Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Com brasileiros que vivem nos EUA, uma final que parece a mesma, mas que é diferente

Apesar de ter parado há tanto tempo e tão novo (28 anos), Reinaldo continua reconhecido nas ruas de Nova York, onde faz cursos, dentre outros, inglês, com o mineiro de Belo Horizonte, Leo Reis.

***

Ano passado, na véspera da decisão, havia uma certa dúvida quanto ao maior favorito ao título da Copa América. A Argentina de Messi e cia, um time bem melhor ou o anfitrião Chile, voluntarioso, bem treinado e dois ou três jogadores que poderiam fazer alguma diferença em um lance isolado, uma cobrança de penalidade ou na “marra”? Deu Chile, nos pênaltis! Agora é diferente. A Argentina, muito melhor que ano passado, com Messi em forma e com vontade acima do normal. Graças a Diego Maradona, invejoso, do craque que incomoda ao seu prestígio como ícone portenho. Das cutucadas de sempre, partiu para o ataque direto ao dizer que Messi não tem liderança para ser capitão, sendo que ele mesmo o promoveu a essa condição, na Copa de 2010, quando dirigiu a Argentina na África do Sul. Atualmente, pouca gente liga para o que Maradona fala, mas ele mexeu com os brios de Messi, que é um dos atletas menos vaidosos que o mundo já viu. Desses que fingem de “defunto para faturar o coveiro”. Não passou recibo publicamente em nenhuma entrevista, mas fez questão de dar o troco ao boquirroto ex-craque e chefe em um Mundial.

Nessa Copa América, Messi deu tudo o que tinha a partir do jogo seguinte às bobagens ditas pelo Maradona, mesmo que em alguns minutos, devidamente combinado com Gerardo Tata Martino, seu conterrâneo de Rosário, amigo da família, incentivador de primeira hora nos tempos de Newell’s Old Boys. Contra os Estados Unidos, hora em que estava valendo, só não fez chover. Bem fisicamente como está, na final, jogará tudo. Aí, o Chile deverá ser colocado no devido lugar. Uma ótima seleção, porém a mesma de 2015 dentro de campo, e fora dele, sem Jorge Sampaoli, também argentino, rosarino (nascido em Casilda, Grande Rosário), responsável por essa filosofia vencedora da seleção chilena. Messi ignora comparações entre ele e Christiano Ronaldo, mas o sangue ferve na disputa doméstica.

 

 

Celebridades, sub e gente desconhecida do mundo inteiro vive nos Estados Unidos, cada um por seu motivo. Brasileiros em toda parte. Na Califórnia tive o prazer de rever a gaúcha Rosane Silva e o mineiro Luiz Pimentel, que me receberam tão bem na Copa de 1994. Em Nova York, está o Leonardo Reis, belorizontino de Santa Tereza, que quis ser ator e acabou na terra do “Tio Sam”, em 94, depois de uma rápida passagem por São Paulo. Fez intercâmbio cultural na busca de um lugar na carreira artística por aqui. Em 2005 tornou-se Mestre em Linguística, mas na Universidade de Leeds, na Inglaterra.

 

Leo Reis retornou ao Brasil, onde foi professor de inglês em várias escolas e empresas, como Number One, FIAT e Mannesmann. Hoje vive em Nova York e leciona na Universidade de Montclair e no Hudson College. Criou seu canal no YouTube, o “Inglês com Leo Reis” (www.leoreisx.com) onde leciona de graça para milhares de pessoas. Contemporâneo dos meus tempos de Fafi-BH, hoje dá aulas também para celebridades que passam pela cidade, como o grande goleador, Reinaldo, que passa uma temporada em Nova York, e outros artistas do cinema e TV. E por incrível que pareça, apesar do tempo, o Rei continua reconhecido nas ruas de Nova York.


» Comentar

Comentários:
14
  • Sérgio Lopes disse:

    Prezados,

    Milhões de brasileiros estão inadimplentes. Quais são as principais causas da inadimplência? Vamos refletir a respeito deste tema no Blog dos Letrados Desalienados (postagem recente).

    O link é: blogdosletradosdesalieanados.blogspot.com

    Abraço fraterno,

    Sérgio Lopes

  • Cesar Lopes disse:

    Do que adianta contratar SÓBIS se o time do Cruzeiro esse ano DÉSCIS….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Sou atleticano e brincadeiras à parte,foram ótimas contratações do Cruzeiro……

  • Ângelo Assis disse:

    E como é de praxe em todos os campeonatos da era pontos corrido, maia uma coincidência esquisita, os times da parte de baixo, Atlético, Cru cru e Vitória venceram, e os da frente Inter, Grêmio, Corinthians e São paulo, perderam pontos.Eta campeonato disputadíssimo.a

  • Pedro Vítor disse:

    Quero também dizer, que o América e sua diretoria chegaram de paraquedas na série A, e então de paraquedas vão pra série independente do resultado do próximo jogo, porque a diretoria do clube pensa desta forma e quem planta coisas pequenas colhe menor ainda.

    Digo isso porque a diretoria do América mais uma vez coloca o preço da torcida do Atlético nas alturas tentando intimidar o atleticano a não ir a campo, enquanto o ingresso Americano é 4 vezes menor e além disso ainda tem promoções. Um verdadeiro absurdo, mas quem planta série B, colhe série C.

    E aposto que vai ter o dobro de Atleticano lá no Horto e ainda deve dar confusão de torcedores do Atlético indo ver o jogo no território americano , nada mais justo ingressos lá são 4 vezes mais barato!

  • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

    Bom, tentando seguir a minha linha de justiça e coerência, da mesma forma que eu venho esculhambando com essa Diretoria do Cruzeiro, pelas várias trapalhadas que vem fazendo desde o ano passado, hoje eu tô aqui para parabenizá-la e agradecer por enfim ter contratado dois jogadores de melhor nível. Não que com isso só já esteja tudo uma maravilha. Nada disso. Mas pelo menos minimizou um pouco aquela imagem de Diretoria omissa e incompetente. E que não parem só nesses dois, porque precisamos pelo menos de mais uns 02 bons jogadores, pra montar um time forte e disputar os Tútulos do ano que vem. Porque desse ano, devido justamente às trapalhadas da Diretoria, já era. Se Ábila e Sóbis darão certo, aí são outros quinhentos, mas pelo menos a Diretoria fez a parte dela. Confesso que nunca prestei atenção no futebol desse Ábila, mas os jornais Argentinos disseram ontem que ele era o centroavante que todos os times de lá gostariam de ter. Quanto ao Sóbis, esse sim é um bom jogador e estava bem lá no Tigres.
    O negócio agora é esperar pra ver o que vai dar e ir em busca dos benditos 46 pontos logo…

    • Leandro Fábricio disse:

      Fala claytinho, aquela pergunta anterior foi realmente se vc tem coragem de falar se o galo tem ou não tem condições de disputar o titulo ainda, se vai ganhar ninguém pode afirmar mesmo não, nenhum torcedor de clube algum pode apostar se seu time vai ou não ganhar algum titulo, eu não apostaria, mas se pode ou não brigar pelo titulo sim, eu discordo quando por exemplo vc fala que qualquer um pode disputar o titulo citando até o américa, eu aposto com qualquer um e cravo que o américa não vai brigar pelo titulo, assim como santa cruz, figueirense e alguns outros, mas não posso apostar que galo, flamengo, cruzeiro, inter, corinthinas, palmeiras etc etc não vão brigar, entre apostar que vá disputar e que vá ganhar tem uma diferença enorme, é por isso que te fiz a pergunta se vc cravaria o galo fora da “disputa” pelo titulo rsrsrs…. mas não é nada para gerar polemica aqui não é só brincadeira mesmo…

      como vc bem disse sobre seu time, acho que titulos para o galo só ano que vem também, isso não significa que não vá brigar por ele esse ano, no cruzeiro acho que o gilvan errou lá atrás quando achou que podia centralizar as coisas do clube tudo em suas mãos, dispensando a figura do diretor alexandre mattos e inventando que valdir barbosa fosse o substituir a altura, contratou um monte de estrangeiros na baciada onde pra mim o unico que presta é o lucas romero e apostou em um tecnico novo e depois não deu respaldo a ele com contratações decentes e pelo menos com a continuidade no comando do time já que dizem que campeonato regional não vale nada…
      no atlético não vejo que o Daniel errou tanto assim, nem com o aguirre onde foi uma aposta que não deu “certo” onde rapidamente ele tentou corrigir, mas o galo sofreu demais com os desfalques, foram 13 jogadores no dm, sendo que pelo menos 8 desses jogadores são importantes no elenco, não há planejamento que resista tamanho “falta de sorte”, mas eramos para estarmos melhorzinhos na tabela já que poderiamos ter saído com a vitoria em duas partidas pelo menos, contra o sport em recife e contra o vitória na bahia…

      abila e sóbis foram sim duas boas contratações do seu time, junto com o robinho do palmeiras podem dar um gás pro cruzeiro ainda nesse campeonato e quem sabe seu time pode até brigar pelo g-4 a partir do segundo turno… ábila é um jogador troncudo que não vê bola perdida, do mesmo jeito que faz alguns gols estilo cristiano ronaldo perde outros estilo ortigoza e wellington paulista, é raçudo mas as vezes exagera perde a cabeça fácil e é expulso, se trata de um bom jogador mas não sei se vai se encaixar no perfil do torcedor cruzeirense, tem pouca tecnica mas raça e determinação podem ficar despreocupados que não vai faltar..
      no galo vejo fred como uma boa contratação desde que não tire ferias no dm, vejo a volta de maicossuel com bons olhos e com a volta dos lesionados acho que o galo também daqui algumas rodadas poderá estar brigando pelo g-4, titulo particularmente não acredito apesar de que acho que ainda pode brigar por ele…. a decepção será se robinho não emplacar no galo, apostaram demais nele e até agora quase nada de relevante foi apresentado por ele no quesito futebol em campo, vamos esperar mas estou começando a enxergar em robinho o julio baptista do cruzeiro…

      abraços

  • Julio Cesar disse:

    Reinaldo , nosso Rei !! Tenho um sobrinho que ganhou o nome por causa dele. A pelada de fim de ano da turma do meu bairro e convidados (Atletico X Pirangi) era disputada no sitio do Reinaldo.
    Fantastico. O numero 1 pra mim é Reinaldo ! Podem zoar mas em segundo ponham quem quiser. Mas pra mim é Messi..hehehehe…
    Mas, hoje não tem pra ninguem. É Messi ! Penso ser uma grande bobagem as comparações principalmente Maradona ou Pelé. Brasileiro se apega nessa de que Pelé é o melhor de todos os tempos. Parece tabua de salvação para o futebol decadente desse pais. Pra não é ! Quando digo isso durante por exemplo os chas com torradas, quase me batem !! Cada um teve sua epoca, cada um melhor na epoca em que atuava. Alemão disse certa vez no programa Cartão Verde que pra ele Maradona foi melhor que Pelé. E cairam matando pra cima dele ! Os jornalistas resolveram então falar dos problemas extra campo de Maradona. Ora, Pelé reconheceu paternidade da sua filha ? Se ocorreu foi bem tarde. Va la , antes tarde do que muito tarde ! Mas falava-se de bola, jogo jogado.
    E Messi, é melhor que Maradona ! Que Neymar é muito melhor. Que Suarez, que revelação alemã, inglesa e etc. Ate que apareça realmente outra revelação melhor.

  • Marcos Abreu disse:

    A diferença entre a humildade e a arrogância, quando Galo vai contratar, é anunciado; Atlético busca parceria para trazer jogador tal. Lá no Cru cru, Cru cru adquire 50% dos direitos federativos de fulano. Tempos depois quando o cara vai embora a diretoria vem a público, na verdade o Cru cru só tinha 10%… O restante é do Supermercado tal ou do Laboratório tal. Kkkkk!!!!!!!!

  • Pedro Vítor disse:

    Este Reinaldo é gente fina demais, ele é ídolo não só porque foi um jogador da mais alta classe futebolística ele tem vocação pra ser ídolo, atencioso e boa Praça.

    Ele anda naturalmente nas ruas, comprimenta quem quiser, humilde. Tem uns camaradas que tem uma marra, de dar dó e não jogaram nem 10% do Rei, não vou citar nomes, até porque a lista é imensa.

    Agora torço pela Argentina , tem um tempo bom já, mesmo sem conquistas é sempre um prazer vê lá jogar com o coração nossos vizinhos dão aula de patriotismo.

    Já o combinado canarinho após a entrega de 98 perdi qualquer tipo de tesão a essa turma da Cbf, e só noticia ruim que aparece de lá

    Só que o Chile merece o devido respeito, mesmo sem o Sampaoli tem jogado um bom futebol!

  • Alisson Sol disse:

    Chico,

    Estou vendo aqui que, brincando de votar, como os brasileiros que votaram para eleger Macaco Tião e Tiririca, os ingleses parece que votaram para sair da União Européia. Vamos ignorar por um minuto “o que significa isto”, pois agora se jogaram em um caos econômico e legal. E ignoremos que a Escócia votou por ficar na União Européia. Coisa mais sem pé nem cabeça…

    Pensemos na implicação no futebol: praticamente todo time inglês tem metade de seu elenco formado por grandes jogadores de toda a Europa. Até a temporada passada, estes “jogadores europeus” tinham de ser tratados exatamente como os ingleses. Estavam até com um plano para reduzir os jogadores “não europeus”, tentando dar mais espaço aos locais (link), já que dos europeus não tinham legalmente restringir o direito de jogar na Inglaterra. E agora?

    Eu acho que ninguém entendeu bem no que estavam votando. Assim que notaram o que vai acontecer com seus times de futebol, os ingleses acordam…

  • Leandro Fábricio disse:

    gremio 1 x vitória 2…. bom resultado esse dos baianos, empurrou o enseada para baixo e segurou o gremio… e tem jogador do enseada que depois da vitória contra a ponte disse que já enxerga o time no topo da tabela, depois nós é que somos os iludidos

  • Jorge moreira disse:

    Quem foi Rei de verdade não precisa fazer propaganda enganosa,nem puxar o saco,nem mendigar carinho, os falsos se sucumbem na sua mediocridade(voçês sabem de quem estou falando né)
    Eu sou um privilegiado por ter visto o José Reinaldo de Lima jogar,o verdadeiro REI,o eterno Rei da torcida do Galo,não o falastrão mentiroso

    • Marcão de Varginha disse:

      Por isso que citei que “alguns” são eunucos… principalmente esse falastrão que vive às custas do então gol mais importante da história do genuinamente mineiro, o clube que não compra arbitragens!
      – #benecyeternomito

  • Marcão de Varginha disse:

    Rei, rei, rei… Reinaldo é nosso rei”!… o “resto” são no máximo eunucos!
    – Vamos adiante, hermanos!
    – #benecyeternomito