Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Cruzeiro acerta com Mano Menezes, que foi um dos melhores treinadores da seleção brasileira nos últimos anos

Foto do portal Terra

O Cruzeiro anunciou agora há pouco em seu site oficial a contratação de Mano Menezes:

*  “Mano Menezes é o novo treinador do Cruzeiro Esporte Clube”

Angel Drumond

O Cruzeiro anunciou no começo da tarde desta terça-feira a contratação do técnico Mano Menezes. Gaúcho de Passo do Sobrado, Mano Menezes vai treinar o Cruzeiro pela primeira vez na carreira e já acompanha a equipe estrelada nesta quarta-feira em Campinas-SP, onde vai assistir o jogo contra a Ponte Preta, pelo Campeonato Brasileiro. Com o novo técnico, chegarão para trabalhar na Toca da Raposa o seu assistente Sidnei Lobo e o preparador físico Eduardo Silva.

Técnico experiente, Mano Menezes está com 53 anos e dirigiu a Seleção Brasileira de 2010 até 2012. Foram 39 partidas, com 26 vitórias, seis empates e sete derrotas. Além da seleção canarinho, Mano dirigiu Grêmio, Corinthians e Flamengo, além de equipes do interior do Rio Grande do Sul.

Seus principais títulos na carreira como treinador de clubes foram a Série B do brasileirão de 2005 e os Campeonatos Gaúchos de 2006 e 2007, com o Grêmio. Pelo Corinthians foram a Série B do brasileirão de 2008, Copa do Brasil de 2009 e o Campeonato Paulista de 2009.

MANO MENEZES

Nome completo: Luiz Antônio Venker Menezes

Nascimento: 11/06/1962 (Passo do Sobrado-RS)

Carreira: Guarani, de Venâncio Aires-RS (1997-2002), Brasil de Pelotas-RS (2002), Iraty-PR (2003), Guarani, de Venâncio Aires-RS (2003), 15 de Novembro-RS (2003-2004), Caxias (2004-2005), Grêmio (2005-2008), Corinthians (2008-2010), Seleção Brasileira (2010-2012), Seleção Brasileira Olímpica (2012), Flamengo (2013), Corinthians (2014) e Cruzeiro (desde 09/2015)

Títulos: Campeonato Gaúcho 2002, 2006 e 2007; Campeonato Brasileiro Série B 2005 e 2008; Campeonato Paulista 2009; Copa do Brasil 2009

http://www.cruzeiro.com.br/index.php?section=conteudo&id=7520


» Comentar

Comentários:
36
  • Guilhermina disse:

    Gostei do post, bom o assunto. Viu, algu

  • Rafael disse:

    Imprensa supervaloriza o Mano, assim como outros técnicos. A maioria deles precisa ser mais pé no chão. Saudades de técnicos como Telê Santana e Ênio Andrade!

  • mauricio souza disse:

    Prá time pequeno como o cru-cru, o Mano foi uma ótima escolha, pois ele sabe trabalhar em time pequeno. Pegou o Gremio quando estava pequeno, pegou o curintia, quando estava pequeno, pegou a seleção quando estava começando a apequenar.

  • Audisio disse:

    Pelo menos conhece bem o campo do Náutico.

  • Dernevaldo Mendes Cangussu disse:

    O pior que quem previu futuro ruim para Atlético e Cru Cru economicamente, não incluiu a multa rescisória de Luxa e o novo salário do Mano.
    Agora as forças ocultas do Cru Cru entram em ação, o Mano vai dar um nó nos outros companheiros e derruba o Dunga. Dá tempo ganhar a Triste Coroa!

  • Audisio disse:

    O Cruzeiro precisa de um técnico que busque a vitória. Esse cara é um Marco Aurélio com grife.

  • FREITAS disse:

    Quero ver se esse zé ruela vai fazer dancinha de novo contra o galo. Na ultima levou 4 no lombo

  • leandro fabricio disse:

    dizem que vai pagar cerca de 600 mil por mês ao mano, vai quebrar mesmo, aliás o enseada está com o pires na mão, o velhinho gilvan disse que o dim dim acabou…

  • Douglas disse:

    Quando estava na seleção ele era o pior dos piores. Agora que vai para o Cruzeiro ela era o melhor treinador???

  • Alexandre Luiz disse:

    600 do Mano + 400 da rescisão Vanderley + X da rescisão Marcelo… quanto o time tá bancando só de salário de treinador? Quero mais que quebre!

  • Tonho ( Mineiro ) disse:

    Este time do pirangi ja esta cai e nao cai a muito tempo, os últimos 2 anos foram negociatas dos senadores do po e o da propina com a cpii da cbf, so isto.Nao cai pq a cbf ainda tem o rabo preso.

  • Antônio CATÃO Jr. disse:

    Se o cruzeiro cair já se tem a justificativa: errar é o Mano…

  • Marcão de Varginha disse:

    Se o Mano não for demitido (o que é muito provável), ele e sua turma continuarão à ser pagos pelo radicado até a data do término do contrato, assim como Luxa e seus fiéis escudeiros… apesar que tem tudo para dar certo, pois, é muita coincidência: um arrogante dirigindo um clube/ time idem… tradicionais nesse “quesito” ao extremo!

  • Claytinho do Nova Vista-BH disse:

    Se ele vai salvar o Cruzeiro da terrível mancha da segundona, ninguém sabe. Mas que o time precisava de uma mudança, isto estava claro há muito tempo. O Dr. Gilvan demorou, mas pelo menos agradou um pouco a Torcida com a demissão do Luxemburgo e do Isaías Tinoco. Mas mesmo assim, o elenco do Cruzeiro é muito fraco e só um milagre pra nos salvar.

    • Pedro Vítor disse:

      Todo técnico que chega com aprovação de torcida tem um desempenho ruim.

      Agora quando o sujeito chega com desaprovação imediata, da imprensa e torcida, parece que dá um choque no elenco, no clube, a união acaba sendo uma força, enfrentando as adversidades.

      Isso não é só no Cruzeiro, é no Atlético, no Grêmio, Internacional. Na verdade isso é uma constatação!

      Bom foi ouvir o Tinoco que saiu do Cruzeiro por solidariedade ao Luxemburgo, que gratidão!

  • CARLOS disse:

    treinador caro e fraco , tem opção melhor e mais barata no mercado , fracasso na seleção , flamengo e até o corinthas que ele tem grande identificação ele foi demitido por maus resultados , com os mesmos jogadores que o tite está treinando e liderando esse ano , vamos torcer pra dar certo , mas a maioria da torcida do cruzeiro não apoia ele só pra lembrar ele tomou de 4 do galo aqui lembra ?

  • Pedro Vítor disse:

    Se não gostavam dos discursos do Luxemburgo, com sua lábia de malandro carioca, imagina com lerdeza do Gauches do Mano.

    A entrevista dele chega a fazer criança dormir!

    Eu acho que faltou critério na escolha do novo treinador. Quando o Marcelo saiu e veio o Luxemburgo, achei que poderia dar liga, pois os dois tem este lado ofensivo de montar equipes, obviamente o Marcelo hoje esta em outro patamar, pelas conquistas, pelos times de Cruzeiro e Coritiba nos últimos 4 anos, e o Luxa numa maré de azar profunda.

    Agora o Mano Menezes, é da escola Gaúcha, do Tite, Felipão, e Celso Roth.

    Aí pega um elenco montado pelo Marcelo, que foi mexido pelo Luxemburgo, que avaliou algumas contratações.

    E sem contar que não conhece ninguém, ou seja, vai chegar, e daqui a 1 mês ou 2 meses vai estar naquele momento que a desculpa é a falta de tempo. Quando assustar, terá que vencer 5 dos últimos 7 jogos pra escapar do rebaixamento!

    Gilvan conseguiu algo que nenhum torcedor, nem mesmo jornalistas, e ate a gente que é rival, fica surpreso, de ver o Cruzeiro nesta atual situação!

  • ita disse:

    Sem querer agourar, mesmo pq isso nao me interessa. Acho até que o presidente foi menos orgulhoso que o Kalil que segurou o Luxa até o limite do desespero e agora as coisas só podem mehorar.

    O que me incomoda é esse glamour que o Mano tem, um técnico que nunca ganhou NADA além de série B, teve notoriedade pq treinava o time da globo e qq bom trabalho lá toma proporções ridículas (time pra disputar champions!?).

    O trabalho do Dunga na seleção até 2010 foi infinitamente superior ao Mano que só ganhava e convencia em cima baba.

    Ele ainda é um técnico que precisa provar muito pra ser um profissional da elite do futebol com todo esse respaldo que já possui.

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    E uma boa aposta. Apenas tenho dúvida se ele consegue montar um time pra reagir de imediato e não ser rebaixado. Da a impressão de ser um técnico para resultados a médio e longo prazos. Tomara que eu esteja enganado.

  • Rodrigo Assis disse:

    Errar é huMANO

  • César Lopes disse:

    Como pode um técnico do nível do Mano ganhar 500 mil mensais com esse currículo? O Gilvan não disse que o clube está sem dinheiro? Até o final de 2017 serão quase 15 milhões de reais….não há gestão financeira alguma no futebol brasileiro…Mais um gol da Alemanha!!!!

    • edson dias disse:

      Stefano Venuto…

      São seiscentos mil reais, mais dois milhões de premiação por meta atingida. 2 milhões para evitar o rebaixamento, e dois milhões caso o clube se classifique para a sul-americana.

      E isso pagando a multa integral do Luxa (vai nessa de que não cobrou a multa…) e ainda a do Marcelo.

    • Stefano Venuto disse:

      Dizem que não é 500 e sim 600 mil.

  • Stefano Venuto disse:

    Minha opinião é a seguinte. Mano é um treinador supervalorizado, mas não é burro, só arrogante. O problema dele é fazer o simples, porque o time é ruim. O problema do time é fazer o simples, porque nem isso tem conseguido, quanto ao fato de ser retranqueiro, no meu ponto de vista isso é mais um defeito, do que uma qualidade pro momento do cruzeiro, o problema do cruzeiro é exatamente não fazer gols.

  • Thales Rosa disse:

    Chico a questão do mano Menezes são os esquemas de seu empresario.. Mano vem e tras toda a barca do empresario Carlos Leite, como era na seleção convocando nomes do Shaktar principalmente que depois de expostos com a amarelinha eram vendidos por fortunas….

    Vamos ver ser da certo,

    • Alisson Sol disse:

      Avaliar treinador pela seleção brasileiro é impossível. Vai se chegar a conclusão de que Telê Santana foi um fracassado. E a seleção brasileira é “hors concours” nesta questão das convocações estranhas. Lembra das convocações do Luxemburgo na seleção?

      Mais recentemente: você consegue explicar a convocação do Kaká? Nos 5 últimos jogos, o time dele, o Orlando City, empatou duas partidas (1×1, 0x0) e perdeu as outras 3 (1×4, 0x4, 0x5). Só falta darem para o time dele o título de campeões do gelo também.

      • Thales Rosa disse:

        Alison o luxa fazia convocações estranhas mesmo, ele que apresentou Elber (Atacante que ate jogou no Cruzeiro) para o Brasil, atacante até bom que ninguem conhecia por aqui, foi muito novo para Alemanha…

        Ja convocação do Kaka se torna mais estranha ainda no momento em que ele só é convocado quando a seleção joga nos EUA>.. ano passado ele foi convocado para jogar ai nos EUA e depois mais nenhuma vez… a CBF manda convocar isto é fato.. mas que Mano convocava jogadores de seu empresario isto ele convocava..

  • Pedro Vítor disse:

    Chegou o especialista em Série B!

  • Alisson Sol disse:

    O Mano Menezes parece-me realmente a melhor opção disponível. É retranqueiro, mas com o time atual, parece ser a única tática possível. Boa contratação do novo diretor de futebol.

    Se substituírem o goleiro, agora ou deixarem o “contrato expirar”, aí vão ter minha admiração!

  • Bruno disse:

    Lendo o currículo do Mano cheguei à conclusão que ele veio para ser campeão da série B ano que vem. Só pode!

  • J.B.CRUZ disse:

    O CRUZEIRO tem um bom elenco..O MANO conseguindo entrosar a moçada, as perspectivas são boas de ao final do campeonato, O MAIOR DAS AMÉRICAS NO SÉCULO XX, chegar ao lugar que lhe cabe: Entre as quatro ou três vagas rumo a Libertadores !!!
    Vamos aguardar..!!!….

    • André Corrêa disse:

      Quando a gente acha que já leu de tudo…

    • CARLOS disse:

      é amigo só no sonho mesmo , infelizmente nossa situação é outra , luxemburgo conseguiu bagunçar nosso time ainda mais , já que não é muito bom , agora acho que o único título esse ano é nâo cair , se o mano conseguir isso acho que já tá bom d+.vamos torcer . e ter muita fé .

  • César Lopes disse:

    Agora o time não toma gol…..mas também não faz……Se empatar os 17 jogos restantes serão 39 pontos….Pontuação de rebaixado….isso também será culpa da imprensa….

    Sem mais….

  • Vagner disse:

    Chico, advinha qual o único time que NÃO jogou no horário das 11:00 no domingo de manhã ???
    http://gaucha.clicrbs.com.br/rs/noticia-aberta/corinthians-e-o-unico-time-que-nao-jogou-as-11h-no-brasileirao-veja-o-levantamento-146384.html
    Depois dizem que não existe complô para esse timeco se dar bem no brasileirão 2015
    Você já viu este site ?
    Estes números explicam muuuuuuuito o desempenho do “timão”: https://apitoamigodotimao.wordpress.com

  • Frederico Dantas disse:

    Gilvan começa a consertar os erros deste ano. Antes tarde, e ainda não é tão tarde, do que nunca.

    A escolha do Vicintin é ótima. E a do Mano, se não tão boa quanto à do Bruno, também é boa. A expectativa de trabalho do técnico para este ano é bem baixa. Basta segurar o tima na primeira divisão. O elenco não é dos melhores mas é suficiente para esta tarefa. Veremos 2016. Posso estar enganado, claro, mas o acho que Cruzeiro não cai.

    Aí fico pensando: que diabos ou “interesse inconfessável” houve na vinda da dupla Luxa-Tinoco para o Cruzeiro?