Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Dos quatro brasileiros sobraram Atlético e São Paulo, ambos com treinadores estrangeiros

O Boca venceu o Cerro em Assunção por 2 a 1 e hoje venceu de novo, em casa, por 3 a 1. O Grêmio perdeu em casa de 1 a 0 na semana passada e hoje de 3 a 0 em Rosário. Mas gostei da sinceridade e senso crítico do técnico Roger Machado depois do jogo, coisa rara no futebol: “O jogo se perde e ganha dentro de campo. Perdemos para um adversário que foi melhor que a gente. Competimos, brigamos, mas o adversário foi melhor nos dois jogos. Temos que entender que se perde e se ganha”, disse na entrevista coletiva.

O uruguaio Diego Aguirre e o argentino Edgardo Bauza comandam os brasileiros que restaram na Libertadores e que vão se enfrentar nas quartas de final. Ambos, também muito contestados pelas respectivas torcidas e boa parte da imprensa.

Para mim, Aguirre está escalando e mexendo certo desde que, segundo ele, acabou a fase de testes com as chegadas das semifinais do Mineiro e mata-mata da competição continental. E outra onda que se fazia contra dele também foi pro espaço: a preparação física do time. O que não tem faltado é correria e fôlego. Jogou o clássico contra o América domingo e ontem voou contra o Racing. O Corinthians teve uma semana sem jogo até receber e perder a classificação para o Nacional.

Sobre estes temas, veja que interessante a opinião e dúvidas que o Tostão tinha antes dos jogos de ontem e hoje, na coluna dele no O Tempo:

“Quantos dos quatro brasileiros vão se classificar na Libertadores? Atlético-MG e Corinthians empataram em 0 a 0, precisam de uma vitória, mas não podem empatar com gols. Isso é perigoso.

O Atlético-MG é o time brasileiro com mais jogadores de boa qualidade. Por outro lado, possui sete titulares (Victor, Marcos Rocha, Douglas Santos, Leonardo Silva, Erazo, Rafael Carioca e Pratto) muito superiores aos reservas, um dos motivos de os sete terem jogado contra o América-MG (Pratto entrou no segundo tempo). Será que os jogadores estarão fisicamente desgastados? Já o Corinthians teve uma semana para treinar. Isso será importante?

Será que o Toluca, em casa e na altitude, vai golear, como fez o São Paulo no Morumbi? A chance de a equipe mexicana se classificar é mínima, mas não impossível. Será que Bauza vai barrar Ganso, para formar uma linha de cinco jogadores à frente dos quatro defensores, como fez contra o Strongest?

Será que o Grêmio vai pressionar, dominar a partida e ganhar, como fez o Rosario Central em Porto Alegre? Será um jogo dificílimo para o Grêmio, mas é possível. Ou a melhor estratégia seria marcar mais atrás para contra-atacar? Assim, o Palmeiras fez três gols em Rosario….”


» Comentar

Comentários:
12
  • audisio disse:

    Não gosto de generalizações. Treinadores estrangeiros. E dái. Pode ser que sejam estrangeiros mas assim como entre os brasileiros o que importa não é a nacionalidade e sim como treinam e incentivam suas equipes.
    Estrangeiros não quer dizer absolutamente nada. O mesmo se aplica a brasileiros, seguindo esta linha de raciocínio o brasileiro Celso Roth teria a mesma competência de outro brasileiro Cuca?
    Penso que independente de nacionalidade, existem os defensivistas que normalmente são copeiros como Mourinho, Felipão e os que buscam agredir correndo o risco de perder algumas partidas mas que na média geral saem vitoriosos em campeonatos longos que exigem a famosa regularidade e onde os fatores sorte e os componentes do insperado ficam diluídos na curva de dispersão.

  • Leandro Fábricio disse:

    Estão falando demais em ganso mas os destaques do são paulo são michel bastos e calleri, esses sim são os mais perigosos, ganso com sua frieza e preguiça não mete medo em ninguém, apesar de ser um jogador diferenciado, tanto que o bauza o tem deixado no banco em algumas ocasiões nessa libertadores, o futebol não tem lógica e todo cuidado é pouco, o galo eliminou o racing que pra mim é muito superior ao time do são paulo, mas isso não significa muita coisa em se tratando de um esporte onde a lógica não reside e tudo pode acontecer, acho que por não ter aquela pressão costumeira dos estádios argentinos, uruguaios, paraguaios e chilenos o galo tem que jogar de igual pra igual contra o são paulo que é um time que quase sempre leva gols em seus jogos, jogar muito recuado vai chamar o time paulista pra cima e não é bom negócio…

    se passar do são paulo teoricamente a semi final será mais fácil que as oitavas e quartas de final, e uma decisão contra boca ou rosário seria decidida em casa…

    é aguardar… e campeonato mineiro não é importante desde o momento em que vc ainda não perdeu, se domingo o galo não for campeão, ninguém vai lembrar que o rural não é importante, que o foco é a libertadores e vão descer a ripa no time e no treinador colocando novamente em xeque o trabalho de todos e o time voltará a ser pressionado pela torcida…. portanto pra mim o titulo domingo será importante sim e dará mais tranquilidade ainda para o treinador e seus comandados para a sequencia da libertadores, apesar de ter a consciencia de que a libertadores é o mais importante sendo assim, temos que tomar cuidado com as contusões…

    aguardemos…

  • Adolfo disse:

    Acreditem, não é perseguição. Não tenho problema algum em rever conceitos, admitir erros e mudar de opinião para fazer justiça. Tenho sido crítico ferrenho do trabalho do Aguirre. E, até aqui, não encontrei motivos para mudar de opinião. Não concordo com a opinião do Chico quando diz que “ Aguirre está escalando e mexendo certo desde que, segundo ele, acabou a fase de testes com as chegadas das semifinais do Mineiro e mata-mata da competição continental” . No último fim de semana da entrada do Patrcik foi um absurdo! Na quarta, Aguirre acertou, na minha opinião, ao escalar o Carlos. Mas o Robinho de armador… já esta pra lá de comprovado que o jogador não rende nessa função. Mas o Aguirre mantem a teimosia e, mesmo quando fez boas alterações com a entrada de Clayton e Yuri, pois poderia ter posicionado o primeiro na armação, passado o Robinho para a esquerda. O Galo só foi encontrar os espaços quando voltou ao sistema com 3 volantes, com a entrada do Eduardo.
    Será um clássico nacional entre dois times que não empolgaram até o momento. O tricolor deu pinta de que engrenaria, quando sapecou 6 no “cachorro morto” do seu grupo. Mas teve dificuldades para se classificar contra o The Strongest. Pouco depois, tomou uma sapecada do Audax, por 4 gols, que foi superada pela vitória pelo mesmo número de gols marcados contra um Toluca muito desfalcado e desmotivado. Foi para ao México para jogar o anti-jogo, e voltou com uma derrota classificadora por 3×1. O São Paulo esta oscilante. Mesmo que a imprensa paulista insista em superestimar o futebol apresentado pelo time, o Galo não pode cair nessa supervalorização do adversário, que nada tem de excepcional, e na minha opinião, não é melhor, sequer igual no momento, ao bom time do Racing. Tem que respeitá-lo, não temê-lo.
    Mas é aí que está o meu temor. Quando se trata de jogos fora na libertadores, Aguirre é “precavido em excesso” (isso para não chama-lo de medroso), diferente das atitudes presunçosas que adota no mineiro, escalando equipes reservas e desprezando resultados negativos. Entrar para empatar no Morumbi, como entrou contra o Racing, será um erro grave. Enfrentar o time são-paulino de igual para igual é a melhor maneira, como foi demonstrado pelos adversários do campeonato paulista.

  • Tião disse:

    Vamos ver alguns números. Dos times desta fase, Atlétio Nacional e Pumas já venceram 6 jogos. Galo, Rosário, Del Valle e Boca venceram 5. São Paulo venceu 4. Nacional-URU venceu somente 2 partidas e chegou até aqui por causa do regulamento, afinal, praticamente só empatou (foram 5 empates em 8 jogos). Del Valle é o que mais perdeu, com 3 derrotas. São Paulo e Pumas têm 2 derrotas cada. Galo, Rosário e Nacional ficaram com apenas uma derrota. Boca e Atlético Nacional ainda estão invictos.

  • Ed Diogo disse:

    O jornalista paulista Sr. Juca kfouri falou que o São Paulo ganha do galo,mas na minha opniao este time do São Paulo e ruim igual ao time do cruzeiro. Ganharam dos reservas do Toluca mas perderam no Mexico e se classificaram na sorte

  • André Corrêa disse:

    Bem observado: sobram dois brasileiros, treinados por estrangeiros. Sinal de que realmente há algo errado com os administradores de grupos no Brasil.

    Eu acho que a atitude e a raça dos jogadores do Atlético contra o Racing mascararam uma realidade preocupante: mau futebol. Um armador está fazendo falta a esse time, que não tem padrão de jogo definido e ainda não se encontrou sob o aspecto coletivo. Nacional de Meddelín, Rosario e Boca estão à frente nesse sentido.

    Por falar neles, ontem foram definidos os jogos das quartas-de-final. Caberá ao vencedor de Atlético x São Paulo enfrentar quem sobreviver ao embate entre Nacional de Medellín x Rosario central – um grande confronto, talvez o melhor dos jogos desta fase. É importante ressaltar que, se passarem Rosario e Boca, eles deverão se enfrentar na semifinal; o brasileiro que restar, nesse caso, jogaria contra o vencedor de Pumas x Independiente del Valle.

    Meus palpites:

    NACIONAL DE MEDELLÍN x ROSARIO CENTRAL
    Talvez o melhor jogo das quartas-de-final. Dois times de alta qualidade técnica, donos de dois caldeirões capazes de fazer até o diabo tremer. Pesa contra o Nacional as mazelas da arbitragem do confronto contra o Huracán, que acredito ter maquiado fragilidades da equipe nos momentos de decisão. Pegada é algo que não falta aos argentinos. Pra mim, passa o Rosario.

    ATLÉTICO x SÃO PAULO
    O São Paulo parece ter um bom treinador, mas o time ainda não se encontrou. Sofreu muito na primeira fase e eliminou um Toluca que não queria nada com a dureza no primeiro jogo; quando forçaram um pouco, lá no México, fizeram 3 gols. O Atlético tem um time melhor e mais estável que o adversário. O Galo conta com a vantagem de decidir o confronto em casa; em uma disputa equilibrada, esse poderá ser um diferencial definitivo. Aposto no Atlético.

    PUMAS x INDEPENDIENTE DEL VALLE
    Pesam contra o Pumas o desinteresse mexicano pela Libertadores e o futebol apenas razoável jogado nas oitavas, contra o Táchira. Del Valle vem fazendo estragos jogando em seu estádio e endureceu muito as suas partidas importantes fora de casa (Atlético, Colo-Colo e River Plate). Os irmãos Angulo estão fazendo miséria e podem ser decisivos. Acho que os equatorianos vão fazer (mais) história e chegar à semifinal.

    BOCA JUNIORS x NACIONAL-URU
    Promessa de dois bons jogos entre dois dos maiores campeões da América. O Boca, como sempre, vem crescendo nos momentos decisivos – um perigo. Tevez é o dono do time e está fazendo por merecer o rótulo; é decisivo e está jogando muito. O Nacional tem um time arrumadinho, bons valores individuais como Nico López e o peso da camisa jogando a favor. Não creio que o Boca encontrará facilidades, mas acho que os argentinos passam.

    CONCLUSÃO
    Se meus palpites vingarem, teríamos semifinais entre Atlético x Del Valle e Boca x Rosario. Nesse cenário, a melhor campanha entre os quatro seria a do Galo, que contaria com a enorme vantagem de resolver suas disputas jogando em Belo Horizonte.

    PIADINHA DO DIA
    Depois de ser eliminado por Santa Fé (2013), San Lorenzo (2014) e Rosario (2016), o Grêmio anunciou: de agora em diante, é um clube ateu.

  • Pedro Vítor disse:

    Grêmio perdeu ate o rumo de casa!

    São Paulo será por causa do Treinador que é estrategista, ele já colocou o Ganso no banco em três oportunidades nesta Libertadores. Não porque não seja um técnico que pega no pé do jogador, e sim por experiência, em jogos na altitude, e não foi questionado!

    E só lembrando que a situação do São era idêntica ao Palmeiras, e conseguiu se classificar, depois atropelou o Toluca com uma equipe de reservas, que pode ate enganar um pouco. Será que rendimento do time seria o mesmo com a equipe titular do Toluca? Sendo que no México perderam de 3 a 1, jogando mal.

    Mas eu prefiro encarar, como o técnico deve armar o time pra pegar o Atlético. E para o Aguirre vale, todo tipo de ressalva, pois a primeira partida é essencial pra classificação. O empate sem gols não é tão bom como parece, e derrota com gols também não é tão ruim, se o Toluca tivesse feito um gol no Morumbi na primeira partida, teria grandes chances de classificação!

    O certo que o Galo eliminou um das equipes mais fortes tecnicamente, e bem mais forte que o Toluca, mas isso não significa dizer o São Paulo é mole, não é. Cresceu na reta final da competição por causa da ideologia de futebol do Bausa!

    • Tião disse:

      Situação do São Paulo era um pouco diferente, pois só dependia do seu resultado. Palmeiras dependia do placar do outro jogo. Também acho que o time titular do Toluca poderia ter dado mais trabalho, pois é do mesmo nível do Racing. Para mim o Bauza é o destaque do São Paulo sim. Conseguiu fazer um time competitivo, porém, apesar de ter perdido 2 partidas, só venceu 4.

      • Pedro Vítor disse:

        Tanto Bausa como Aguirre, por não serem do Brasil, e também por serem adeptos a armar o time de acordo com o adversário, sempre surpreendem, acho que isso causou o “frisson” quando os resultados não vieram.

        A gente não esta nem um pouco acostumado com este tipo de ideologia, e a imprensa rotula, mas o trabalho é interessante!

  • Julio Cesar disse:

    Chico, penso que todos comentaristas deveriam ser mais objetivos. Tostão esta cheio de “será?”. Assim fica facil. Gremio não passaria pelo Rosario era o mais certo que aconteceria. Assim como era pouco factivel que o São Paulo levaria 4 gols. Assim como o Atletico passaria pelo Racing. Tostão jogou bola, disputou copa, acompanha futebol e por isso escreve sobre o tema. Ficar no “se” e “será?” é escrever sobre nada. Ontem no Fox Sports, PVC apontou o Atletico favorito contra o São Paulo dizendo que, embora, ambos ainda precisem de ajustes no time, o Atletico ate agora foi mais consistente do que o São Paulo. Ele poderia dizer: se o Atletico não jogar nada e o São Paulo jogar o que não jogou isso tudo ate agora, ele passa. Facil assim, o comentario.
    Ora, ele se fundamentou no que ocorreu ate agora. Não significa que se o Atletico não passar, que ele fez prognostico errado. O colega dele (não sei o nome) disse que o São Paulo é favorito mas, não disse em que se fundamentou ! E ainda completou com uma perola: “Ganso é o melhor jogador dessa Libertadores”. Tem jogador do Racing, um canhoto, penso ser Oscar Romero, jogou muito mais que Ganso, embora o Racing esteja eliminado.

  • Tarcísio Coimbra disse:

    Esse negócio de técnico estrangeiro é apenas coincidência, técnico influi pouco, o jogo é jogado, é lá dentro que se decide, teoria são meros detalhes. Não acredito que o Galo vá muito longe na Libertadores, é muito vulnerável no sistema defensivo e toma gols em quase todos os jogos. Um agravante para competições de mata mata. O time sente a falta de um armador, de um jogador de frente tipo Tardelli e um guerreiro como o Luan. Apesar da raça contra o Racing, em jogos anteriores, percebi um time frio e sem vontade de vencer. Parece time de medalhões que pretendiam ser vendidos na janela passada e não foram. Se entrar focado como no jogo anterior, ainda tenho esperanças no Mineiro.

  • Tião disse:

    Tostão falou e não disse nada. É um dos bons comentaristas que temos, mas já está aprendendo a derrapar. Libertadores agora só tem time qualificado de verdade. Nenhum chegou por acaso às quartas de final. Todas as partidas serão interessantes. Talvez a de maior emoção fique por conta do confronto brasileiro, já que, além dos bons times, terá uma rivalidade nacional.