Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A dura vida dos treinadores: assa a batata do Argel e Paulo Bento é apresentado aos gritos de “burro”!

Depois de quatro derrotas e um  empate seguidos, a batata do Argel passou a assar mais intensamente após a derrota para o Grêmio, no Beira Rio, no mesmo horário em que o Cruzeiro empatava com o Vitória no Mineirão e a torcida chamava o técnico Paulo Bento de “burro”. Outro dia mesmo o Argel estava sendo endeusado porque, de forma inesperada, o Internacional brigava pela liderança do Brasileiro. Paulo Bento também vinha sendo muito elogiado por vitórias importantes contra a o Atlético, a Ponte Preta fora de casa e principalmente o Palmeiras, líder. A vida de treinador não é fácil. Mantenho os elogios que tenho feito ao comandante do Cruzeiro, que chegou com o campeonato em andamento, em um mundo desconhecido para ele e o pior: um elenco muito limitado. A frase “tirar água em pedra” se aplica à situação dele. Neste 2 x 2 com o Vitória, os baianos mandaram no jogo até os 23 minutos, quando o Cruzeiro saiu na frente e equilibrou o jogo. Fez o segundo aos oito do segundo tempo e o Vitória teve o Ramon expulso. Era de se esperar mais gols cruzeirenses, mas os baianos, que têm um bom time, foram pra cima, correram mais e empataram.

A maioria dos 43.821 pagantes vaiou e xingou o Paulo Bento, possivelmente por ter deixado o Willian no banco. Também por ter colocado o Alano no lugar do Bryan, que foi muito mal na disputa com Marinho, o grande nome da partida. É o que o treinador tem para escalar.

Com Rafael Sobis e o argentino Abila, o ataque deverá melhorar, mas a defesa é o maior problema atualmente.

 

Para entender

Ainda sobre treinadores, fica a pergunta a ser feita ao uruguaio Diego Aguirre: porque ele não escalava o Cazares no Atlético? Ele mesmo dizia que era questão técnica, que não havia nenhum problema extra-campo. Diante de boatos de que equatoriano estava abusando da noite de Belo Horizonte, o próprio Cazares negou, publicamente.

 

Joga muito

Interessante é que o Atlético perdeu jogos da Libertadores e do Mineiro sentindo falta, justamente, de um jogador com as características do Cazares, que só não tem feito chover nos últimos jogos, com a força que recebeu do Marcelo Oliveira.

O moço joga pelos lados e pelo meio, ataca, defende e corre mais que todo mundo. Mas o Aguirre não via?

* Fred fazia 1 a 0 pro Galo quando tive que me preparar para subir para a Rede Minas, onde participarei do Meio de Campo, comandado pelo Orlando Augusto. Mais tarde falo sobre este jogo contra o Figueirense!


» Comentar

Comentários:
20
  • luiz ibirite disse:

    o portuga arma o time bem, porem faz leitura errada durante o jogo, e o pior é ouvi-lo na coletiva depois do jogo dizendo que não vai colocar este ou aquele jogador por pressão da torcida, o paulo bento vc é burro e ainda por cima teimoso, o seu maior erro será jogar contra o torcedor, o time é ruim mesmo, a maioria dos que estavm em campo no domingo são abaixo da média, é preciso mesclar a juventude com a experiencia, e infelizmente estes dois zagueiros de domingo não prestam nem para zagueirar.

  • Thiago disse:

    Paulo Bento fez piada de português com a torcida ontem. Escalou errado e mexeu pior, mas com dois a zero e vendo que o time do lado esquerdo estava mal que colocasse um marcador em cima do Marinho que estava dançando o samba do crioulo doido em cima do Bryan que não tinha levado o.empate. Era a única jogada do Vitória, e por mais que Robinho estivesse fora de ritmo aguentava um segundo tempo pq esse Bruno Ramirez não joga nada. Poderia colocar o Ariel no lugar do Riascos e fazer duas linhas de quatro marcadores e jogar no contrataque. Não soube ler a partida e vou o barco afundar.
    Creio que com os três novos contratados ele vai mudar o esquema. Vai ter que jogar no 4-4-2 pra dar certo. Fábio, Lucas ou Mike, Bruno Viana, Manoel, Edimar, Henrique, Romero, Robinho e Arrascaeta, Sobis e Abila.

  • Rafael disse:

    Argel? Treinador?

    Sobre Bento, li aqui no blog ou em outro lugar, que se ele for mal aqui, não vai lhe custar muito, pois não vai fazer carreira por aqui mesmo, no Brasil ou América do Sul, logo voltará para a Europa, então meio que tanto faz como será seu desempenho por aqui. E claro, a maior culpa não é dele, e sim, da diretoria, que o trouxe no momento errado. Técnico como ele deveria vir na pré temporada, com tempo de conhecer os jogadores, discutir contratações, fazer testes em amistosos e em alguns jogos do Mineiro.

    Acho que o maior resultado de Bento para o Cruzeiro será financeiro, ano que vem, quando indicará para times de Portugal a compra de jovens do time, como Élber, Alisson, Romero e Arrascaeta.

    E aí começam a contratar jogadores de segunda linha como esse lateral-esquerdo Edimar, que jogava num time sem expressão de Portugal, nunca foi destaque, já tem 30 anos. E talvez venham outros que já estão ladeira abaixo como o lateral direito Maicon.

  • Stefano Venuto disse:

    Esse Bento não aguenta mais uma sapecada dessas, mais um erro da diretoria cruzeirense.

  • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

    Esse empate com sabor de derrota do Cruzeiro, pode ser debitado integralmente na conta do Paulo Bento. Quando eu achava que ele começaria a entender o elenco ( ? ) que tem nas mãos, ele vem e mostra que está mais perdido do que cego em tiroteio… Entrou com o time mal escalado, assistiu passivamente o Vitória mandar no jogo e quando resolveu mexer foi pior ainda.
    Tudo bem que o time do Cruzeiro por si só já é muito fraco. Mas conseguir piorar o que já é ruim é um absurdo né ??
    Desse jeito, vou começar a concordar com o Stefano Venuto de que o Paulo Bento deveria voltar pra Portugal logo viu…
    Vamos ver o que ele vai arrumar agora com a chegada dos novos jogadores e a liberação de alguns que estavam no Depto. Médico desde 1928… Aliás, que Depto. Médico é esse do Cruzeiro hein ?? Pqp… Dedé quase dois anos sem jogar… Judivan parece que vai encerrar a carreira por lá… Marcos Vinícius já tá quase fazendo bodas… O Manoel parece que já está no INSS… Fora os outros que vão e vem como Mayke e Alisson por exemplo…
    O negócio é torcer pelos 46 pontos da nossa salvação !!!

    • Stefano Venuto disse:

      Num falei, linguarudo? Que ele não aguentava mais 6 jogos, eu só errei o clássico, que achei que o Galo ia estar com o time completo e jogou com o time B.

      • Alisson Sol disse:

        Stefando: você é atleticano mesmo! Depois de cada jogo, vem aqui e diz que “O Paulo Bento não dura mais 6 jogos”. Um dia, o Paulo Bento cai, e vai falar “Eu avisei lá atrás!”. Pior do que profeta do acontecido: é o profeta do inevitável por acontecer. Eu vou fazer melhor ainda: “Um dia, o Marcelo Oliveira não será mais técnico do Atlético-MG!“.

        Falando de futebol: o problema do Cruzeiro não foi técnico. Nem vou falar da penalidade, que me parece ter sido feito pelo Alisson, e não pelo Bryan. Veja o segundo gol do Vitória: a mesma jogada do drible para o fundo, um cruzamento em que o jogador do Cruzeiro erra a bola, dois outros ficam olhando, um “sai da bola”, e o jogador do Vitória chuta perfeitamente (se desse rebote, dois jogadores estavam impedidos). Na hora do chute, estavam 7 jogadores do Cruzeiro dentro da área, mais o goleiro. Queriam que o Paulo Bento fizesse o que? O cara é técnico, não babá de jogador profissional que não sabe o que fazer!

        • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

          Nobre Alisson Sol,

          Sim, claro, podemos sempre concordar em discordar sim… rs
          O Paulo Bento escala o que tem sim, mas naquele dia mesmo, por mais que não tivesse nem Messi e nem Cristiano Ronaldo, ele tinha peças em melhores condições do que alguns que ele escalou, como citei anteriormente. A Torcida ta pegando no pé do Bryan não é pelo lance do penalty. Até porque nem foi ele quem cometeu. Foi o Alisson. Se tivesse sido ele, seria inclusive expulso pois já tinha cartão amarelo. O que estamos criticando, é que ele foi bisonho em todo o jogo, nervoso, inseguro, fraco e não acertava absolutamente nada. Nem defendendo que sua primeira função e nem apoiando no ataque. Assim como ele já vem fazendo em outros jogos. Ou seja, já ficou provado que não é jogador para o Cruzeiro. Se for emprestado, doado ou devolvido de graça ao América, seria a melhor coisa para o time.

          Abraços

        • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

          Caro Alisson Sol,

          Nos lances dentro de campo o Paulo Bento realmente não tem como entrar pra ajudar a resolver. Mas quem colocou aqueles jogadores dentro do campo foi justamente ele. Ou seja, por mais que ele não perde sozinho, um dos principais responsáveis por aquele empate com sabor de derrota, foi ele sim. Ele que optou por aquela escalação. Ele que ficou assistindo passivamente o jogo praticamente todo, vendo o Vitória literalmente deitar e rolar. E na hora que resolveu mudar, mudou só de peças, não de esquema. E quando a vaca já estava indo pro brejo… Tudo bem que ele não tinha disponível todos os jogadores que gostaria. Mas aquela escalação inicial dele foi ridícula. Vários que ficaram no banco, por opção tática, técnica ou voltando de contusão, são “menos piores” que os titulares que ele optou naquele dia. Então, eu respeito demais sua ponderação, mas na minha opinião nessa aí o Paulo Bento errou feio sim. Eu “ainda” não quero crucificá-lo, mas a insistir com jogadores como Frederico Gino, Alano, Bruno Edgar ( Pq falar Bruno “Ramires” é até uma ofensa… ), Lucas e Bryan por exemplo, aí ele vai estar cavando a própria cova.

          Abraços

          • luiz ibirite disse:

            Alisson, bom dia! desculpe “pitacar” porem se tivesse vc assistido o jogo de dentro do estadio como vi, talvez vc iria concordar com os torcedores que criticam o futebol do bryan, não marca, não cruza e se posiciona muito mal sem a bola e não falaram especificamente sobre o riasco, só tem tamanho, um caicai danado, teve um momento +- aos 40 do 1º tempo que ele escorregou bisonhamante (achei que tinha contundido) ele deum um migué danado, mais um dos tantos que ja perdi as contas, e todos que estavam ao meu lado comemoraram em vão, esta dificil viu.

          • Alisson Sol disse:

            Caro Clayon,

            O Paulo Bento só pode escalar o que tem. Tenho certeza que se tivesse Messi e Cristiano Ronaldo, estavam em campo! Afinal, ele escalava o Cristiano Ronaldo em Portugal…

            Criticar o técnico é válido, mas é o caminho mais fácil. Tem-se de aprofundar mais na análise. É fácil achar que tem de escalar fulano ou siclano. Mas não se sabe se o sujeito está com uma diarréia no dia. Lembra da Copa de 98? Foram escalar o Ronaldo “de qualquer maneira”, e deu no que deu. Tem jogador que treina bem, joga bem, e comete um erro, e fica sacrificado. Já tem outros que podem errar toda vez, e ninguém critica. E há os erros de arbitragem, que na média se compensam. O Brasil foi beneficiado enormemente na Copa América Centenário, ao anularem um gol em que o goleiro teve um franco histórico. Depois, saiu tendo levado um gol de mão!

            Meu ponto é mais relativo ao fato de que o tal Bryan, que parte da torcida está criticando demais hoje, simplesmente não fez a penalidade, e nada fez de errado no segundo gol. Se o jogo termina 2×0, ninguém iria estar criticando-o, ou o técnico. Sei que futebol é resultado, mas temos de dar valor ao “futebol apresentado”. E o futebol do Cruzeiro neste jogo, na minha opinião, não desmerece o técnico: escalou o que provavelmente tinha de melhor, o time fez 2×0, e depois cometeu absurdos cedendo o empata. Mas quando o Cruzeiro tomou sufoco do Atlético-MG no Independência com exatamente o mesmo esquema de “7 dentro da área” e acabou vencendo em contra-ataques, ninguém reclamou!

            Evidentemente, podemos sempre concordar em discordar! Um abraço.

      • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

        Mas calma que ele ainda não caiu Stefano… rsrs

        Mas se ele continuar insistindo com os jogadores que tá insistindo, tendo já algumas outras opções no banco, mesmo que sem ser grandes coisas, aí até eu mesmo vou começar a cobrar a saída dele… rs

        Abraços

  • BRG disse:

    Eu realmente não entendo esta insistência da torcida na escalação do Leo. Creio que se esqueceram da ruindade dele, baixo, lento e limitado tecnicamente, este jogador não tem qualquer condição de vestir a camisa celeste.

    O que eu penso é 0 seguinte: da maneira que o time foi escalado (1 volante), em adição à péssima qualidade dos laterais (principalmente defensivamente) e com a mediocridade do Bruno Ramires, não há como avaliar a dupla de zaga, pois passaram o jogo inteiro vendidos pela imbecilidade dos companheiros.

    Por outro lado, creio que com todos à disposição e sem o treinador atrapalhar temos condições de terminarmos o campeonato entre o décimo e sexto lugar. o que já é muito tendo em vista a situação atual.

    Titulares: Fábio, Maike, Manoel, Dedé, Algum lateral, Romero, Henrique, Robinho, De Arrascaeta, Sobis e Abila.

    Suplentes: Rafael, Lucas, Bruno Rodrigo, A. Cabral, Alisson, Marcos Vinícius, Marciel e Wilian

    Os demais não considero, não têm condições nem de serem reservas. Portanto, temos necessidade de um volante, um lateral esquerdo e um meia.

  • Aldemar A de Paiva disse:

    Discordo de vc. Paulo bento tem uma parcela importante pela péssima campanha.
    Se jogou contra ponte e palmeiras com 3 volantes para que mudar?
    Com este elenco jogar no 4321 acabará no 424 e no meio tem de ter no mínimo 3.
    Com elenco fraco primeiro tem de definir esquema tático e uma equipe básica. Se não os jogadores ficam perdidos.
    Ele tem errado na organização da equipe, na escolha dos jogadores, nas substituiçoes. Sinto uma certa benevolência somente pelo fato de ser europeu.

  • Marcão de Varginha disse:

    Burro mesmo são os treinadores que insistem com Patric…
    – #benecyeternomito (mancha eterna)

  • Jorge moreira disse:

    Emprestaram a camisa do Galo pra onze peladeiros jogarem o segundo tempo do jogo contra o figueira,.ridiculo todos os jogadores o tal de urso tão de sa..gem ,pessimo ele não sabe de que joga,patrik,quem deveria jogar era quem o contratou e o manteve no elenco,yuri meu Deus,todos os jogadores jogaram como peladeiros da ultima pelada do meio dia,é torcedor Atleticano só acreditando no milagre eu particularmente não acredito que com estes jogadores jogando esta bolinha nem libertadores,talvez uma sulamericanazinha e olhe lá,pra mim o Victor falhou mais uma vez no gol do figueira,e o juiz queriam o que domingo é contra o flam..da,claro que ele tirou o fred do jogo

  • Leandro Fábricio disse:

    Desse jeito ão vamos revelar treinador nenhum, a cada 4 vitórias o cara é endeusado e depois de umas 4 derrotas o mesmo é amaldiçoado, aí ficam enchendo a bola dos treinadores lá fora, só esquecem que lá o camarada tem tempo e tranquilidade para desenvolver um trabalho ao seu estilo, aqui não..

    é gente, estar ganhando de 2 a 0 dentro de casa diante do fraco vitória, depois ver o adversário ter um jogador expulso e ainda sofrer o empate tomando sufoco é muita ruindade minha gente

  • Leandro Fábricio disse:

    Mais um empate fora de casa com sabor de derrota, o time titular do figueirense é horrível imagina esse todo desfalcado, pra mim o atlético perdeu uma grande chance de encostar no pelotão de cima, ganhar do flamengo mesmo em brasília desfalcado de fred pra mim tarefa muito dificil…

    o gol do figueirense foi bobeira do meio campo que deixou o cara pensar para fazer o lançamento e da zaga que ficou em linha, mas pra mim falhou mais ainda o victor que saiu na indecisão, pra mim se ele fosse firme chegaria antes do atacante do figueirense…

    rodada péssima para as pretensões do atlético…

  • Marcos disse:

    O Cruzeiro de 2015/16 é a imagem perfeita do Estado aonde é sede: mal administrado, decadente e envolvido na mediocridade. Se por um lado Minas Gerais não consegue duplicar estradas, ampliar metrô, fiscalizar mineradoras e nem tampouco fortalecer seu polo industrial, além de sempre levar foras do governo federal, o Cruzeiro dá vexame em todo mata-mata que participa e agora nem a presença na série A de 2017 está garantida.
    Essas duas instituições tem em comum a falta de capacidade dos seus gestores e lideres!
    O futebol mineiro está sendo dominado sozinho pelo Atlético, único time de Minas que ainda monta times competitivos e tem gestores sérios. Caso vença o Figueirense em SC pode voltar a sonhar com G4 ou mesmo com titulo brasileiro. E certamente o único clube mineiro garantido na série A do próximo ano.

  • Alex Souza disse:

    CRUZEIRO 2 X 2 VITÓRIA
    Estádio Mineirão – Belo Horizonte/MG – 0311:00Julho2016 – Domingo
    13ª Rodada do Campeonato Brasileiro 2016.
    Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (FIFA-PE)
    Auxiliares: Cleberson do Nascimento Leite (CBF-PE) e Bruno César Chaves Vieira (CBF-PE)
    Público/Renda: 43.821 pagantes/R$ 1.318.807,00
    Cartões amarelos: Bryan, Romero e Alisson (Cru); Kanu e Ramon (Vit)
    Cartões vermelhos: Ramon (Vit), a 2’ 2ºT.
    Gols: Alisson a 23’ 1ºT e De Arrascaeta a 8’ 2ºT (Cru); Diego Renan a 19’ 2ºT e Vander a 37’ 2ºT.
    CRUZEIRO: Fábio; Lucas (Willian), Bruno Rodrigo, Bruno Viana e Bryan (Allano); Lucas Romero, Bruno Ramires, Alisson, Elber (Alex) e De Arrascaeta; Riascos. Treinador: Paulo Bento.
    VITÓRIA: Caíque; Victor Ramos, Ramon e Kanu; Diego Renan, Amaral (Vander), Willian Farias e Euller; Dagoberto (Tiago Real), Kieza e Marinho. Técnico: Vagner Mancini.
    MARCAÇÃO RUIM: O Cruzeiro deu mostrar de que teria grandes dificuldades defensivas diante do Vitória logo de saída. A 1’ Dagoberto passou uma bola entre as pernas do fraco lateral Lucas e cruzou para a área, contudo, o ataque não aproveitou. A 2’ minutos a defesa voltou a permitir avanço dos baianos, desta feita pela direita, quando Marinho superou a marcação em velocidade e cruzou, contudo, Kiesa não chegou a tempo. Esta foi a tônica do jogo; era só o Vitória partir com a bola que levava vantagem sobre a defesa azul.
    NEM ASSIM: Mesmo com 2 a 0 de vantagem no placar e um jogador a mais em campo o Cruzeiro conseguiu a vencer. Álisson aproveitou um passe de Lucas, depois de jogada trabalhada por De Arrascaeta pela direita e marcou 1 a 0, num 1º tempo que o Cruzeiro não mereceu vencer (Fábio salvou a equipe numa defesa dificílima em chute de Marinho); a 2’ da etapa final Ramon, zagueiro do Vitória, recebeu segundo cartão amarelo e foi expulso e, em seguida, De Arrascaeta abriu 2 a 0, aproveitando boa jogada de Alex com Riascos.
    MARTELANDO: Ao invés do Cruzeiro se sobrepor ao adversário a equipe continuou marcando à distância, com clara indicação de que trabalharia apenas para segurar o resultado. O Vitória continuou insistindo em jogadas individuais, já que o time baiano, sobretudo marinho, levava vantagem sobre a defesa do Cruzeiro nas disputas individuais, como ocorreu várias vezes no 1º tempo.
    PRECIPITAÇÃO 1: Foi justamente na insistência que o Vitória, em jogada de Marinho, conseguiu uma penalidade máxima. Marinho, que dava um baile em Bryan, recebeu pela direita e, com ele, dois jogadores do Cruzeiro (Bryan e Álisson). Era só cercar e esperar o manjado corte de Marinho para o fundo, contudo, Alisson entrou na jogada de forma erra (foi dar o famoso bote) e cometeu a falta. Diego Renan bateu sem defesa para Fábio.
    PRECIPITAÇÃO 2: Ainda com Marinho, de novo pela direita, o time baiano construiu o lance do empate. O atacante recebeu a bola com Allano (há via entrado no lugar de Bryan) marcando à distância. O atacante apenas repetiu a jogada manjada: fez que ia chutar e Allano repetiu o erro de Alisson, sendo cortado o lance para a linha de fundo e feito o cruzamento. Romero rebateu sem força e Vander aproveitou a sobra para empatar o jogo em 2 a 2, para frustração da China Azul, que foi em grande número e saiu do Mineirão frustrada.
    QUASE PERDEU: O time baiano ainda teve uma chance clara de gol, a 43’ do 2º tempo, quando Euler superou a marcação do Cruzeiro pela esquerda e cruzou na linha da pequena área; a bola chegou a Kiesa e, para sorte do Cruzeiro, ele concluiu sem força, para fácil defesa de Fábio.
    CULPA DO PAULO BENTO? Claro que não. A memória curta de alguns levou alguns saírem disparando contra o treinador por não ter lançado mão de Robinho, Cabral, Léo ou Bruno Rodrigo para mandar a campo Bruno Ramires, Bruno Viana, Fabrício Bruno, Alex, Allano, além de só colocar Willian Bigode só no finalzinho. Exagero.
    É BOM LEMBRAR: A zaga, embora inexperiente, não falhou nos dois gols do Vitória e teve que se desdobrar para cobrir os fracos laterais; os experientes Léo e Bruno Rodrigo precisam aprimorar a forma física pois falharam diversas vezes neste ano e levaram o time a derrotas e maus resultados; Bruno Ramires ganhou espaço justamente porque os argentinos que chegaram, tidos como solução, nada apresentaram; Robinho já chegou machucado e, embora sendo bom jogador, não parece ser bom atleta, pois se machuca muito; Willian Bigode nunca foi, de fato, um goleador e seu rendimento, desde o início do ano, é inconstante; a presença do jovem Alex no grupo foi exigência de parte da torcida, que se encantou com ele na Taça São Paulo de Juniores, contudo, ele tem muito a remar para convencer no time profissional; alguma razão nas reclamações contra o treinador só no caso de Allano, que se trata de uma invenção de Luxemburgo, repetida por Mano, Deivid e, agora, Paulo Bento (tomara os olhos dele tenham sido abertos hoje), contudo, ele não é lateral e só foi parar lá porque a turma do setor não vem dando conta do recado.
    CONVERSA FIADA: As novas contratações sinalizam a possibilidade de alguma melhora no futebol do Cruzeiro. Só. Esse papo furado de que tem condições de brigar na parte de cima da tabela parece com aquela chuva que cai no interior e é chamada de “móia-bobo”. Grupo mediano? Resultado mediano. Ficar cobrando apoio de torcedor, projetando resultado e jogando o futebol deste nível é coisa de “cara-de-pau”; a torcida fez, faz e fará seu papel por amor ao Cruzeiro.
    INVERTENDO: Jogadores do Cruzeiro, façam a parte que lhes cabe. Pelo menos no Mineirão vençam os jogos.
    RESUMO DA PARTIDA
    Houvesse “justiça” nos resultados do futebol o time baiano teria saído vencedor.