Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Voltar a morar no Brasil, nem pensar!

Mineiro de Viçosa, Luiz Pimentel com a esposa Alessandra, de Goiânia, e a filha Vitória, de seis anos, nascida na Califórnia. A família nem pensa em voltar a morar no Brasil e há mais de um ano cancelou a assinatura da Globo Internacional, cansada de notícias ruins do nosso país.

***

Argentina e Chile decidiram a Copa América ano passado, e deu chilenos, nos pênaltis. Nesta edição jogaram na primeira rodada e a Argentina, poupando Messi, venceu por 2 a 1 em Santa Clara. De lá a San Francisco são menos de 100 Km. Foi nessa região que a seleção brasileira ficou concentrada e treinou durante quase toda a Copa de 1994. Hotel em Los Gatos, treinos na Universidade de Santa Clara e jogos no Stanford Stadium, de uma das universidades mais famosas do mundo. Durante 40 dias fiquei circulando nessas cidades e estradas, junto com os companheiros Orlando Augusto, Rogério Perez e Fabíola Colares (na época do Hoje em Dia). Ficávamos hospedados em San Francisco.

Fui lá agora, rever tudo e matar saudade dos amigos que tão bem nos acolheram naquele mundial. Há tempos não falava nem via a Rosane Silva, Luiz Pimentel e a Alessandra, hoje esposa dele. Cada um de uma região do Brasil, que vivem há quase 30 anos em San Francisco. Luiz, mineiro de Viçosa; Alessandra, de Goiânia e Rosane, uma bela gaúcha de Capão da Canoa. De Santa Clara liguei para o Luiz e pela voz pedindo para deixar recado vi que o telefone era o mesmo. Em poucos minutos retornou a ligação com a mesma receptividade calorosa de sempre, como se o nosso último contato tivesse sido na semana passada.  Passados inacreditáveis 22 anos tudo continua muito familiar e próximo. Luiz começou a vida em San Francisco entregando pizza e hoje é Oficial de Justiça do Estado da Califórnia, onde o austríaco Arnold Schwarzenegger foi governador, eleito e reeleito, de 2003 a 2011. Neste país, um estrangeiro só não pode ser presidente da república. Alessandra mora lá desde os 14 anos, quando foi com os pais. Deste casamento, de 19 anos, nasceu a Vitória que está com seis de idade.

A última ida do casal ao Brasil foi em 2012 e eles não sabem quando voltarão.

A vida para Luiz, Alessandra e Vitória está cada dia mais enraizada nos Estados Unidos, e voltar a morar em nosso país nem passa pela cabeça deles, muito pelo contrário. Reclamam que a sensação é que o Brasil piora a cada ida, especialmente no que se refere a segurança. Os amigos e parentes fazem mil recomendações de “cuidado” com tal lugar, com tal horário, com isso, com aquilo, enfim… E o pior é que não tenho como contestar nem argumentar nada numa possível tentativa de defesa do Brasil ou num esforço de passar otimismo, pois essa é a nossa realidade. Há algumas semanas o ex-atacante Rivaldo, que mora aqui nos Estados Unidos, usou as redes sociais para recomendar a todos os estrangeiros que não se arrisquem a ir aos Jogos Olímpicos do Rio.

Rivaldo diz que quem for aos Jogos do Rio correrá todo tipo de perigo, entre a violência cotidiana e riscos de contrair uma das doenças que estão assolando o país. Em princípio achei exagerada a atitude do ex-jogador, mas infelizmente também não há como contestá-lo.

Luiz Pimentel conta que cansou de assistir o noticiário do Brasil em sua rotina em San Francisco. A corrupção e violência generalizadas cansaram a família, que há mais um ano cancelou a assinatura da Globo Internacional e não sente nenhuma falta. Infelizmente este é o sentimento da maioria dos brasileiros que optou por morar nesta terra.


» Comentar

Comentários:
16
  • ita disse:

    A globo não deve 1 bilhão ao fisco… Sua afiliada RBS não está envolvida no escândalo Zelotes onde sonegou centenas de milhões do CARF. A globo não esconde a sujeira de seus políticos, que fazem política para manter seu monopólio… A globo não deu o golpe em 64 nem em 2016… “kkkkk”

    Lá nos EUA a mídia não ajudou a plantar a mentira de armas de destruição em massa no iraque pra usar como desculpa para invadir, implantar uma guerra civil de anos e pilhar o petróleo… “kkkk”

    A mal do Brasil é a ignorância do brasileiro.

  • J.B.CRUZ disse:

    Os ESTADOS UNIDOS, foi o primeiro País a reconhecer a nossa independência..Sempre foi nosso melhor parceiro comercial e político…Minha infância,adolescência e juventude foi toda pautada nos costumes Americanos..Nas décadas de 50,60 e 70, foi uma das melhores épocas para se viver…Vivi os ANOS DOURADOS DE J.K., tempos difíceis,de sofrimento e dificuldades, onde o mundo refazia-se dos horrores pós guerra, mas também um recomeço para quem ficou; e iniciar a arrancada para novos tempos.. Na era J.K. Tudo era trabalho e sonhos, sempre de olho no futuro; onde se viveu a era do encantamento,da ingenuidade,da inocência..As pessoas eram mais amistosas,respeitosas e não essa voracidade de hoje na luta do ter e não ser..
    Tive a honra de viver o Regime Militar que muitos dizem , foi uma ditadura e não tenho nada a reclamar..O CIDADÃO DE BEM, TRABALHADOR E PAI DE FAMÍLIA, nunca temeu os Militares..Quem foi preso na época, não estavam rezando e nem orando em uma Igreja..
    Tínhamos o DIREITO de IR E VIR, sem nenhum constrangimento..Assaltantes, bandidos e traficantes, praticamente não existiam..
    O muro das residências, não tinham mais que 1,5 de altura..Só entrava na residência de alguém se fôssemos convidados, cerca elétrica nas casas, nem pensar..Tínhamos respeito com as outras pessoas; existiam limites.. Não corríamos o risco de morrer na fila do SUS; tínhamos o direito legalizado de portar uma arma para defesa pessoal e da nossa família..
    Hoje temos vários políticos presos, que também foram presos no Regime militar, responsáveis pelo sofrimento e desesperança na população como um todo: 12 milhões de desempregados,gente morrendo na fila do SUS,assaltos,roubos e assassinatos a luz do dia..Não temos tranqüilidade de nem caminhar sossegado em uma manhã ensolarada de domingo…
    O BRASIL já sofreu muitos reveses e superou todos..Mais uma vez o povo( QUE PENSA) foi chamado a intervir e o resultado já começa a aparecer..
    DIAS MELHORES VIRÃO !!!

    • ita disse:

      O nazismo também foi realizado, incentivado pela e para as pessoas de “bem”, “trabalhadores”, “pai de família”…

      Direito de ir e vir na regime militar havia apenas para quem concordava com o regime ou se beneficiava com ele.

      Infelizmente, em pleno sec XXI, temos pessoas exaltando um regime psicopata, totalitário, corporativista e desumano. Como ficou o Brasil, a educação, os serviços públicos, as comunidades periféricas, nossa economia, a inflação depois do regime militar?

      O regime foi apenas mais uma forma de manter à fórceps esses governantes q há 500 anos governam um país de pobres para os ricos.

  • Juca da Floresta disse:

    Os políticos da direita e da esquerda metem a mão, roubam o país e a culpa é da globo. kkkk

  • Renan Rodrigues disse:

    É bom ficar por lá mesmo, mas cuidado, ai, quando mata é muitos de uma vez só.

  • Marcos disse:

    Conta-se nos dedos a quantidade de Brasileiros que saem do seu país rumo à nações de primeiro mundo, procurando uma vida melhor. A maioria deles não querem em hipótese nenhuma voltar!
    E com razão, já que nosso país possui condutas e atitudes de país de quarto mundo, mesmo sendo um dos países mais ricos do mundo. Nessa terra o povo impostos a nível de Europa para receber do governo serviços a nível de África.E ainda vive inseguro pelas ruas!
    Muitos brasileiros que vão embora poderiam ser úteis para seu país. E assim o Brasil vai perdendo pessoas que podem muito bem melhorar as coisas para o País. O progresso dessa terra é sabotado por interesses políticos e empresariais. Pra quem quer viver com dignidade o Brasil virou um purgatório na Terra.

  • Pedro Vítor disse:

    Uma expectativa grande pra este jogo do Galo contra o Coelho afinal o Atlético não venceu nenhum clássico este ano e isso não é bom obviamente, também não há muitas explicações, mas acredito que isso trás uma motivação extra aos jogadores do Atlético.

    O time vem de bons resultados e este jogo é chave pra levantar o astral do time e torcida além de colocar o time numa posição mais tranquila na tabela de classificação ou seja uma boa atuação será definitivamente uma virada atleticana na competição e sonho poderá se tornar realidade!

    EU Acredito

  • Ed Diogo disse:

    Chico , moro aqui a mais de 25 anos e nao tem lugar melhor no mundo para viver.como sempre digo aqui 80 % e positivo,funciona no Brasil so funciona 20% e 80% de tudo nao funciona

  • ita disse:

    Eu, por exemplo, não assisto Globo pra não ser manipulado, pra não perder a noção do que é jornalismo.

  • Alex disse:

    …se eles estão cansados de notícias ruins no brasil, que cancelei os canais americanos também….só homofobia, assassinatos e massacres….se eles foram pra lá pra ter paz, talvez fosse melhor eles irem para o Canadá, austrália, Suécia….se um dia o meu filho for estudar nos Estados Unidos( eu espero que vá),farei o possível pra informá-lo de como as coisas andam no seu país….e farei o possível pra ele se orgulhar daqui e demonstrar isso aos americanos….

  • Alex disse:

    …Chico, sou admirador a muito tempo, mas acho que vc deu uma bola fora contando a história desse cara aí….ele não serve de exemplo pra ninguém…esse negócio dele não querer nem saber notícias do brasil mostra o quqnto eles tem vergonha de onde nasceram….quem nação se orgulha do seu passado certamenete terá um futuro vazio….tenho lido algumas coisa s que vcs escvevem sobr o estados Unidos e as formas que os exaltam e não acho legal não , apesar de respeitar sua opinião…os americanos só são o que são por que são extremamente nacionalistas….vc jamais verá um americano elogiando a Suiça(um dos melhores paises pra se viver), uma Alemanha, uma Islândia ou Canadá (países muito bons pra se viver)….todo filme americano eles mostram a sua bandeira com orgulho e isso nos falta….temos que ter vergonha sim dos nossos governantes, mas temos também que mostrar para o mundo nossas belezas e virtudes….somos um dos melhores paises do mundo com uma das piores a administração do planeta…..é um direito desse família morar nos Estados Unidos e acharem lá melhor, porém pra mim, me pareceram cuspir no prato que sempre comeram….eles deveriam pelo menos buscar saber se as coisas estão melhorando seus irmãos de nacionalidade….lamentável!!!….me desculpe o desabafo, mas a grama do vizinho sempre será mais verde…..sonho em um dia ver os brasileiros se orgulharem de sua nação e mostrarem ao mundo o orgulho de ser brasileiro….vcs exaltam demais os americanos e eles nem sequer sabem que existimos…..alguém aqui já viu um argentino que torce pra seleção brasileira?…pois é, aqui no brasil tá cheio de torcedores da argentina, principalmente a ala petista da população….se vcs form a argentina e acharem um argentino com a camisa do Brasil, pode saber que é doido….mais uma vez , me desculpe pelo desabafo, sou brasileiro com orgulho agradecido a Deus por isso….

    • José Eduardo Barata disse:

      Ei , Alex , o meu comentário foi dirigido ao Pimentel ,
      não ao que você expressou .
      Aproveitei , apenas , o seu espaço .

    • José Eduardo Barata disse:

      “Não pergunte o que o país pode fazer por você ,
      mas o que todos nós , juntos , podemos fazer por
      nosso país” .
      Teve uma cara lá que disse isso e é a mais pura
      das verdades .
      A responsabilidade de nosso atraso , meu caro
      cara-pálida , é inteiramente nossa .
      A omissão é a locomotiva desse trem maluco ,
      desgovernado , que nos arrasta para o limbo da
      história .

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    Chico, cada um tem o direito de morar onde quiser.
    Mas a responsabilidade de tornar um país digno não pode ser jogada nas costas do imponderável.
    São as pessoas que fazem os países; são as pessoas que formam a consciência coletiva de um país.
    Se alguém não quer participar disso, seja por qualquer motivo, ok. Opção pessoal e não se discute.
    O que não dá é prá achar que uma raça (no caso, americanos dos Estados Unidos) é intrinsecamente melhor que outra raça, no caso nós, brasileiros.
    O buraco é mais em baixo.
    Uma nação se constrói durante séculos. E durante todo esse período, faz coisas que hoje achamos inacreditáveis, mas que na época eram normais e corriqueiras.
    O Brasil tem 516 anos. É um “bebê” se compararmos às nações européias.
    Tudo bem que os Estados Unidos tem uma “idade” similar, mas quem colonizou um e outro ?
    Isso é complexo de vira lata. Me desculpe, mas não dá prá ficar fazendo macaquices, batendo palma prá tudo que se vê nos Estados Unidos e achar que somos o que restou da fermentação do cocô do cavalo do bandido.
    Somos sim uma grande nação. Entupida de defeitos. Mas também repleta de qualidades.
    Politicos ? Ah, eles passam. E a gente vai depurando a qualidade do nosso voto. Dia após dia.

  • Alisson Sol disse:

    Mas o que vai ter de brasileiro que estava no “Reino Desunido” voltando…

    Para quem tem filho no exterior, “voltar a morar no Brasil” é um opção complicada. As crianças que não cresceram em um país complicado vão ter uma enorme dificuldade de entender os “porquês” da burocracia brasileira, a classe média que vive de aparências, etc.

    Já para o turista, o Brasil é um país excelente. Muita gente que eu conheço vai aproveitar a liberação do visto para americanos, e vai passear no Brasil de Julho a Setembro, sem sequer passar perto do Rio de Janeiro. Americano, no geral, não é medroso. Sabe que você pode morrer no Brasil, no Nepal, ou atravessando a rua. Ou pode já ter “morrido”, vivendo com medo…