Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O apelo dramático de uma mãe, vergonha e uma das raízes da decadência do futebol brasileiro

Fazer sucesso e ganhar muito dinheiro com o futebol é o sonho de jovens e incontáveis famílias do Brasil e mundo todo. Mas também, cada vez mais de empresários, curiosos e gente mal intencionada. A legislação brasileira facilita o surgimento de clubes de fachada.

Veja o que recebi de uma mãe de jogador de futebol de um clube que disputa a Terceira Divisão mineira, chamada pela FMF de “Segunda”:

 

* “Bom Dia!
Não sei exatamente a quem endereçar esse e-mail, mas estou aqui para pedir ajudar, ou fazer uma denúncia.
Bom sou mãe de um jogador de futebol da 2ª Divisão do campeonato mineiro” Arsenal” de Santa Luzia, que é um time “amador”, quando meu filho foi para lá já sabíamos que eles não tinham condições de ajudar em nada, queríamos apenas uma oportunidade dele jogar enquanto não consegue outro time, até mesmo a transferência dele para MG nós quem tivemos que pagar, ele foi profissionalizado no CSA de Alagoas.
Bom começando o Campeonato Mineiro vimos que realmente o time não tem a menor condição, sendo que os próprios jogadores tem que pagar a alimentação e pagar a condução e outras coisas para irem para os jogos”o mando de campo é na Arena”, e agora o que mais está me indignando, nem é a condição do meu filho, que vai treinar e volta todos os dias, mas os atletas que tem que ficar lá no alojamento e até fome passam,meu filho fica revoltado e preocupado com os que não tem condições e nem família para ajudar e apoiar como fazemos com ele, amanhã ( 19/08/2015) eles tem um jogo contra o Formiga,m o presidente do time simplesmente falou para os atletas que não quer saber como eles vão se virar para chegar lá e nem para alimentar, ou seja eles estao tentando entre eles, irem para o jogo, sem o menor apoio do clube, porque querem a chance de jogar, é lastimavel, eu como mãe sei o quanto quem quer ser profissional sofre, e outra coisa que gostaria de saber é o onde o clube enfiou R$2.500,00 reais cobrados dos jogadores que não eram profissionais para profissionalizar, não é o caso do meu filho, que já foi para lá profissional, mas sabemos que o gasto real não pé esse valor. Queira muito que isso fosse divulgado,para quando eles entrarem em campo e não conseguirem render, as pessoas saberem que não é só um mal futebol,é também uma falta de estrutura fisica e psicologia.

Grata,

…….”

* * *

Conheço bem a Terceira Divisão já que acompanho a vida do nosso Democrata de Sete Lagoas. Tudo que essa senhora disse acontece realmente e há situações até piores. No que se refere a Minas Gerais, já escrevi muito sobre isso, já falei com presidentes dos grandes clubes (que deveriam ser os maiores interessados), da Federação Mineira de Futebol e vou repetir: temos que mudar a forma de disputa do campeonato estadual, acabar com segunda e terceira divisões, disputando em uma única, regionalizada, eliminatória tipo Copa do Mundo, com Atlético, Cruzeiro, América e demais que disputam as demais séries nacionais entrando somente na fase decisiva, como na Copa.

Todos os dirigentes se omitem e cada um tem uma justificativa mais esfarrapada que a outra. Começam alegando que a legislação não permite isso, aquilo e tal e etecetera. Mas nunca falam em se mobilizar para mudar a legislação, recorrer à Justiça e outras saídas possíveis.

E viva o futebol brasileiro!


» Comentar

Comentários:
13
  • Daniel Lanza disse:

    Fatos como esse acontecem todos os dias no futebol, ainda mais com os “clubes/empresas” onde qualquer gasto é algo a menos no bolso do “dono”. Imaginem o que acontece nos mais remotos campeonatos “profissionais” espalhados pelo país.
    Denuncias como esta não deveriam ser tratadas com simplicidade pela Federação Mineira de Futebol, porém, infelizmente, sabemos que a FMF não está nem aí para os clubes do interior.
    A cada dia nosso futebol vai morrendo!

  • Nirley disse:

    Boa Noite,

    Agradeço a atenção, e realmente é uma vergonha tudo que vemos no futebol, hoje para chegarem até formiga a tempo do jogo tiveram que ir de carro particular, quem tem carro deu caronona para os que não tem e fizeram para pagar combustivel,

  • J.B.CRUZ disse:

    CARO CHICO:
    Depois da copa de 1.982 na ESPANHA, (ITÁLIA CAMPEÃ), começou o ÊXODO dos melhores jogadores da época(Falcão,Cerezzo,Zico,Roberto Dinamite,, foram os primeiros a se transferir para exterior) e houve a ruptura no futebol arte,amor a camisa,encantamento,garra e luta), em detrimento ao futebol profissional,retrancado,cheio de táticas defensivas para não perder o jogo e o emprego..
    No mundo do futebol atual, muitas funções que antes era amadoras como: Presidente,diretores, não tinham salários e as vezes, quase sempre colocavam dinheiro do próprio bolso para pagas as dívidas do clube…
    Hoje em dia os espertos que viram no futebol uma mina de ouro, criaram novas funções fúteis e não acrescentam em nada ao clube, mas, altamente remuneradas..

    QUEM SÃO OS PERSONAGENS DE JOGO DE FUTEBOL??..
    —————————————————————————————
    Vinte e dois jogadores, os reservas e mais uma pequena multidão de agregados: JUÍZES,BANDEIRINHAS,TÉCNICOS,PREPARADORES MÉDICOS,CARTOLAS,LOCUTORES,REPÓRTERES,COMENTARISTAS, mais porteiros,bilheteiros,seguranças,representantes de federações,sapos com funções descon hecidas e gandulas….
    Fora do estádio,outro batalhão de gente, formado por comentaristas de televisão e jornalistas, ficam aguardando o resultado final do jogo para em mesas redondas e estúdios dar suas opiniões..
    Quer dizer, para cada jogador se esgoelando atrás de uma bola pelo PAÍS a fora, há pelo menos quatro pessoas se beneficiando de seus erros e acertos..
    Pode ser surpreendente,mas, quando se tira a média dos salários de cada uma dessas categorias profissionais que gravitam em torno do futebol, descobre-se que os jogadores, os principais protagonistas do espetáculo, são o segundo grupo mais mal pago: eles só ganham mais que os gandulas..
    Claro, existem jogadores que recebem fortunas para fazer seus malabarismos como: Ronaldinho Gaúcho,Fred,Damião, Fabio, Vítor,Prato,Guilherme,para ficar no grupo de elite.. Esses recebem seis,sete dígitos caprichados, ganham muito e são as principais estrelas do NEGÓCIO FUTEBOL..Há o escalão intermediário dos boleiros mediano tipo: Henrique,Léo Silva,Marcos Rocha,Luan,Fabrício,e Leandros Guerreiros..Aí os salários de cinco dígitos talvez chame mais atenção, já que sempre provoca reações de torcedores como: “”prá ganhar o que esse aí ganha até eu, com um perna mecânica””..
    Esse reduzido grupo acaba sempre sendo usado como exemplo dos “”salários” milionários”que são pagos no futebol..
    Mas esses privilegiados são uma exceção: no BRASIL, há 800 clubes de futebol e 11.000 atletas profissionais, e só uma centena deles ganha o que se pode chamar “”um ótimo salário”‘..
    O resto, a enorme maioria,recebe – e raramente em dia – entre um e dois salários mínimos (e olhe lá), por mês..
    Pelo que se exige deles, os jogadores de futebol são provavelmente os profissionais mais mal pagos do mercado de trabalho..
    Um jogador precisa ter o vigor físico e a resistência de um trabalhador braçal..Mas, ao desempenhar sua função, deve possuir raciocínio rápido e a habilidade para tomar decisões de um gerente de empresa..Além disso, ao contrário de qualquer outro grupo profissional, o jogador é avaliado imediatamente pela torcida, através das vaias e aplausos, apupos e palavrões, ou pela crônica especializada, através das críticas..
    Nenhuma outra categoria profissional sofre tanta pressão instantânea ao realizar seu trabalho..
    Como um trabalhador normal, o jogador pode ser dispensado do emprego.Mas, ao contrário do trabalhador normal, o jogador não tem o direito de pedir demissão quando está insatisfeito..
    Também ao contrário do trabalhador normal, a quase totalidade dos jogadores brasileiros não tem seguro-saúde ou plano de aposentadoria, e sequer recebe uma simples cesta básica no fim do mês..
    E tampouco tem o elementar direito de descansar aos sábados e domingos, que são dias úteis; para eles..
    A situação fica ainda mais estranha quando se compara a classe dos jogadores de futebol com a dos políticos..
    Os vereadores por exemplo..Há quase 60 mil deles espalhados nos 5.500 municípios,espalhados pelo nosso BRASIL varonil, recebendo recebendo salários ás vezes 10,20 vezes mais que um jogador de médio..
    Ninguém sabe o que um vereador que tem mais de vinte assessores e ganhar em média 20,30 mil reais por mês, nem quanto tempo ele está realmente trabalhando pelo povo..
    Nem se ele foi trabalhar ontem, ou se ‘matou’ o expediente..
    Mesmo assim, ao contrário dos jogadores os vereadores não são cobrados publicamente pela população, nem são chamados de mercenários..
    Por isso, para os 11 mil jogadores brasileiros(exceto os estrelões) que ao longo dos anos suam para
    garantir o feijãozinho da família, eu gostaria de desejar que um dia a estrutura do futebol mude, e que els possam ganhar salários decentes..
    E, se isso não acontecer, o que é sempre e muito provável, só me resta desejar que os jogadores do segundo escalão para baixo, tenham mais sorte na próxima geração ou que seus filhos sejam todos políticos…

  • Renato - 7 Lagoas disse:

    Relato de ex-jogador do Siderurgica em comentario de noticia sobre o Siderurgica:

    “É triste poder ver um clube como o Esporte Clube Siderúrgica numa situação desta, onde o mesmo viveu momentos brilhantes na história do campeonato mineiro, sendo duas vezes campeão e batendo de frente com Cruzeiro, Atlético e América. Mas nada acontece por acaso, se o clube não consegue ir além e todo ano entra na segunda divisão somente para disputar, o resultado destas consequências é um fruto de uma má administração.Eu estive no clube em 2011, o Diretor era o Sr.Ademir e continua sendo até hoje. Na época eu não recebia nenhum salário, nenhum auxilio, praticamente pagava para jogar futebol, pois tinha que arcar com as despesas de passagem e alimentação. E o pior, todos jogadores tinham que assinar um contrato de 4 anos com o Sr. Ademir.O diretor Ademir só visava ganhar dinheiro em cima dos jogadores ou pais de Atletas, profissionalizando os mesmo e cobrando um valor exorbitante.Conclusão, enquanto não entrar uma pessoa honesta, inteligente e com um potencial amplo de administração no E.C.Siderúrgica, o clube não terá chances de brilhar novamente no cenário do esporte estadual.”

  • Marcão de Varginha disse:

    Esses dirigentes dos (sic) “clubes maiores” não se solidarizam porque não possuem parentes dentre os atletas que sofrem com tais necessidades. O futebol é altamente corrupto e possui artimanhas que facilitam diversas irregularidades, pois, movimenta muito dinheiro e interesses diversos e particulares, em detrimento ao sofrimento alheio!
    – Cadê nossas autoridades? Onde anda àquele famoso promotor de justiça e àquele Procurador que sempre procuravam prejudicar determinado clube de futebol? Cadê o presidente da FMF? Porque os dirigentes dos maiores clubes de MG não se manifestam e adotam providências urgentes? “No Brasil, o errado é que está certo!”, como bem avaliara um já saudoso cronista esportivo… isso é uma vergonha, uma desumanidade sem tamanho, e acima de tudo, pecado!
    – Com todo respeito, mas àqueles que tem o poder de acabar com essa covardia e que estão coniventes, são… bem deixa prá lá!

  • Gilmar Coimbra disse:

    Joguei futebol na várzea nos anos 80, e sei como é difícil para quem tenta chegar aos “grandes”, ou despertar algum interesse. É um drama gigantesco e família é o grande e único suporte. Quem não tem esse suporte, o incentivo e o apoio, ah! só Deus pode ajudar. Essa tal “lei pelé” piorou ainda mais!

  • luiz disse:

    vergonha….e chamamos isso de futebol profissional!
    Chico,veja o depoimento do Juca Kfouri na CPI do Futebol.
    http://mais.uol.com.br/view/15578878

  • Roberto Tiburcio disse:

    Bom dia Chico! Infelizmente isso vem ocorrendo no Brasil, se permitirem… vou imprimir a matéria na íntegra e entregarei, ao Ministro dos Esportes, George Hilton! Ele é sério e creio que esse relato, é de fundamental importância, para o bem do futebol brasileiro!
    Por essas e muitas outras, é que tomamos de 7 para a Alemanha!

  • Jorge Moreira disse:

    Não se deve esperar nada de times de futebol de cidades centenárias como (Santa Luzia e Sabara)
    que não tem hospitais ,postos de saúde,baixo nivél de escolas,violencia alarmante.Nem mesmo um radialista deputado com seus apelos para que as prefeituras ajudassem os clube em nome de socia-
    lização.eu acho isto uma vergonha,Sra coloque o seu filho para estudar e se inserir no mercado de trabalho

  • André Corrêa disse:

    Ponto para esse elemento nojento e desprezível chamado Edson Arantes do Nascimento. É dele a responsabilidade pelo aparecimento e valorização extremados desses empresários do futebol.

    A relação entre atletas e clubes deveria ser regida pela CLT, pura e simples.

    Gol da Alemanha!

  • Renato - 7 Lagoas disse:

    Chico, há outros times que fazem o mesmo. Este Arsenal já deveria ter sido abolido. E a FMF está cansada de saber disso e faz vista grossa. O Siderúrgica funciona da mesma forma. Os “atletas” pagam pra jogar e são submetidos a condições lastimáveis. Cadê o Ministério Público do Trabalho pra verificar isso?
    O Arsenal não vencia há 4 anos e ganhou um jogo este ano. O Siderúrgica não ganha desde 1997! Isso mesmo! 1997! Porque você acha que estes times são mantidos?
    Ao invés de terem despesas de manutenção destas equipes, seus dirigentes têm receita, pois os “jogadores” pagam por uma vaga e arcam com todas as despesas.

    E, por fim, o Arsenal não joga em Santa Luzia e o Siderúrgica não joga em Sabará, suas respectivas sedes.

    É uma vergonha!

    • André Corrêa disse:

      Renato, o Siderúrgica foi fundado e mantido pela Belgo Mineira – não tem esse nome a toa.

      A Belgo construiu um bairro inteiro em Sabará, tendo erguido até o estádio Praia do Ó, onde eu já joguei bola e que existe lá até hoje.

      O clube foi bicampeão mineiro, em 1937 e 1964. Três anos após o bi a Belgo retirou o patrocínio e o time profissional acabou. Só o clube social foi mantido.

      Em 1997 até tentaram voltar, mas o resultado foi um grande fiasco. Desde então o clube deixou de existir, outra vez.

      Esses caras que estão aí agora apenas utilizam o nome e a camisa azul. O clube é de Sabará mas manda seus jogos em Itabira (!).

      Esse jejum dura desde 97 porque nem o clube social existe mais.