Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Personalidade para reconhecer falhas

O intercâmbio comercial entre Brasil e Estados Unidos é fraco. Raramente se vê algum produto brasileiro nas gôndolas dos supermercados daqui. Este “pão de queijo” só tem o nome parecido com o nosso, mas é produzido aqui mesmo e de sabor ruim demais da conta.

O Alisson está sendo questionado pelas duas falhas que originaram gols de adversários da seleção nesta Copa América. O frangaço na estreia contra o Equador, anulado erradamente pelo árbitro chileno Julio Bascuñán, e a rebatida de bola que resultou no gol de honra do Haiti. Considero este goleiro um dos acertos do Dunga no comando da seleção brasileira. É o melhor que temos. Além do mais é um jogador sem nenhum lobista para defender os interesses dele na mídia. Falhou feio contra o Equador, mas deu um punhado de explicações, nenhuma convincente e todas desnecessárias. Sem falar que o erro foi minimizado pela mancada do apitador chileno. Contra o Haiti, para mim, não houve falha: chute cruzado, à queima roupa, muito forte. Faltou um companheiro para limpar a área no rebote. Mas o maior erro dele é muito mais grave, com consequências na sequência da carreira de qualquer jogador de futebol: a falta de personalidade para assumir erros, que sempre aconteceram e sempre acontecerão com qualquer humano, em qualquer atividade, futebol principalmente. Nem falo de humildade, porque este é um traço fundamental de quem tem personalidade.

A pior cena do futebol é quando um goleiro toma gol e sai esbravejando contra algum companheiro, como se estivesse transferindo a culpa. Os grandes goleiros do Brasil e do mundo entraram para a história por reconhecer suas falhas, corrigi-las e saberem se recolher à própria insignificância de qualquer mortal.
Muitos jogadores, goleiros principalmente, ganham a fama de “traíra” por causa dessa gesticulação ridícula e entrevistas infelizes ao não assumirem culpa de nada, como se fossem infalíveis. Ou aqueles que põem a culpa em Jesus, que não os teria “abençoado” naquele dia. Como se Jesus não quisesse também o bem do adversário.

Menos, gente!
A imprensa que cobre a seleção se dividiu na aprovação do Fred no Atlético, mas a maioria entende que o Galo fez uma grande aquisição. Alguns, de São Paulo principalmente, morrem de raiva de ver um clube sem o dinheiro dos paulistas, contratar jogadores desse porte técnico e financeiro, como se fosse uma “afronta à corte”. Ainda mais quem já tem Robinho no elenco.
Fred é profissional desses que dão retorno a quem investe nele, e empenha a alma para atingir o objetivo. Concordo com quem aprovou a aquisição do Galo, mas discordo desse oba-oba todo demonstrado por alguns colegas mineiros. Prefiro aguardar os resultados em campo, para bater palmas depois, ou não.

Money
Apesar da aparente segurança nas ruas os norte-americanos se viram contra a malandragem que, até há alguns anos, só incomodava aos países do “terceiro mundo”. Muitos estabelecimentos comerciais simplesmente não aceitam cédulas de 100 dólares, por medo da avalanche de notas falsas que foi derramada em várias regiões dos Estados Unidos. Nos locais onde não há máquinas identificadoras quem tem só de a de 100 que se vire para trocar por notas de outros valores.
Outra novidade interessante é quando se paga com cartão de débito: a máquina lhe oferece dinheiro, livre de taxas, para que você não precise recorrer a um caixa eletrônico.


» Comentar

Comentários:
29
  • Marcos disse:

    O Fred pode não ser o mesmo de antes, nem mesmo o Robinho…
    Mas essas aquisições mostra que o Cruzeiro vitorioso do passado virou o Atlético de hoje. E o Cruzeiro de hoje virou o Atlético fracassado do passado.

  • Pablo de Oliveira disse:

    Chico e amigos do blog!! vejo o comentário abaixo OSVALD DE SOUZA DA ROÇA e me preocupa, afinal time grande tem de pensar grande. grandes contratações é lógico que requer um investimento maior e no futebol somente com investimento é que vem os títulos as conquistas o aumento de torcida, de patrocínio e patrimônio…
    Nosso maior exemplo foi o Ronaldinho Gaúcho olhem o Atlético antes de depois do Ronaldinho com as metas ele ganhava mais de um milhão por mÊs no Galo e seu retorno foi muito maior…
    Assim será com Fred, Robinho, e Pratto, vamos ganhar títulos, aumentar a receita aumentar a torcida e depois ainda vamos vender para China com lucros enormes…
    Vamos pensar grande galera nossa torcida é gigante nosso time é gigante de que adianta um time com Catanha 30 mil reais, mexirica, 20 mil reais, renan oliveira 50 mil reais paga pouco, mas não ganha nada, recebe pouco também e vive brigando para não cair, essa realidade é do Méquinha e não a nossa por favor não comparem nosso time com o América com todo respeito que tenho ao méquinha!!!
    Nosso time é Gigante e para os pessimistas se tudo der errado se lembrem que temos um shopping que vale um BILHÃO DE REAIS…
    Chico vale até um post sobre esse assunto hem, temos de pensar grande GALERA!!
    SAUDAÇÕES

  • Fernando disse:

    Fred e Robinho um risco grande demais. Os dois veteranos com um histórico respeitável de contusões. E tem ainda o risco treinador, os 3 últimos que passaram no Galo escalam o time com Patric, Carlos e mais 9. Serão titulares?
    Sobre Victor impressionante o silêncio da imprensa mineira. Ele tem falhado repetidamente e está jogando com o nome feito em 2013 há tempos. O pior sem noção do momento da partida, está fazendo cera na reposicao de bola mesmo qdo o resultado não interessa, caso dos empates com Atlético Parana, Vitória e Sport. Ninguém joga com o passado, Cássio deu um título mundial ao Corinthians e está no banco. Foi de amargar o gol de Diego Souza, um traque bem devagar e ele mal colocado sequer foi na bola.

  • Thales rosa disse:

    serio. impressionante como atleticano não tem amor próprio.O Clube contrata 35 ex jogadores do rival de 2001 pra ca e acha bonito..

    • Jorge moreira disse:

      Alguns inclusive voçê não tem time pra comentar e sò comentam noticias do Galo CERTO ROSINHA

    • Marcão de Varginha disse:

      Excelente oportunidade para esses “35” atletas atuarem num clube grande, de massa, com raízes genuinamente mineiras, e que não compra arbitragens!
      – #benecyeternomito

    • Marcão de Varginha disse:

      Quem torce para o cruzeiro jamais poderá falar em “amor próprio”; é incoerência demais! E sem exceção alguma, com toda certeza!
      – “A raposa e as uvas” lhes cabem muito bem…
      – #benecyeternomito

    • Leandro Fábricio disse:

      Pois é né… enquanto que o treinador que te deu dois brasileiros recentemente é oriundo e torcedor fanático de qual time mesmo????

    • José Eduardo Barata disse:

      Willian , Procópio , Ronaldo , Paulo Isidoro , Éder , Reinaldo ,
      Cerezo , Luizinho …. tô falando só das feras . Jogaram aqui
      e jogaram lá . Qual o problema , cara-pálida ?

  • Bruno disse:

    Chico, nessa sua análise sobre goleiros, gostaria de incluir o Victor. Acho que ele entrou no oba oba da torcida e está realmente acreditando que virou santo. Ele foi fundamental na conquista daquela Libertadores de 2013. Mas de lá para cá também foi decisivo em algumas eliminações. Mas em nenhum momento reconheceu suas falhas. Acho que o momento do Giovanni chegou. Victor precisa de uma dose de humildade. O banco de reservas lhe fará bem.

  • José Eduardo Barata disse:

    Vou aproveitar esse pouco movimento para um assunto
    que eu gosto muito : a falta de noção dos comentaristas
    de futebol nas TVs.
    Encontrei um aliado de peso , dos grandes : NELINHO !
    Vejam lá no blog dele o que ele diz sobre essa turma que
    quer nos passar sabedoria e conhecimento de futebol .
    Os caras só falam o ÓBVIO . Profetas do acontecido .
    Não sabem nada , nunca calçaram uma chuteira , e com
    um microfone na mão querem ser “professores” , a ditar
    cartilha para “nosotros”.
    E tome “segunda bola” , o popular rebote .
    Gol de “bola parada” , mais conhecido como gol de falta
    ou de escanteio .
    E o “chegou atrasado” ?, quando o adversário faz uma
    falta normal porque tem que ser feita .
    Melhor é a “falta DE ataque” . Deve ser uma falta que
    só o ataque comete , diferente de todas as outras , pois
    o normal deve ser falta DO ataque , se é pra dizer
    alguma coisa diferente .
    Ah! , tem uma pérola mais nova : “bola quebrada” .
    O goleiro “quebrou a bola” , ao invés de sair jogando …
    eles gostam de gritar isso nos nossos ouvidos .
    Isso sem falar na já antiga “essa bola” , expressão
    criada pelo Mário Sérgio .
    Essa bola !…. que essa bola , cara pálida ?
    Sílvio Luiz foi o autor do “segundo pau” , creio eu .
    Mas aí , tem até algum sentido , até porque narrador
    gosta de criar bordões” .
    E por aí vai . Ou vão , os comentaristas de bancos
    de faculdades , enchendo nossos ouvidos com suas
    expressões “moderninhas” .
    Já era duro ouvir Galvão “tirando o cruzamento” , mas
    agora a coisa desandou .
    “E segue o jogo” , essa sim , do melhor narrador que a
    televisão pode nos oferecer .

    • Jorge moreira disse:

      Concordo com voçê principalmente os da talzinha radio de minas,tem um lá que nunca calçou uma chuteira ou um teniz com medo de machucar as cuticulas ,aquele que o pai deve ser um dos socios do mané carneiro,e que se não fosse o sobrenome do pai jamais estaria empregado sabem, dizem que ninguem da radio o suporta

    • Chico Maia disse:

      Legal demais essa sua “crônica”, Zé Eduardo!
      Vou usá-la breve, obviamente dando os devidos créditos, acrescentando algumas observações sobre os colegas que não saem do “anteontem fc”, tipo: “O Atlético começa com Victor, no gol, camisa 1…” ! Quando comecei na Rádio Capital, no “Século XVIII”, falei nas primeiras transmissões: “o América começa com Zé Maurício, no gol, camisa 1”. Aí o Gil Costa, diretor da rádio me chamou e disse: “…ô meu filho, você já viu algum time começar com o ponta esquerda no gol?”, “.. então poupe o ouvinte de encheção de linguiça e fale só o que importa…”.
      Abraço.

      • José Eduardo Barata disse:

        Fico honrado em ser citado por um cronista da
        melhor linhagem como você .
        Só queria acrescentar , para melhor entendimento,
        quando me referi à falta DO ataque , QUE FALTA É
        FALTA em qualquer lugar do campo .
        Que história é essa de jogar no ar uma expressão
        tão sem propósito ? Falta DE ataque …… é mais
        falta do que dizer .

  • José Eduardo Barata disse:

    A respeito do novo Conceição li que o Marcelo
    aprova o jogador , pois o viu em campo contra
    o Palmeiras . Detalhe : o Verdão enfiou seis
    gols em dois jogos em cima do zagueirão .
    Ô Marcelo , tem certeza do que disse ?

  • José Eduardo Barata disse:

    Por falar em contratação de Fred , leio agora que
    o GALO contratou outro Conceição .
    Só pode ser uma ideia fixa , os caras devem ser
    fãs de Cauby Peixoto , não é possível .

  • Osvald de Souza da Roça disse:

    Prato + Robinho + Fred = 1,5 milhão por mês em salários
    6 meses x 1,5 milhão = 9 milhões que o Galo vai gastar até o final do ano.
    Faltam 31 rodadas do Brasileiro e se o Galo chegar à final da Copa do Brasil serão 8 jogos = 39 jogos
    Assim, na melhor das hipóteses o trio custará: 9 milhões / 39 jogos = 230.769 mil reais por jogo ou 2.564 por minuto jogado…isso se os 3 jogarem ao mesmo tempo todos os jogos, caso algum dos 3 fique fora…o custo por minuto será maior ainda !!!
    Sinceramente….um investimento extremamente arriscado e que reputo, errado!

  • Rafael disse:

    Chico, Dunga tem à disposição aí goleiro melhor e mais experiente que o Alisson, o Diego Alves. É só dar uma sequência que ele se firma.

    E já está na hora dele dar uma chance para o Douglas Santos na lateral esquerda, colocá-lo para jogar uns 20-30 minutos pelo menos.

  • Tião disse:

    Fred merece comentário especial. Como diria Milton Naves, ele é um predestinado. Cara tem gol de quase 0,6 gols por jogo na carreira. Fazer gols ele sabe muito bem. Só acho que é muito caro. Mas ocupará uma posição que está faltando no elenco: a de finalizador. Galo é o time que mais finaliza neste campeonato. E é o que mais perde gols também. A tendência com este tipo de jogar é que os gols comecem a acontecer em larga escala. Se criar umas 4 ou 5 oportunidades por jogo, com certeza ele não vai passar em branco. Elenco está se ajustando. Se tarde para este ano, pelo menos cedo para o próximo.

  • Tião disse:

    E o preço deste “Pan de Queso” aí? Na Argentina os mais baratos achei por cerca de R$ 6,00 e, pela cara, nem tive coragem de comprar para experimentar. Sobre o Alisson, também acho excelente goleiro e falha como qualquer ser humano. A falha contra o Equador foi muito parecida com a do Taffarel contra a Bolívia em 1993, pelas Eliminatórias da Copa de 1994. Nem por isto o Taffarel deixou de ser o maior goleiro da história do futebol brasileiro e um dos maiores goleiros da história do futebol mundial.

  • Igor disse:

    Chico, com todo respeito, vc foi passear nos EUA, porque em termos jornalísticos, o interesse é zero, aliás dá até repugnância. Dinheiro jogado fora!!
    O que dá ibope é Galo!

    • Chico Maia disse:

      Olá Igor,
      na verdade eu gostaria de estar mesmo é na França, cobrindo a Eurocopa, como há quatro anos, quando estive lá na Polônia e Ucrânia que sediaram um evento espetacular. Mas você tem uma grande dose de razão. Os tempos mudam e a Copa América já não é a mesma atração que já foi um dia.
      Como diz o José Luiz Gontijo, é o “futebol comercial” e vamos ver até quando os patrocinadores vão se interessar por essa disputa e essas coberturas.
      Pessoalmente é ótimo estar aqui ou em qualquer outro lugar, onde se aprende sobre a profissão e sobre a vida.
      Também estou mais interessado é no nosso clássico de amanhã do que com os jogos de hoje ou amanhã tanto da Copa América quanto da Euro!
      Abraço.
      Abraço.

  • Alisson Sol disse:

    Chico: não que não haja problemas de segurança nos EUA, principalmente na Califórnia. Mas o problema da nota de U$100 tem mais a ver com “a malandragem estrangeira”. Ninguém nos EUA, que seja cidadão ou residente legal, carrega muito dinheiro em espécie. A pessoa ou vai usar cartão de crédito ou de débito. Resta aos ilegais e os fazendo algo ilegal ficarem usando notas de alto valor para suas transações. Veja que a Europa vai acabar com a nota de 500 euros exatamente por isto: ela estava facilitando o transporte de fundos para o financiamento de terrorismo e atividades ilegais (link).

    O problema vai ser resolvido em breve, pois já há editoriais de jornais, como o Washington Post, pedindo o fim da nota de U$100 (link). E a lei nos EUA é clara: nas transações entre particulares onde não há “crédito” mas sim a venda de produtos e serviços, o setor privado pode aceitar o que quiser (link).

    Se você vai ficar por algum tempo, entra em qualquer Walmart e compre um cartão do “Walmart MoneyCard” e coloque algumas de suas notas de U$100 no cartão. Mas tem de ser para gastar tudo antes de ir embora, pois há taxas se deixar o dinheiro parado.

    • Marcão de Varginha disse:

      Eterno “sabe-tudo”! Domina qualquer assunto… um garganta na excelência!
      – #benecyeternomito

      • Alisson Sol disse:

        Rapaz: Procure tratamento. Seu problema psicológico tem soluçäo. O mundo tem 7 bilhoes de pessoas. Procure alguém para ajudar. Isto vai lhe dar algo que só ficar manifestando inveja na Internet jamais fará: felicidade.

    • Chico Maia disse:

      Obrigado pelas dicas, Alisson!
      A facilitação que eles inventam para o cidadão comprar é impressionante. O negócio é fazer a economia girar, e tudo funciona. Essa da compra no cartão de débito oferecer troco em espécie é ótima. E como não tem cobrança de taxa, duvido que seja implantada no Brasil.
      Abraço.

  • Leandro Fábricio disse:

    Robinho e fred no galo, se vai dar certo eu não sei mas que tá dando uma tremenda dor de cotovelo em um montão de gente isso tá viu…

    os jornalistas paulistas e cariocas com recalque no coração só falam que “a conta vai chegar” mas pagar 600 mil pra calleri ninguém fala, 800 mil pra paolo guerreiro pode, 400 mil pra rever no flamengo também pode, fora o rombo do pato no corinthians que deve 1 bilhão no caso do estádio construido com os cofres publicos, cuca no palmeiras recebendo 700 mil também pode, e ninguém fala nada que esse investimento todo do palmeiras foi com o dinheiro do paulo nobre que assim que deixar a presidencia do clube vai começar a cobrar tudo que investiu, até pouco tempo teve um clube aqui de MG que pagava 900 mil pra julio baptista…

    enfim todos clubes tem lá suas dividas e um dia a conta chega mesmo, basta ter a grana pra pagar…

    e pros recalques de plantão… 60% do salário do robinho pago por investidor (dry world) 40% do salário do fred pago por investidor, adivinhe quem??? Supermercados BH kkkk

  • Leandro Fábricio disse:

    Simpatizante do enseada bravo com o fred por ter ido pro galo…

    para de drama gente, vcs também contrataram um dos maiores idolos nossos e não falamos nada…

    RIASCOS