Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Copa Sul/Minas/Rio será disputada em cinco datas, com 12 clubes; América inclusive

Time do América que venceu o Cruzeiro no ano 2000 e conquistou a Sul/Minas: Milagres, Dênis, Wellington Paulo, Pintado, Fabrício e Edgar; Palhinha, Rinaldo, Estevam, Zé Afonso e Rui. 

Está na Folha de S. Paulo de hoje:

“Os dirigentes da Primeira Liga, torneio que será realizado com clubes do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas e Rio, afirmam que ganharam o aval da CBF e já tem data marcada para começar a competição. O CEO da Primeira Liga, Alexandre Kalil, ex-presidente do Atlético-MG, já negocia para fechar com a Globo a transmissão do campeonato.

Esporte Interativo, ESPN e Record também manifestaram interesse, mas a emissora que já detém os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro deve ficar com a nova competição, segundo a Folha apurou.

Com 12 clubes, o torneio terá apenas cinco datas e início em fevereiro do ano que vem, depois das férias dos jogadores e da pré-temporada dos clubes. A previsão é de que vá até abril, sem conflito de datas com Estaduais e nem a Copa do Brasil.

Pelo ranking da CBF, critério que vai incluir os participantes no torneio, Flamengo, Fluminense, Internacional, Grêmio, Atlético-PR, Coritiba, Cruzeiro, Atlético-MG, América-MG, Chapecoense, Avaí e Figueirense estarão na primeira edição.

“A gente faria o campeonato de qualquer forma. Mas o presidente Marco Polo Del Nero deu o aval. Será um campeonato muito interessante, inclusive do ponto de vista comercial”, afirmou Delfim Peixoto, presidente da federação catarinense, que apoia o grupo e fez parte da criação.

Alexandre Kalil, em entrevista para a Folha, afirmou que a Primeira Liga é um embrião de uma liga nacional, com a presença dos clubes da primeira divisão do Campeonato Brasileiro.”


» Comentar

Comentários:
14
  • Luiz disse:

    chico que texto maravilhoso do Mauro de Assis:

    rça-feira, 6 de outubro de 2015
    Eu, minha sogra e o futebol
    No começo não ia muito com minha cara. Também pudera, me conheceu como coabitante do coração e da casa de sua filha mais nova, sem nem mesmo a formalidade de um aviso, quiçá pedido de casamento.

    Foi assim até que descobriu que eu era cruzeirense. Atleticana doente, o que é quase um pleonasmo, passava roupas escutando Cafunga e Fernando Sasso no radinho de pilhas. E como o Galo andava bicando sem dó a Raposa naqueles tempos, o telefone de casa passou a tocar aos domingos, ali pelas seis e pouco:

    – Alô?

    – D Antonieta!!!

    – Saudade docêis!!!!

    – Mas como a Sra. é falsa, não minha sogra?

    – Porque???, perguntava ela na sua melhor voz inocente.

    – Sra tá ligando por causa do futebol!!!!!

    – Nem vi futebol hoje… como foi????

    – O Cruzeiro goleou o Galo…

    – Mentira! O Galo ganhou!

    – Tá vendo como a sra é falsa?

    E eu ficava ouvindo a risada boa do lado de lá.

    Outro dia:

    – Mauro? Aprendi uma música nova!

    – Cantaí, D Antonieta!

    – “O Cruzeiro
    Tem cinco estrelas
    Cinco estrelas ele tem
    Só não tem
    A amarelinha
    Talvez ano que vem”.

    Um dia a levei ao Mineirão num RapoGalo. Das cadeiras, onde os torcedores se misturavam, ela viu a Massa empurrar seu time da arquibancada, o que até para nós cruzeirenses é de arrepiar, claro que de raiva e frustração. O Galo ganhou, 1 x 0, na hora do gol ela pulou e me abraçou, e eu me vi festejando um gol atleticano! Digaí, leitor, você faria isso para fazer sua sogra feliz? Até hoje, na família, sou lembrado por esse feito!

    Aí veio 2003. Cruzeiro de Alex e Luxa, Campeão de Tudo. Ali pelo mês de novembro, liguei:

    – D Antonieta, aprendi uma música nova!

    – …

    – “O Cruzeiro
    Tem cinco estrelas
    Cinco estrelas ele tem
    Só não tem
    A amarelinha
    Que vem no mês que vem!”.

    E assim foi: Libertadores Cruzeiro, Galo 4 x 0 Cruzeiro (também lembrado como Fábio de Costas), Galo rebaixado, Cruzeiro 6 x 1 Galo, Libertadores Galo, Cruzeiro bi 2013 e 2014, esse ano Galo quase campeão, Cruzeiro quase rebaixado…

    Agora não mais.

    D Antonieta, a quem o Alzheimer já tinha tomado parte do espírito, deixou-nos em definitivo nesta segunda-feira.

    Postado por Mauro Assis às 17:27

  • audisio disse:

    Nesta foto reparem as faixas, todas do cruzeiro…

  • audisio disse:

    Se voce ver um time do América numa foto com o estádio cheio com certeza esta foto foi tirada no campo do adversário.

  • audisio disse:

    Não convidaria o América se fosse da direção. Time que não tem atrativo nenhum. Estádio vazio, só tem a ganhar e nada a oferecer, só agrada mesmo um pequeno número de saudosistas do futebol em Belo Horizonte. Se conseguir subir para a série A este ano ano que vem está de volta à serie B.
    Foi destruido pelo cruzeiro ao longo das décadas e sempre chora suas mágoas contra o Atlético. Deveriam pedir ao Zézé Perrela para os ajudar agora. O destino deste clube é o mesmo do Siderúrgica!

  • Fabricio disse:

    Caro Chico Maia, qual o motivo que nosso querido Roberto Abras deixou de ser setorita no galo pela Itatiaia, estou sentindo falta dele nas coberturas do treinamento do galo pela Itatiaia

  • Douglas disse:

    Todos estão comemorando, mas até agora não vi ninguém questionar os impactos disso no desempenho dos jogadores nas competições seguintes. Vamos ver se irão reclamar de cansaço, desgaste físico etc. No momento, parece que somente o retorno financeiro é o objetivo. Nada mais.

  • Leandro disse:

    Chico, acho interessante essa liga, o que me preocupa é quando entra a globo na jogada, parte do problema que ocorre hoje no futebol brasileiro é culpa dela, pois a mesma detém os direitos de transmissão dos jogos e então faz o que quer, com referencia a horários, datas, enfim. A partir disso já começo a ficar preocupado. Todos sabem que o monopólio completo de algo nunca fez bem a ninguém a não ser quem está monopolizado e o que a globo sempre quis e quer é monopolizar tudo em todas as áreas. E vc Chico o que acha?

    • José Eduardo Barata disse:

      Você perguntou ao Chico mas eu me atrevo a meter minha colher de pau : num primeiro momento ,
      a Globo pode até concordar com o que ficar decidido pelos clubes . Mas logo , logo , começa a impor
      horários com segunda às 17:30hrs , sábado às 13:45hrs , e por aí vai .
      Eu entendo que a Liga deve fechar com patrocinadores primeiro , depois negocia com QUALQUER
      emissora , de preferência a que respeite o torcedor .
      Sem essa de , por exemplo , colocar para comentar arbitragens , juízes que , em atividade , usaram
      e abusaram de “erros e falhas humanas” , sempre a favor do eixo do mal .

  • J.B.CRUZ disse:

    O AMÉRICA tem lugar garantido de fato e de direito na COPA-SUL MINAS..
    Foi o CAMPEÃO da primeira edição em 2.000.,,Depois o CRUZEIRO foi BI-CAMPEÃO nas edições 2.001-2.002..
    E o galo ??..

    • Carlos Santana disse:

      pelo que entendo esse é outro torneio já que conta com clubes do rio de janeiro, penso que o américa nada oferece é um peso morto nas costas dos grandes, só vive ainda pela força dos políticos.

  • Marcão de Varginha disse:

    Quiçá que esse “embrião” deixe de lado a CBF, que por sua vez cuidaria somente da seleção brasileira, e com isso façam a extinção da famigerada comissão de arbitragem, que tanto prejudicou alguns clubes em detrimento àqueles que possuem endereço postal no eixo RJ-SP…
    – Alexandre Kalil é a pessoa certa para administrar tal liga, pois, não tem “rabo-preso” na rua da Alfândega no RJ, onde determinada entidade já até “doou” títulos à alguns clubes padrinhados!

  • Thiago disse:

    Já que a liga está se mostrando independente da CBF porque encerrar o contrato de transmissão só com a Globo? Não se vende exclusividade a alguém a vai mandar no seu negócio. Ou alguém acha a a emissora não irá impor seus horários?
    Porque não vender a três emissoras ou mais?
    A Globo fará de tudo pra atrapalhar quando puder, anotem ai, essa liga vai durar pouco tempo na mão da poderosa!

  • Mário César disse:

    Chico, o América, como o primeiro campeão, teria de ser obviamente o primeiro a ser lembrado num ressurgimento, que não tem, pelo espaço de tempo da última edição, condição de classificação por índice técnico. Isso eu digo se aqui fosse um lugar sério. Logicamente o Cruzeiro, por ser o Bicampeão, seguinte, também estaria com lembrança assegurada. Quem nunca ganhou a Sul Minas é que tinha de batalhar um espaço nesse ressurgimento….repito, se este país fosse sério e com as instituições apegadas à tradição…