Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

De volta às realidades sul-americana e brasileira

Chile, com toda justiça, campeão da Copa América, apesar de a Argentina ter mostrado o melhor jogo no todo da competição. O futebol é isso! Quando não há interferência da arbitragem, o resultado é justo, valorizando quem teve competência de marcar e não sofrer gols, independentemente do jeito que foi. Tomara que Messi consiga ser campeão da próxima Copa do Mundo para que, no futuro, não ter que ouvir idiotice parecida com a que o Zico teve de ouvir do Dunga semanas atrás, quando o atual comandante da seleção brasileira desvalorizou a melhor geração de craques do país das últimas décadas, apesar de não ter sido campeã de nenhuma Copa. Hora de recomeçarmos a vida do futebol doméstico de cada país envolvido na Copa América. Depois de amanhã completaremos um ano dos 7 a 1 da Alemanha, que muitos consideram uma tragédia; eu considero um ótimo ponto de discussão e recomeço. Como diz o jornalista José Luiz Gontijo, tachado por muitos como louco, pelas verdades que fala, o “futebol comercial” é que manda no mundo, e de forma mais séria no Brasil, onde o dinheiro prevalece acima de qualquer outro valor. O negócio é fabricar craques, ainda que sejam de papelão ou pés de barro, como o Neymar tem se mostrado. Um excelente jogador, mas cujos valorais morais são subjugados em função dos interesses comerciais e financeiros. A geração Zico era diferente; Messi também é diferente. A simplicidade dele é oposta à do produzido Neymar, bom de bola, mas trabalhado apenas como um bom produto de vendas.

Só pagando

O comentarista do blog, Pedro Vitor Canella escreveu: “… resolvi ir pra roça, descansar a mente, a alma e pra minha surpresa a Rede Globo num deu nem notícia sobre a partida (final da Copa América). Ignorou. Perdeu enorme audiência, mas faz parte, quantas vezes tive que ver Flamengo x Olaria com Galo x Grêmio jogando no mesmo horário, hipocrisia é mato!

O Chile ser campeão é muito legal, pois estava na hora. Entram com a “corda toda” nessa eliminatória pra Copa de 2018 que enfim pode ser a Copa das Copas prevista pelo Governo Federal Brasileiro…”

A vitória do Cruzeiro 

Escreveu o Carlos Ferreira: “… contra o Atlético/PR mostrou várias situações positivas. Em primeiro lugar, a escalação feita pelo treinador Luxemburgo foi correta, assim como as substituições. Diferentemente do Marcelo Oliveira, o Luxemburgo não oferece cadeira cativa e eterna para jogador. Ele dá chance a muitos jogadores. Em segundo lugar, a ausência do atacante William foi um reforço tremendo para o Cruzeiro, pois ele corre feito um tresloucado, erra a maioria dos passes, não chuta a gol e, quando o faz, tem performance bisonha. Com o Luxemburgo, um jogador como o Marinho tem chance. Com o Marcelo Oliveira dificilmente teria.

CHILE3

Antes, no exterior, ficar sabendo o resultado de qualquer jogo de futebol no Brasil era missão quase impossível. Hoje se vê pela TV via internet, em qualquer lugar, qualquer jogo, através dos sites especializados ou piratas.

 


» Comentar

Comentários:
15
  • Audisio disse:

    Se Marinho fosse um craque teria sido descoberto aos 17 anos.

    • Alisson Sol disse:

      Por que a “distribuição de craques” segue esta lei? Não seria melhor descobrir os craques aos 16 anos? Ou aos 15 anos? Em verdade, a distribuição de habilidades no futebol segue as mesmas leis para distribuição de habilidades de qualquer outro esporte, ou arte, ou ciência. A questão é oferecer oportunidades.

      Os EUA, em 1972, criaram uma lei conhecida como “Título 9” (Title 9). Esta lei proibiu a discriminação por sexo na concessão de qualquer benefício federal para programas educacionais… Resultado: EUA campeão de Futebol Feminino várias vezes… Como?

      Ora, nos EUA, há vários programas esportivos desde a escola secundária (High-School) até Universidades, com grande apoio federal. Em 1971, 295mil mulheres participavam de tais programas, correspondendo a 7% dos atletas. Em 2001, eram quase 3 milhões de mulheres, correspondendo a cerca de 40%. Mais interessante ainda: em 1975, Pelé foi jogar no Cosmos, e o futebol tinha vários atletas mundiais jogando em times nos EUA. Para os jovens do sexo masculino, o futebol “do resto do mundo” não interessava muito. Resultado: os campos de futebol ficaram livres para as mulheres!

      Hoje, a China tem um time de futebol que levou de 8-0. Espere algumas décadas… Ainda vivos, veremos o resultado de observar sistematicamente milhões de atletas e selecionar os melhores, ao invés de ter um pequeno grupo no controle do “acesso ao estrelato do futebol”…

  • J.B.CRUZ disse:

    Devagar, devagarinho, LUXA vai implantando seu esquema e fixando os jogadores em suas posições..
    Arrascaeta já está em seu lugar..CRAQUE…
    Marinho veio para ficar..
    Sorte mesmo foi do Marcelo oliveira que saiu de um Palestra e foi para o outro..Boa sorte; mesmo, pois as perspectivas de campeão está justamente entre o CRUZEIRO E PALMEIRAS..
    Fatalmente um será vice do outro…

  • Claytinho do Nova Vista-BH disse:

    Ô 46 pontos que vai ser difícil pro Cruzeiro viu…

    • Alisson Sol disse:

      Clayton,

      Você viu este jogo? Eu vi, e fiquei muito bem impressionado com o novo jogador Marinho. E veja que foi um jogador barato, indicação do Luxemburgo. Provavelmente, um tapa de luva em alguns jogadores do elenco que tem jogado com uma má vontade danada. Aliás, sorte nossa: este Marinho, se tivesse um bom empresário, já estaria na Europa há tempo. Ontem, o cruzamento em que ele fez a cabeçada do gol foi um daqueles difíceis: forte, à frente, e ele teve que pular. Logo depois, houve um cruzamento semelhante vindo do outro lado, mas muito mais fácil. O jogador do Cruzeiro que cabeçou mandou a bola lá na UFMG!

      É só o Marinho não descobrir a boa noite de BH, ou o carteado… Vamos ver a novas indicações do Luxa, pois esta aí, já deu mais retorno no investimento que o Júlio Batista!

      • Claytinho do Nova Vista-BH disse:

        Grande Alisson Sol,

        Eu assisti o jogo sim. Só que não sou de me impressionar muito por um jogo só nem de jogador já reconhecidamente bom de bola, quanto mais de um “ilustre-desconhecido”… rs
        Mas claro que vi qualidades no Marinho sim que não vejo em quase todos os jogadores atuais do Cruzeiro. Mas não que ele seja um ótimo jogador e sim pelo fato dos outros serem péssimos. Aí o “melhorzinho” acaba sobressaindo. Mas creio que se ele tiver uma sequência maior, com o time melhor estruturado, talvez ele tenha a chance sim de comprovar com o tempo que é sim um bom jogador. O que eu achei um diferencial nele, é que ele gosta do jogo, não tira o pé, insiste na jogada e parece ter uma boa canhotinha. Sacanagem foi aquele tosco do Paulo André não permitir que o próprio Marinho, que estava iluminado pelo menos na sua estreia, pudesse ter batido aquele falta na entrada da área, no finalzinho do jogo e típica pra um bom canhoto. Vamos aguardar…

        Abraços

      • Pedro Vítor disse:

        Um jogo e um gol, cuidado com essas análises de “se vira nos 30”.

        O começo é promissor, mas qual jogador hoje num tem empresário? Se num tivesse empresário bom, acho que num chegava nem no Ceará. E ele tem 25, promessa de 25 anos de idade, sei não viu

        • Alisson Sol disse:

          O Marinho tem uma enorme “pista de pouso” para chegar ao péssimo retorno do Júlio Batista. Em 24 meses, e com um custo de quase R$1 milhão por mês, o JB marcou 17 gols. O Marinho pode ficar no departamento médico uns 6 meses direto depois deste jogo.

          No Brasil, se perdeu completamente a noção do valor do dinheiro. De tanto se ler notícia de roubos de centenas de milhões de dólares na Petrobrás, fica todo mundo pensando que tudo é na casa dos milhões, em tudo quanto é lugar. O Marinho é a maior transação da história do Ceará. Isto um jogador que teve 50% dos seus direitos comprados por menos de um décimo do preço pelo qual o Cruzeiro vendeu Guilherme em 2009, e ainda recebeu o “Falador” de troco.

          Nem todo jogador tem empresário com colocação fácil em clubes, principalmente no sudeste. E para a “conexão com a Europa”, o grupinho é bem mais fechado, para não vazar o que se rola por baixo da mesa. No dia em que houver uma “delação premiada” no futebol, os melhores times do Brasil serão os das penitenciárias…

  • humberto disse:

    Chico é dificil de aceitar, mas em se tratando de futebol no Brasil tudo é possível, é claro desde que clubes do eixo rio-sampa sejam beneficiados. Veja por exemplo, o palmeiras, tem um jogador o dudu, suspenso por 6 MESES por agressão ao juiz, e continua jogando normalmente, queria ver se fosse um clube de minas se o tratamento seria igual. Na verdade o nosso futebol é só um prolongamento da podridão que reina neste país.

  • LEANDRO FABRICIO disse:

    O atacante que o galo tá trazendo deve ser o lizandro lopes, só faz gols com passes de jogadores do atlético uai… marcos rocha datolo e agora o jemerson….

  • LEANDRO FABRICIO disse:

    Galo vence o internacional com propriedade e assume a liderança…

    vale lembrar que o inter estava sem apenas dois jogadores, enquanto que nós sem marcos rocha, luan, patric, leo silva, datolo e porque não dizer guilherme que por incrível que pareça ainda pertence ao atlético…

    curiosidades: contra o sport o internacional poupou 10 titulares, e contra o galo voltou todo mundo, só poupou o nilmar, valdívia não jogou porque se contundiu…
    maicossuel queimou minha lingua, espero que continue queimando…
    e o lucas pratto apesar de não marcar tantos gols, é peça importantíssima para o time…

    que situação a do patric hein, assinou pré contrato mas não pode ir agora, a não ser que o time turco aceite pagar uma compensação financeira que certamente o galo não irá abrir mão, do contrário ou renova com o atle´tico, ou fica aqui até dezembro sem jogar…. e pra piorar o carlos cesar também está indo bem na lateral direita…

    situação de guilherme também não é das melhores pra ele, deu uma mancada ao já no aeroporto postar foto segurando a camisa do cruz azul do méxico para depois ver o acerto com o clube mexicano não acontecer, além de agora ficar sob desconfiança da torcida e da diretoria que dizem irá propor um novo contrato para ele, já que não confiaria em guilherme que mais a frente poderia receber outra proposta de algum clube e largar o atlético na mão…. e dizem que mesmo se guilherme permanecer, o daniel nepomuceno mesmo assim trará outro atleta para a posição de guilherme, deixando-o não mais como unanimidade dentro do clube, se é que foi algum dia…

    aguardemos os proximos capitulos…

    caros atleticanos, estamos no caminho certo, mas vamos continuar com os pés no chão sabendo que ainda tem muito campeonato pela frente e que precisamos melhorar e mais algumas contratações para aí sim continuar brigando pelo titulo…
    esse negócio de subir nas tamancas e andar de salto alto é coisa de mariposa, que depois de tres vitórias seguidas já achavam que já estavam com um timaço e que o problema era o marcelo oliveira, olhem pra vcs verem, tomaram tres sapecadas seguidas baixaram a bolinha de novo e agora depois de mais uma vitória em cima do atlético genérico, os seus simpatizantes já chamam o tal de marinho de terror do “marião” kkkk

    EU SEI QUE AINDA TREMEM

  • Pedro Vítor disse:

    Que belo jogo do Atlético

    Maicossuel muito bem, e jogando desta forma, é um bom reforço pro Galo.

    Me arrisco a dizer que o Maicossuel me lembrou o Neymar!

    Eu disse que o Atlético poderia vencer o Internacional lá no sul. E agora é lotar o Mineirão e fazer uma bela festa.

    E Chico, na roça num tem bom sistema de internet, mas tem uma paz, que poucos lugares teria. Eu fiquei satisfeito porque não ouvi nem um foguete, enquanto argentina e Chile se enfrentavam, eu fiquei plantando mudas.

    • LEANDRO FABRICIO disse:

      Maicossuel chegou a lembrar neymar??? menos menos…. maicossuel fez um grande jogo sim e é pra mim no máximo um bom reserva e só…

      Continuo com a opinião de que pra conquistar o brasileirão, precisamos ainda de um jogador que chegue pra ser titular no meio e um bom atacante reserva, ainda mais com saída do jô…

      • Pedro Vítor disse:

        Olha Leandro, eu não sou e nem nunca fui fã do futebol do Maicossuel, mas ontem ele jogou bola, levantou a cabeça, virou jogo, esperou a profundidade do lateral, obviamente a comparação com o Neymar foi um elogio, apesar das característica serem parecidas.

        O Levir deve ter um dispositivo que liga e desliga o radar do Maicossuel.

        Com o radar ligado, o Cata Guimba se transforma no Caça Gol!

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    Ahhh, futebol ruim. De má qualidade. Atlético, Cruzeiro, América, o time da CBF, até Chile e Argentina, que fizeram a final mas não jogaram nada.
    Que preguiça !