Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O Atlético jogou contra o Fluminense como se estivesse jogando em casa

O Atlético jogou no Maracanã como se estivesse no Independência ou Mineirão. Desconheceu o Fluminense como mandante e venceu com segurança, apesar do susto da bola na trave nos minutos finais. O primeiro tempo foi totalmente do Galo, mas logo no início da segunda etapa tomou o gol de empate e levou alguns minutos para se reencontrar. Levir Culpi foi feliz na mexida, colocando Patric no lugar do Luan, e o gol da vitória saiu de uma jogada difícil de se imaginar, com a troca de passes em alta velocidade entre Marcos Rocha e Patric, teoricamente, dois concorrentes pela mesma lateral direita.

Ronaldinho Gaúcho jogou menos do que jogava em seus últimos tempos de Atlético e saiu de campo vaiado pela torcida. A categoria é a mesma de sempre, mas sem força física, impossível mostrar todo o talento que já encantou o mundo. O seu sucessor no Atlético é Giovanni Augusto, que está jogando muito. Deixou os tempos de “cabeça cozida” para trás e está empenhado em se tornar um dos melhores jogadores do futebol brasileiro. Arma, defende, chuta e voltou a ser humilde como na época em que quando jogava no júnior.

 

Fazendo falta

 

Gilvan de Pinho Tavares desmanchou o time bicampeão brasileiro e nos últimos meses desmantelou importante parte da estrutura administrativa, que atuava com excelência fora das quatro linhas. Não fez nenhum esforço para segurar o diretor de futebol Alexandre Faria, o diretor de marketing Marcone Barbosa e o gerente Valdir Barbosa, além de dispensar o técnico Marcelo Oliveira.

Além de tantos jogadores importantes que saíram, as cabeças pensantes e executivas que também se foram fazem uma falta extraordinária e as conseqüências são pesadas. Valdir atuava em todas as áreas. O baixo índice de erro nas contratações nos tempos dos presidentes Zezé e Alvimar Perrella tinham tudo a ver com o trabalho dele. Qualquer nome falado para ser contratado era investigado a fundo pelo Valdir, dentro e fora de campo.

As relações institucionais do Cruzeiro eram fortes, cuidadas com absoluto zelo, também pelo Valdir Barbosa que tinha carta branca para agir e falar em nome dos presidentes antecessores do Gilvan. Choques com a imprensa eram raros, mas tratados de forma transparente. Com a saída dos Perrella a situação mudou.

Foi o Valdir Barbosa quem sugeriu a contratação do Guilherme Mendes, recém demitido pela Globo para assumir o lugar dele no comando da comunicação do Cruzeiro. E poucos meses depois as relações entre eles entraram em curto-circuito. Valdir só não caiu porque Zezé Perrella o tinha e ainda o tem como um irmão. Com o Dr. Gilvan isso mudou. O diálogo foi trocado pela truculência.


» Comentar

Comentários:
43
  • humberto disse:

    Carlos e Eduardo na seleção olímpica, depois perguntam porque tomamos de 7 da Alemanha.

  • Marcelo Mineiro disse:

    Já sobre regras,acho ridícula esta regra nova,todo mundo sabe que mão na bola/bola na mão vai da intenção,não tem como o atleta amputar os membros ou jogar com os braços para trás,é natural por exemplo quando se vai tomar impulso ou se escorrega abrir os braços.

  • Marcelo Mineiro disse:

    Chico,confesso que depois da desclassificação para o Figueirense estava meio desanimado com o futebol,perder na bola tudo bem,mas por conta de arbitragem é fogo.O Galo é um dos times mais prejudicados da história:em 77 tiraram o Reinaldo da decisão,em 80 não deram um gol legítimo do Rei no jogo de ida e no Maracanã o juiz ainda deu um jeito de expulsa-lo,no ano seguinte aquele teatro da arbitragem,em 99 pênalti não dado contra o Corinthians,em 2012 fizeram de tudo pro Flu ser campeão,já em copas do Brasil,lembro de uma contra o Botafogo onde um pênalti não foi marcado.Sempre vejo favorecimentos para times do eixo do mal Rj/Sp,o próprio fato da CBF ser no Rio pra mim já é absurdo,esta entidade deveria funcionar em Brasília.É impressionante como fazem de tudo quando é possível para ajudarem Botafogo,Vasco,Flamengo,Fluminense,Palmeiras,Corinthians,São Paulo e Santos.Eles devem estar indignados com o fato do futebol mineiro ser protagonista desde 2013.

  • ita disse:

    Fico vendo esse Gabriel Jesus do Palmeiras, Lucas Lima do Santos, o Luciano do Corinthians, Valdívia do Inter e fico lembrando da minha expectativa pelo Dodô…

    • audisio disse:

      Boa. Sem mencionar o Carlos e o Eduardo bicho preguiça.
      Pessoas que insistem com jogadores como Emerson Conceição e Pedro Botelho e acham que Carlos tem grande potencial ficam realmente espantadas com o aparecimento de um Gabriel Jesus ou Lucas Lima ou mesmo um Gabigol ou Giovânio ou mesmo Gerson do Fluminense. Tem um menino na ponta esquerda da base do Galo que acho que valeria a pena dar uma observada: Capixaba!

  • ita disse:

    Antes de tudo agradecer ao time pela vitória. Mas considerando a luta pelo título, temos que apontas alguns erros:

    .Galo dominando completamente e a impressão que dá é que a maior posse de bola, de uma certa forma, deixa o time um pouco displicente com ela, perdendo continuidade de jogadas por passes bobos.

    .Uma displicencia que vai deixando de ser ataques perdidos para se tornar contragolpe mortal. M.Rocha desleixado deixa o cara cruzar quase na pequena área, Jemerson, ao invés de marcar o jogador se afasta dele, perde o tempo de bola e W. Paulista cabeceia livre livre no pé do 2o pau. Galo nao tomou gol por sorte.

    .Jogada do gol do Flu pra mim é um erro crasso, infantil, principalmente considerando-se luta pela liderança. Defensores na linha de impedimento tem que reagir ASSIM QUE O PASSE É FEITO, mas no galo eles esperam primeiro a marcação do bandeirinha, depois eles olham se alguem vai receber a bola, só entao partem ATRASADO para marcar. Isso tem sido um DEJAVU no galo nas ultimas semanas. Leo Silva deveria estar marcando o jogador e nao tem noção onde está, mas M.Rocha tem visão total da jogada e deveria se antecipar ao avanço do atacante, mas como sempre REPITO, falta-lhe inteligencia tatica.

    .Victor caçou borboletas naquela cabeçada na trave. Tem sido um goleiro mortal nos ultimos tempos, faz grandes defesas, nao chega a tomar frango, mas tem cometidos erros evitáveis.

    Uma vitória que deveria ser mais fácil , mas o galo sempre dá sobrevida ao adversário. E sempre dando margem para a arbitragem fazer o seu papel.

    O apito tá sossegado agora, pela vantagem e pela pressao moral que a impressa fez. Mas deixa a diferença cair que volta fácil, sem pudor algum.

    Lembrando sempre que o Galo está mesmo a 1pt de distancia do Corinthians, os outros 3 é responsabilidade do Galo tirar em casa.

  • Rafael disse:

    Galo deu mole pro FluminenC! Tomar gol de Wellington Paulista é dose. E só não empataram porque tivemos sorte, assim como tivemos com o medíocre Patric fazendo gol, em boa jogada do Marcos Rocha. Pode até ser que Patric acerte entrando no segundo tempo, com fôlego pela ponta ou na diagonal.
    Nenhum jogador pode ser a salvação do time. Todos precisam melhorar, inclusive o Victor. Se ele volar a pegar todas lá atrás, dá mais confiança pro time todo, assim como se Léo Silva colocar na cabeça que tem 36 anos e que não dá conta mais de subir toda hora pro ataque, pois não tem perna pra voltar; assim como o Rafael Carioca que precisa voltar a morder ali pelo meio, o Luan. Giovanni Augusto vem mantendo o ritmo, assim como Pratto também não deixa de de esforçar, acredita em todas. Tem que ser esse o espírito e aí recuperar o bom futebol do Dátolo, o melhor futebol do Rocha, do Douglas e do Thiago Ribeiro.

    Quanto ao time azul, só rindo. Valdir Barbosa foi um excelente repórter e daí a ter que conviver com o chato do Guilherme Mendes, a cara da arrogância celeste desde quando era repórter ou apresentador do Globo Esporte Minas, deve ser dureza.

  • Jr.Gam disse:

    Esse desorganização defensiva do Galo está lhe custando outro Campeonato Brasileiro.

  • Julio Cesar disse:

    Contrataram um lateral esquerdo do Vitoria (Mansur) pra isso. Então põe o cara pra jogar.

  • Silvio Torres disse:

    Podem me me chamar de pessimista, mas não me conformo com essas bobeadas do galo. Um jogo que era para repetir a goleada do turno quase se transforma em nova pequena tragédia em termos de tabela do brasileiro. Porquê o Atlético não consegue se impôr mais contra adversários francamente mais fracos, como ontem? Vejam o Corinthians contra o Chapecoense. Essa história de “tem que ser com sofrimento” me enche o saco”! E Patric fez, mais ou menos, o papel do Maicosuel: um cara forte, rápido, que sobe e desce com facilidade e se impõe frente os adversários. Tem menos qualidade, mas um perfil desses em qualquer time é fundamental.

  • Eurico Morais disse:

    Observei no 1º turno, que jogando com um volante só, contrariamente o Galo jogou melhor neste esquema fora de casa. Atraindo o adversário e jogando rápido nos contra ataques. Nos jogos em casa, com um ou dois volantes, o time quer ser muito ofensivo, há uma ansiedade na busca obrigatória do gol e o time acaba tomando gols fáceis em contra ataques, bolas nas costas etc.
    Na Libertas/2013, uma das jogadas do Cuca era os lançamentos longos dos zagueiros atleticanos para os atacantes, pegando as defesas adversárias abertas, nesta rodada o Galo levou um gol assim, o mesmo acontecendo com o Joinville. Nos jogos em casa, o Galo está muito burocrático, muitos toquinhos sem objetividades, facilitando os times que jogam fechados.
    Existem regras do futebol um tanto abstratas e que dependem da interpretação do árbitro. Ai já viu amigo, a camisa pesa! No jogo do Corinthians, no gol do Elias, ficou esquisito, porque o Love estava adiantado, mesmo sem tocar na bola ele chama a atenção do goleiro com sua presença ali. O Pênalti que deu a vitória ao Curingão, realmente houve a falta, resta saber é se o árbitro marcaria se fosse para o adversário.

  • Marcelo Mineiro disse:

    Levir sempre elogiou o R10 na parte técnica,mas disse que o mesmo não tem mais “vontade” de ser jogador profissional,ele quer jogar mas não quer treinar,porque idade é muito relativo,Zé Roberto é um exemplo de dedicação e profissionalismo aos 40 anos.

    Não estou nem sentindo falta do Guilherme mais,Giovanni Augusto está jogando muita bola,o Galo ainda tem o Wendel que está emprestado e pode ser muito útil.

    Gostaria que a diretoria olhasse com carinho este jogador Ilsinho,polivalente,joga de lateral,meia e ponta,como está sem clube poderia disputar o brasileirão e acredito que não pediria nenhuma fortuna para vir.

  • Pedro Vítor disse:

    O Marcos Rocha precisa ser mais comprometido com o esquema de jogo do time. Ontem ele estava disperso, não acompanhou o Wellinton Paulista no lance, ficou parado pedindo impedimento, que não houve, ele mal posicionado, dando cobertura pro zagueiro, quase que coloca tudo a perder.

    Já ofensivamente o Rocha vai conseguindo um ritmo mais forte a cada partida, foi assim contra o Palmeiras, Figueirense e agora o Fluminense.

    O Marcos Rocha, é importantíssimo dentro do esquema de jogo, então o Levir precisa chamar ele na responsabilidade, e pergunta o que esta acontecendo, o bom que janela de transferência vai se fechando, e não haverá mais desculpas pra más atuações!

  • EDUARDO - BH disse:

    Vi o jogo do cruzeiro ontem. Mudei minha opiniao em relaçao a possibilidade de rebaixamento azul. Se jogar demais jogos como ontem , o cruzeiro tem grandes chances de cair sim. Nao arrisco mais a dizer que o cruzeiro nao vai para a serie B.Tecnicamente fraco em todos os setores. Nao há muita diferença entre os demais da tabela de baixo.

  • Pedro Vítor disse:

    O Atlético foi ao Maracanã, mostrou que é bem treinado, tem sua característica de jogo, que funciona, fez um gol, aí tomou um naqueles lances que tem se tornado comum nas costas do Marcos Rocha, e depois foi lá e fez mais um, depois quase cede o empate.

    A vitória por ser fora de casa, dá um “tom” a mais, por o Fluminense, estar no bolo dos 6 primeiros, dá outro “tom”, e é sempre bom contar uma peça que sai do banco e trás sangue novo na equipe. O Atlético tinha perdido esta válvula de escape!

    Agora teremos muitas dificuldades, uma porque o Douglas Santos vai pra seleção e desfalcará o Galo em 3 partidas. Entra o Botelho, que ninguém sabe como ainda esta no Atlético, dois anos seguidos! Pode começar a rezar!

    Eduardo, reserva, e Carlos também reserva, vão pra sub-23, se preparando para os jogos olímpicos. São 3 jogos fora também!

    O melhor jogador do time, que é o Rafael Carioca, esta suspenso. Deve entrar o Josué, o time ficará mais firme na marcação, mas perde bastante em posse de bola ofensiva, qualidade no passe do Rafael hoje, é diferenciada, talvez, o Levir coloque o Dátolo, e o time perderá menos posse.

    Seria este o time:

    Victor, Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Pedro Botelho (Patrick); Leandro Donizete, Josué (Dátolo); Giovanni Augusto, Luan; Thiago Ribeiro e Lucas Pratto;

    O Atlético Paranaense, vem de vitória em casa sobre o Goiás, o Galo precisa pontuar, e este jogo é chave!

  • dan disse:

    Marcos Rocha tá horrível, deixa buracos, não recompõe, expõe demais o Leo Silva.

  • Adalton disse:

    Mas ainda continuam as falhas gritantes , ocasionadas pelo mal posicionamento defensivo do Atlético…uma pena, pois o Coríntians dificilmente vai ter essas falhas, e por isso toma poucos gols. A diferença na classificação é decorrente das falhas defensivas do CAM (toma muitos contra-ataques).

  • Tarcísio Coimbra disse:

    A foto tirada ao fim do jogo com o Flu entre R10 e os atletas do Galo é emblemática, R10 é Galo Prr.
    São Benedito, vencer com gol de Patric… O Burro tem sorte mesmo!
    Sr. Gilvan disse que o cru cru só tinha 10% do passe do Lucas Silva. A gente cansa de falar, mas eles se intitulam de time rico, tai a prova. Menos de um ano de sua venda, o empresário do Lucas, disse que ele está em outro grande da Europa, o Olympique de Marsella. Daqui uns dias chega à Turquia!
    Será que o plantel do cru cru é mais fraco do que os do Chapecoense, Atlético Paraná, Figueirense, Avaí, Ponte Preta, Sport e outros? Ai tem coisa!
    O cru cru arrumou novo Parceiro, era o Vasco, agora é o Ceará. Mas se Eurico indicar, Celso Roth chega a qualquer momento. Se demorar muito, Inês é morta!
    Chico participou ontem do Meio de Campo na Rede Minas, por isso não soltou o post do cru cru. Galera está ansiosa. Ou foi a Censura?

  • Audisio disse:

    Se ganhar todos os 17 jogos restantes chega aos 73 pontos. Grandes chances do tri campeonato. Tá na hora do David sair do banco e chamar o Augusto Recife no Paissandu. O time tá precisando de um atacante e um volante. Rumo a tríplice coroa.

  • Rodrigo Galodoido disse:

    O Galo jogou bem, trocando passes como fazia há alguns meses atrás. Parece que a fase ruim passou. Quem tinha que sair , saiu e quem ficou tem objetivo.
    Do lado do cruzeiro a coisa está pesada. O discurso do Luxa é o mesmo dos tempos de Galo… “Perder para o corinthians, jogando fora é normal”… “Perder pro Santos pertence ao futebol, eles tiveram um lance”, mas o cruzeiro não teve nenhum…
    Nos bastidores eu sabia que a coisa não devia estar muito boa. Mas, que o Valdir Barbosa era brigado com o Guilherme Mendes eu não sabia.

  • FREITAS disse:

    Leonardo lesmão silva : Esse Cara parece moto boy entrega todas!! Já passou da hora de ir para reserva. Victor só joga pelo penalty da libertas é outro que está falhando demais, principalmente na saida do gol, uma lastima! O resto é pegar com deus para ver se ano a fila acaba!

    • Audisio disse:

      Acho que a falha no gol do Flu foi mais do Marcos Rocho. Quanto ao Vitor concordo. Está falhando muito nas bolas altas. Quase entregou no fim. É bom ficar esperto.

  • edson dias disse:

    bom jogo do Galo, mas que quase se complicou por não ter matado o jogo no primeiro tempo. Estou achando que o senhor Thiago Ribeiro está precisando esquentar um banco, porque não tem jogado nada, viu?

  • Rodrigo Assis disse:

    Marcos Rocha fez uma péssima partida, ali é uma avenida, pra ser campeão tem q tapar aquele buraco eterno na lateral direita, ótima vitória, temos que fazer o dever de casa quarta

  • Paulo disse:

    Parabéns ao Orlando Augusto e o nosso Chico pelos comentários sobre a realidade do cruzerin. A matéria com o vovô azul foi mostrada sem nenhum obstáculo.
    VERGONHOSA a atitude dos repórteres na coletiva com o profexô> Principalmente dos setoristas do clube.

  • Marcão de Varginha disse:

    Achei a atuação do árbitro imparcial, profissional.. quisera se todos os árbitros agissem assim, com lisura!

  • Edmilson Cambraia disse:

    Definitivamente, o Time Azul não pode ver uma camisa preta e branca em sua frente.
    Antes o problema do Cru cru era a Arrogância, agora é a Intolerância. O comandante é Espírita, seus Discípulos Evangélicos. Gilvan e Tinoco são Islâmicos e a Toca tá uma verdadeira Sodoma e Gomorra.
    Lá ninguém se entende, Luxa pediu Calma ao Fabrício, ele entendeu Quebra… Recebeu o Vermelho.
    A Imprensa Azul, numa blasfêmia incessante atacou Gabriel Jesus, agora acusa o Ricardo Oliveira de ser a Besta do Rebaixamento, digo Apocalipse.
    A qualquer momento sai o Estádio do Cru cru, Tinoco anuncia a contratação do Chicharito, a Imprensa volta a falar da dívida do Galo, da violência da Galoucura, mas não se pode comentar o fracasso nem criar crise na Enseada.
    Pra piorar, Damião ganha uma fortuna, Luxemburgo tá de olho na gorda multa rescisória, enquanto o Ricardo Oliveira e o Dorival Júnior, fizeram contratos de risco.
    Sisudo, sério e resoluto, Gilvan disse que demitiu o Marcelo Oliveira a pedido de alguns jogadores…
    Bastante enfático, antes da partida, Gilvan disse ainda, ser impossível o Cru cru cair, que vai bancar a permanência de Luxa, que o time vai se encaixar e se vangloria de seu time ter sido o último brasileiro a sair da Libertas, naquela épica partida contra o Ríver.

  • luiz disse:

    jogou bem!
    Falta um pouco de atenção na defesa. Marcos Rocha um pouco instável e sem cobertura.
    Tiago Ribeiro também oscilando muito. Mas tá bom,pelo menos vencendo!
    Vamos lá,galo.

  • Vinicius Campos disse:

    Grande resultado.

    O Atlético se impôs como deveria ser. Temos que continuar na colo do Curintia.

    A observar as falhas de marcação do Marcos Rocha. Continua comprometendo. Nossos volantes também. No gol do paulista o cara ficou sozinho. É inadmissível esse tipo de falha de marcação.

    No mais valeu pela vitória fora.

    Saudações Atleticanas.

  • Marcos disse:

    Atlético: Segue firme na briga pelo título e ainda mantém a fé.
    Cruzeiro: Segunda divisão mesmo!

  • Alisson Sol disse:

    Mais um jogo do Cruzeiro… Mais uma falha do goleiro…

    A torcida fez sua parte. Mas o Luxemburgo realmente não está conseguindo armar o time. Há um enorme nervosismo. Muitos jogadores fominhas chutando de longe e fora. O Santos teve uma bola no primeiro tempo, e fez um gol de mais de 30 metros de distância. E como lidar com o desequilíbrio do Fabrício? Não é possível que alguém não veja aquilo e faça algo fora de campo.

    Se o Gilvan não fizer nada agora, o projeto do Luxemburgo vai dar certinho, e o time entra na zona do rebaixamento na próxima rodada. Não que eu creia que isto seja um problema, pois sairia logo. Mas é algo que afeta o público, que começa a desaparecer, e o time desanima. Vamos aguardar…

  • Bruno disse:

    O Galo realmente jogou com tranquilidade. Mas a falha do Marcos Rocha foi absurda. Ele deixou o Paulista entrar sozinho nas costas da defesa. Simplesmente parou de acompanhar o lance. Não é a primeira vez que ele comete esse erro. Acredito que o Levir poderia testar uma formação com o Luan aberto na esquerda e o Patric na direita. Acho que seriaa uma boa. O Douglas precisa de alguém com quem jogar por aquele lado. O que me preocupa é a regularidade do Corinthians. Tá ficando difícil. Eu contava com pelo menos um empate da Chapecoense. Não deu!

    • Audisio disse:

      Para cada quatro falhas Rocha faz uma coisa certa. Aí a turma exalta e perdoa as quatro falhas…

    • Pedro Vítor disse:

      Acho que seria importante fazer variações dentro de uma mesma partida, mas o time precisa ter banco também.

      Do time que entrou em campo, acho que pode ser o considerado titular, com Patrick, Dátolo, Carlos e Dodô de peças ofensivas, e Ed Carlos, Carlos Cesar, Eduardo, Josué e Botelho defensivas.

      O Atlético ainda comete alguns erros infantis, com o Marcos Rocha, e na esquerda com o Ribeiro na saída do adversário, se minimizados, o time vai crescer!

  • Mauro Mesquita disse:

    Como está difícil, o Galo vencer no Maracanã com gol de Patrick. O Burro deu sorte!

  • Alexandre Luiz disse:

    O Atlético foi guerreiro. Empurrou o Fluminense o jogo inteiro. Gostei muito do Giovanni Augusto. Pena que o Corinthians tá batendo nesses times feio. Tá difícil de encostar.

  • Carlos Santana disse:

    Falando agora, as falhas na defesa são constantes,e, falta um jogador onde deveria estar o Maicosuel.
    Eu acredito,vamos galão !