Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O pior é que os escândalos do futebol são quase nada em relação aos rumos que o Brasil está tomando

Diariamente estamos vendo pessoalmente e através dos noticiários cenas cada vez mais chocantes e violentas país afora de assaltos, assassinatos e outras barbaridades. Tudo verdade, mas parece filme de ficção.

É tocar a vida, porque este é o nosso país. Cada um de nós está na fila, aguardando a hora de se tornar a vítima da vez e entrar para as estatísticas macabras, encaradas cada dia mais como “normais”.

Já me desiludi com a política e políticos, porque a discussão hoje é quem roubou mais ou quem iniciou a roubalheira, e se foi no período militar ou na volta dos civis ao poder. Nem tenho falado mais desses assuntos aqui no blog porque não vejo perspectiva ou algum movimento ou liderança que inspire confiança para nos levar a um futuro melhor. Volta dos militares, jamais! Saída da Dilma, só através do voto, daqui há três anos, e mesmo assim, fica a pergunta: quem no lugar dela?

Os crimes no Rio ganham mais projeção por questões óbvias, mas o país inteiro está vivendo momentos de terror, nas pequenas, médias e grandes cidades e até nas roças, antes paraísos de sossego. Mas quando você depara com notícia envolvendo amigos ou conhecidos o susto é maior e a dor idem.

Como é o meu caso agora, ao ler esta notícia no site do jornal Panrotas, envolvendo um mineiro gente ótima, que escolheu o Rio para viver e ter os seus negócios, cuja esposa foi assassinada lá ontem:

* “Esposa de Sávio Neves é assassinada em assalto no Rio”

O trade do Rio de Janeiro está chocado e em luto com o assassinato de Ana Lucia Neves, esposa de Sávio Neves, diretor do Trem do Corcovado e figura atuante na indústria. Ela saía da academia Rio Sport Center, hoje, dia 2, na Barra da Tijuca, quando foi assaltada e baleada com dois tiros, segundo testemunhas e as primeiras investigações.

Ana Lucia, que tinha 49 anos e que deixa três filhos, entre 13 e 16 anos, chegou a ser levada ao Hospital Lourenço Jorge, na Barra, mas não resistiu. Os bandidos fugiram sem levar qualquer objeto.

Em abril, o trade já havia ficado alarmado com o assalto e esfaqueamento do filho de Christophe Didier, da Etihad Airways.

É realmente lamentável o nível da violência na cidade olímpica do Rio de Janeiro e o descaso das autoridades. Mais um triste episódio.

http://www.panrotas.com.br/canais/redacao/plantao/reader.asp?cod_not=118314


» Comentar

Comentários:
15
  • Marcão de Varginha disse:

    Lamentável! Meus sentimentos à familia…

  • Edson Dias disse:

    ah!! mais uma coisa… vejam como nossa revolta é seletiva, e como ficamos putos apenas com uma quadrilha, esta que governa o país há quase 13 anos (que número, não??). E tem que ficar revoltado?? Absolutamente que tem… mas contra A quadrilha ou contra AS quadrilhas? Está parecendo que vamos curar o país do mal da corrupção, simplesmente acabando com os petralhas. Mas enquanto isso, vemos o DEM, vemos o PSDB, vemos o PP, vemos o PMDB – este que foi bem rotulado como a maior meretriz da política brasileira, limpando os cofres do país e não falamos nada. Vemos uma câmara de deputados com 28 partidos políticos, onde nenhum representa um interesse da sociedade realmente relevante. Temos bancada de tudo… da bola, dos evangélicos, dos ruralistas… mas reparem que não há uma bancada da saúde e da educação. Temos mensalão? temos… temos também trensalões, helicópteros de coca, aeroportos suspeitos, desvio e sumiço de 4 bilhões de reais dos cofres da saúde de Minas, obras superfaturadas em todos os governos estaduais, municípios sendo criados simplesmente para se criar mais cargos políticos, 39 ministérios criados para abrigar aliados, pois é a única forma de tentar se governar o país, e se vc não comer na mão dos partidos, fazem de tudo pra ferrar seu governo… Juízes que vendem sentenças, deputados defendendo interesses de lobbistas e as pessoas que estão por trás deles, uma imprensa tendensiosa que está a serviço de alguém, sempre. Mas é mais cômodo centrar fogo em um ente só…

    Sobre a morte da sua conhecida, Chico, lamento profundamente, de coração. Infelizmente, tomou destaque por ser prima de quem é… que Deus conforte a família e os amigos.

  • Edson Dias disse:

    Mesmo respeitando a opinião de todos os confrades que postaram nesse tópico do Chico, e inclusive o próprio texto do Chico, uma coisa me chama a atenção…

    Cada um tem sua solução particular para o problema… não sei dizer, honestamente, qual é a melhor ou a pior. Todas têm suas vantagens e desvantagens aparentes. Mudar para outro país? Bem, isso pode resolver o meu problema, mas não o problema do país. Fazer das prisões um negócio? Bem, isso pode ajudar juízes pilantras, policiais pilantras e os concessionários das prisões, que vão fazer dinheiro com um número cada vez maior de presos. Não sei também se resolve o problema do país… Aí queremos reduzir a maioridade penal para 8 anos de idade, achando que só o medo da prisão vai fazer com que as pessoas não cometam crimes. Tem dias que eu penso assim também, diga-se…

    Aí criticamos os direitos humanos (eu também critico pra caramba!!!!), defendemos a pena de morte – que existe em não sei quantos países e nem por isso a criminalidade é baixa, falamos mal do governo federal, pretendemos que as penas sejam de 150 anos, rotulamos a quem achamos por bem de vagabundos… protestamos contra isso tudo.
    Só não nos revoltamos com o nível educacional de nossas escolas, as condições de trabalho dadas aos nossos professores, e o papel que foi repassado para a escola de ser a educadora de nossos filhos, enquanto nos contentamos em deixá-los quietos em seus computadores, smartphones e play-stations, sem serem amolados. Esperamos que uma geração inteira, duas, três… se perca completamente porque não tiveram acesso a uma rede básica de serviços públicos, moradia digna, educação de qualidade, oportunidades de acesso à cultura, ao esporte e ao lazer… mas queremos taxar os que não se enquadram nos nossos valores de vagabundos.

    Curioso que não taxamos de vagabundos, nem pedimos penas exemplares, para o médico que faz uma consulta de merda, não lhe dá nota fiscal, sonega impostos, lhe empurra medicamentos porque está ganhando propina do laboratório tal, ou que lhe encomenda uma cirurgia e uma prótese porque vai ganhar mais com a cirurgia do que com um eventual tratamento. Este não é vagabundo… afinal, ele trabalha né?

    O engenheiro que adultera um contrato para superfaturá-lo também não é vagabundo… porque ele trabalha né? O mesmo engenheiro, como tantos alunos de engenharia que tenho, que era um colador contumaz na época da faculdade, que fazia de tudo para passar nas disciplinas, menos o mais simples, que era estudar. E por aí vai…

    Sei não. Estamos vivendo tempos muito estranhos, onde adoramos tapar o sol com a peneira, e deixamos de enxergar o problema real das coisas. Estamos jogando nosso país na merda porque nosso nível educacional nas escolas públicas e privadas é uma verdadeira porcaria. E porque transferimos para a escola uma responsabilidade que não é dela, não é e nem nunca foi, que é educar aqueles que nós colocamos no mundo. Reparem bem… milhares, milhões de pessoas vão às ruas para protestar contra o governo, contra a corrupção. E eu acho justo!! Mas já repararam que nunca houve um protestozinho com 50 pessoas que não fossem professores – estes que também gostamos de rotular de vagabundos, para cobrar educação de ponta para nossos filhos? Para gritar que nossa educação se transformou em um verdadeiro caos, pois pretende-se simplesmente aumentar o número de aprovados e concluintes de cada nível de maneira indiscriminada?

    Eu estou completamente discrente… melhor eu continuar xingando o Marcelo de Lima Henrique, safado e fdp – com o perdão da expressão. Dá muito menos trabalho.

  • J.B.CRUZ disse:

    CARO CHICO:
    Vídeos,Áudios,gravações telefônicas, propinas confirmadas,devoluções de vultuosas quantias em ‘cash’, contas bloqueadas, confissões espontâneas, delações premiadas, segredos revelados….
    De que mais precisa as AUTORIDADES para: indiciar,inquirir,prender, julgar, condenar e fazer valer a JUSTIÇA, contra essa quadrilha que há mais de 10 anos assola o PAÍS: assaltando, roubando empobrecendo e desestruturando a família brasileira..
    Jogaram o País no fundo do poço e ainda estão a nos tirar os DIREITOS ADQUIRIDOS com Suor, Sangue e Trabalho; e ainda rouba nossos sonhos e a nossa LIBERDADE !!
    A limpeza não pode ser só na economia; Os maiores estragos são nos valores DEMOCRÁTICOS. MORAES ÉTICOS, RELIGIOSOS, ESPORTIVOS e FAMILIARES..
    Chega de sustentar Cuba, Venezuela,Bolívia e perdoar dívidas de Repúblicas Africanas infestadas de Ditadores sanguinários…
    Esta ideologia canalha está destruindo mentes e corações dos nossos jovens das gerações pós 80…
    O BRASIL (POVO), já passou por diversas crises e reveses e venceu todos…
    Mais uma vez o povo é é chamado a intervir…
    A luta continua,,,,,,
    PRÁ FRENTE BRASIL !!

    • Hernando disse:

      Se um pai de família desesperado, rouba para alimentar seus filhos, sua familia que há dias não come é preso e espera ser julgado e até esquecido nas prisões deste país!! E um safado mau-caráter só porque é político consegue privilégios diversos!

  • Alexandre disse:

    Estamos vivendo o caos. O país está sem rumo e a violência se tornou algo comum a qual temos que nos acostumar. Estatísticas nao assustam mais e morrer por bala ou faca é mais uma causa alem de infarto, cancer ou aids.

  • Aloísio Tanure disse:

    Caro Chico Maia,

    Direitos Humanos para humanos direitos!!! Quem mata, rouba e estupra não deve ter mão na cabeça. Aqui neste país grande e bobo os parlamentares ficam inventado leis para atenuar as penas dos criminosos. Defendo a pena de morte nos casos de latrocínio e estupro seguido de morte, nos outros crimes as penas deveriam ser enormes para fazer o autor pensar dez vezes.
    Chico, quando puder vou embora desse país com minha esposa e minhas duas filhas.

  • Pedro Ernesto disse:

    Vi esta reportagem, lamentável!
    O campeonato Brasileiro 2015, perdeu a graça, não entendo como uma torcida comemora um título ganhado assim. Vergonha!
    Pra quem acha que é choradeira, o MSN traz uma matéria muito boa: “Erros que ajudam o Corinthians na classificação, são todos de apito padrão Fifa”. Tudo começou naquele São Paulo x Corinthians.

  • Stefano Venuto disse:

    Impunidade, Chico. Se você conversar com qualquer autoridade policial desse país ele vão repetir isso pra você ” A gente prende, o juiz solta”. Na verdade não é juiz, mas leis frouxas. Se você quer ficar sabendo um pouco de como anda a bandidagem na sua cidade, passe algumas horas numa delegacia, como eu passei essa semana, por razões profissionais. Os bandidos estão tão ousados, que outro dia um meliante preso, foi flagrado jogando os produtos de roubos, retomados pela polícia, para comparsas que esperavam do outro lado do muro da delegacia.

  • Julio Cesar disse:

    Me solidarizo com voce pela perda de seu amigo. Lamentavel a situação do país. Voce pode ser alvo de criticas de uns que postam aqui, por sua posição firme de so admitir tirar a Dilma, na proxima eleição. Por que postei uma opinião e um chamou os moradores do meu bairro de vagabundos, e outros nomes.
    Fiquei quieto porque sou pai de 3 filhos todos trabalhando (dois ja concluiram a universidade), sou formado pela UFMG, trabalho na iniciativa privada mas aqui não é lugar de passar ficha. E no meu bairro , como em todo lugar moram engenheiros, medicos, comerciantes, comerciarios, operarios. Mas, como em todo lugar, tambem tem seus vagabundos. Quem não consegue conviver com divergencia de opinião que se lasque.
    Ja postei aqui que vou alem de admitir redução da idade penal. Pra mim, ajudaria e muito punição bem mais pesada.
    Chico, muito grato por permitir que frequente seu espaço.

  • Fabio Fernandes disse:

    Olá, Chico! É roubo descarado o que fizeram com o Galo. Agora, um país, como o Brasil, que não se revolta contra aumento do Gás, aumento da luz, aumento da água, desemprego, CPMF batendo na porta… E, se indigna, com roubo de arbitragem? Tá tudo errado! http://www.euvistoacamisadogalo.com.br

  • Marcelo Mineiro disse:

    Chico,na minha opinião deveria se acabar com a vergonha do estatuto do desarmamento que só desarma pessoas de bem,até porque bandido não respeita a lei e nem compra armas em lojas,mas sim através de contrabando.Criar leis mais rígidas:baixar a maioridade penal para 16 anos porém de forma linear,aumentar o tempo de internação no ECA pra 8 anos,acabar com as famosas “saidinhas” que os presos tem direito,acabar com esta história de progressão de pena:pegou 8 anos de cadeia em regime fechado?Que cumpra os 8 anos em regime fechado.Acabar com a prescrição de crime.Quer dizer que crime caduca?Ou então o sujeito a partir de certa idade não pode ir pra cadeia?Piada.Investir em segurança pública e nas FFAA que possuem homens mas não possuem equipamento de ponta,nossas FFAA estão sucateadas.Fechar as fronteiras com as FFAA,PF,etc,pra impedir o contrabando de armas e drogas.Privatizar os presídios.Agravar a pena quando houver assassinato de policiais ou aliciamento de menores para crimes,etc.

    • André Corrêa disse:

      Privatizar as prisões e colocar os condenados para trabalhar, sem desculpa.

      Manter esses caras presos, somente, é deixá-los com tempo pra pensar em muita bobagem.

      Foi a mistura de criminosos perigosos com presos políticos durante a ditadura que fez nascer as grandes estruturas do crime organizado no Brasil. Se estivessem trabalhando, nem muito tempo pra pensar, a chance de isso ter acontecido seria menor.

  • André Corrêa disse:

    Eu não sei o que pensar sobre esse impeachment da Dilma.

    Se ela sair, assume o PMDB. O maior cafetão da política brasileira. Ou seja: melhora porque assume um partido que não precisa gastar dinheiro público brasileiro com a soberania dos irmãos vermelhos da América, mas a roubalheira também vai ser incrementada com vontade!

    Se ela ficar, o sapo barbudo volta em 2018. As grotas estão cheias de cavalos sem dotes de raciocínio para votar nesse elemento e reconduzi-lo ao poder.

    Cada vez mais eu me convenço que a saída para o Brasil, em MG, está em Confins.