Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Consequências da falta de comando

Quando chega o momento de entrar em qualquer estádio é hora de baixar aplicativos e mensagens no celular para a conferência da leitora de códigos. O papel cada mais uma espécie em extinção.

Os 53.158 pagantes saíram vaiando os dois times no Rose Bowl, com toda razão. Brasil e Equador ficaram devendo e o torcedor brasileiro incomodado com a falta de perspectivas desse grupo, sob o comando do Dunga, cuja principal justificativa é que está montando uma nova seleção. A maior preocupação não é nem a conquista dessa Copa América, mas o risco de ficar fora de um Mundial pela primeira vez na história. Os russos contam com a força midiática e comercial da “seleção canarinho” para vender devidamente o peixe deles para 2018. O Brasil já os desfalcou na Copa das Confederações de 2017 ao não conquistar a Copa América do Chile ano passado.

Contra o Equador o time ainda contou com a ajuda do árbitro chileno Julio Bascuña que invalidou gol legítimo do Bolaños, que chutou da linha de fundo e o Alisson tomou um maiores frangos da história da seleção.

Além da questionável competência do Dunga outro tema se impõe para discussão: temos jogadores de qualidade para formarmos uma grande equipe? Ou estamos na vala comum da maioria dos países famosos por terem um passado glorioso e presente como qualquer outro? Assim como os antecessores no cargo o atual treinador convoca praticamente todos que atuam no exterior, mas temos atletas melhores jogando no Brasil?

Os colegas da imprensa internacional nos fazem perguntas como essas e as respostas não são conclusivas e nem unânimes. Cada um pensa uma coisa e só há um consenso: a falta de comando da CBF atrapalha. Nos tempos do Ricardo Teixeira todos sabiam quem mandava, gostando ou não dele ou de seus subordinados. Aqui, o chefe da delegação seria o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Melo, que no dia do embarque agradeceu e ficou no Rio para debelar a crise que se instalava no clube dele.

Gangorra
Encastelado em São Paulo o presidente Marco Polo Del Nero manobra politicamente para se manter no cargo, não se enrolar na CPI da entidade que ele preside, instalada em Brasília, e não acompanha a seleção no exterior para não ser preso. Além da falta de credibilidade gerada por essa gangorra institucional, questões práticas são afetadas e prejudicam a seleção. Ano passado o empresário João Dória, indicado para chefiar a delegação no Chile, caiu fora antes da hora e o Brasil não teve um chefe de delegação presente em Santiago para recorrer contra a punição aplicada ao Neymar, desfalcando a seleção nas eliminatórias.

Tecnologia
Os norte-americanos usam os avanços da tecnologia para facilitar o dia a dia deles e na organização da Copa América não está sendo diferente. Pouquíssimas pessoas para resolver alguma coisa presencialmente, nos estádios ou centros de imprensa. Tudo na base do celular, do wifi e do e-mail. Ao questionamento “não recebi o meu ingresso” uma pessoa ou uma maquina pede o “código de acesso”. Diante da devida informação, chega outra: “dentro de no máximo dez minutos você o receberá em sua caixa de mensagens”. E assim é feito! Você baixa o código, apresenta a tela do telefone ao porteiro, que com uma leitora digital libera o acesso para a entrada ou não.


» Comentar

Comentários:
11
  • Tião disse:

    Tudo bem que o futebol equatoriano evoluiu, mas o Galo lá vai contratando mais um da seleção. Aí vai ver o time desfalcado da zaga titular várias vezes em função das convocações. Espero que o calendário do próximo ano não tenha jogos de times na datas FIFA.

  • Pedro Vítor disse:

    Boa Tarde Chico Maia

    Estou notando um desinteresse enorme dos torcedores brasileiros com a seleção do país. Isso acontece por tudo que há de errado no nosso futebol, e que os dirigentes fazem vistas grossas e tentam passar a impressão de que este universo do futebol brasileiro é magnifico.

    Eu ate agora não acompanhei nenhum jogo da Copa América. A ultima já ficava revoltado de perder o jogo principal porque o Brasil fora desclassificado e a nossa Rede Globo resolveu não passar a final. Depois disso se tiver um bom filme e o jogo da seleção, eu vejo o filme, se não tiver filme, eu leio um livro, se não tiver livro, eu pego uma inchada e vou capinar no terreiro!

    E não compensa mesmo ver jogos da seleção ou mesmo acompanhar, as convocações são esdruxulas, o comportamento do combinado é tosco, e o treinador é fraquissimo. Aí quando vamos colher as opiniões dos nossos comentaristas, como o Galvão Bueno entre outros figurões, no primeiro gol do Gabriel do Santos, já o rotulam de Gabigol, sem nem se importa com quem esta do outro lado da tela. Sinceramente muito obrigado, prefiro sofrer vendo os jogos do time reserva do Atlético, tem dado muito mais emoção, apesar da limitação, a gente vê a entrega dos cara em campo, infelizmente resolveram replanejar a temporada durante o brasileiro e quem e tudo que planta colhe.

    Mas pra ja não alongar demais, vou lhe desejar uma boa Copa América, que faça seu melhor, com respeito e aproveite as folgas pra curtir tambem, porque tambem tem seu direito. E a única coisa que serviu ate agora a Copa América foi tirar tres jogadores do Galo e acabar de atraplhar o resto do planejamento pífio da diretoria neste ano de 2016!

    Boa sorte

  • Leandro Fábricio disse:

    Arturo mina do del valle e zagueiro da seleção do Equador praticamente acertado com o galo, 70% dos diretos economicos por 2,5 milhoes de dolares..
    fábio santos também só aguardando a liberação d cruz azul do méxico
    e dizem que o galo estaria negociando com o meia rafinha ex coritiba que atualmente está no futebol arabe, pedido de marcelo oliveira….

  • Pablo de Oliveira disse:

    O Chico esse juiz que interditou o Independência deve ser Atleticano pois assim ele conserta o erro do nosso presidente em insistir com o Independência com a desculpa de ganho técnico.
    A muito tempo essa desculpa não cola mais, o Galo está perdendo dinheiro (renda), os jogos e privando a massa e levar mais de 50 mil pessoas nos jogos.
    Tomara que o Independência fique interditado um bom tempo e o Mineirão seja palco de uma arrancada histórica para o título a começar de uma goleada no clássico e se for no mineirão estarei lá, EU ACREDITO!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Raws disse:

    Desviando do tema, as vezes critico a bipolaridade de nossa torcida e não é que a imprensa esportiva é a mesma coisa. Prestando atenção nos diversos comentários sobre o Galo em Recife, percebi elogios ao primeiro tempo do nosso time, só que não vi análises sobre a péssima partida do Sport. ficou vendo o adversário jogar e mesmo assim quando chegava a nossa área era um Deus nos acuda. A pegada do Galo sumiu e acaba sobrando para o sistema defensivo que anda de mau a pior.

  • Julio Cesar disse:

    Pois é Chico, quando todos pensaram que o pais do futebol chegou ao fundo do poço em se tratando de futebol, ledo engano. E não acontece nada a uma das entidades mais corruptas do mundo (CBF). Ficar de fora de uma copa do mundo sera otimo para os “animos corruptos e corruptores” desse pais. Incluindo 49% de brasileiros pardos e não pardos.
    Vejam agora a tal cobrança do MPMG de 120 milhões referente as obras do Independencia. Pergunto, em relação a isso e a todo tipo de desvio de dinheiro publico e privado: onde estavam os auditores ? As grandes empresas de renome, consultores especialistas que receberam pra fazer acompanhamento das obras ?

    José Serra citou “bolivarianos” referindo-se aos protestos contra o golpe ! Por que ele não citou editoriais de jornais na Europa (Liberation e The Guardian) e agora do nada mais nada menos New York Times, questionando este processo “revolucionario” , mais conhecido como golpe, que Eduardo Cunha e seu sindicato de nefastos submeteu o pais ?
    “O Brasil não é atipico, é uma aberração”!

    • Faust disse:

      Não aguentam deixar política fora do assunto né?

      Só me responde uma coisa, esse “Eduardo Cunha com seu sindicato de nefastos” subiram ao poder pela via armada ou foram eleitos democraticamente, assim como sua “presidenta”?

      Ao invés de ficar desferindo “golpes” contra nossa frágil democracia, porque não clama por mudanças para aprimorá-la? Por mais que possa não concordar com o sistema proporcional, ou imunidades, ou urnas eletrônicas facilmente fraudáveis (esse ponto você deve concordar rs), seja lá qual for a “aberração” política, o mecanismo de controle do Poder Executivo pelo Poder Legislativo é o impeachment. Tal controle surgiu em 1215 com a primeira Carta Magna, visando restringir o poder dos tiranos autoritários….Então jamais pode ser tratado como golpe!
      E no futuro escolham melhor seus candidatos, pois vocês que votaram no Temer para vice.

  • Aldo Vasconcelos disse:

    A Nau está a deriva, ninguém sabe onde vai parar. Tal qual á política, ladrão julgando ladrão, faz ali um filminho, o povo acredita e ninguém é punido. Sodoma e Gomorra é aqui!
    Atlético se une ao Cru cru na questão da Minas Arena. Esta parceria nunca deu certo, o Cru cru só procura o Galo quando precisa, depois, faz seus “ajeitos” nos bastidores e abandona o barco. O Galo só leva desvantagens nesses acordos.
    O Independência interditado,,, Estranho não? Justamente em véspera de clássico.Sempre colocam outras instituições no circuito, mas todos estão cansados de saber que é a oposição. O Cru cru morre de medo do Horto!
    Sanchez Mino está indo embora, isso que eles fazem lá eu admiro, no Galo, o cara fica muito tempo errando até descobrirem que não serve. Mino sai pela porta dos fundos, mas vão aos microfones dizerem que achou oferta melhor. E o povo concorda!

  • Zé Carlos disse:

    É Chico, eu não vejo a hora de acabarem essas peladas aí, não perco meu tempo assistindo seleção comandada dentro e fora de campo por interesses escusos. Enquanto tiver essa turma aí, eu torço contra, pois eles não me representam. Só interessam a eles os interesses financeiros dessa turma toda, inclusive os jogadores e seus empresários. Sinto vergonha e indignação dessa cbflu. abs.

  • Marcão de Varginha disse:

    CM, infelizmente ainda não publicaram um post/matéria sobre a rodada do fim de semana do brasileirão, mas acaso lhe informaram que o SPFC veio ao Mineirão com 13 desfalques, e atuando com vários reservas ainda venceu o vulpídeo mamífero quadrúpede rabudo? Pois é, quando o mesmo clube veio completo encarar o Galo pela TLA, só não foi eliminado porque a arbitragem para variar, não marcou um penalti claro no Carlos. Mas o Galo ao que parece não compra arbitragens, né? Eis o motivo de sua precoce eliminação…
    – #benecyeternomito

    • Jorge moreira disse:

      Marcão aqueles torcedores entubadores de foguete com certeza se fartaram de novo,afinal o time deles conseguil perder pra elas mesmas kkkkkk,ou seje tudo igual