Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

As mudanças do Luxemburgo para tentar fazer o Cruzeiro voltar a vencer

Foto: Superesportes

Muito interessante a avaliação do cruzeirense João Chiabi Duarte sobre o atual momento do Cruzeiro e o jogo contra o Sport em Recife:

* Porque mudar o sistema tático?

☻ Qual a razão de Luxa para mudar o sistema tático do Cruzeiro ?

– Quem tem sofrido acompanhando os jogos do Cruzeiro já notou que do jeito que o time joga é muito difícil chegar ao gol adversário. A transição do meio com Charles e Henrique é muito lenta. Os laterais passam, mas, ao invés de ir ao fundo e centrar, levantam a bola da intermediária, oferecendo nítida vantagem aos defensores adversários. Assim, quem joga de NOVE no Cruzeiro morre à míngua porque dificilmente recebe uma bola boa para concluir ou fica no mano-a-mano com um zagueiro adversário, que lhe configuraria teórica vantagem.

As melhores oportunidades têm sido criadas por Marinho, que com velocidade e dribles tem levado vantagem sobre o marcador, mas, tem sido infeliz nas conclusões ou erra nos passes, mas, também os outros colegas de ataque não ajudam, sempre chegam atrasados ao lance, ou se posicionam mal.

O Cruzeiro atual não se encaixou no 4-2-3-1 exatamente porque faltava um armador centralizado com o pulmão de Ricardo Goulart e outro armador como Éverton Ribeiro que saia da ponta para o meio e fazia estragos com a sua criatividade e capacidade de dribles. E principalmente em função da má fase longa de vários jogadores que de coadjuvantes passaram a titulares, com a saída dos melhores jogadores do elenco… o que é fato. Neste quesito é inegável a queda de rendimento de Mayke, Léo, Henrique e William do Bigode, que foram importantes em 2014.

Luxemburgo manteve o sistema e trocou as peças, para tentar re-encaixar os jogadores buscando uma nova posição que facilitasse um melhor rendimento em campo de Arrascaeta por exemplo. Tentou com os 3 meias de lado de campo e novamente não funcionou, como nos tempos de Marcelo Oliveira. Tentou com Marcos Vinícius, mas, o garoto embora não tivesse decepcionado, ainda não está à vontade no time profissional, pode ser que demore um pouco mais a se encaixar, mas, é jogador de grande potencial.

Então, o que faz Luxemburgo ?

Aparentemente, retranca o time ao tirar um meia-atacante para colocar um 3º volante em campo, mudando o sistema, procurando dar mais consistência defensiva.

As informações dão conta que Luxemburgo vai usar 3 volantes ( Willians de 1º volante centralizado, Henrique pela direita e Charles pela esquerda), 2 meias atacantes (Marinho pela direita e Álisson pela esquerda) para fazerem companhia a Vinícius Araújo, que neste momento recebe a preferência do treinador por ser um jogador mais veloz que Leandro Damião. E tentará fazer a ligação mais rápida com Mayke e Fabrício, alternando com uma construção defensiva mais firme, com Henrique e Charles se alternando no apoio ao ataque, buscando tabelar pelo meio e buscando os chutes de média distância.

O ponto fraco desta formação reside na velocidade de transição de nossos armadores (Charles e Henrique), mas, isto pode ser compensado com a velocidade dos nossos laterais e com os 3 homens de frente. Bem treinado o 4-3-1-2 é o sistema mais equilibrado que eu conheço, porque permite atacar e defender sempre com pelo menos 7 jogadores. Mas, o ideal é que o3º homem de meio fosse um organizador de jogo, aquele que pensa, que coordena e que dá o ritmo. É este jogador a quem venho me referindo a bastante tempo, que permitiria uma variação tática muito importante.

Um jogador destas características não é tão complicado assim de se encontrar, só que os homens do futebol do Cruzeiro perderam várias chances. Cito : Federico Mancuello (Independiente), Paulo Henrique Ganso(está mal posicionado no elenco do São Paulo e em litígio com a torcida), Edwin Cardona(era o famoso DEZ do Nacional de Medellin e se foi para o Monterrey onde não se adaptou e poderia encontrar nova motivação no Cruzeiro) e vejo que Cícero seria muito bem vindo neste momento, porque alia a capacidade de marcar, de vir de trás, com boa chegada na área inclusive com um tempo de bola aérea sensacional. Mas, o Cruzeiro está bobeando em não fazer acordo com o Fluminense, mesmo que isto nos custe ceder o bom garoto Élber. E a razão é simples, o Cruzeiro precisa de um jogador experiente e com o perfil dele para nos ajudar na construção de jogadas.

Todo sistema tático é bom e interessante se o clube tem as peças adequadas para a implementação do mesmo. Questionei a Marcelo Oliveira porque não testou outras formações, se o sistema que ele gosta de atuar não funcionava com o grupo atual e o elenco que teve nas mãos. Ele até tentou jogar com 3 volantes contra o Racing (derrota de 3 x 1) na Argentina, mas, além de escolher errado as peças, posicionou os jogadores de forma equivocada em campo e o resultado foi muito ruim.

Mas, nenhum sistema tático resiste a atuações ruins de mais de 50% dos jogadores e este ano, vimos este filme se repetir por várias vezes, tanto com Marcelo quanto com Luxemburgo. E os jogadores que tiveram atuações fracas eram aqueles nos quais se depositava a maior esperança, porque vinham de uma temporada anterior pelo menos razoável (Mayke, William do Bigode) ou ótima (Léo, Henrique).
Mas, vejamos como o time vai se comportar diante do Sport em Recife.

☻ O que nos mostra a história deste confronto ?

http://linkis.com/globo.com/WbxNw

 


» Comentar

Comentários:
22
  • Alex Souza disse:

    Achei adequada a armação da equipe no Recife. A produção de chances ofensivas chegou a ser surpreendente no 1º tempo. Uma pena que o ataque não apareceu: nas boas jogadas criadas aparecerem os volantes para finalizar, como Henrique e Charles. Marinhos, Vinícius, Arrascaeta e Damião (nem deveriam ter entrado em campo) não fizeram seu papel.
    Há muito a ser feito; o time está afobado e dando chutões quando pressionado (sobretudo Manoel). Várias tentativas de ligação direta feitas por Fábio, Manoel e Paulo André foram interceptadas com facilidade pelo Sport, já que os atacantes nem iam na jogada. É o tipo de insistência que quebra um padrão histórico de jogo do CEC (bola pelo chão), contudo, é o que dá para fazer com tantos medianos. Mantido o esquema os jogadores de frente devem se apresentar para jogar.
    Finalmente apareceram algumas jogadas pelas laterais que levaram perigo ao adversário, com Álisson/Mena e Maike/Marquinhos.
    Foi um exibição razoável.

  • Rafael disse:

    Luxa é ex-técnico.

  • audisio disse:

    Faltam ainda 3 rodadas para terminar o turno, isto 9 pontos, mais 19 jogos do segundo turno, vencendo todos, são mais 53 pontos somando-se aos 18 já conquistados até agora somarão um total de 83 pontos.
    Cruzeiro Campeão de 2015.
    Obs: Algorítimo de Allison Sol.

    • Alisson Sol disse:

      Audisio: pare de inventar. Você escreveu um texto cheio de erros, e eu apontei os erros absurdos no que você escreveu. Você poderia ter usado Wikipedia, sites de busca, etc. Mas não: escreveu um texto absurdo, onde parcerias em 1999 causam reações em 1994, e títulos em 1991! Pessoas normais simplesmente aceitam: “errei”, pronto. Não se transforme em um destes trolls que criam rixas pessoais inexistentes, com gente que nem conhece…

  • luiz ibirité disse:

    o time se comportou bem, o problema está bem nítido, falta um articulador, um jogador que se apresente para receber a bola, hoje o time lançava para um ponta e o resto se afastava esperando que esse mesmo ponta conseguisse se livrar de dois ou tres e passasse a bola, nas poucas chances criadas o time pecou e eu acho que o fabio foi um dos que mais tocou na bola, isso não é bom, me lembrou 2012 quando a bola vinha do meio ate chegar no gol e o bom e velho chutão rifando a bola.

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    Time ruim. Pra ser rebaixado. Tô torcendo pra queimar a língua.

  • audisio disse:

    Que me perdoe o colega de blog Chiab, mas o problema atual do Cruzeiro merece uma análise histórica mais aprofundada envolvendo o aspecto psicológico e estrutural do futebol.
    O time acabou de se tornar bicampeão brasileiro. Fato notável que em épocas passadas, vide gestão Perrella, seria exaltado até às alturas, as comemorações intermináveis com as tradicionais gozações e tiradas pra cima dos atleticanos com um ar de arrogância e superioridade. Só se era campeão da Super Copa quem fazia parte do seleto grupo dos Campeões de Libertadores.
    O abismo entre o Cruzeiro, que havia acabado de firmar uma parceria com o grupo de investimento Ricks & Muse se tornado uma potencia econômica juntamente com mais dois outros clubes aproveitando da maré favorável com o aparecimento Ronaldo Fenômeno e uma brecha de oportunidade história, criava um abismo administrativo e financeiro entre ele, Cruzeiro e o seu rival local, diminuindo e enfraquecido visivelmente o Atlético. Numa tentativa desesperada de nivelar as coisas, o Atlético ensandecido, jogava todas suas fichas na contratação de mercenários futebolísticos, completamente desafinados com a história atleticana e montava a SeleGalo de 1994, este foi divisor de águas. Wantuir Galdinho chegando com seu fusca Branco para treinar o time de Renato Gaúcho e seus carros de luxo. O Atlético se tornou numa espécie de pastelão nacional comandado por Neto e seus companheiros amontoados no casarão do Planalto. Já em 2003, quando arrancou na frente logo nas primeiras rodadas e se viu ultrapassado pelo rival. Enquanto o Cruzeiro disparava para ser o campeão da tríplice Coroa, o treinador do Atlético, Celso Roth, sexto colocado, sob uma pressão insuportável de críticas da imprensa e violentas manifestações da torcida dava uma declaração que revelava o cerne da crise atleticana: “Até que o sexto lugar não é tão mal o problema é que o Cruzeiro está na posição que está”. O Atlético com Ricardo Guimarães e seu diretor de futebol Alexandre Kalil e o gerente de futebol Eduardo Maluf afundavam rumo à segunda divisão.
    Kalil percebeu que o caminho era outro. A reconstrução total do clube, primeiro da estrutura física, depois a financeira e por fim administrativa.
    Eleito presidente, a reengenharia completa do clube foi o desafio para o Engenheiro Kalil.
    Lembro-me quando a parceria do Cruzeiro chegou ao fim da frase emblemática do Kalil: ”Agora dentro das mesmas condições veremos quem é quem”.
    Cruzeiro ganhou na “raiva” o brasileiro de 2013, ressentindo o título da Libertadores e no balanço de final deste ano na mídia, esse foi o ano da “Libertadores do Galo”.
    Em 2014, Cruzeiro tornava-se Bicampeão, mas a repercussão Internacional de mídia foi toda do Atlético. Não que a Copa do Brasil vale mais do que o campeonato brasileiro, não seria ingênuo a este ponto, mas a maneira como foi conquistada e a dimensão das viradas fizeram, infelizmente para os cruzeirenses alcançaram os quatro cantos do mundo repercutindo intensamente. Principalmente com a decisão sendo justamente contra o Cruzeiro.
    Na sequencia, Gilvan se viu obrigado a acertar suas contas e caiu na tentação que todo dirigente caiu quando a autoconfiança chega às alturas, achar que havia encontrado a fórmula do sucesso eterno no futebol.
    O Atlético manteve seu ritmo, grande parte do seu time de 2012, isso mesmo, 2012, conhecedor que dentre tantas fórmulas no imprevisível e multiforme futebol a da continuação do que está dando certo ‘e a única coisa que o Gilvan não fez!

    • Alisson Sol disse:

      Audísio,

      Você como historiador… ou analista da História, está pior que a Dilma como economista…

      Nada que não seja previsível. Atleticano falando de história é sempre o mesmo: ou está inventando mentira nova, ou repetindo mentira velha! Mas antigamente inventavam apenas sobre seu próprio time. Agora, vão querer inventar sobre o Cruzeiro também? Falar que o acordo entre Cruzeiro e HTMF gerou alguma diferença no futebol do clube é demonstrar enorme ignorância sobre o período! Só se o Cruzeiro fechou acordo com a HTMF para melhorar o time do Atlético-MG, que naquele ano foi à final do Brasileiro. E durante todo o acordo com a HTMF (1999-2002), o Cruzeiro não venceu nada mais do que já havia vencido sem o acordo. E o Ronaldo já havia saído do Cruzeiro em 1994. Nem vou comentar sobre a SuperCopa, que ainda é anterior a isto! O Cruzeiro faz acordo com a Hicks Muse em 1999, e o Atlético-MG, ensandecido, monta a SeleGalo de 1994?! Por favor: onde eu compro ingressos para sua máquina do tempo?!

      Não projete a inveja e o gosto pela cópia que o Atlético-MG tem no Cruzeiro. O Cruzeiro venceu o Brasileiro em 2013 com um excelente time, mas nada de “ressentimento” em relação à Libertadores do Atlético-MG, que não acabou com seu complexo de inferioridade e comparações absurdas. Coisa freudiana… O Atlético-MG tinha em bom time em 2013, com o Ronaldinho inspirado. Mas venceu a Libertadores sem brilho, em jogos em que teve de apagar a luz de estádio. O Cruzeiro venceu o Brasileiro 2013 com uma campanha impecável. Seria o mesmo que dizer que o Atlético-MG, hoje líder do Brasileiro 2015, com méritos, estaria fazendo-o pensando em algum outro time disputando a Libertadores. Não dá para fazer isto. O Cruzeiro não disputava a Libertadores em 2013, e se concentrou no campeonato que disputava. Só isto… E suas “repercussões”, são mera alucinações. Quem é campeão da Copa da Inglaterra?

      Tente economia, pois suas análises de futebol não vão sustentar a família.

      • Pedro Vitor disse:

        O Cruzeiro foi muito beneficiado nesta parceria de 99-2002, com HTMF, sanearam o clube durante este período.

        Coisa que o Atlético demorou 6 anos pra ter resultados, e ainda tem muito o que sanear!

        Gilvan por enquanto tem um mandato muito bom, em 4 anos, venceu 2 Brasileiros, dos 4 que disputou, sendo que ate é decepção neste momento!

        Gilvan adota neste momento politica de quando assumiu o clube, resta saber se terá ano que vem competência pra montar time, sem o Alexandre Mattos, que foi muito competente.

        Luxemburgo hoje esta no mesmo patamar de Celso Roth em 2012!

      • audisio disse:

        Quando você escreve que o Atlético venceu uma Libertadores sem brilho só me resta repetir as suas palavras, “Tente economia, pois suas análises de futebol não vão sustentar a família”!

      • audisio disse:

        Obrigado pela correção cronológica do acordo com a Ricks. O acordo foi sim mito importante para o Cruzeiro. Preparou o caminho paras as conquistas de 2003. Continue na torcida pelo seu clube e quem sabe ainda dá pra chegar lá. É só utilizar a sua algebra Booleana gerar uma equação lógica e probabilística que projete o cruzeiro como Campeão este ano já que você é o inteligente do Blog!

        • leandro fabricio disse:

          Até pra explicar a situação do time deles eles tem que citar o atlético, depois quando atleticanos fazem o mesmo eles reclamam e falam que é “obsessão” pelo enseada das garças, só hipocrisia…

  • João Chiabi Duarte disse:

    Grande Chico Maia,
    O momento do Cruzeiro é bastante complicado. Diria que é inverso ao momento atleticano. O time não deu liga ainda em 2015, especialmente porque no sistema tático que o Marcelo Oliveira gosta de jogar, sempre se notou a falta de um meia que soubesse armar o jogo.
    E Luxemburgo mesmo sem este jogador vem tentando encontrar uma nova forma de jogar.
    Ainda não é a ideal, mas, bem que podia dar certo… Estamos precisando sair da rabeira…

  • Audisio disse:

    Esquema da Alenha. Agora vai…

  • Gildasio Muniz disse:

    Se os senadores não voltar, acho que não vai aguentarrrrrrrr.

  • Alisson Sol disse:

    Pior é que este ano a Globo internacional deve estar de pirraça: transmite todo jogo do Cruzeiro. É um suplício. Ano passado, devia transmitir um de cada 3 jogos ao vivo. Agora, até Cruzeiro e Avaí. Haja paciência…

    Concordo com Chiabi nas observações. Já até havia escrito aqui: o Cruzeiro hoje tem um meio de campo que só não é mais lento que a sua defesa. E também concordo com uma coisa: se não há algo que possamos dizer do Luxemburgo é que não tenha a coragem de experimentar. O Marcelo Oliveira praticamente só mexia por contusão. Agora: vencer o Sport, lá, com este time atual, só se for milagre. Melhor batalhar mesmo por um empate, que dá moral para o jogo com o Palmeiras em casa. Este sim eu acho um jogo crítico. Aí poderemos ver se os jogadores vão estar motivados contra o Marcelo Oliveira, provando que estava errado em suas escalações e táticas, ou se já estão armando contra o Luxemburgo. Mais do que o resultado: o comportamento do time em campo pode até derrubar o Luxemburgo.

    O que não se pode é deixar vagabundo de “torcida organizada” ir ao aeroporto e ficar gritando corinho como fizeram hoje. Parabenizo mais uma vez o Gilvan por uma coisa: acabou com a mamata das torcidas organizadas no Cruzeiro! Não entendo por que não são presos: sujeito se postar na frente de um jogador de qualquer esporte profissional nos EUA e ameaça-lo seria preso na hora. Nada nada, por cercear o direito de ir e vir do outro sem ter de se desviar de vagabundo. Umas boas horas na cadeia e, como dizia minha falecida avó, o sujeito vai procurar uma enxada…

  • Marcão de Varginha disse:

    Independente se for bom ou não para o genuinamente mineiro, tomara que o Sport tire a diferença de saldo de gols em relação ao líder do campeonato em cima do radicado celeste mutante!

  • Marcão de Varginha disse:

    Tomara que perca sempre a próxima partida, em todos os campeonatos!

  • luiz ibirite disse:

    so discordo quando fala da defesa, pois está no mesmo nivel do ano passado.

  • J.B.CRUZ disse:

    Futebol é entrosamento,motivação e pagamento em dia..
    Acho que a solução a curto prazo está dentro da próprio elenco..
    Na zaga LÉO e no meio-campo MARQUINHOS..
    Meu time base;
    Fábio – Mayke – Manoel – Léo e Mena..
    Wilhans – Henrique e Marquinhos..
    Marinho – Arrascaeta e William do bigode..
    —————————————————–
    Os meninos ficam para as substituições no decorrer do jogo..

    Com a palavra o professor Luxa…

  • Thiago disse:

    Discordo desse sistema embora o time possa surpreender e ganhar. No meu ponto de vista três volantes que não são tão armadores assim só vai travar o time. Vai ser um time previsível e lento dependendo somente de boas jogadas de alisson e marinho. Mike e Mena não vão apoiar como pontas, portanto não guardo muitas esperanças.
    A diretoria fez muita lambança este ano e não reforçou o time com jogadores de qualidade. A respeito do Marcelo Oliveira que é bom técnico mas só sabe trabalhar em um esquema de jogo só (concordo que ele foi teimoso como mula e por isso se queimou com a diretoria por só criticar os jogadores, ele não é tão santo quanto pintam).
    Eu arriscaria um esquema pra contra-ataque tipo 3-5-2. Mais sólido defensivamente e com armas pra saída rápida pro ataque. Pra mim a melhor escalação seria:
    Fabio, Léo, Bruno Rodrigo e Manoel, Marquinhos (como ala), willians, Henrique, arrascaeta e Fabrício , alisson e Damião. Saída de alas, com o arrascaeta livre pra jogar com o alisson encaixe perfeito pra contra-ataque, bem reforçado na defesa. Com três zagueiros até os volantes são menos sobrecarregados e podem jogar mais à frente. Bom, isso é só um palpite meu. Não sou nenhum especialista, só torcedor!

    • Pedro Vítor disse:

      Este esquema funciona se os volantes sabem carregar o jogo, se você coloca três jogadores de extrema marcação, ele tende a travar o time adversário apenas.

      O que importa ter três jogadores marcando e apoiando, importa mesmo se com a bola, estes ditos “volantes”, ataquem e marquem, ou seja, com a bola, são meias, sem a bola são volantes, aí o esquema é bom, o grande problema, é que o time sente a falta de um armador, a não ser que o atacante volte pra distribuir o jogo.

      O Atlético de Levir jogou desta forma, no caso, os meias tinha funções de volantes, e o time velocidade, não tinha um armador no time, o atacante vinha distribuir, foi assim com o Tardelli, e depois com o Pratto. O time não chegou foi a manter o esquema, pois tomava muitos gols.

      O Cruzeiro de 2003, também jogava neste esquema, a diferença era o armador, que necessita o esquema. Porém na Europa, adaptaram o “falso 9”, que volta pra armar, e sem o armador. Os meias, viraram volantes ou meio campistas, e o esquema voltou a dar certo.

      Da maneira como é armado o time do Luxemburgo, tende a travar o adversário apenas, e com isso não se perde o jogo, e nem leva tantos gols!