Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Utilização da tecnologia para evitar erros de arbitragens deve provocar uma revolução no futebol mundial

Pelo menos muita gente vai parar de ganhar dinheiro desonestamente, comprando ou vendendo resultados.

No dia 10 de setembro do ano passado a CBF enviou pedido à antiga cúpula da FIFA para testar os meios eletrônicos no auxílio às arbitragens. Seis dias depois recebeu a resposta negativa. Agora, o novo presidente da entidade, Gianni Infantino, recém- empossado, assumiu querendo mostrar logo que quer mudar alguma coisa mesmo e a primeira medida neste sentido foi mexer em um tabu quase tão velho quanto a FIFA que é o uso da tecnologia e meios eletrônicos para evitar enormes prejuízos causados por erros absurdos e ou suspeitos das arbitragens.

A notícia foi dada sábado, no País de Gales, durante encontro da cartolagem que discute as regras do futebol mundial. Como a imprensa fica voltada quase 100% aos jogos no fim de semana o assunto só começa a ser discutido agora, de enorme importância, já que poderá haver uma verdadeira revolução, inclusive em termos táticos, tendo em vista que lances cruciais terão o olho eletrônico para impedir que erros de apitadores e bandeiras interfiram no placar: se a bola entrou no não; se foi pênalti; se um jogador merece cartão vermelho e se houve impedimento ou não em uma situação clara de gol.

A notícia completa no site do Jornal do Commercio:

* “Fifa e Ifab aprovam teste do vídeo e replay no futebol – Mudanças na regra devem ser estabelecidas até 2018″

A Fifa e a International Board (Ifab) aprovaram o teste do vídeo e replay no futebol para ajudar os árbitros. A decisão é histórica e provavelmente vai causar o maior impacto nas regras do futebol em 100 anos. As avaliações vão começar nos próximos meses e o objetivo dos dirigentes é que, em 2018, uma decisão final seja tomada.

No total, 13 federações nacionais já solicitaram a autorização para começar a testar a tecnologia, entre elas a CBF. A Copa da Escócia, Holanda e outros já apresentaram seus pedidos. A Conmebol indicou que quer a tecnologia na Copa América, algo que a IFAB duvida que possa ser feito.

Rompendo resistências de décadas, inclusive da Uefa, o anúncio foi feito anteontem, após encontro dos dirigentes responsáveis pelas regras do futebol em Cardiff, no País de Gales. “Foi uma decisão histórica”, indicou Jonathan Ford, um dos dirigentes na reunião. “Várias ligas querem testar e vamos concentrar esses exames na Ifab para ter um controle completo sobre o tema”, concluiu.

Protocolos serão estabelecidos para padronizar os testes e a entidade insiste que não bastará apenas colocar duas ou três câmeras em campo.

Gianni Infantino, o novo presidente da Fifa, explicou que não quer apressar as decisões. Segundo ele, os protocolos dos testes terão de ser os mesmos para todos.

A International Board se reunirá nas próximas semanas para definir um cronograma de torneios que contarão com o teste ao longo dos próximos 24 meses.

Ainda segundo a Ifab, a expectativa não é atingir 100% de eficiência nas decisões para cada acontecimento do jogo, mas evitar claramente decisões incorretas em lances que definam resultados, como a identificação de um gol, se foi pênalti, na distribuição de vermelhos e na identificação de um atleta. Impedimentos não serão avaliados, a não ser quando houver uma situação clara de gol.

Para os dirigentes, a grande questão não é se a tecnologia funciona, mas como ela deve ser usada, para não causar interrupção de um jogo ou freá-lo. Apesar de o árbitro principal ser a pessoa que deveria ver primeiro as imagens, a princípio, isso não deve acontecer. Por enquanto, um assistente vai ficar diante de um vídeo e irá informar ao juiz o que aconteceu no lance por meio de um rádio. No futuro, a Fifa não descarta que o árbitro leve consigo uma tela.

IANFANTINO

Gianni Infantino

Os primeiros testes podem ser feitos já na Série A do Brasileiro deste ano. A primeira rodada do Nacional está marcada para 15 de maio. Já os principais torneios europeus, como a Eurocopa, só começam em agosto. A Uefa, por sua vez, anunciou que as finais da Liga dos Campeões e da Europa vão ter a tecnologia que determina se a bola ultrapassou ou não a linha do gol.

http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/esportes/sport/noticia/2016/03/06/fifa-e-ifab-aprovam-teste-do-video-e-replay-no-futebol-224600.php

 


» Comentar

Comentários:
24
  • Tonho ( Mineiro ) disse:

    No Rugby ja e usado, os lances passam no telao em câmara lenta e diferente angulos, chega a ser mais uma atração e a torcida vibra com o lance que favorece o time a cada angulo diferente, o problema e que os juízes não arriscam mais e pedem ajuda do video para todo lance, outra coisa quando interessa voltam um determinado lance muito minutos ate conseguir alguma coisa atras que não tem nada a ver com o lance do trie ( pontos ) e anulam os pontos, esta praia vai ser muito usada no futebol brasileiro em dias de jogos contra o time do benecy.

  • Rafael disse:

    O que o Benecy acha disso?

  • Leandro Celeste disse:

    Se já estivesse funcionando a mais tempo o atletico – mg continuaria virgem de Copa do Brasil e Libertadores, e o Cruzeiro já seria penta do brasileiro, aquele Cruzeiro e Corinthians de 2010 foram erros grotescos, única vez q um jogador saiu de campo antes do final da partida de raiva do juiz! O Cruzeiro que é o time mais prejudicado pela arbitragem agradece!

    • Marcão de Varginha disse:

      Muito boas essas… conta outras, vá! kkkkkkkkkkkkkkkkkk…
      – Ademais, a mais épica das Copas do Brasil foi em 2014: na bola, na raça, na vontade, contra nosso maior cliente que viu “somente” 5 estrelas, e sem manipular arbitragens!
      – #benecyeternomito

  • Raws disse:

    Vai ajudar muito, porém as reclamações não acabarão. Como comentou ontem o Juca Kfoury, as acusações vão ser direcionadas para a manipulação da tecnológica. Exemplo, na marcação do impedimento via tira teima, alguém terá que clicar no botão, no momento exato que a bola for tocada, vai que o operador seja corinthiano…

  • Alisson Sol disse:

    O uso da tecnologia no esporte é um bom exemplo daquelas coisas que “na teoria é excelente”, e na prática um desastre. Mesmo no futebol americano, com 15 câmeras ou mais por partida, o replay pouco ou nada resolve. É preciso lembrar que há um tempo para o juiz auxiliar decidir. Vejamos: se existem 15 câmeras, e ele tem de rever, talvez em câmera lenta, 5 a 10 segundos de cada câmera, estamos falando de até 150 segundos ou muito mais a serem revistos. Haja paciência para esperar. E isto no futebol americano, onde já existem inúmeras interrupções naturais do jogo.

    Será que alguém mais se lembra do famoso pênalti do Júnior Baiano contra a Noruega no Copa de 1998, em que juiz foi bem desqualificado pelos comentaristas ao vivo e depois cenas de outro ângulo mostravam a camisa do noruegues sendo claramente puxada? (link).

  • Jorge Moreira disse:

    Tem torcedor(sic)de um time que reclamou da arbitragem
    do Galo contra a Caldense ano passado sera que foram todos
    extintos depois do jogo do time deles ontem?ou só comentam jogo
    . e arbitragem de jogos do GALO hen

    • Pedro Vítor disse:

      Pimenta no olho de atleticano é refresco para os torcedores do Time do Roubo!

      Duas reinvindicações dos cruzeirenses em 2015 na final do Campeonato Mineiro:

      1° Porque tiraram a decisão de Poços de Caldas? A FMF só pode ser atleticana dizia o Velho Gilvan Gagá!

      Aí o Tricordiano, inverte o mando de campo pra Sete Lagoas, estádio dentro da Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde o Cruzeiro mais jogou durante as Obras de reforma do Mineirão.

      Não ví nenhum cidadão cruzeirense comentar sobre o assunto, na imprensa nem um órgão se deu trabalho de comentar ou fazer escândalo sobre este fato!

      2° Um erro do Bandeira definiu o jogo da finalíssima, Jô recebeu a frente e fez o gol do título, uma contestação fora do normal de cruzeirenses, imprensa, e a Caldense.

      Pois bem, 2016, Campeonato Mineiro, jogo em Poços de Caldas, e um claramente impedido do Sr Alisson, e não era um lance duvidoso como foi o do Atlético, a imprensa muda e omissa, os cruzeirenses mudos e omissos!

      Ninguém vai comentar nada?

    • Vinicius Campos disse:

      Uai? Não é que é mesmo. Sumiram os analistas.

  • Flavio Pimenta disse:

    Chico, me causa muito esrtanheza… nem o locutor, o reporter e o comentarista da Itatiaia falaram sobre o gol em empedimento do Cruzeiro contra a Caldense que todo o Brasil viu.Torço muito para o futebol Mineiro, mas os caras são “Capital” mesmo. E uma covardia o que fazem com os times do interior. Depois reclamam do Rio, SP, etc.

  • humberto disse:

    Não concordo com a mudança que jogador ser atendido dentro de campo não precisa mais sair, ou seja o time que estiver ganhando vai ficar se jogando a todo instante no chão pedindo atendimento médico, e com isso o jogo será parado toda hora, vai ser horrivel para o jogo. Imagina só atlético ou cruzeiro contra um time do interior simplesmente o jogo terá 30 minutos de bola rolando. A FIFA acha que aqui é igual na europa que jogador respeita o torcedor que paga o ingresso e quer ver jogo bola rolando.

  • Marcão de Varginha disse:

    Tomara que aconteça e o mais rápido possível a utilização de tais técnicas… lances duvidosos poderão ser sanados, mas no caso do impedimento duvidoso, mesmo havendo ou não uma manifestação clara de gol, quais providências serão tomadas para coibir tais marcações equivocadas?
    – #benecyeternomito

  • Geraldo Magalhães disse:

    Sou que nem São Tomé, só acredito vendo. Penso que a tecnologia ajuda sim, o problema é a camisa. Tem coisa que a máquina vê, tem coisa que ela não vê.

  • Leandro Fábricio disse:

    Vixxiii agora complicou pro time do benézão da massa, pra corinthians, flamengo e fluminense principalmente hein…

  • Vinicius Campos disse:

    É Benecy. Agora perdeu o emprego de vez. Kkk

  • José Carlos disse:

    Outra bobagem que a Fifa deveria acabar é com aquela bola que o jogador cruza e faz uma curva por trás do gol, ora não interessa se a bola fez curva e sim se ela caiu dentro do campo, outra coisa que precisa evoluir, é aumentar o número de substituições, passando para quatro. Como é difícil ver o obvio!

  • DUDU GALOMAIO BH disse:

    Se acontecer mesmo, times brasileiros como Corínthians, Flamengo, Fluminense e Cruzeiro podem “colocar as barbas de molho”…

  • Pedro Vitor disse:

    Vejo com bons olhos a utilização da tecnologia, porque aqueles juízes que ficavam atrás dos gols não assumiam nada, só geravam uma despesas mais nos jogos!

    Olha essas novelas que aconteceram no Atlético este serviu apenas pra uma coisa: dar tempo ao Aguirre de conhecer o elenco, imagina se ele tivesse todos a disposição já na primeira partida do ano, será que os resultados seriam os mesmos?

    Agora a nova novela, registrar o menino Clayton ou Claytinho. Bom que ele não pode atuar pela Libertadores, apenas no Campeonato Mineiro, e o Atlético tem 5 dias pra resolver este problema de registro.

    O time do Atlético esta bem, mas campeonato Mineiro ilude torcida, ilude técnico, ilude comentarista, e ilude ate os próprios jogadores. Se não fosse as duas vitorias na Libertadores, não estaríamos tão confiantes, mesmo com as boas contratações e a manutenção do Pratto!

    Mas pra quinta feira, contra o Colo Colo, será um jogo muito complicado. Este time explora bastante o setor esquerdo ofensivo, ali onde joga o Marcos Rocha e Luan, além do Leonardo Silva. Ontem faltou concentração em algumas jogadas defensivas, em uma que não saiu o gol, o Victor fez grande defesa. Em Libertadores, e principalmente jogando fora de casa e contra um adversário a altura, todo cuidado é pouco!

    Marcos Rocha tem que parar de ficar atravessando bola na defesa, ou recua para o goleiro dar um bico pra frente, ou ele mesmo dá um bico. Donizete também tem de parar de errar passe, ou pelo menos diminuir os erros.

    O Galo tem que saber jogar fora de casa, contra o Melgar, falhou e tomou gol, e depois virou o jogo. Contra o Flamengo falhou, e perdeu o jogo. Contra o Independente Del Vale, foi a melhor partida da equipe defensivamente, não deu espaços. E ontem mais uma vez teve falhas no setor!

  • Marcelo de Andrade disse:

    Coitado do Benecy. Aacabou o caô.

  • Walter J Pereira disse:

    Aqui no Brasil, deveria em homenagem aos homens íntegros, que militaram e militam no futebol. Colocar o nome da lei: ” Lei José Roberto Whirthg” ou ” Lei Benecy Queiroz” . Seria justo e correto. Rsrsrsrs

  • Audisio disse:

    Aguirre comentou: “Não necessariamente o time que começou neste domingo vai começar na quinta. Mas, obviamente, a maioria vai. Tenho alguns dias e vou ver as condições para definir quem pode começar o jogo. Pode ser o mesmo, mas vamos ver”.
    Não inventa Aguirre, depois vem aquelas bobagens e o mau resultado e dizem que tem que dar tempo para o técnico etc e tal…

    • Pedro Vitor disse:

      Não há por que inventar, mas pelo segundo tempo de ontem, acho que Dátolo ganha a vaga do Casares.

      Casares, jogou muito naquele primeiro tempo contra o del Vale, e o Dátolo jogou demais também no segundo tempo contra o Tombense. Se der a logica, acho que o Dátolo pega a vaga!

  • Márcio Luiz disse:

    Xiiiiiiiiiiiiii, Benecy!
    A casa caiu. Kkk!