Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Contratações para a temporada: enganadores, enganados, o que é prometido e o que é cumprido – Parte I

Início de temporada é sempre a mesma conversa de jogadores que chegam e dirigentes: “optei por este clube por causa da sua grandeza, por causa da sua fanática torcida e porque o fulano de tal me disse que seria o melhor para mim em Minas Gerais”. Prometem futebol maravilhoso, títulos e muita dedicação.

Já os dirigentes dizem que a contratação deste “reforço” foi muito difícil porque muitos clubes brasileiros e do exterior também tinham interesse, mas “nós conseguimos vencer esta batalha”.

De tudo que é prometido, a única coisa que é cumprida é a dedicação e vontade, mesmo assim, de alguns deles, nem isso.

O América está contratando por atacado. O Adroaldo Leal da 98 FM, disse que está sendo uma “baciada”. Já chegaram 11. Normalmente, operações assim dão errado. É gente demais para formar um grupo que precisa se entrosar em curtíssimo espaço de tempo. Claro que o Coelho subiu para a Série A, precisa se reforçar com jogadores de melhor nível, mas certamente os que estão sendo contratados também são de nível B. Melhor seria segurar os seus melhores, já bem sintonizados e investir em até uns cinco de nível superior.

Mas, Givanildo Oliveira sabe o que4 faz. É competente e, pelo que se sabe, está indicando e acompanhando muito de perto estas aquisições. Que o Coelhão faça um ótimo Brasileiro e atinja o objetivo traçado pela diretoria que é ficar entre os 10 primeiros colocados.

* Sobre as aquisições de Atlético e Cruzeiro, escreverei mais tarde, já que agora estou indo pra rádio 98 FM, onde participarei do programa do Lélio Gustavo, de 9 às 10 horas. Mas, adianto que não confio em jogadores “tampinhas” como armadores. De baixa estatura, vá lá, mas nem tão baixos e franzinos. Raros dão certo em clubes que almejam grandes conquistas, exceção obviamente àqueles gênios da bola, cada vez mais difíceis e caros. Mesmo assim, quando muito jovens, passam por trabalho de reforço muscular e outras atividades laboratoriais específicas.

Pisano no Cruzeiro e Cazares no Galo, terão que jogar bola demais para justificar o investimento neles.


» Comentar

Comentários:
23
  • Tião disse:

    Considerando que ontem o Galo fez seu primeiro jogo no ano, faltando ainda pouco mais de um mês para começar a Libertadores, acredito que a evolução será natural. As pernas ficarão mais leves, os fundamentos serão melhor executados, algumas jogadas já poderão ser ensaiadas nos treinos e praticadas nos jogos. Precisamos do tempo para confirmar, mas a expectativa é boa.

  • Tião disse:

    Hyuri jogou 27min, Cazares jogou 17 min, Erazo jogou quase 40 min. As estreias foram discretas, com ligeiro destaque para o Hyuri. Acho que com o sistema de preparação física do Galo, todo o elenco tende a crescer, em especial estes 2 jovens jogadores. Hyuri, muito pouco badalado, pode ser o que mais irá crescer e se destacar. Se vier o centroavante finalizador, ele jogaria aberto pela direita e o Pratto mais pela esquerda. A temporada 2016 promete muito para os alvinegros.

  • Stefano Venuto disse:

    Chico Maia, pesquisando meus alfarrábios descobri o tal jogo do Benecy, agora a coisa ficou séria.
    https://www.youtube.com/watch?v=EstzugkIT4w&feature=youtu.be

  • Julio Cesar disse:

    Leandro Donizete nem tão alto é assim, embora não seja armador! Rafael Carioca não é essa musculatura toda! Messi é bem baixinho ! Wendel, da base do Galo , parecia o Balack (aquele da seleção alemã). Jorginho (o nome ja diz) que Leão trouxe pro Galo, bem baixinho! É bem mais dificil pra um baixinho, franzino, marcar ! Zico era grandão ? Era o “Galinho de Quintino”. São tantos exemplos, pros e contras ! Que tanto investimento foi esse no Equatoriano ?
    Li que mequinha recusou o Santiago Silva porque pediu R$80.000,00. Desconheço situação fisica e tal mas, se esse valor esta acima do teto salarial !?!? Tem muito bonde por qí ganhando ate mais, tipo Emerson Conceição !
    Ridicula a tentativa do Beneci se desculpar com essa conversa de “estoria”,
    “imaginação”, “não foi isso que quis dizer”. O time dele, com Luxemburgo e Alex, tudo bem , era um bom time, mas, vi cada “erro” de arbitragem a favor, que não dava nem pra imaginar ! Um investimento daquele teria que ter 100% de certeza não é ?

  • Julio Avila (mariana) disse:

    o cruzeiro vai entrar Pisano nos rivais kkkkk.cruzeiro contratou bem melhor!esse Erazo eu ja vi,horroroso,Cazares bem comum os outros nem conheço.

  • Valmar Azevêdo disse:

    Hilária a entrevista do Benecy ao Bobo Esportes, lendo um texto ninguém sabe escrito por quem. Desculpa esfarrapada, todo mundo sabe que antigos funcionários do Cru cru estavam insatisfeitos com Gilvan, tanto é que muitos se desligaram do clube, exemplo maior foi o Valdir Barbosa, que defendia a instituição com unhas e dentes. Benecy disse que a pressão subiu muito depois da entrevista, mas omitiu a pressão do Cru cru para uma retratação. Agora, estória criada, piada, a mancha ficou maior, porque ela já existia. Pena que o elenco dos 3 patetas está desfalcado.

  • Leandro Celeste disse:

    Chico, eu busquei na internet partidas completas do independente contra grandes adversários como Boca Juniors, River Plate, etc. Eu fiquei realmente impressionado com a qualidade do Matias Pisano! Disparado o melhor jogador do time (Mancuello é bom jogador, mas bem inferior). Todas as principais jogadas do Independente saiam dos pés do jogador! Ele não é meia armador, é mais um meia atacante (ponta) pelo lado direito, então não ter que ficar brigando no corpo por bola no meio de campo. Qualquer contratação pode dar errado, mas acredito que essa tenha sido uma das melhores contratações do futebol brasileiro dos últimos anos! Pisano é jogador acima da média, tem tudo para ser mais jogador que o Everton Ribeiro foi! Já o Cazares jogava num time muito pequeno da argentina e é equatoriano, ou seja uma aposta que realmente é difícil de dar certo.

    • Tião disse:

      É claro que temos que dar tempo ao tempo para saber, mas, pelo menos por enquanto, o craque argentino tem treinado entre os reservas. E os titulares têm 20 anos de idade.

    • Pedro Vítor disse:

      Espero que sua avaliação esteja errada

      Então o Cruzeiro trouxe o melhor jogador da argentina e o Galo o pior, vamos aguardar…

      • Tião disse:

        Ano passado foi assim também. O Galo trouxe o gordo e bichado Lucas Pratto, enquanto o Cruzeiro trouxe o excelente e selecionável matador Leandro Damião. E ainda disseram que foi chapéu do Gilvan. Como disse o Benecy, eles gostam de contar piadas lá.

  • Tião disse:

    Baciada do Coelho se justifica porque a retirada também foi em bando. Precisa repor, não tem jeito. Já sobre Pisano e Cazares, vejo diferença no quesito porte físico. O Pisano tem 5 cm a menos e parece já ter a sua estrutura formada. Dificilmente ganhará mais massa muscular. Concordo que este tipo de jogador sofre muito no futebol atual. O Cazares tem 1.71, altura compatível com jogador de explosão e técnica. Deve ganhar massa muscular pela estrutura física. Acho que pode aumentar uns 5kg e uns 3cm ainda no Galo. Se isto fará diferença na sua atuação, não podemos responder. Mesmo porque nem sabemos ainda como é a sua atuação nas condições atuais. Tendência é de que seja um novo Bernard: entra com o time arrumado, se destaca no curto prazo e é vendido caro. É aguardar para ver.

  • Pedro Vítor disse:

    Olha o time do Galo pra hoje:

    Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Rafael Carioca e Leandro Donizete; Giovanni Augusto, Luan, Thiago Ribeiro e Lucas Pratto;

    Lucas Pratto nitidamente mais magro. Thiago Ribeiro é um atacante, o time deve ser mais objetivo. Quando Dátolo joga pela esquerda, o time fica mais cadenciado, o jogador auxilia mais a descida do Douglas, e cruza mais bola na área.

    Como um amistoso, provavelmente terá um time todo reserva no segundo tempo, também pelo fato de ter apenas 10 dias pré-temporada.

    Olhem a equipe reserva:

    Giovanni; Patrick, Ed Carlos, Erazo e Mansur; Lucas Cândido e Eduardo; Dátolo, Casares, Hyuri e Carlos;

    Expectativa do Casares e Lucas Cândido, o primeiro chega pra jogar na armação e o segundo pelo desempenho na ultima partida do ano de 2015!

  • Leandro Fábricio disse:

    Com relação ao mequinha, esse todos sabem onde estará em 2017….

    Agora permita-me discordar de vc chico em relação a jogadores franzinos como armadores, luan não é nenhum brutamontes 1,70m , bernard 1,64m jogava no ataque mas hora caia pelo meio, jadson com 1,68m, dudu ex enseada hj no palmeiras 1,66m apesar de jogar mais a frente, saviola 1,68m, pablo aimar 1,70m, felippe coutinho 1,71m e outros inumeros que agora não me lembro….

    se o cara sabe jogar e realmente é bom jogador ele compensa a falta de tamanho e fisico com habilidade, malandragem etc, o messi tem 1,69 e vê se alguem consegue derruba-lo fácil….

  • Igor disse:

    Grande Chico, gostei do bate papo na 98, tenho afinidade com sua linha de pensamento (não que concorde com tudo), e sinto falta de você no rádio ou TV (falando de esporte). Abs!

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Chico!
    Esperando que o período de festas tenha sido da melhor qualidade, espero que este ano seja também promissor e de muitas conquistas para você, família e amigos do blog.

    Infelizmente, os seus temores em relação ao América são os mesmos meus e de amigos americanos com quem tenho conversado. De cada baciada salva um Toscano, enquanto da casa saem os atletas de melhor qualidade a preço de “banana”.

    O resto? Tony, Kléber, Willians (credo!) – não conseguiu banco no decaído Bahia, Juninho e um monte.

    Se aparecerem uns dois do nível do Toscano entre estes 11 estará de bom tamanho.

    Acho que já é hora de acabar com as matérias deprimentes porque a bola já está rolando. Afinal, na Copinha – assunto de maior interesse nacional, neste meio tempo de paralisação – o ARAXÁ está na terceira fase. Pode até cair, mas é um feito que outros não conseguiram ou não conseguem já faz tempo. Abs.

  • Pedro Vítor disse:

    Muito bacana sua participação no programa 98 Esportes com o Lélio Gustavo, Marcelo Pera e CJ.

    Pode ir mais vezes lá, compartilho melhor de suas opiniões, discordo um pouco do Lélio em alguns aspectos, mas sãos todos dois ótimos jornalistas, conceituados e divertidos.

    Foi um prazer ouvir o programa nesta manhã!

  • César Lopes disse:

    Chico,

    Ligado aqui no 98 Esportes, parabéns pela participação…

  • Pedro Vítor disse:

    Hoje também é o primeiro jogo do Atlético no ano de 2016, contra o Shalke 04 da Alemanha, um time forte, que disputa os melhores torneios da Europa mesmo não se destacando muito, estão bem acima do futebol jogado no futebol sul americano, principalmente no Brasil.

    Gostaria de destacar a entrevista do Benecy Queiroz, que bola fora do dirigente do Cruzeiro. Eu já suspeitava deste clube quanto a favorecimento de arbitragem em vários momentos, entre Campeonato Mineiro, Campeonato Brasileiro, mas o Benecy afirmou que já comprou juiz a mando de presidente do clube, citou apenas um caso isolado, disse que não se aprofundaria do assunto, mas acusou um goleiro, um técnico e um capitão, além de ter manchado as glórias do clube pelo resto de sua historia.

    A partir de agora as discussões com os cruzeirenses vão ganhar um argumento difícil de se bater, pois ele afirmou que o Cruzeiro é corrupto!

    Agora não adianta dizerem que o Benecy não tomou seus remédios no dia da entrevista, ate mesmo os mais loucos, podem errar, imagina um diretor, e afirmo também, ele só falou a verdade, que ninguém tem coragem de dizer!

    Quanto ao Casares, é uma promessa do futebol equatoriano, que joga na Argentina já há algum tempo, primeiro no River Plate, e depois no Banfield. Tem 23 anos, foi titular nas partidas da seleção equatoriana, chega no Atlético pra disputar posição com o Giovanni Augusto e Dodô, o Galo de Levir perdeu um pouco o foco, quando da saída de alguns jogadores que era bons reservas, eu esclareço:

    Giovanni Augusto enquanto teve o Guilherme no cangote, era o melhor meia do Brasileiro, e não dava brechas ao Guilherme, ate mesmo decidiu pular fora do barco!

    Lucas Pratto, enquanto teve Jô e André, no banco, reinava no Brasil, e apontado pela Imprensa do Eixo pra vestir camisa da seleção!

    Então vai ser uma disputa sadia, eu ainda acho o Giovanni Augusto titular, teve altos e baixos durante 2015, mas foi um dos destaques do time, o Casares, terá que jogar muita bola pra entrar neste time!

    • Pedro Vítor disse:

      Análise antes, e agora analise depois:

      Giovanni Augusto, merece mais chances, mas o Dátolo mais uma vez, teve sua chance no meio de campo, assim como foi naquela vitória contra o Flamengo, onde ele marcou o gol mais bonito do Brasileiro, assumiu a 10!

      Pra mim, o melhor reforço é o Hyuri, entrou bem na partida, e tem uma característica que o Thiago Ribeiro não tem, que é ter visão de jogo, trocar passes. O Thiago Ribeiro, é individualista, recebe a bola, logo procura chutar ao gol, porque finaliza bem de longe e perto, pra mim, uma característica rara no futebol, mas que o colocar como um bom reserva.

      Outro grande reforço, é o Lucas Cândido, recuperado de duas cirurgias uma joelho direito e outra no esquerdo, o Lucas tem 7 partidas pelo profissional, e três gols, cada um mais bonito que o outro. O Donizete que abra o olho, que o Candido esta jogando demais!

      Leonardo Silva e Victor, é chover no molhado suas qualidades e categoria!