Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Com grana ou nada feito

Palco da final da Copa de 1994, um dos principais estádios desta Copa América. Originalmente batizado como Estádio das Américas, o Rose Bowl, hoje, leva o nome da japonesa Honda, que paga caro para isso.

Apesar do desinteresse dos norte-americanos pela disputa, os moradores latinos dos Estados Unidos garantem o sucesso de público desta edição da Copa América. A média de pagantes por partida é de 40.603. Argentina e Chile levaram mais pessoas até agora. Foram 69.461 no estádio de Santa Clara. O menor público pertence a Panamá x Bolívia que teve 13.466 pagantes. Aliás, em termos de dinheiro a competição já começou com sucesso garantido. Como se sabe a intenção dessa Copa América “Centenário” foi uma ideia dos dirigentes das federações das Américas do Norte, Central e do Sul, que estão presos, para tentar lavar a grana da corrupção entre eles e patrocinadores, que estavam na mira do FBI. O plano só não deu certo porque a polícia e a justiça dos Estados Unidos agiram antes, quase um ano atrás. Com isso, iniciou-se um efeito cascata que derrubou não só a cúpula das bandas de cá como da UEFA e até da FIFA, com o fim da Era Joseph Blatter, que era cria do João Havelange. Estes conseguiram ficar livres da cadeia, pelo menos até agora.
Além do público presente nos estádios todas a cotas de patrocínio foram vendidas, assim como os direitos de transmissão para as rádios e TVs, a um custo altíssimo, o que afastou muitas emissoras tradicionais, presentes em todos os grandes eventos do futebol mundial. Ou a parcerias antes inimagináveis. A Globo Internacional, por exemplo, não está transmitindo. Muitos brasileiros que moram nos Estados Unidos se assustaram ao ver e ouvir o Galvão Bueno narrando Brasil x Equador, em português, pela Univisón, um canal em idioma espanhol. Parceria global para baratear custos e não ficar sem transmitir. Nem as emissoras de rádio, que sempre tiveram condições especiais nas negociações de direitos escaparam da fúria arrecadadora na turma do Tio Sam dessa vez.

Sem grana não entra
Além dos direitos de transmissão cada emissora tem que pagar U$ 1.500 por cabine de transmissão, em cada jogo. Segundo o presidente da Federação Boliviana de Futebol, Romero López, a Conmebol e a CONCACAF tentaram impedir essa cobrança até esgotar a última negociação, mas a exigência é dos estádios, todos com donos privados, nada de governo, sem paternalismo, como acontece no Brasil e na maioria dos países da América do Sul. Aqui, não pagou, nem entra no palco dos espetáculos. A Federação boliviana pagou para as quatro emissoras do país que estão cobrindo a horrorosa seleção deles.

Dinheiro à frente
Daqui acompanho as brigas do América, Minas Arena, governo do estado e Ministério Público por causa dos pagamentos devidos e não devidos na utilização do Independência e Mineirão. Nossa cartolagem e políticos deveriam dar uma chegada nos Estados Unidos e fazer um estágio com os donos e administradores de estádios aqui. Se não for rentável não tem como existir e tudo que envolve a praça esportiva tem que gerar receita. Do nome do estádio, passando pelo estacionamento, comidas, bebidas e até as informações de utilidade pública no serviço de som. O Rose Bowl é “Arena Honda”, em Santa Clara é Levi’s Stadium, em Orlando o Citrus Bowl virou Camping World e vida que segue.


» Comentar

Comentários:
14
  • Frederico disse:

    Bom a grande questão é a seguinte no Brasil os “capitalistas” (com aspas mesmo) querem fazer assim: “olha eu compro mas o governo tem que emprestar o dinheiro, mas olha eu não tenho garantia então vc me empresta e avaliza. Olha não tenho certeza do lucro se eu tomar o prejuízo vc paga pra mim?” – lá acredito ser diferente paga-se tudo mas o cara tá tendo todo o risco. Com certeza os clubes teriam ganhos com seus espetáculos pois o investidor iria querer ter eventos lá e no fim se administrar mal quebra.

  • Lucas H. Nobre disse:

    Enquanto o Galo fica alardeando contratação de Fred, Nepomuceno está desligado da arbitragem para o clássico. Olha que os últimos clássicos, o Cru Cru ganhou por obra e graça do apitador.

  • Marcão de Varginha disse:

    Como não encontrei nenhuma matéria tratando da possível contratação do Fred, não acredito que a nossa diretoria vai perder a oportunidade de desfazer de alguns “encostos” que lá estão, notadamente um lateral que não sabe o básico de sua posição cujos técnicos ousaram improvisar… porque não fazer uma doação de determinado atleta firulento metido à driblador que já jogou no Botafogo? Até quando vamos ter que aturar um atleta hermano que vive no DM, assim como um lateral com nome de turco? também tem um zagueiro que já jogou no tricolor paulista e no vulpídeo mamífero quadrúpede rabudo que poderia ser envolvido na negociação com o tricolor carioca, assim como um zagueiro lento que vive falhando no combate ao adversário…
    – Ademais, até quando vamos ter que aturar o goleiro titular com suas falhas bisonhas? ele não pode continuar se apresentando com sua fama de (sic) “pegador” de penalti… já passou da hora dele ser frequentador assíduo do banco de reservas, de dar chance aos demais 3 donos da mesma posição.
    – #benecyeternomito

    • Cesar disse:

      Marcão:
      Em abril quando o Galo queria o Fred e poderia ser envolvido na transação o Dátolo, foi unanime nesse blog o contra, agora todos querem dispensá-lo, e na época ele já estava pela segunda vez no DM no ano. O Carlos recentemente porque fez um gol no fraquíssimo time do Peru era unanimidade, e depois deu sorte e fez mais dois gols, esqueceram que toda vez que ele entrava em campo anos anteriores fazia raiva em todo mundo, hoje foi só uma sequencia de jogos para enxergarem que ele é muito fraco, o torcedor é passional, jogador de futebol tem que ser analisado por uma sequência de jogos e não por uma atuação, por isso é que se cria ídolos da noite para o dia e se queima atleta da mesma forma.

  • Leandro Fábricio disse:

    FRED acerta com o galo… a lista de jogadores que recusam o enseada e acertam com o galo só aumenta… alguns por causa da grana que o time felpudo não tem para trazer, outros por simplesmente preferir o galo ao enseada…
    lucas pratto, robinho e agora o fred…. nepomuceno está dizendo que a vinda do fred nada tem a ver com uma negociação envolvendo lucas pratto, e que quer pelo menos por esse ano os dois atuando juntos, se isso for verdade o ataque do galo estará completo e fortissimo, só não digo perfeito porque só faltou o tardelli aí nessa parada mas aí e sonhar demais…
    tomara que o fred já chegue e jogue domingo, sem apresentação espalhafatosa nem nada, apenas que chegue calce as chuteiras e faça a sua estreia para ajudar o galão nesse campeonato… se vai dar certo ou errado só o tempo dirá, a cada jogador que chega sempre falo isso, mas que se trata de mais uma baita contratação ninguém pode negar…
    se o galo quiser almejar alguma coisa melhor nesse brasileirão a arrancada tem que começar nesse domingo, vamos pegar um time fraco nos nossos dominios e apesar dos desfalques se jogarmos com inteligencia vamos vencer, ainda melhor se o fred estiver em campo…

    fred assim como leonardo silva, alecsandro e guilherme tem a chance de ganhar algum titulo relevante em um time mineiro, já que no enseada nem campeonato mineiro ele conseguiu ganhar lá, ficamos sempre com um pé atrás quando se monta times “seleções”, quase sempre não dá certo mas prefiro ter no meu time robinho, fred, pratto, cazares, victor, marcos rocha, leo silva, erazo, douglas santos etc etc do que riascos, mayke, alisson, elber, gino, cabral, bruno viana, rafael silva, pisano e outras babas mais…

    só como observação e humilde opinião… pra se jogar com jogadores tipo fred, robinho e cazares que tem como caracteristicas não ajudarem na marcação, tem que ter dois volantes brucutus, daqueles que marcam e correm pros caras, como fizeram donizette e pierre pra tardelli e ronaldinho… rafael carioca não tem esse perfil…

  • José Eduardo Barata disse:

    Interessante é a simplicidade da marca estampada .
    Por aqui seriam placas tridimensionais , sustentadas
    por pilares de aço escovado , vigas monumentais ,
    letras platinadas , e mais e mais .
    Tudo feito pelo amigo da esquina , que arranjaria
    umas notas fiscais “no jeito” ,sabem como é , não
    é mesmo ?

  • Cesar disse:

    Quanto a vinda do FRED para o Galo, só a raiva que fará nos Cruzeirenses já vale a contratação.

  • Igor disse:

    Uma dica: O que dá ibope é Galo!

  • Leonardo Campos Teixeira disse:

    Chico, você está longe, mas não tive como não te mandar esse texto.

    Gilvan desculpe-me, mas cansei do senhor.
    Senhor Gilvan, assim vou me referir como todo pronome de tratamento sugere, pela idade que o Sr se encontra merece todo o respeito do mundo, afinal antes de ser uma figura pública, é um senhor na idade, e aos mais experimentados cabe toda a reverência.
    Desde já digo ao Sr que não o conheço, apesar de termos com certeza inúmeros amigos em comum, provenientes da pequena e simpática cidade de Sabinópolis que o Sr conhece tão bem. Mas aqui não vai nenhum sentimento de antipatia a sua pessoa Gilvan, (ops Sr Gilvan), mas sim, a figura pública que outrora se tornou, quando assumiu a presidência do Cruzeiro Esporte Clube. A essa figura pública é que vou me reportar: cansei do senhor.
    Cansei de esperar uma mudança sua Sr Gilvan quando na condução do Cruzeiro, que tenho certeza, o Sr ser tão torcedor como eu. O Sr se perdeu presidente. Acho que se perdeu na hora que não enxergou a grandeza do nosso time. Logo o Sr que tantos anos dedicou sua vida ao clube, não ver o tamanho do que está em suas mãos.
    Vamos ao(s) último(s) episódio(s). Sr Gilvan, admita que cometeu o erro mais infantil em deixar um estagiário treinar por meses o time do Cruzeiro. Admita Sr Gilvan, que errou em deixar o atual time fazer uma pré temporada em pleno campeonato brasileiro, ficando nas últimas colocações. Mas admita Sr Gilvan, que essa letargia, essa lentidão em busca de reforços, pode cobrar uma permanência ou não, na primeira divisão do futebol brasileiro.
    Estamos em um estado bipolar Sr Gilvan, um estado dividido entre o azul e o preto, e ledo engano do senhor achar que uma coisa não influenciará outra. Um é o espelho do outro, e chamamos isso de rivalidade.
    Agora imagine um cenário.
    Imagine que o Sr estivesse com o elenco do rival. Imagine que o Sr estivesse negociando o centroavante do rival. Sabe o que imagino como pano de fundo Gilvan é o seguinte.
    Um subalterno seu, desculpe minha ira, um membro da diretoria, iria a imprensa dizer que o jogador recebeu uma oferta irrecusável para os padrões do futebol brasileiro, e diante da penúria dos clubes brasileiros, iria abrir negociação. Claro, que não antes de dizer que o centroavante só sairá pela multa integral paga à vista.
    Negociação concretizada, um membro da diretoria, nunca o senhor, deixará nas entrelinhas a necessidade de se negociar o centroavante, pois com a nova lei do profut, o clube se vê na obrigação de equilíbrio das finanças, e também contando muito a vontade do jogador em sair. O clube detentor de (absurdos) 30% dos direitos econômicos do jogador usará todo esse dinheiro na reposição de outro “matador”. Sendo assim, a diretoria “já” marcou uma reunião na semana seguinte com o treinador, para ele avaliar 3 possíveis nomes para a reposição.
    Bem, na semana seguinte reunião sigilosa feita, a eficiente diretoria buscará no mercado os jogadores indicados. Conversa aqui, telefona ali, bingo! A diretoria marcará uma reunião na semana próxima com o procurador do jogador X que fez 15 gols em 35 partidas em um campeonato semelhante ao nosso regional. A diretoria não irá desmentir nem confirmar a reunião, mas nos microfones dirá que está bem encaminhada a “contratação de peso”, não mais uma aposta, do novo centroavante.
    Passados 15 dias, da tal reunião com o empresário do jogador, o mesmo empresário dará uma entrevista que entre jogador e Cruzeiro tudo certo, “só” faltando liberação do time que o jogador teria contrato até 2018. Mas tudo bem, a janela só abre mesmo dia 20 de Junho, em forma lá pelo mês de setembro quem sabe ele não faz sua estréia. Mas já estamos no meio do campeonato, o time na parte debaixo da tabela, chama a torcida para não acontecer o que ela mais teme desde 2011, a ida para as divisões subalternas do futebol brasileiro. A torcida abraça o time, ele tem uma reação, e fica a impressão que tinha elenco para ir mais longe. Ai meus amigos, Feliz Natal e Próspero Ano Novo.
    Por isso Sr Gilvan, me cansei. Por isso o programa de sócio torcedor está estagnado. Enquanto isso, do outro lado, o jogador imaginário nem saiu e já chegou outro nem tão imaginário assim.
    Leonardo Campos Teixeira.

  • ZéCarlos disse:

    Diz o presidente do Galo que o Fred é nosso e vai ao Independência domingo. Eu fico numa dúvida cruel; vai jogar ou assistir ao jogo? E se for assistir vai torcer pra quem? Esse cara tá querendo é acabar com a Massa?

  • Tião disse:

    Sobre Independência e Mineirão, existem muitas coisas nos bastidores. Por exemplo, Galo tem participação de 45% nas receitas do Independência, situação que não é permitida no Mineirão; Galo está com praticamente tudo pronto para construir seu estádio; Mineirão pode ser utilizado sem contrato e sem pagar nada, desde que seja através das datas de direito do Estado; Governado atual é réu em processos que investigam corrupção e, no seu governo, as acusações sobre as licitações para obras do Mineirão e Independência (de responsabilidade de partidos opositores) ganham força e vão para na justiça. Estes são alguns exemplos de fatos que merecem ser apreciados para entender melhor a situação desta briga envolvendo alguns clubes, governos e estádios da capital Mineira, lembrando que existem muitos outros fatos ainda.

  • Alex disse:

    ….não que eu queria o Fred no Galo…mas….eu também não queria o Dentuço e deu no que deu…..vamos aguardar…..agora, eu sempre disse aqui que o Nepomuceno tem tudo pra ser melhor do que o Kalil….acho que vou acertar…..mais centrado, caldo e focado…..e aprendeu a administrar com o Turco…..é claro que ele vai errar muitas vezes, como errou na Liberta…..mas tem tudo pra deixar seu nome na história do Galo…..pra não perder o costume, Daniel, vc ns deve uma Liberta, se vira nos 30…..kkkkk
    Ps: alguém viu o Leandro celeste , Ávila Ouro Preto e o J.B por aí?….estou preocupado, estão sumidos e isso não me agrada….preciso sorrir mais…..kkkk…um abraço de Urso para os 3…..kkkk…brincadeirinha…..

  • Pablo de Oliveira disse:

    O Chico nem com os 7×1 sobre o Haiti essa seleção empolga então vamos falar de Galo, excelente reportagem do globoesporte.com sobre o desequilíbrio do Galo por causa dos nosso volantes, vejam a reportagem:
    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2016/06/na-balanca-equilibrio-do-galo-passa-pela-atuacao-dos-volantes-titulares.html
    Já havia postado aqui antes que não entendia como um time com três volantes toma tanto gol.
    E tá explicado, nosso volantes não roubam a bola e nem desarmam as jogadas ou seja só cercam e sobrecarregam a zaga.
    É colocar um deles no banco, melhorar o posicionamento, e mostrar aos três se não melhorar vai para o banco pois tem Eduardo e Lucas cândido meninos da base com sangue nos olhos doido para jogar…
    Saudações

  • Paulo f. disse:

    Chico, não me leve a mal, mas o blog está muito chato sem notícias daqui. Nao comentou a rodada do brasileirao nem a chegada do fred. Tenho a impressao que o pessoal por aqui nao esta nem ai pra selecao ou copa america. Eu pessoalmente estou doido pro brasil e equador sairem logo rsrs.