Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Jogos Olímpicos do Rio e o bombardeio mundial: que pena, e que bom!

Montagem: Globoesporte.com

Tudo parecia correr bem para os Jogos Olímpicos do Rio. Única grande preocupação era a segurança, por causa da criminalidade vivida pela cidade e risco de atentados terroristas. De repente, surge o virus Zika, que se tornou pavor de todo brasileiro, que se espalha mundo afora. No primeiro dia de fevereiro dois respeitados cientistas norte-americanos (Arthur Caplan e Lee Igel) detonaram: “realizar as Olimpíadas com essas condições é um ato de ‘irresponsabilidade’”.

Danou!

E as explicações: “… mulheres jovens, que podem engravidar e correr o risco de ter um bebê com deficiência … um homem com uma vida sexual ativa, que pode correr o risco de transmitir a doença para sua parceira… talvez apenas os atletas, técnicos e outros membros das delegações dos países devem viajar ao Rio…”, escreveram em artigo para a revista Forbes. “A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência global por microcefalia, doença causada pelo vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, e o Comitê Olímpico Internacional, não se posicionou ainda e provavelmente não irá impedir a realização dos Jogos…”, disseram os cientistas.

Ontem o Comitê Olímpico dos Estados Unidos emitiu nota dizendo que atletas do país podem considerar não ir aos Jogos. Motivo “o medo do vírus da zika no Brasil”.

Problema sério, mas que tem um lado positivo: com essa discussão mundial, quem sabe os nossos governantes passam a tratar com a devida seriedade a saúde pública nacional!? Independentemente de partidos políticos, prefeituras, governos estaduais e federal, raros na nossa história trataram disso com a responsabilidade que o tema exige.

Nem para as Olimpíadas a Baía da Guanabara e a Lagoa Rodrigo de Freitas foram despoluídas. Isso lá no Rio; aqui em nossa capital temos a Lagoa da Pampulha como maior exemplo e dezenas, centenas e milhares de outras lagoas, córregos, rios e riachos Minas Gerais afora, na mesma situação.

A maioria da população brasileira não conta com saneamento básico. Em 200 países estudados, ocupamos a 112ª posição. Aí ficamos agora discutindo porque o “mosquito” e essas doenças voltaram ao país. Segundo dados do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) do Ministério da Saúde, 57,6% dos domicílios brasileiros são na base do esgoto por fossa ou esgoto a céu aberto.

A maioria da população brasileira não conta com saneamento básico. Em 200 países estudados, ocupamos a 112ª posição. Aí ficamos agora discutindo porque o “mosquito” e essas doenças voltaram ao país.

A falta de educação de qualidade, historicamente praticada no país, faz com que sejamos um povo desinformado e desinteressado naquilo que é fundamental para as nossas vidas. Os políticos desonestos e ruins adoram isso. Continuam colhendo votos, poder e dinheiro por meio dessa ignorância coletiva.


» Comentar

Comentários:
22
  • Flávio Pimenta disse:

    Chico, parabens pelos seus comentários, te acompanho há anos. Sou de Ponte Nova, moroi em BH há anos e gosto muito quando fala de coisas do interior. Te acompanho no rádio também. Um abraço, Flávio Pímenta (faço questão; de Ponte Nova)

  • mauro nonato disse:

    bom dia Chico, nao acha que a população da reclamando demais. A saúde publica e muito boa e adequada. Nao entendo tanta reclamação.

  • roberto Miranda disse:

    Parabens Chico o tempo tem lhe feito bem,cada dia maislucido

  • José Eduardo Barata disse:

    (…) aqui em nossa capital temos a Lagoa da Pampulha (…)
    A última grande intervenção foi a retirada dos aguapés , se não me falha
    a memória , patrocinada pelo Medioli .
    De lá p’ra cá , só discurso . E uma montanha de dinheiro pelo ralo .
    A Pampulha tem funcionado para as administrações municipais ao longo
    de uns dezoito anos como a seca no nordeste .
    Colocam no orçamento uma soma incalculável de recursos públicos e não
    realizam NADA .
    Alguém tem notícia sobre o destino da “grana” ?
    É muita vagabundagem dessa gente .

  • João Guilherme disse:

    Vocês não sabem da missa a metade…

    De tempos em tempos a indústria farmacêutica tem que fazer grana, logo, inventam um vírus, para depois…venderem a cura!!!
    Lembram da gripe aviária na China, o tal vírus H1N1 ?!?
    Um ano antes dos Jogos Olímpicos de Pequim na China teve a gripe aviária que depois nunca mais se ouviu falar. A China, assim como o Brasil é um dos membros dos BRICS, grupo econômico desafeto dos EUA. Este vídeo explica bem o assunto do H1N1 e a sua criação pela industria farmacêutica:
    https://www.youtube.com/watch?v=UTJkWWdqlXo

    Agora é o tal do Zika…logo antes de um grande evento mundial, no Brasil !!!
    Coincidências ?!?
    Não!
    O vírus Zika é propriedade da Fundação Rockefeller e pode ser comprado por U$ 430 dólares: http://www.atcc.org/products/all/VR-84.aspx#history

    E você aí achando que o problema é aquele seu vasinho de planta….rs

    https://caminhoalternativo.wordpress.com/2016/01/30/o-virus-zika-e-propriedade-da-fundacao-rockefeller/

    Os EUA fazendo de tudo para destruir economicamente os seus concorrentes no mercado mundial.

    Aí você vai dizer: “Ahhh, isso é só teoria da conspiração….blá, blá, blá!”

    Bom, então fala isso para o Jornal The New York times que pergunta: “Antes de chegar ao Brazil, o virus da zika chegou a Nova York. Como explicar esse mistério médico ?

    http://www.nytimes.com/2016/02/07/health/zika-virus-brazil-how-it-spread-explained.html?emc=edit_na_20160206&nlid=2984728&ref=cta

    Vou cantar a pedra: Em 2018 vai ter Copa na Russia, que também faz parte dos BRICS, logo, podem esperar que no final de 2017 e inicio de 2018 vai rolar “coincidentemente”, alguma epidemia na Russia.

    Segue, abaixo, um pequeno histórico das guerras com o uso de agentes biológicos com a finalidade de incapacitar os inimigos:

    Em 190 a.C. – Aníbal, em uma batalha Naval contra Eumenes II, de Pérgamo, lança cobras venenosas nos conveses de navios inimigos para derrotar os inimigos pergamenos.
    1155 d.C. – Barbarossa emprega cadáveres para contaminar o abastecimento de água dos inimigos na batalha de Tortona.
    1346 – 1347 d.C. – Os mongóis utilizam catapultas para lançar cadáveres infectados com pragas sobre as paredes de Kafta (Criméia), forçando os inimigos a fugirem. Uma pandemia de peste é descrita na Europa e suspeita-se que surgiu após esse evento.
    1495 d.C. – A tropa espanhola tenta contaminar o vinho das tropas francesas com sangue de pacientes com hanseníase.
    1650 d.C. – Os poloneses colocam a saliva de cães infectados com raiva em esferas e lançam contra as tropas inimigas.
    710 d.C. – 1710 d. C. – Os russos depositam cadáveres infectados com pragas em Reval, Estônia.
    1763 d.C. – Durante a rebelião de Pontiac’s na Nova Inglaterra, o coronel britânico Henry Bouquet propôs a distribuição de cobertores infectados com varíola para índios em Fort Pitt, Pensilvânia. Suspeita-se que a disseminação de varíola tenha sido proposital, a doença devastou a população nativa americana.
    1950 – 1944 – A invasão japonesa a China: os japoneses disseminaram a cólera e a peste contra as tropas e a população civil chinesa.
    1941 – 1942 – Realização de testes com bombas aéreas e canhões para a Guerra Biológica – ocorre à disseminação de esporos de antrax em Gruinard Island, Escócia.
    1978 – Em 7 de setembro: Assalto ao exílio búlgaro Markov com um guarda-chuva: uso de ricina (toxina).
    1984 – A seita do místico indiana “Rajneeshi” fundou diversas cidades ocultistas no Oregon, EUA, supostamente envenenou centenas de pessoas com Salmonella para colocar as eleições locais em favor da seita.
    1990 – 1995 – Seita japonesa “Aum Shinrikyo” realiza ataques terroristas empregando toxina botulínica e esporos de antrax.
    2001 – Envio de cartas nos EUA contaminadas contaminada com esporos de antraz.

    • João Guilherme disse:

      Eis o que você precisa saber, antes de assistir o vídeo abaixo:
      O sujeito sendo interrogado pelos congressistas americanos, chama-se Martin Shkreli, 32 anos, empresário da indústria farmacêutica.
      Em setembro de 2015, ele foi responsável por aumentar um medicamento usado no tratamento de AIDS, toxoplasmose, malária e alguns tipos de câncer, em mais de 5.000%, sem nenhuma justificativa. Isso mesmo. O comprimido do Daraprim, que custava U$ 13,5, passou para 750 dólares.
      O descaso, o cinismo e o desrespeito demonstrado pelo empresário no Congresso Americano, deve-se ao fato de que, diante das leis do livre mercado, ele não está cometendo crime algum.
      De modo que não restou outra alternativa ao congressista Elijah Cummings, a não ser tentar apelar constrangedora e inutilmente, ao senso de humanidade de Shkreli, que se manifestou da seguinte forma em seu Twitter, após a audiência: “Difícil aceitar que estes imbecis representam o povo no nosso governo”.

      https://www.facebook.com/Clavatown/videos/10205785143890874/?pnref=story

      No Brasil, graças as políticas de saúde, implantadas pelo governo Lula, a caixa com 100 comprimidos do Daraprim, custa R$ 8,00.

      E tem gente que não consegue ligar os pontos e entender o motivo da atual caçada ao Lula. Querem a todo custo impedir Lula 2018…não conseguirão!

      • Alex disse:

        ….meu Deus, eu ainda perdi meu precioso tempo lendo isso……é a “teoria da Conspiração Lulista”….é muita loucura…..eu quero saber qto custa a caixa de calmante, a população brasileira está precisando pra ter paciência com esses Petistas……eu quero saber é qto custa o remédio pra acabar com a PRAGA chamada PT….eu recomendo ao brasileiro ORARIL 3 vezes ao dia no mínimo…só com muita oração vamos nos livrar dessa epidemia chamada PT…..é inacreditável mas tem gente que ainda não tirou as vendas…..obrigado Guilherme, vc é um dos culpados do sufoco que estou passando….deve estar orgulhoso……

        • Joao Guilherme disse:

          Alex,

          Você só externou o seu preconceito contra o Lula.
          Rebata os meus dados com fatos e argumentos, não com preconceito.

          E não se esqueça que quem criou o SAMU foi o Patrus Ananias, enquanto prefeito de BH pelo PT. Depois o governo Lula copiou a ideia para o Brasil todo:
          https://www.youtube.com/watch?v=rMc8DLQ9F2A

          A sua vida vai ficar mais fácil se você parar de brigar com os fatos:
          http://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/a-historia-do-programa-contra-a-aids

          Quer uma dica…desliga da Globo que a vida melhora!!!

          • Alex disse:

            …eu não tenho preconceito contra o Lula, tenho é nojo mesmo….não compactuo com ladrão….se o Brasil fosse sério ele e o filho dele já estariam na prisão…..tira essa mordaça rapaz, renuncie a essa boquinha que o PT deve ter te dado pra defendê-lo e nos poupe da sua ignorância e babação….se vc quer andar com vendas nos olhos, que o faça, só não espere que venhamos bater palmas pra sua doença….pegue esses remédios que o Lula abaixou os preços e tome todos eles, é a única maneira de vc continuar grogue, vivendo em uma mundo de alienação e fingindo não ver o que está acontecendo….eu frequento blog de esportes pra não ter que conviver com baba-ovo igual a vc, nos poupe dessa nojeira….vista-se de vermelho e vá pra praça Sete defender essa corja de bandido e nos deixe em paz com o futebol…..a sua sorte é que pra desespero do Lula , ainda vivemos em país livre em que somos obrigado a ler essas bobagens que vc escreve…..aproveite enquanto é tempo, dizem que o sonho do Lula e da Dilma é fazer daqui uma Venezuela…..

      • José Eduardo Barata disse:

        Quem vai impedir Lula em 2018 é ele mesmo .
        Ele , seu apartamento , seu sítio , os contratos de seus filhos , seus “amigos” , e por
        aí vai a barafunda toda .
        Quanto à questão dos medicamentos , que tal relembrar a atuação do Serra como
        Ministro da Saúde ? Sua memória anda fraca , não é mesmo ?

    • José Eduardo Barata disse:

      “Vocês não sabem da missa a metade ” .
      E você , João Guilherme , sabe muito .
      Interessante o histórico apresentado , mas a arrogância do “vocês não sabem…”
      é que deteriora o texto .
      O Brasil , do jeito que está , ser preocupação para a economia americana , ou
      simplesmente por fazer parte dos BRICS , ser alvo do primeiro mundo , é sonhar
      acordado .
      Pelo contrário , pois o que tenho lido é que quanto pior aqui pior para eles lá .
      Mas valeu . As suas informações são muito boas .

      • Alex disse:

        ..José Eduardo, não adianta perder tempo com esses fanáticos do Estado Islâmico do Lulismo….não adianta cara, fizeram lavagem cerebral nesses caras…..e se vc der moral pra ele vamos ter que aturar os posts dele defendendo essa corrupção….em não preciso de mais do que 1 linha pra acabar com a choradeira dele…..pergunta pra ele quem criou o Plano Real?….se não fosse esse Plano o Brasil já teria quebrado no primeiro mandato do Barbudo….mas sabe o que me deixa mais tranquilo J.Eduardo, é que não há tristeza que dure pra sempre….mais dias, menos dias essa corja vai sair do poder….esse João Guilherme deve ser mais um que mama nas tetas da república do “companheiro”…..ou quem sabe um beneficiário do Bolsa esmola…..

        • João Guilherme disse:

          Alex, eu não iria respondê-lo, mas dada inverdade dita por você, sobre o Plano Real, é necessário que a verdade se sobreponha a desinformação, sempre.

          Itamar Franco, este foi o Presidente quem criou o Plano Real.

          Vídeo de lançamento do Plano Real:
          https://www.youtube.com/watch?v=gVdmwRfBYrQ

          Decreto de lançamento do Plano Real assinado pelo Presidente Itamar Franco:
          http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/leis/L8880.htm

          Rubens Ricupero, ministro da Fazenda, e o Presidente Itamar Franco lançam a nova moeda, o real, a oitava moeda brasileira em circulação no século 20:
          http://memorialdademocracia.com.br/card/plano-real-vence-batalha-contra-a-inflacao

          Veja o depoimento do próprio Presidente Itamar sobre o Plano Real, frente as mentiras amplamente divulgadas pelo PSDB sobre a autoria do Plano Real:
          https://www.youtube.com/watch?v=uZjIoaWfU1I

          Alex, eu sabia que você era desinformado, mas não imaginava que chegasse a tanto. Eu entendo que frente há 12 anos de censura e interdição do debate político promovidos pela ditadura do Aecioquistão, a maioria das pessoas não saiba o básico sobre política. Mas eu entendo também que quando somos expostos a fotos incontestes temos que refletir e aceitar a verdade.

        • José Eduardo Barata disse:

          Será que saiu corrigido ? Escrevi “só faltou” quando era para ser “só faltaram”.
          Eu me corrijo sempre , pois a pressa me faz cometer equívocos gramaticais
          imperdoáveis .
          Ainda mais em se tratando de comentar o Lula , esse colosso cultural , é
          preciso muita diligência para não ofender o Professor .

        • José Eduardo Barata disse:

          O melhor de tudo , caro Alex , são as referências usadas por nosso
          “cumpanhêro” . Você viu a relação que ele passou ?
          Só faltaram o Pravda e o Granma .

        • José Eduardo Barata disse:

          O melhor de tudo , caro Alex , são as referências usadas por nosso
          “cumpanhêro” . Você viu a relação que ele passou ?
          Só faltou o Pravda e o Granma .

          • Alex disse:

            …é J.Eduardo, é verdade….kkkk….o mais triste nessa história amigo, é que ainda tem gente que acredita que esse PT é um semi-deus…..mas nada fica encoberto debaixo dos céus e Deus vai expor todas as falcatruas desse brasil independente de partido…..

  • Vinicius Campos disse:

    Belo matéria Chico.

    somente se resolve alguma coisa o dia que os americanos resolverem interferir neste País. A hora que alguma coisa aqui interessar a eles, eles virão e vão moralizar a coisa. Do contrário é esperança inútil.

    Que me perdoe pelo que vou dizer mas sinceramente tinha que ter um grupo radical no Brasil para exterminar políticos corruptos. Só assim mesmo pra dar jeito nessa corja toda, que nas próximas eleições com certeza vão estar sendo todos reeleitos pelo mesmo povo que agora reclama.

    Sinceramente acho que o povo brasileiro já sofre de microcefalia a muito tempo.

    É Brasil!!

  • paulo roberto malta disse:

    boa tarde Chico, lamentavelmente o nosso país é uma terra que não vai ter jeito, entra governo, muda partido e nada acontece, porque nós, cidadãos que votamos, NÃO QUEREMOS MUDANÇA, e não é governo que vai mudar esta história, são pessoas, gente de bem, e responsável, porque para ser ministro da saúde, não se escolhe um sanitarista? e todos escolhem pessoas indicados pelos seus partidos. o interessante é que no mundo inteiro o Zika está presente, mas há somente esta preocupação com o Brasil?

  • Stefano Venuto disse:

    O pior é ver o governo brasileiro tratar esse assunto com a seriedade que merece, só quando os EUA entraram na parada. E ainda temos um ministro da saúde que se especializou em falar idiotices, pra falar a verdade o tal complexo de cachorro vira-lata, não é complexo, é realidade, um país que tinha tudo pra ser bom de se viver e está caminhando pro pior.