Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

“Pega tua grana, manda tudo para paraísos fiscais, legalmente é claro. Pára com essa mania de pagar imposto no Brasil!”

Coluna Bola Área, do Fernando Rocha, que vai circular amanhã no Diário do Aço, de Ipatinga:

* “… Fecha tuas empresas, o Instituto na Praia Grande e vai curtir a vida nas praias do Mediterrâneo”.

Este foi o “nobre” conselho do empresário Wagner Ribeiro, ao pai de Neymar, envolvido num escândalo acusado de sonegar milhões de reais em impostos aqui no Brasil. Como assim? Esse cara de pau deveria ter sido chamado para prestar esclarecimentos à Polícia Federal..

  • Muita frescura nessa decisão da CBF de banir os jogos das 11hs aos domingos para “preservar” a integridade física dos jogadores. Por que as autoridades não se preocupam no mesmo tom com a saúde dos atletas, quando se joga na altitude acima de 2 até 4 mil metros ou mais, e falta o ar para respirar.
  • Milton Mendes, o quarto técnico que mais tempo estava à frente de uma equipe neste Brasileirão foi demitido na semana passada. Só perdia para Tite (Corinthians), Levir Culpi (Galo) e Gilson Kleina (Avaí). A demissão  veio após uma sequência de maus resultados e não agradou a maioria dos torcedores do “Furacão”, que acharam sua saída precipitada.

Final feliz

Foi destaque na mídia o final feliz da novela de renovação do contrato do goleiro-capitão Fábio, que aos 35 anos ainda ficará mais três temporadas no Cruzeiro, clube onde se tornou o recordista em número de jogos, além de um grande ídolo da torcida.

Segundo o presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, Fábio vai ganhar não só o maior salário do atual plantel celeste mas de todo o país na sua posição, algo em torno de R$ 500 mil entre salários e luvas.

Vou repetir o que já escrevi sobre isso: não sou contra a renovação do contrato de Fábio, só acho que é muita grana para um goleiro, que por sinal ultimamente tem falhado bastante, angariando certa desconfiança de uma parte da torcida.

Considero-o um bom goleiro, longe de ser “excepcional” ou “fora de série”. Neste último patamar só craques da mesma linhagem de um Cruyff, Ronaldinho Gaúcho, Zico, Reinaldo, Ronaldo Fenômeno, Beckenbauer, Didi e outros; ou do presente, Lionel Messí, Neymar e Cristiano Ronaldo.

Sinceramente, hoje não vejo nenhum goleiro neste nível superior, onde dos que vi jogar só três chegaram na minha opinião: Manga (ex-Botafogo/Internacional e Seleção Brasileira), Sepp Maier (Bayern/Seleção Alemã), Ladislau Mazurkiewicz (Peñarol, Atlético e Seleção do Uruguai).

Quanto ao Fábio, a torcida do Cruzeiro gosta dele, pois é inegável sua identificação com o clube, mas em meio a uma das maiores crises econômicas da nossa história, não faz mesmo sentido pagar salários fora da realidade, sobretudo a um goleiro, cuja reposição é muito mais fácil e evitaria onerar ainda mais as finanças do clube.

Hora da partida

Tem certas coisas na vida da gente que só nós mesmos é que devemos decidir, e em que não cabe a participação de terceiros.

A interferência alheia, por maior que seja o grau de intimidade entre um e outro, na maioria das vezes acaba atrapalhando.

Escolher a hora de se separar ou encerrar um casamento; ou se aposentar, de encerrar uma atividade, uma carreira, pode ser um momento tão importante ao de nascer ou morrer.

No caso de um jogador de futebol, simplesmente parar de jogar, largar a bola pra lá, deixar a rotina das viagens de avião, hotéis de luxo, assédio da imprensa, das marias-chuteiras, pode ser igual à morte. “O jogador de futebol morre duas vezes. A primeira, quando pára de jogar.” Paulo Roberto Falcão.

Ainda não sei ( ou não sabemos) se este é, neste momento,  o caso de Ronaldinho Gaúcho. Inegável que foi um super-craque, excepcional jogador do futebol, prodígio de habilidade, de técnica, de talento, de criatividade.

Tudo isso, durante vários anos, a partir do começo deste século, quando foi campeão mundial na seleção brasileira em 2002, com 22 anos; eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa, em 2004 e 2005, além de uma esplêndida passagem pelo Barcelona, etc, coisa e tal.

Por conta disso considero natural que haja uma expectativa enorme de vê-lo fazer algo parecido com o que fazia antes. Particularmente, não acreditava que Ronaldinho fosse nos fazer lembrar, no campo, o jogador que tinha sido no passado, como fez em 2013, conduzindo o Galo ao título da Libertadores.

Por último, no Fluminense, como fracassou redondamente, concordo com quem considere a sua breve passagem uma “frustração”, uma aposta que não deu certo.

Talvez sua demora em se aposentar seja um erro, mas é ele que deve decidir, só ele, e não é difícil perceber que a idéia passa por sua cabeça. Parar ou não parar? Eis a questão. A decisão não é fácil.

  • Domingoe a atração é o Novo Esporte, que joga às 10hs da manhã no Ipatingão com o Valério de Itabira, pelo hexagonal final da “terceirona” do Campeonato Mineiro. Os dois clubes estão empatados nas últimas colocações  com apenas um ponto ganho e só a vitória interessa, tornando a partida ainda mais dramática. O calor acima de 40º vai dificultar para os dois lados, mas o “Quero-Quero” terá de superar todas as adversidades e vencer se quiser ainda sonhar em subir para Módulo II em 2016.
  • Fernando Rocha

» Comentar

Comentários:
10
  • Rodrigo Galodoido disse:

    Faltaram Banks e Dasaev na lista de goleiros excepcionais.
    Quanto ao R10, já está na hora de se preservar de vexames. Talvez não tenha a menor idéia do que fazer sem o futebol e a mídia. Acredito que o alcoolismo será um problema…

  • Thiago disse:

    Safadezas a parte sabemos que a carga tributária no Brasil castiga e escraviza o empresário. Essa semana vimos o governador do lula, Pimentel, ter a preira vitória na assembleia no projeto que aumenta o ICMS em minas que já é o maior do país. Pior ainda os vagabundos (deputados comprados) que votaram a favor dessa insana ideia para acabar com o empresário mineiro. Querem mesmo é mais desemprego.
    Será que os eleitores desse petista bandido que já está sendo investigado pela polícia federal estão satisfeitos agora?

    • Tonho ( Mineiro ) disse:

      “petista bandido que já está sendo investigado pela polícia federal estão satisfeitos agora?” sendo investigado pela PF pq esta investigando aecioporto !!! 124 vezes ele foi a praia com seu dinheiro, e vem mais coisa por ai, a pf pode fazer pressão mais os podres do menino maluquinho vão aparecer !!!!

      • Thiago disse:

        E outra porque quem critica o PT necessariamente é PSDB?
        Eu votei na Marina Silva e no segundo votei no Aecio pra evitar votar nessa destrambelhada que está lá no planalto.
        E o senhor votou em quem? Arrependeu ou ainda quer defender os petralhas?

      • Thiago disse:

        Se aparecer ótimo, mas que o petista vagabundo tem que ser preso e perder o mandato pois quem faz caixa dois de campanha eleitoral fraudou as eleições além de ‘outras cositas mas’
        E agora onde estão os eleitores do PT que nos enfiaram nesse pandemônio que virou o país.
        O senhor está satisfeito agora ou quer mais aumento de imposto?

        • Tonho ( Mineiro ) disse:

          Nao sou filiado a partido politico mais votei PT e votaria hoje novamente. O que estou vendo e um banco de corruptos na oposicao tentando de todas maneiras tirar um governo que esta dando apoio e ajudando a investigar todos os lados o cerco esta fechando e eles estão usando a opinião publica pra sair numa boa. O problema e que a pf tem raízes e também quer acabar com o PT, estão usando a Justica pra fazer política. Olhe em Minas o Governo Pimentel começou a mostrar os podres do aecio e la vem pressão em cima dela da pf.Em 12 anos de desgoverno do psdb em Minas quantas vezes o ditador ou alguém ligado a ele foi incomodado pela pf ja Pimentel em 2 meses ja estavam invadindo a casa da namorada. Seria um aviso pra ficar quietinho ?????

  • Fabio Fernandes disse:

    Olá, Chico! E quem gosta de pagar impostos em um país que nunca nos devolve em benefícios!? Foi infeliz em sua declaração. Sim, claro! E daí!!! O puteiro é lá em Brasilia! http://www.euvistoacamisadogalo.com.br/

  • Vinicius Campos disse:

    Esse tal Wagner Ribeiro é apenas mais um da muitos sangue sugas malcarater que tem por aí.

    Quanto a Neymar, só digo uma coisa de humilde e bom garoto não tem nada. E digo mais não passa de um bom jogador. No meu modo de ver está longe de ser craque.

  • Vinicius Campos disse:

    R$ 500.000 a um goleiro ?

    Como já disse antes este é um salário inviável para qualquer clube pagar a qualquer jogador de qualquer posição, porém os clubes sedem a pressão e ao medo da renovação.

    Nenhum jogador é maior que o clube jamais, porém boa parte das torcidas e nos dirigentes não enchergam isso.

    Fazer o que? Vida que segue. Sorte ao rival com essa renovação.

    Saudações Atleticanas

  • Jorge Moreira disse:

    Só uma coisa voçês acham que a copa do Brasil ficou ruim para a globo?
    claro que não tres times de sampa e um do rio .He globo voçê agora esta
    feliz .Do jeito que os donos da senzala sempre mandaram nè.e f…pro resto
    do brasilzinho.Se o sr mandar aceitaremos todos