Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O torcedor se posiciona: a favor e contra Levir e a demissão pelo Atlético

Amigos e amigas do blog, vejam que interessantes estas duas opiniões sobre a situação do Levir Culpi e do Atlético esta semana. Elias Pires, que não vê motivos para tanta defesa que o treinador está tendo, e Armando Cordeiro, que considera injusto e indigno o tratamento que ele recebeu nos últimos momentos no Atlético.

E o mais incrível é que as duas opiniões têm as suas razões e nos fazem refletir.

Confira, na íntegra, o que dizem o Elias e o Armando, respectivamente:

* “Boa tarde Chico,

Antes de mais nada gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho que tem feito ao longo dos anos, sendo uma das referências do jornalismo esportivo mineiro.

Contudo não concordo com a nota publicada na ultima edição do jornal o tempo em que vc expressa apoio ao Levir e inclusive diz que, caso ele saia, tem ser com honras pelo serviço prestado. Coloco duas ponderações abaixo e ficaria muito honrado se pudesse tecer sua opinião sobre estas questões (poderia relatar mais situações, mais considero estas 02 como mais relevantes no meu humilde ponto de vista):

1) O Levir jamais poderia querer respeito do Galo pela indefinição atual, pois todos os atleticanos que realmente acompanham futebol se lembram da ultima passagem dele pelo time: O Galo estava preste a ir para a final da COPA DO BRASIL em um jogo que se ganhasse do Botafogo passaria para a próxima fase e ele abandonou o time para dirigir um equipe fora do Brasil. Será que ele não poderia ter ficado mais um pouco e esperado o fim do torneio.Qual o receio dele, (de se machucar e não ser mais contratado pelo outro clube ou outra justificativa) na minha opinião nada justifica ele ter saído daquela maneira. Ate jogadores que são vendidos hoje em dia ficam por mais um tempo no clube, por que um técnico não pode ? e o atlético naquele tempo estava a muitos anos sem um titulo a nível nacional e nem isto fez ele ficar mais um tempinho o que tenho certeza não iria comprometer a ida dele para o exterior.

2) escalar um jogador como o Carlos, que não joga absolutamente nada é inadmissível,  vide o que fez contra o SPORT sendo expulso no inicio do jogo e prejudicando definitivamente as pretensões do atlético naquele momento para ganhar o tão sonhado título brasileiro. Só para dar um exemplo com relação ás escalações equivocadas.

Agradeço antecipadamente e aguardo ansiosamente polos seus comentários.”

Respeitosamente,

Elias Pires

* * *

* “Caro Chico;

Nem bem tinha acabado de ler o seu ótimo artigo de hoje, em O Tempo , e concordado com todas as suas sugestões sobre qual seria o comportamento ideal da Diretoria do Galo numa eventual saida do vitorioso técnico , Levir Culpi , quando,

levantando os olhos para a tv , ví espantado um Levir se despedindo do meu time , com lágrimas nos olhos e cheio de mágoas !

Há exatamente um ano êle me deu uma alegria imensa ao levar o Atlético ao seu primeiro título da Copa do Brasil , vencendo com grande categoria Corinthians , Flamengo  e fazendo a festa no Mineirão sobre o time azul !

Agora , não serve mais ! A festa que seria mais do que justa na sua despedida foi substituida por uma demissão seca , a duas rodadas do fim de um campeonato onde os jogadores não tiveram competência de vencer mas que colocaram o time na segunda colocação e com uma vaga garantida na próxima Libertadores .

Sabe de uma coisa ? Sempre ajudei o Atlético indo aos jogos e participando de programas de sócio torcedor , compra de jogos pela televisão … mas não posso compactuar com falta de ética e , principalmente , de respeito a uma pessoa como esse técnico Levir Culpi . Parei com a seleção por esses motivos e outros mais, agora vou parar de torcer futebol! Chega!”

Abraços e desculpe-me o desabafo;

Armando Cordeiro


» Comentar

Comentários:
25
  • Luiz Henrique disse:

    Creio que a saída do Levir foi oportuna e na hora certa. É um bom treinador, mas não ganha título nenhum. Em sua longa carreira de técnico o que ele ganhou? Campeonatos regionais? Somente duas copas do Brasil e nada mais. Tanto que ganhou o apelido de Levice.

  • João reis disse:

    Caro Chico! Vendo a liberdade que você da aos torcedores em seu Blog.Cheguei a conclusão.Como seria bom e benéfico para nosso país.Se o congresso abrisse uma página para interagir diretamente com a população.Como seria bom,se nós brasileiro pudéssemos votar contra ou a favor dos aumentos de salários para os políticos.Como seria interessante se pudéssemos opinar nas emendas de leis.

  • Carlos Santana disse:

    Estou sem saber o que foi melhor, ele é bom, mas é teimoso em demasia por outro lado ele gosta muito do clube, acho que perdeu um pouco o comando, obrigado e boa sorte levir.

  • JOSE ALVES disse:

    A maior falha do Leví, foi contribuir para se desestabilizar craques como Ronaldinho, Tardelli, Guilherme, Rever, Pierre, JÔ, André, etc. (todos, jogadores vendedores, de qualidade e ganhadores de títulos para o Galo). Com essa referida desestabilização, todos esses, forçaram as suas saídas e foram embora. Quem não enxerga isso, pensa que eles saíram por situações financeiras. E como tecnico não ganha títulos, ganhamos apenas o rural (e com muita dificuldade, contra adversários da parte de baixo) .
    Tivemos de ver o Coríntians se reforçando nosso time se enfraquecendo. O resultado está aí. Para o ano que vem até o presidente reconhece que terá de contratar. Duvido que ele consiga repor em qualidade ao menos 3 desses que saíram. E gastará muito mais do que se tivesse mantido ao menos a metade daqueles jogadores.

  • Alexandre Magno Barbosa disse:

    Chico, concordo e discordo dos dois, sem radicalismo. Depois do 6 a 1 queria a cabeça do Cuca e depois deu no que deu, depois disso mudei minha forma de pensar sobre os técnicos e não faço mais campanha contra. O Levir conquistou títulos importantes, mas de certa forma com a ajuda dos adversários, como na recopa, quando o time do Lanus fez uma lambança danada marcando gols contra. Na copa do Brasil contou com os milagres e foi novamente campeão. E neste ano não me lembro de uma grande partida jogada pelo Galo ou um goleada expressiva, mas mesmo assim a campanha foi boa, vamos disputar mais uma Libertadores, vamos terminar mais um ano brigando na parte de cima da tabela. Sendo assim qualquer que fosse a decisão da diretoria teria o meu aval. Agora só resta esperar pelo novo treinador e que ele nos mantenha disputando titulos importantes.

  • Marquinhos da carpan disse:

    Lembra do Tite ele saiu depois voltou tinha perdido o comando.Fez muito pelo galão obrigado Levi .

  • Marquinhos da carpan disse:

    Chico um abraço, lembra do tite ele saiu e depois voltou foi a mesma situação perca de comando .

  • eduardo miranda disse:

    Presidente Daniel,deixe o orgulho de lado,mande o Levir desfazer a mala e o confirme para 2016/17/18.Se concentre nas contratações e teremos 3 anos de fartura.Temos o técnico certo para este time e o estamos dispensando.
    Saudações Alvinegras

    SÓ NOVE – SÒ NOVE – sÒ NOVE
    Maria, Y Nove You

  • Ramon Menezes disse:

    Quem não se emocionou com a despedida do Levir? Eu queria que ele saísse, quando vi a entrevista, queria que ele ficasse. Aí me lembrei da escalação do Carlos, de manter o Rocha na lateral, escalação equivocada do Patrik como atacante,lembrei de 2007 quando ele abandonou o barco no momento que precisávamos muito dele, aí voltei a querer a saída dele hehehehe.
    Voltas que o mundo dá.
    Mas isso não tira dele a boa pessoa que ele é. Só.

  • Thales Rosa disse:

    Nao consigo publicar com meus emails particulares… deve estar indo tudo para Spam…

  • Silvio Torres disse:

    Eu sei porque o Levir abandonou o barco. É a certeza que o bando que ele formou vai ser humilhado novamente domingo em Porto Alegre. E, depois daquele empate ridículo com o Goiás, a falta de certeza de que poderia vencer a Chapecoense em casa para garantir o vice. Não teve coragem prá encarar as rodadas finais. Alô torcida do galo, bola prá frente que mais uma Libertadores vem ai!

  • kafé são gotardo disse:

    ”saudações alvinegras”
    Levir está saindo não só pelo aspecto técnico ,mas sim por seus conceitos,é inadmissível um time jogar no domingo e só treinar na quarta a tarde,é nítido a falta de preparo do nosso time,principalmente no segundo tempo ,quando o time tá entregando a rapadura.
    Outro ponto é não concentrar antes dos jogos,isso pode funcionar no Japão,aqui não funciona,quando que os jogadores vão ficar quietos em suas casas? nunca.
    Jogador de futebol ,principalmente os solteiros ,vão pra gandaia mesmo,têm dinheiro a vontade pra gastar,mulheres pra todo lado,e vão ficar dento de casa numa sexta,sábado a noite? claro que não,
    e o time só se atolando.
    Foi por isso que o PRESIDENTE desanimou dele e nós torcedores também.

    ”sou mais galo que a seleção brasileira”

    • Jorge Moreia disse:

      Onde estavam diretor e presidente para exigir mudanças hem?Fazer politica
      é diferente de fazer futebol profissional não acha? presidente politico quer o que
      jogar pra galera e f……

  • Pedro Vítor disse:

    Eu acho que o Levir estava bastante desgastado com a torcida, isso não só pelo momento atual, e também porque esta é a 4º passagem dele pelo Atlético, a torcida já esta cansada de saber as qualidades e defeitos do Levir.

    Acho que fecha o ciclo, o Levir já tinha dito que só ficaria pra 2016, se viesse o titulo. E aí vamos discutir o porque do Galo não ser campeão, e o Levir e diretoria tem suas culpas.

    Acho realmente que chegou a hora de mudar, agora temos que saber quem vai vir, se é o Muricy mesmo, que já comece a trabalhar no ultimo jogo contra a Chapecoense ou neste contra o Grêmio.

    A diretoria acertou em fazer isso desta forma, pior seria se eles renovassem e depois demitirem no meio de 2016 como foi quando o Cuca saiu do Galo e veio o Autuori sem saber nada sobre o Galo, com a Libertadores em jogo.

  • Pedro Vítor disse:

    Bom Dia

    Ate a um mês atrás, eu era um que desejava que o Levir continuasse pra o ano que vem. Porém depois de 4 derrotas sem justificativa do Levir e todas elas com o mesmo defeito, uma para o Santos, depois Sport, e depois o Corinthians e por ultimo contra o São Paulo, sem contar este empate com o Goiás, que tinha um dos piores ataques do Brasileiro.

    Gosto do Levir, concordo que ele tem gabarito pra ser treinador numa sequencia, mas ele tinha que explicar o porque de tantos gols sofridos, e ao invés, de corrigi-los, o Levir teimoso, ficava fazendo piada.

    Acho que a decisão dele sair neste momento, é dele também, não é só a diretoria que quis, peguem a entrevista do Levir após o jogo do Goiás, ele disse: “se a diretoria do Galo pensa que eu não vou ser o técnico ano que vem, me fale, porque estão perdendo tempo”

    Então, o presidente agiu certo, e agora tem 10 dias pra trazer o técnico de 2016. Bom que neste momento tem nomes pra avaliar, quando o Cuca saiu em pleno mundial, não havia muitos nomes no mercado. Hoje temos o Abel Braga, Muricy Ramalho, Alejandro Sabella, Marcelo Bielsa, tem o Cuca flertando pra voltar ao Brasil, o Marcelo Oliveira na corda bamba no Palmeiras.

    O Momento é este, não pode é assinar a renovação com o Levir, e mandar embora após a Libertadores, ou Campeonato Mineiro, isso é que seria uma total falta de planejamento.

    Aguardemos a chegada do técnico, se ele vir já no fim de semana, pra ter uma conversa e já adiantar ao elenco, as proposta e as diferenças de modo de trabalhar em relação ao Levir, é melhor do que deixar pra dezembro com os jogadores já de férias!

  • Stefano Venuto disse:

    Já me posicionei sobre a continuidade de treinador e reitero, acho isso infantil, dizer que todo time ganhador é aquele que mantem os treinadores. Isso pra mim soa como “aprender com erros”, ninguém precisa aprender com erros, embora reconheça que errar faça parte de qualquer relação humana, mas falando especificamente do Levir, é difícil acreditar que ele vá acertar esse sistema defensivo do Galo, depois de dois anos de clube, ele não aprendeu com os erros, ao contrário de Tite, que foi se aperfeiçoar. Agora ver alguns cruzeirenses aparecerem pra dizer, que o Levir foi longe demais, porque o time do Galo é meia boca, é duro né? Só porque deram uma subidinha, movida a desespero, acham que são alguma coisa, comparem jogador por jogador e talvez nenhum jogador do cruzeiro seria hoje, titular no Galo. Baixem a bolinha.
    Voltando ao assunto Levir, ele é vaidoso e como todo vaidoso deixou se levar, irrita muito o torcedor, um treinador sorrindo, depois de levar uma goleada, ou falando coisas desconexas, como se estivesse filosofando. A mesma imprensa que o aplaudiu como um treinador inteligente, o devorou quando ele entregou o campeonato pro Corinthians.

    • Paulo Cesar disse:

      Stefano, pensei em responder o que relatarei à frente à época, mas ia causar uma polemica desnecessária, e certos debates dão preguiça, mas vamos lá:

      Quando o Galo estava “surfando a onda alta” (pós vitorias contra Sao Paulo e Sport), um determinado torcedor do coirmão relatou aqui, neste espaço: “este time ‘fedazunha’ do Galo tá jogando muito, com pinta de campeão”; foi só o Galo cair de produção, perder duas seguidas, e o mesmo camarada começou a desdenhar da qualidade do time, ironizando a nossa ambição de ganharmos o título.

      Pensei em apontar, à época, a contradição de discurso (nao discuto a “secada”; ela faz parte do jogo. O que critico é a contradiçao..), mas deixei para lá.

      Portanto, não espere racionalidade de parte da torcida do outro lado. O discurso se molda de acordo com a fase.

  • MHD disse:

    Elias,acho que alguns técnicos quando são mais jovens pensam na “independência financeira” e agem muitas vezes de maneira meio impulsiva,o Cuca quando recebeu aquela proposta da China ficou “doido” com os valores,acredito que isso aconteceu com o Levir.

  • MHD disse:

    Gostaria que o Levir ficasse,mas já que saiu,minha preferência é pelo Muricy ou Oswaldo de Oliveira,não gostaria de ver o Galo neste momento ser treinado por um estrangeiro,acho que existe todo um processo de adaptação,etc.

    • MHD disse:

      Engraçado como as coisas são,já pensei em Doriva pra dirigir o Galo,acho que ele tem muito futuro como treinador,o problema é que o Galo hoje está num patamar que quem for dirigi-lo tem que ter muita experiência e poder de comando,já que o Galo hoje e cada vez mais será um time de “estrelas”.