Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Ronaldo Guimarães e Duke lançam nesta quinta-feira “O Cachorro do Presidente”

Professor Ronaldo Guimarães com o filho Eduardo, professor de Educação Física e Gestor de Projetos

Nesta quinta, dia 17, no Minas, I a partir das 19 horas. Os autores são ótimos e o livro promete. Estarei lá para pegar o autógrafo de ambos e rever grandes amigos, como o irmão do Ronaldo, Rui Guimarães, treinador de futebol que experimentou a vida de comentarista e preferiu trocar de atividade. Ele concorda comigo que ser comentarista é a coisa mais fácil do mundo, porque  nunca perde um jogo. Quando as previsões dão errado foi o treinador que agiu errado, é burro e etecetera e tal. Rui já está na praça, visitando parentes e amigos. Figuraça, hoje badalado como o comentarista de maior prestigio no estado de Santa Catarina. Merece! Além de bom de serviço, é gente boa toda vida!

No sábado, 19, será a vez do Duke, lançar o dele:

DUKE

Mais detalhes do lançamento do Cachorro do Presidente no release enviado pela Editora Miguilim:

* “Editora Miguilim lança livro com texto de Ronaldo Guimarães com tiras do chargista Duke”

A história de um cachorro vira-lata chamado Chiquinho que foi adotado por um estivador que acabou tornando-se o Presidente do seu país. Sua vida morando no palácio ao lado do Presidente e da primeira-dama, serviu de roteiro para o livro da Editora Miguilim que será lançado no dia 17 de dezembro, quinta-feira. O evento, com acesso gratuito e classificação livre, começa às 19h.

O autor e o chargista irão autografar e conversar com o público sobre os bastidores da vida de um cachorro do Presidente.

Evento de lançamento Local: Minas Tênis Clube Data: 17 de dezembro, quinta-feira

Horário: 19h

Acesso gratuito

Classificação livre

Preço do livro: R$30,00

Informações: www.facebook.com/editoramiguilim

A história

O cotidiano da vida de um Presidente é narrado por um cachorro que escuta conversas e tramoias de políticos corruptos atrás das portas, arranha a perna do Presidente quando a situação está em perigo e morre de medo da carrocinha. Chiquinho foi parar dentro de um palácio e nem por isso mudou sua personalidade, pelo contrário, melhorou. Abraçou a justiça e acha que honestidade não é virtude, é obrigação. Ministro sem pasta.

A editora

Criada em 1980, a Editora Miguilim foi uma das pioneiras na publicação de literatura para o público infantojuvenil, reuniu importantes escritores e educadores e recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. Desde 2010 com um novo olhar, segue valorizando a imaginação, o valor estético e sociocultural dos livros e as infinitas possibilidades da arte. O cuidado com os projetos gráficos, a diversidade de temas e a valorização das obras de escritores e ilustradores mineiros são características da Miguilim.

Quadrinhos na Miguilim

Há três anos, a editora decidiu abrir espaço para a produção contemporânea dos quadrinhos, lançando dois livros dos artistas gráficos Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho: Achados e Perdidos (2012) – com trilha sonora do músico mineiro Bruno Ito – e Cosmonauta Cosmo! (2013) e também, o livro Vai Rolar a Festa ( 2012 ), com quadrinhos ilustrados pelo artista Luciano Irrthum.

A Miguilim participou como expositora do FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos 2015 e promoveu o lançamento da novela gráfica Baixo Centro do quadrinista Jão.

Ronaldo

Filho de zelador do colégio Imaco, morou no Parque Municipal durante toda a infância e adolescência, convivendo com muitos de seus personagens. Conhecia a cachorrada toda que morava, namorava e passeava lá; o Parque era o seu quintal.

Ronaldo Guimarães nasceu em Belo Horizonte, em 1954. É autor de vários livros de contos, romance e tem participação como cronista em coletâneas. Professor e pedagogo, lecionou no Colégio Estadual Central e foi diretor de escola da rede municipal de ensino de BH.

Estreia em sua primeira publicação em quadrinhos. Adora a Mel e a Meg, duas cachorrinhas queridas que foram passear no céu … ficou com o coração em pandarecos.

Duke

Eduardo dos Reis Evangelista, Duke, nasceu em 1973, em Belo Horizonte. É formado em cinema de animação pela Escola de Belas Artes da UFMG. Assina as charges diárias do portal Dom Total e dos jornais O Tempo e Super Notícia, onde também é editor das páginas “Supimpa” e “Aprontou, Agora Aguenta”. Publicou o livro “Duke, Desenhos de Humor”, uma coletânea de charges e cartuns e, desde 2011, publica anualmente o livro de charges esportivas “Só Futebol”. Idealizou e codirigiu o filme documentário “O Homem Roxo”.

Foi um dos organizadores do BH Humor – Salão Internacional de Humor Gráfico de Belo Horizonte. Possui várias premiações, no Brasil e no exterior. Recebeu o Troféu HQ Mix como melhor cartunista brasileiro.


» Comentar

Comentários:
3