Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Chile x Argentina: uma decisão que extrapola as quatro linhas

Acionadas por uma campanha relâmpago através das redes sociais, mais de duas mil pessoas foram para a porta do centro de treinamentos Juan Pinto Durán, levar apoio à seleção chilena na véspera da final contra a Argentina. Se apenas a pressão de uma torcida e a vontade dos jogadores prevalecesse no futebol o Chile já poderia entrar com as faixas de campeão da Copa América. Em compensação, se a lógica predominasse, a Argentina é quem já entraria como campeã. Esta final será o choque de um time em formação, que tem tudo para marcar época no futebol e entrar para a galeria dos inesquecíveis, comandado por Messi, contra uma seleção guerreira, possuída pelo espírito “Mapuche”, os bravos índios do Sul do Chile, únicos das Américas que não foram vencidos pelos colonizadores espanhóis, cujo líder Colo-Colo, é homenageado, dando o nome ao clube mais popular do país.
Há também um componente político importante para os chilenos nesta decisão. Segundo o professor de filosofia Miguel Barrios Alvear, “o futebol é o único fator de união nacional, já que social e politicamente o Chile é dividido meio a meio, entre direita e esquerda”. A presidente Michele Bachelet, socialista, também disse isso em entrevista, sobre a presença dela no jogo inaugural da Copa América e de todos da seleção: “É muito bom estar presente naquilo que une a todos os chilenos”.
Quando a bola rolar, todos estes ingredientes estarão misturados, numa festa que mais uma vez não tem a seleção brasileira presente devido à incompetência de quem comanda o nosso futebol.

MAPUCHES

Até hoje os mapuches mantêm as suas terras e exercem influência na política chilena.


vin

Santiago vive momentos de intensa alegria e expectativa, com bandeiras e buzinaços dos chilenos e o barulho e a irreverência dos argentinos. Sem violência, sem escaramuças e sem a necessidade de intervenção policial. Pelo menos até o momento em que esta coluna foi enviada, no fim da tarde de ontem. Mas assim deverá continuar até o fim da competição já que em momento algum houve clima diferente entre torcedores de todas as seleções que continuam e que estiveram no Chile para a Copa América.
Como ocorre em todo país sede de competições como Copa do Mundo, Olimpíada e Jogos Pan-Americanos, a Copa América de 2016 já está sendo divulgada no Chile com o convite para que todos estejam nos Estados Unidos ano que vem, quando será realizada uma disputa extra, especial para comemorar os 100 anos deste que é o torneio entre seleções mais antigo do mundo. Mas as investigações e detenções promovidas pelo governo norte-americano trouxeram muitas dúvidas quanto à realização da competição lá.

EUA2


» Comentar

Comentários:
17
  • Miguel Barrios Alvear disse:

    Este es un comentario atrasado, pero debo hacerlo: primero que todo muchas gracias por mencionarme en tu noticia, es un honor estar incluido en ella. Lo segundo: es destacable como el fútbol puede unir a una nación dividida en toda su historia. Estoe s lo maravilloso del fútbol, aunque seamos un país (Chile) que pocos triunfos tengamos.

    ¡¡¡Un abrazo, Chico Maia, !!! ¡¡Excelentes reportes que hiciste de la Copa América!!

  • Laerte Viana disse:

    O time cru cru está uma draga e tem torcedor cruzeireiro preocupado com o Galo?
    E continua a baderna administrativa no azulado, Luxa é que liga constantemente para atleta do Ceará para contratá-lo. Uai, e os 3 patetas? No futebol nada se cria nada se perde, tudo vira Ouro!

  • Marcelo Mineiro disse:

    Não precisa contratar Nepomuceno,se o Guilherme voltou e Jô que nem titular era,mas sim reserva do reserva pra que gastar dinheiro à toa?Faça um bom contrato com o Guilherme,de 2 anos.O Carlos pode atuar de centro-avante se for preciso e o Galo ainda tem o Paulo Henrique que está emprestado.Prioridade é segurar o Carioca,D. Santos e o Patric.O único jogador que eu tentaria trazer se tivesse chance é o Matías Fernández.

    • Pedro Vítor disse:

      Com a volta do Guilherme, acho que deveria contratar e manter o planejamento, melhor ter duas opções que nenhuma.

      E o Galo comprou os direitos do Carioca.

      Agora tem fazer o mesmo com o Douglas.

      Isto é uma reformulação, acredito que já pensando no próximo ano.

      Não chega ser um desmanche. Bom de ter um elenco rodado é poder contar com todos do elenco.

    • Marcelo Mineiro disse:

      E se for trazer centro-avante que seja o Jonas do Benfica.

      • Pedro Vítor disse:

        Tem uma dificuldade em repatriação de jogadores atuando na europa e o Jonas creio eu que se encaixa nela.

        Mas sem dúvida que seria um belo reforço, seria muito bem utilizado pelo Levir.

        Com reintegração do Guilherme, creio eu que seja uma opção ate melhor que o Jô pra substituir o Pratto em algumas ocasiões.

        E tem o Carlos e Thiago que podem jogar como atacantes em uma eventualidade.

  • Alisson Sol disse:

    Nos EUA não há qualquer divulgação desta Copa América Centenário. Aliás, nem sabia que tal torneio existia até este post. Evidentemente, não duvido que possam organizar tal torneio, principalmente no verão, quando os estádios estarão subutilizados. Mas há o problema de que os times de futebol masculino não gostam de jogar em campo artificial. Grama sintética, quando a temperatura passa de 25 graus Celsius, vira um forno. Serão poucas opções de estádio disponíveis (bom para Seattle!).

    Agora, um torneio ficar sob suspeitas porque os dirigentes estão com medo de viajar para o país sede e serem presos diz muito sobre a honestidade do futebol no mundo!

  • Marcelo Mineiro disse:

    Guilherme está de volta e Patric parece que vai ficar,sinceramente não vejo necessidade de contratação.

  • LEANDRO FABRICIO disse:

    Argentina começa arrebentando e logo faz 1 a 0, depois “estranhamente” começa a se acomodar deixa o chile empatar, depois desempata de novo 2 a 1 com enorme facilidade, deixa o chile empatar novamente e no finalzinho o chile faz o 3 a 2 e todos vão cair na conto de que foi um jogão…

    chile campeão na base da “armação ilimitada”

  • LEANDRO FABRICIO disse:

    Bobo do Rafael carioca??? O cara prefere atuar em time de verdade com torcida de verdade aqui em MG e ele é que é bobo???

    Bobo são os tres patetas do cru cru que estão atirando pra todo lado, INCLUSIVE QUERENDO JOGADORES DO GALO SIM SENHOR e só tomando um não nas costas kkk…. vide leandro donizette na época do marcelo oliveira e agora o rafael carioca, sem falar do NÃO de ronaldinho gaucho…

    Agora mudando de assunto, me parece que a notícia é verídica, GUILHERME ESTARIA VOLTANDO PRO GALO, A NEGOCIAÇÃO COM O CRUZ AZUL MELOU…

    o empresário do atleta estaria dizendo que é por causa de empecilho no pagamento da multa, será mesmo????

    ou o cruz azul depois dos exames realizados viu algo de estranho nos exames do jogador e estaria devolvendo o atleta hein???? sei não…

    não sei isso vai ser bom pro atlético, agora a diretoria e torcida vão ficar resssabiados com o guilherme, eu ficaria….aí ele volta começa a jogar bem e quem nos garante que mais a frente não apareça outro clube interessado faça proposta e o guilherme deixe o galo não mão….

    O daniel nepomuceno tem que ficar atento com essas coisas que estão sim tumultuando o ambiente do clube….
    Foi só o time emplacar uma serie de vitorias e subir pra vice liderança do campeonato que começa a pipocar situações nebulosas dentro do clube… negociação de guilherme, negociação relâmpago de patric e outras coisas mais…. cadê o planejamento diretoria….

    ABRE O OLHO NEPOMUCENO

  • Fernando disse:

    E as emissoras da TV aberta mais uma vez privilegiam os interesses próprios ao não exibirem a partida. É um descaso com o futebol e a prática do mesmo. Façam um campeonato com Flamengo, Corinthians e a seleção. Assim assiste temos todas partidas.

  • J.B.CRUZ disse:

    Argentina 3 x 2 Chile…

  • Julio Avila (mariana) disse:

    apostei no chile pelo bom futebol e porque a argentina joga como nunca e vai perder como sempre fa em decisões! agora e o bobo do R Carioca foi fazer media com torcida do 6a1o e foi desmentido pelo proprio empresario kkkkkk da proxima vez combina com ele antes kkkk!

  • Marcelo Mineiro disse:

    Estou torcendo pro Chile.Off-topic irmãos atleticanos,sei que a matéria não é nova,mas baseado na matéria futuramente os atletas de futebol terão que usar protetores pra cabeça ou as cabeçadas terão que acabar no futebol. http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/tema-livre/revelado-o-misterio-do-capitao-bellini-o-jogador-nao-sofria-de-alzheimer-mas-de-encefalopatia-traumatica-cronica/