogador, Geferson, ate mesmo o Douglas Santos do Galo, tem o Filipe Luís, no PSG tem um lateral brasileiro muito bom.

    Na zaga tem uma safra muito boa de zagueiros no futebol brasileiro, na Europa.

    Ou seja dá pra montar um time bom, o problema é técnico, Dunga num tem capacidade alguma de montar um time, no jogo contra a Venezuela ficou comprovado isso!

  • Stefano Venuto disse:

    Chico, a crise da seleção não tem nada a ver com a crise de caráter do país, a seleção sempre foi comandada por crápulas, o problema nosso é técnico. O futebol brasileiro adotou um padrão de jogador, que impede os habilidosos e mais inteligentes de conseguirem uma vaga em qualquer equipe, jogador hoje é só porte físico. Eu ando assistindo os jogos da categorias de base do Galo, aqui na Arena do Jacaré e estou espantado, garotos de 16 anos com corpo de 25, pesadões, burros. Isso matou o futebol brasileiro, o jogador de futebol é um atleta especial, não é como os outros esportes. Se você reunir 100 garotos com mais de 1,90 você monta um time de basquete ou volei, com certeza, mas se você fizer isso com o futebol, pode ser que vc não ache nem um jogador. Esse padrão brucutu para servir ao mercado europeu detonou o futebol brasileiro, espantou o baixinhos habilidosos, o jogadores mais hábeis, isso deu nisso aí que todo mundo tá vendo. Jogadores que não resolvem individualmente, aliado a péssimo treinadores que não sabem mudar o panorama da partida com modificações táticas. O Neymar é o nosso craque hoje, coadjuvante no Barcelona e sinceramente, voltando umas 4 seleções para trás, seria banco ou nem isso. Além disso, é um jogador mimado e pressionado para alcançar algo que ele já mostrou não ser capaz.

    • Paulo Afonso disse:

      STEFANO VENUTO, acho que o problema vai além disto… Já há algum tempo esta seleção na base de atletas pelo porte físico não é realidade… Há ainda muita influência das articulações empresariais, já que são os padrinhos que determinam o futuro dos garotos e não a capacidade técnica… Mas há erro também na formação… Mesmo que bem selecionado, o menino não tem seu potencial explorado e seus defeitos corrigidos… Assim como não se aprende regra de jogo, parte tática, raciocínio, respeito, etc… Há uma gama muito maior de erros espalhada por todo o sistema do futebol que estão gerando estes resultados horríveis que estamos vendo…

    • Pedro Vítor disse:

      Neymar é um bom ponta esquerda, se tiver um meia com visão de jogo, um bom lateral esquerdo, talvez não precise nem de centro avante pra jogar ao seu lado, pois ele cai justamente nesta área pra finalizar.

      • Paulo Afonso disse:

        PEDRO VÍTOR, Neymar é bom sim, mas é muito mimado, não respeita comandantes nem colegas de trabalho… Por imposição financeira tem que ser o dono do time… Acho que a questão não é o meia ou o lateral que forem jogar com ele… O problema é ele jogar com os outros… Na hora que ele entender que é só mais uma peça de um time e que futebol é coletivo, a tendência é o futebol dele dar mais resultados…

  • Vanaldo Reis disse:

    Em todos os âmbitos de nossa sociedade, paira a desconfiança.
    Muita corrupção, desmandos e muitos fora do seu “quadrado”, o que importa, são os dividendos.
    Muita gente estudando noite e dia pra tentar concursos, são aprovados, mas quem assume é o filho do Dr. Fulano. Muita gente mal preparada para assumir determinada função, resultando em falências e fracassos. Por isto que o povo brasileiro está pouco se “lixando” pra esta seleção.

  • Paulo Afonso disse:

    Sobre as preferências dos jogadores, acho que tem que parar de mimá-los… São profissionais, representando um país… A postura precisa ser mais madura e menos moleque… Olhando inclusive esta última frase minha, até temos condições de imaginar as pessoas deste grupo de jogadores que coordenavam a antipatia aos escolhidos pela cúpula da Seleção…

  • Paulo Afonso disse:

    Desculpa a minha ignorância, mas chefe de delegação faz exatamente o quê? Até onde sei, cuida de aspectos burocráticos relacionados a hospedagem, logística, etc… Sendo isto mesmo, não tem nada a ver com futebol… Neste caso, ligação com futebol não é pré-requisito para a escolha… Para mim é mais preocupante nomear alguém em troca de votos, apoio político e outros favores…