Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Valeu demais Chile; dentro e principalmente fora de campo!

Pênalti é controle de nervos de quem bate e os argentinos não conseguiram manter a tranquilidade, diferente dos chilenos, brilhantes.

Chegada a hora de retornar ao Brasil e de agradecer aos chilenos pela excelente receptividade, organização impecável da Copa América e grande exemplo governamental de que não há necessidade de se gastar absurdos para receber uma competição como essa. Óbvio que uma Copa do Mundo é diferente, porém, o básico para a realização de um ótimo torneio de futebol, cuja duração não passa de um mês, não pode servir como pretexto para tanta gente ganhar dinheiro ilicitamente como ocorreu nos preparativos do Brasil para 2014. O Chile deu show em todos os aspectos, principalmente em Santiago, que possui ótima infraestrutura, gente educada e prestação de serviços invejáveis, conhecidos internacionalmente, já que o país é acostumado a ser o primeiro em quantidade anual de turistas na América do Sul, superado apenas em 2014 pelo Brasil por causa da Copa do Mundo. Quem conhece o país indica e tem vontade de voltar.

CHIARG

Dentro de campo foi também uma boa Copa América, bem melhor que a edição de 2011, disputada na Argentina, que teve o Uruguai como campeão. Independentemente do resultado final, a Argentina foi quem mostrou a melhor seleção, em quantidade e na qualidade de jogadores. O futebol mais coletivo e bonito de ser ver, do primeiro ao último jogo. O Chile se destacou coletivamente, alternou jogos bons e ruins e contou com a força da torcida que cumpriu muito bem o papel dela. Gerardo Tata Martino e Jorge Sampaoli se reafirmaram como grandes treinadores.

* * *

O jogo decisivo foi como quase toda final: nervosa, taticamente com muita cautela, privilegiando os sistemas defensivos. O Chile conseguiu anular Messi, Pastore e Di Maria, mas também atacou e teve boas oportunidades de marcar. Di Maria mais uma vez deixou a Argentina na mão. Jogou abaixo do que joga, os primeiros 27 minutos, quando se machucou e foi substituído. Ano passado, também em função de contusão, nem jogou a final da Copa contra a Alemanha.

No tempo normal, um jogo abaixo das expectativas.

* * *

A Argentina, e principalmente o Chile, saem como os grandes vitoriosos dessa Copa América, com vistas às eliminatórias para a Copa da Rússia em 2018, que não serão fáceis. Depois deles, o Peru, terceiro lugar, mostrou um belo futebol e bons novos jogadores. Comandados pelo argentino Ricardo Gareca, devem brigar com mais força dessa vez do que para a Copa de 2014, apesar de ter ficado também em terceiro na Copa América de 2011. O Brasil foi a seleção que não mostrou nada promissor nesta Copa América.

ALLENDE3

O tempo passa e o presidente deposto pelo golpe militar de 1973, Salvador Allende, aumenta a sua veneração por chilenos e turistas, enquanto o seu algoz maior, Augusto Pinochet só é lembrado quando se fala do lixo da história chilena.

ALLENDE1

No Chile, fala-se de política discute-se o país mais do que se fala de futebol.


» Comentar

Comentários:
8
  • Miguel Barrios Alvear disse:

    Fue un partido lleno de suspenso. Así como decías tú, Chico, en la noticia anterior sobre el partido Chile vs Argentina, haber ganado esta copa significa mucho para Chile, puesto que es lo único que nos une como país. Esta es la primera vez que triunfamos en el fútbol y por lo tanto, una de las pocas veces en que Chile ha derramado lágrimas de felicidad, por lo unido que nos sentimos:

    ¡¡ Viva Chile, unidos al menos una vez en la historia!!!

  • Paulo Afonso disse:

    Messi é um excelente jogador… Mas a camisa da Seleção parece que pesa para ele… Por isto ainda falta muito para ele ser um Maradona… Na hora da decisão, ele treme com esta camisa… Mesmo assim acho que o time da Argentina é muito forte… Se trabalharem bem a cabeça, serão favoritos para a Copa de 2018…

  • Pedro Vítor disse:

    Passada 10 rodadas, do Campeonato Brasileiro, agora vai confirmar algumas previsões que fizemos no início.

    Por enquanto nenhum time se destacou, e muitas mudanças nos elencos estão ocorrendo, reforços chegando, e praticamente adiando a conclusão de quem briga pra ser campeão ou Libertadores ou contra o rebaixamento.

    Sport na frente, com jogadores rodados que devem estar com fome de bola, pois são jogadores que num deram certo em grandes equipes. E quarta teremos Galo e Sport, um jogo aguardado, por são os times que disputam o título.

    O Cruzeiro esta em período de organização, começou com o Marcelo, veio o Luxemburgo e deu “aquele choque” e continua nesta continuidade, pode se recuperar ate a virada do turno, dali pra frente se não engrenar, vão começar pensar em 2016.

    No Atlético, o planejamento vai ditando o ritmo do time, vai diminuindo um pouco o elenco, mas sem perder o foco, e isso e bom.

    Pra mim São Paulo e Corinthians são as duas equipes que podem incomodar, o Internacional com foco na Libertadores, não deve criar grandes dificuldades neste turno.

  • Pedro Vítor disse:

    Pois eu perdi o jogo, na minha casa teria assistido numa boa no canal fechado. Mas resolvi ir pra roça, descansar a mente, a alma e pra minha surpresa a Rede Globo num deu nem notícia sobre a partida. Ignorou.

    Perdeu enorme audiência, mas faz parte, quantas vezes tive que ver Flamengo x Olaria com Galo x Grêmio jogando no mesmo horário, hipocrisia é mato!

    O Chile ser campeão é muito legal, pois estava na hora. Entram com a “corda toda” nessa eliminatória pra Copa de 2018 que enfim pode ser a Copa das Copas prevista pelo Governo Federal Brasileiro.

    E a argentina vai acumulando vice, quase sempre são favoritos assim como o Brasil, mas tem síndrome de levantamento de taça. Mas tem um belo time, acho apenas que o Higuain não pode ser titular com Tevez no banco.

    Demais, boa viagem ao nosso Chico Maia, e traga nosso camisa 10 junto você!

  • antonio luis disse:

    Aqui no brasil a copa america não foi transmitida pela tv aberta, a globo transmitiu so jogos do brasil, a maioria que não tem cabo não assistiu, não assistir nenhum jogo mas pelas palavras do blog a argentina tem o melhor time, mas se o chile tivesse perdido seria um pecado.

  • Silvio Torres disse:

    É, e aqui, nossa “elite” bate panelas, ofende jornalista negra e pede a volta da ditadura.

  • Alisson Sol disse:

    Mas o Brasil não ia ter para sempre um “legado extrutural” e um enorme aumento no número de turistas com a Copa do Mundo? Onde estão os turistas este ano, que não estão no Brasil gastando bilhões e melhorando a economia?

    Parabéns ao Chile pela organização da Copa América. Não posso porém deixar de notar que a Copa do Mundo de Futebol Feminino está dando de 7×1 na Copa América em termos de cobertura internacional. E o Canadá também teve gastos mínimos para organizá-la. Enquanto isto, em Manaus, um estádio caríssimo continua pedindo manutenção. E várias obras para a Copa do Mundo ainda não terminaram.

    Melhor acompanhar com atenção o plebiscito da Grécia. A esperança do Brasil é que os gregos digam não amanhã, e consiguam desconto nas suas dívidas. Do contrário, vão ter de continuar a pagar dívidas contraídas para deixar dinheiro na mão de empreiteiros. Qualquer semelhança…

  • Thiago disse:

    Jogão de bola, o Jogo foi equilibrado, tecnicamente mais feio mas foi bonito ver a interação da torcida e o time, literalmente um só, e o pênalti de cavadinha e pro cagao nas calças do Thiago Silva aprender a ser macho com dois coco roxo coisa que falta nesses jogadores brasileiros de m….