Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Boa rodada, mas é bom ficar de olho em Ronaldinho e este Fluminense!

Essa rodada do Brasileiro foi marcada pela estreia de Ronaldinho Gaúcho contra o Grêmio no Maracanã. Vitória de 1 a 0 com passe dele para o gol e atuação acima das expectativas, especialmente no que se refere à condição física. Previa-se que jogaria 45 minutos, mas jogou a partida toda. Não teria mais espaço no atual Atlético, cujo sistema tático é fundamentado na velocidade, porém, será útil ao Fluminense, que tem muitos jovens no time e um Fred, que poderá se beneficiar demais da precisão dos passes e cruzamentos do R10. O campeonato promete ser uma gangorra até o fim. Por enquanto o Atlético está conseguindo ficar fora dela, mantendo-se na liderança, porém por apenas dois pontos de diferença em relação ao vice-líder, Corinthians. E a cinco desse Fluminense do Ronaldinho; um perigo fora das quatro linhas, e agora também dentro. O Palmeiras teve a sua sequência de vitórias interrompida, dentro de casa, pelo Atlético-PR, com gol do sempre gordo e oportunista Walter.

O empate do Cruzeiro com o Sport foi ótimo negócio. Foi um time fechado, mas desperdiçou oportunidades e fez um jogo equilibrado.

 

Alternativas

 

Com elenco limitado resta a Luxemburgo testar formações. O cruzeirense João Chiabi Duarte, famoso nas redes sociais ligadas ao Cruzeiro, fez uma avaliação interessante: “… coadjuvantes passaram a titulares, com a saída dos melhores…o que é fato. Neste quesito é inegável a queda de rendimento de Mayke, Léo, Henrique e William do Bigode, que foram importantes em 2014.”.

 

Mais testes

 

Prossegue o João: “…Luxemburgo manteve o sistema e trocou as peças, para tentar reencaixar os jogadores buscando uma nova posição que facilitasse um melhor rendimento em campo de Arrascaeta por exemplo. Tentou com os 3 meias de lado de campo e novamente não funcionou, como nos tempos de Marcelo. Tentou com Marcos Vinícius, mas, o garoto ainda não está à vontade no time profissional.”

 

Retranca

 

E finaliza o João Chiabi: “… pode ser que demore um pouco mais a se encaixar, mas, é jogador de grande potencial. Então, o que faz Luxemburgo ? Aparentemente, retranca o time ao tirar um meia-atacante para colocar um 3º volante em campo, mudando o sistema, procurando dar mais consistência defensiva.”

 

Faz parte

O empate do Vitória no fim do jogo frustrou a todos que querem ver o América em primeiro na classificação, porém o resultado foi bom. Além de fora de casa o time manteve a postura aguerrida e tecnicamente fez um jogo melhor do que os anteriores. Falhas como a cometida pelo Alisson ocorrem e sempre ocorrerão no futebol, mesmo se tratando de um bom jogador como ele.


» Comentar

Comentários:
38
  • Rafael disse:

    Chico, me preocupam a provável queda de rendimento do Galo no segundo turno (normal), e a arbitragem para Corinthians e Flu, mais para o curíntia, que também tem um time mais organizado. Palmeiras preocupa também, mas está oscilando e agora perdeu o meia Gabriel.

  • Marcos disse:

    Mas os cartolas cruzeirenses é que causaram isso: acabaram com um time que estava dando certo e em seu lugar vieram enganadores de marca maior. Por isso os cruzeirenses não possuem sequer a certeza de permanência do seu time na série A no próximo ano, apesar do empate diante do Sport.
    Diferente dos cartolas atleticanos, onde no time deles saíram alguns bons jogadores, mas as vagas foram repostas à altura e a base vitoriosa que começou em 2012 continua a pleno vapor.
    Caso o Atlético continue jogando a bola que vem jogando, somando a isso o apoio de sua pentecostal torcida, ninguém lhe tira o título brasileiro.
    O Cruzeiro ainda verá a vó pela greta porque o ataque não funciona, mas talvez não seja rebaixado porque seu setor defensivo não sofre tantos gols.

  • DUDU GALOMAIO BH disse:

    Meu camarada Clayton.
    Infelizmente… muito infelizmente seu time não tem chance alguma de cair.
    Merecer pode até merecer.
    Mas o futebol apresentado por equipes que você citou bem, como Joinville, Vasco e Coritiba é de doer os olhos e nem que o Cruzeiro quisesse conseguiria ser pior que esses.
    Goiás, Santos, Avaí, Figueirense e Ponte Preta são incógnitas que podem crescer no Campeonato ou afundar de vez.
    Daí, pela lógica, é como se seu time corresse risco de rebaixamento de uma vaga entre 5 ou 6 clubes, o que aumenta e muito a chance de escapar.
    Quem tem sorte, definitivamente, tem!!!

    Saudações!

    • Claytinho do Nova Vista-BH disse:

      Nobre Dudu Galomaio,

      Deus te “leia” viu… rs Mas eu continuo achando que o risco é imenso !
      Pra você ter ideia, o aproveitamento até agora está inferior até mesmo ao de 2011 na mesma altura daquele Campeonato que nós só escapamos da degola na última rodada ( Mesmo com o seu time nos dando aquele “trabalhão”… rsrs ).
      Eu tô desesperado demais, ou os outros Cruzeirenses estão tranquilos demais.. rsrs Mas trapalhadas + trapalhadas = Castigo merecido !!! E esse ano o Cruzeiro só fez e ainda continua fazendo trapalhada. Pois, da mesma forma que um trabalho bem feito, com bom planejamento e metas pode resultar em Títulos, um mal trabalho, sem foco e com muitas trapalhadas, pode resultar em grande castigo. No caso, a temida segundona !!!
      Mas tomara que você esteja certo e que eu esteja realmente desesperado atoa… Porque, pelo que eu tenho visto do Cruzeiro, o time tá sim caminhando a passos largos para a degola. Infelizmente.

      Eu já vi times feios do Cruzeiro. Mas com jogadores fracos e desconhecidos. Agora, um time feio como esse, mas com vários jogadores já conhecidos, que já ganharam alguma coisa na vida, mas que estão sem um mínimo de união, brio e de gana, é a primeira vez. E sem esses fatores preponderantes para qualquer esporte de “equipe”, é impossível qualquer tipo de êxito.

      Abraços

    • Paulo Afonso disse:

      Isto que eu falo: ô time largo! Quando fazem tudo certo para cair, tem uma meia dúzia que consegue fazer mais certo ainda… Aí perdem a oportunidade… Talvez consigam até colocar de volta no time o Dedé e, mesmo assim, não vão conseguir cair… Infelizmente sorte é para poucos…

  • André Corrêa disse:

    Engraçado… Não vi nenhum cruzeirense reclamar de um pênalti ontem, no segundo tempo, quando alguém entrou na área e sofreu um empurrão grosseiros pelas costas.

    Só eu que vi?

    • luiz ibirite disse:

      pois é andré a fase está tão difícil que nois num ta vendo mais nada,+ou – assistindo o jogo sem prestar atenção aos detalhes, kkkkk

  • J.B.CRUZ disse:

    A solução do CRUZEIRO está no banco..
    LÉO e MARQUINHOS, tem lugar nesse time..

  • leandro fabricio disse:

    Tem que ficar de olho nesse fluminense, no ronaldinho e nas arbitragens também viu….

    esse jogo contra o goiás apesar de ser fora de casa, o galo não pode pensar nem em empatar com o time esmeraldino, é só vitória que interessa porque time que quer ser campeão tem que ganhar de time fraco é em qualquer lugar, mas futebol não tem lógica mas é pensar em vencer a qualquer custo, contra o gremio dentro de casa nem precisa falar né, chapecoense fora é mais complicado, aí pode até vir um empate na pior das hipoteses, mas dá pra ganhar lá com certeza…
    vamos ver no que vai dar…

    só pra não passar batido….. daniel nepomuceno e maluf, cadê as reposições de maicossuel e jô? É lá pela 5ª ou 6ª rodada do returno que os times começam a dar uma declinada na parte fisica, começam as lesões leves mas que não deixam de tirar atletas de alguns jogos, suspensões etc etc etc, o campeonato é longo e desgastante… tô falando hein…

  • Claytinho do Nova Vista-BH disse:

    O time da desculpa pronta, ops… O time do Cruzeiro continua horrível e não vai passar disso.
    Se no início do Campeonato eu já desconfiava da queda pra segundona, agora eu já tenho é quase que certeza !!! O time tá com cara de rebaixado, com futebol de rebaixado e com espírito de rebaixado.
    E o pior, é que não tem muito o que fazer. Não tem como mais contratar. A administração ruindo aos poucos. Já foi o Alexandre Mattos. Agora foi o Marcone Barbosa do Marketing. Mas os verdadeiros “come-dorme” se perpetuam por lá…
    O que tô achando estranho, é que lá no Cruzeiro realmente parece não existir oposição. Se tem, onde está esse povo que não se manifesta ?? Que não cobra o que deveria cobrar ?? Será que vão esperar a praticamente confirmação da queda pra saírem da toca ??
    Caro Cruzeirense, a coisa é mais feia do que vc pensa ! Não adianta ficar só na esperança de que o time vai evoluir. Que vai conquistar os pontos necessários. Que existem times piores que o do Cruzeiro nesse Campeonato… Se existem, gostaria que me apontassem quais… Porque ao meu ver, o Cruzeiro está sim entre os 04 piores e fadado a cair junto com eles, que são: Joinville, Vasco, Coritiba e Cruzeiro.
    Aí vai aparecer algum Cruzeirense falando: “Pô Claytinho, você tá muito pessimista e só critica. Nós temos é que apoiar !”. Aí eu pergunto: “Mas cobrar e criticar também não é uma forma de apoiar, alertando para um possível mal maior à frente ??” Ou vocês acham que o simples fato de só apoiar sem criticar, acreditando que da noite pro dia essa caricatura de time vai começar a jogar futebol de verdade, é o que basta ??
    Eu prefiro ser duro nas cobranças, ser realista e tentar de alguma forma alertar antes, do que formar fila depois com os lamentadores de plantão, depois que Inês já estiver morta…

    Uma boa semana a todos !

    • Alisson Sol disse:

      Clayton: pegou alguma gripe de atleticano? Este extremismo não é coisa de cruzeirense.

      Nem vou me alongar: olhe a análise do André Correa, logo abaixo. Eu só discordo dele em achar que a briga pelo título é entre o Atlético-MG, o Fluminense e o Corinthians. Diria até que a ordem final do campeonato é esta aí.

      • Claytinho do Nova Vista-BH disse:

        Caro Alisson Sol,

        Não é extremismo não meu nobre, é realismo mesmo. O time da desculpa pronta, ops… Do Cruzeiro, além de ser horrível, não tem um mínimo de brio. E os poucos jogadores que ainda teriam um puquinho só de qualidade, perderam o mínimo de brio que tinham pra lutar pelo Clube.
        Mais pra frente você me fala se ainda estará me achando extremista… rsrs

        Abraços

      • André Corrêa disse:

        Acho o elenco do Fluminense meia-boca. Ronaldinho sozinho não vai fazer milagre.

        O Palmeiras tem um grupo mais forte, uma estrutura mais pesada a seu favor.

        Mesmo assim não vou assustar se os cariocas chegarem na frente.

  • André Corrêa disse:

    O que pesa a favor do Atlético agora é a tabela. Até o final do primeiro turno teremos jogos com a obrigação de ganhar sem sustos. Prevejo duas vitórias nas duas próximas partidas e um empate em Chapecó. Seriam 43 pontos.

    A tabela dos adversários é mais ingrata. Teremos também alguns confrontos diretos entre eles. Quando o segundo turno começar teremos, de cara, Atlético x Palmeiras, em BH. Time que briga por título ganha esse jogo. Depois do Palmeiras, o Fluminense. No Rio. Esses jogos dão ao Galo a chance de decidir sua própria sorte. Se abrir uns seis pontos na frente após essas partidas eu começarei a levar muito a sério a possibilidade de ser campeão.

    Sobre esse time nojento, como bem disse o Dudu, acho que o Ronaldinho fez na estréia o que dele se espera: resolveu o jogo em um lance. É esse o perigo. Achei que a expulsão do gremista foi justa. Ele deu por baixo, lance normal, mas enfiou o braço no adversário, maldosamente. Também vi agressão no lance, mas quero ver se a arbitragem também vai ver isso quando for contra Fluminense e cia. Todo cuidado com esses caras é pouco. Tenho mais medo deles é fora do campo mesmo.

    Aos poucos as disputas estão ficando definidas. Joinville, Coritiba, Vasco, Goiás, Avaí, Figueirense, Ponte Preta e Santos lutando contra a degola; Internacional, Chapecoense, Flamengo e Cruzeiro ali pelo meio da tabela, sem querer muita coisa com a dureza; Grêmio, Atlético/PR, São Paulo, Sport e Fluminense na disputa por vaga na Libertadores; Corinthians, Palmeiras e o Atlético na briga pelo título.

    O Cruzeiro conseguiu travar o Sport, que ficou perdido na marcação do pofexô. Nas entrevistas ele já estava se sentindo o estrategista outra vez… O time não jogou e não deixou jogar, mas nos últimos dez minutos esteve melhor e poderia ter ganhado o jogo. No final das contas, mais um jogo que deu calo nas vistas.

    Ainda há muita bola a se jogar. Temos motivos pra confiar que o galo vai chegar lá. Cair o Cruzeiro não cai, não. menção honrosa para a Caldense, que faz bonito na Série D e prova que seu bom futebol no estadual não foi fogo de palha.

    Grande abraço!

  • DUDU GALOMAIO BH disse:

    Chico, o cuidado que devemos ter com esse lixo, esse clube nojento e imundo chamado Fluminense deve ser 99% fora das quatro linhas.
    Expulsão questionável de um jogador do Grêmio aos 4 do 2º tempo e pênalti claro não marcado para o Grêmio aos 44 do 2º.

    • José Eduardo Barata disse:

      Como é que o senhor juiz não viu o jogador do Grêmio sendo puxado pela camisa ? A poucos passos dele ?
      E o bandeirinha ? Mandando mensagens pelo celular ? Sem nada que atrapalhasse sua visão não
      viu a camisa do gremista quase saindo do corpo ?
      Ah! , Fluminense …

  • Pedro Vitor disse:

    http://blogdojuca.uol.com.br/2015/08/brasileirao-bate-recorde-de-publico/

    Este ano, realmente o que melhorou, foi média de publico. Se você notar que o pior publico da rodada foi o Figueirense, 7 mil pagantes, foi muito bom!

    Agora o Galo vai jogar na casa do time que tem a pior media que é o Goiás, nesta rodada terá um dos maiores públicos, digo torcida do Galo vai viajar pra Goiania, e lotar o Serra Dourada!

    • luiz ibirite disse:

      é que este horario das 11 foi um grande acerto de quem organiza nosso futebol (um dos poucos ultimamante) nota-se que a média deste horario é muito boa e isto tem contribuido.

  • Cesar disse:

    Chico,
    A situação do Galo em relação ao Fluminense é um pouco melhor porque a diferença é de 5 pontos e não três.

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    Puxa, se o Luxemburgo não tivesse falado (que o time bicampeão acabou) eu não ia nem perceber.
    É duro ficar olhando só para a parte de baixo da tabela prá ver se estamos razoavelmente distantes da zona de rebaixamento. Que diferença do ano passado para cá.
    A única esperança é que, a exemplo de 2002, o Luxemburgo esteja preparando o time para o ano que vem. Só o tempo dirá.

  • Ednei disse:

    Excelente rodada para o Galo. Chico acredito que o Corinthians e o Palmeiras incomodam mais que o Fluminense. O Flu não melhorou muito com a entrada do R10. Quase tomou o empate no fim.

  • Félix Mota disse:

    R-10 com a bola dominada realmente é perigoso, mas, acredito que, no início fará boas partidas, depois, virão os problemas de sempre.
    Quanto ao Cru cru, só há uma saída, contratar a humildade para o lugar da arrogância.

  • Paulo Afonso disse:

    Corrigindo Chico, o Tapetense, também conhecido como Florminense ou Fluminen C, está a 5 cinco pontos do líder e não 3… Muda o texto logo antes que o advogado deles o use para entrar com recurso no STJD e ganhar mais 2 pontos…

    • Pedro Vitor disse:

      Sim é verdade, o Fluminense, tropeçou na Chapecoense fora de casa.

      O Atlético não pode tropeçar no Goiás, é vencer, tem mais time, 1 a 0 é goleada como foi com o Figueira, Joinville, Coritiba!

      Tapenense, venceu, o Ronaldinho discreto, acabou fazendo uma diferença, pois deu passe pra gol. Venceu o Grêmio, adversário do Galo na quarta após jogo contra o Goiás.

      Neste momento, o principal time é o Corinthians, temos que confirmar o favoritismo contra o Goiás e fora de casa, vencer, time que quer ser campeão, não perde ponto pra time do z4, mesmo ganhando por 1 a 0, chorado!

      • Paulo Afonso disse:

        Serra Dourada é o maior campo do campeonato… Galo normalmente tem dificuldade de jogar lá porque é mais difícil compactar… Mas, em compensação, permite jogar com mais velocidade… Precisa marcar muito em cima, sempre com um na sobra… E colocar Thiago Ribeiro, Luan e Carlos para correr… Cansou, sai… Guilherme, Dátolo, Giovani Augusto e Rafael Carioca sabem muito bem fazer esta ligação… Temos condições de vencer lá… Depois tem o jogo contra adversário direto e um dos melhores mandantes para encerrar o turno… Ainda miro os 44 pontos…

        • André Corrêa disse:

          Serra Dourada é um ótimo lugar pra esses times que jogam e deixam jogar – caso do Atlético.

          Luan, se estiver bem física e tecnicamente, é um cara pra deitar e rolar nesse jogo.

  • Julio Cesar disse:

    Ontem no Troca de passes, da Sportv, o Capita pediu explicações (por que ele não entende assim) sobre “profexô” afirmar que o Sport é o time com melhor aplicação tatica hoje. Bob Farias tomou a frente e se enrolou pra explicar. Bom, a Chapecoense deve ser melhor! Afinal, venceu o time dele dentro do Mineirão.

  • Julio Cesar disse:

    Nem falta foi (choque normal de jogo) e o jogador do CBflu se atirou . Expulso jogador do Gremio que mesmo com um a menos teve a bola do empate e perdeu.
    Ronaldinho não marca e quando o fez, cometou falta violenta. E não correu. Mas, reparem no gol: ele saiu em disparada, um pique impressionante para saltar nas costas de quem marcou o gol; chegou a tempo de sair na foto.
    Vi o jogo do Sport X Cruzeiro ontem (normalmente não o faço). Pelada !!!

  • Silvio Torres disse:

    Jogo difícil, adversário ameaçando e vem a solução: expulsão de um e pênalti escandaloso não marcado. Já vimos esse filme? Sim, em 2012. Resultado, fluzão campeão!

  • Marcos Neiva disse:

    Novo técnico no pedaço
    Vanderlei Roth
    Kkkkkk

  • Pedro Vítor disse:

    A rodada foi de certa forma boa para o Atlético, essa derrota do Palmeiras dentro de casa breca e recoloca o Falsos na briga novamente.

    Já deu pra percebe que os Falsos, Grêmio, e Sport num tem elenco pra brigar pelo título, mas vão roubar ponto de Atlético, Corinthians e Palmeiras.

    E a próxima rodada tem jogos interessantes, SP e Corinthians e Sport e Falsos, empate nestes confrontos e vitória do Galo, significa 4 pontos de distância do Corinthians, e se o Cruzeiro fizer o dever de casa, o Atlético abre boa vantagem sobre seus principais concorrentes neste momento, coisa que em 2012 o Galo não teve foi gordura pra administrá.

    E ainda é possível chegar aos 44 pontos na virada do turno, e sendo que o primeiro jogo do returno é contra o Palmeiras que poderá não esta embalado e com a imprensa fazendo lobby

  • Marcão de Varginha disse:

    Infelizmente somou mais 1 pt… tomara que perca para os demais adversários!

    • Alisson Sol disse:

      Só Freud para explicar esta obsessão com o Cruzeiro…

      O Cruzeiro, finalmente, jogou “mais ou menos”. Há uma falta de experiência e talento na defesa que são de dar raiva. O Manoel, se não me engano, fez uma falta sem qualquer necessidade, se jogando em cima de um jogador 1 ou 2 metros à frente da área. Coisa absurda. Uma coisa é errar um chute, como fez o Alisson do América-MG. Outra coisa é vez uma atacante adversário tirar de lado e, ao invés de seguir a bola, se jogar no corpo dele. Se o sujeito faz aqui na Europa, leva um amarelo ou um vermelho para aprender. O árbitro realmente deixou o jogo rolar… Pior é que o Manoel quase faz um gol no final. Seria a suprema ironia. E o goleiro, mais uma vez tentou entregar a rapadura…

      Como eu havia escrito antes do jogo: empate era um bom resultado, contra um Sport que joga bem em casa e está muito bem montado. Agora, vamos para o jogo crítico contra o Palmeiras, onde o Marcelo Oliveira já começou a mostrar sua falta de estudo dos times adversários, e suas substituições que ninguém entende. Contra o Cruzeiro ele tem a vantagem de conhecer bem os jogadores. É o jogo que vai realmente dividir águas: ou o Luxemburgo demonstra que remontou o time, ou já vamos começar a procurar outro técnico.

      • Marcão de Varginha disse:

        Obsessão? Não, meu caro: é ódio, nojo, aversão… não sou mosquito!

      • Anderson Palestra disse:

        E convenhamos, Alisson, falta dali, onde o Manoel fez, é penalti contra nosso goleiro.
        Como disse o Artur um pouco acima, o negócio é se fiar em uma preparação para ano que vem. Rebaixar eu acredito que não.
        Vasco, Coritiba, Joinvile, Goiás, Avaí e Ponte Preta tem mais cancha para cair.

        • Alisson Sol disse:

          Pensei a mesma coisa na hora. Ainda bem que o futebol brasileiro está uma draga: ninguém que consiga bater uma falta simples por cima da barreira. Se coloca no gol, é gol. O chute do jogador do Sport em cima da barreira foi ridículo: nem forte, nem colocado. E o Manoel tinha de ter levado ao menos um amarelo.

          Eu também acho que o negócio é a preparação para 2016. O ex-diretor de futebol deixou muito contrato “estranho” no Cruzeiro. Vide que as mentiras dele já começam a aparecer no Palmeiras, pois a imprensa paulista investiga mais a fundo (link). Este ano, o título fica entre Atlético-MG, Fluminense e Corinthians. O jeito seria mirar a quarta vaga para a Libertadores, que é o máximo a que se pode chegar. Afinal, empatou com o esporte lá, e o Sport é hoje o dono daquela vaga. A tabela do Cruzeiro até ajuda, e paga mais times fortes em casa no segundo turno. Mas, este ano, o time em casa não tem a força dos anos passados.