Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

São Paulo sai na frente na disputa do Brasileiro fora das quatro linhas

CBF aceitou a pressão do São Paulo e mandou Vinícius Furlan para a “reciclagem”

Nada de síndrome de perseguição ou teoria conspiratória, mas a história registra erros absurdos principalmente contra mineiros e gaúchos que resultaram em títulos para cariocas e paulistas. Desde o início há reclamações contra as arbitragens do Campeonato Brasileiro, mas elas se intensificaram a partir da 10ª rodada, duras, de forma oficial. O Cruzeiro foi o primeiro mineiro a ir à CBF; o Atlético foi lá ontem, depois que o São Paulo tentou até anular o jogo dele contra a Ponte Preta, por causa da expulsão do lateral Matheus, na derrota de 1 a 0 em Campinas. Depois de dar o cartão amarelo, o árbitro viu o estrago feito na vítima da falta, ouviu um auxiliar e resolveu mudar, dando o vermelho. Querer anular jogo por causa disso é uma insanidade, mas a ideia ganhou muita força da imprensa paulista, que se esqueceu que o árbitro em questão, Vinícius Furlan tem polêmica parecida em seu curriculum. Ano passado num clássico Palmeiras 1 x 0 Santos, pelo paulistão 2015, ele também voltou atrás em uma decisão tomada.

Mas o São Paulo não saiu de mãos abanando e conseguiu ao menos a suspensão temporária dele, que vai para a “reciclagem”, segundo o comando da arbitragem da CBF.

Quase todos os clubes já foram lá chiar contra apitadores e auxiliares. É uma forma de pressão, oficial, que afeta mais ou menos aos árbitros, dependendo da experiência e personalidade do pressionado. Neste mundo de suspeição que é o futebol brasileiro e o próprio Brasil, é bom não cochilar.

Erros de arbitragem ocorrem no mundo inteiro, diariamente. Em Copas do Mundo, e atualmente, como vimos na Copa América e estamos vendo na Eurocopa.

No Brasil, sabemos que “bom cabrito é o que mais berra”, como diz o Edu Lobo na música Lero-lero. Atlético, Cruzeiro e América que não durmam no ponto e também fustiguem a CBF, porque este jogo de bastidores é real, perigoso e costuma beneficiar aos clubes mais fortes midiaticamente, ou seja, a turma do Rio e São Paulo.

Importante lembrar que esta “vitória” do São Paulo no afastamento do Vinícius Furlan não é pouca coisa como pode parecer. É um árbitro de prestígio tanto no mundo paulista, prestigiado que é no quadro da Federação deles, quanto na CBF, sempre escalado nas séries A e B, como apitador ou quarto árbitro. Professor de Educação Física, tem também prestígio político, nomeado Secretário Municipal de Esportes na terra dele, Santa Barbara d’Oeste, ano passado. Também já ocupou o cargo de coordenador de esportes no Grupo Vicunha, por 13 anos.


» Comentar

Comentários:
25
  • Marcão de Varginha disse:

    Ao mesmo simpatizante do radicado tido para alguns como (sic) “isento” e “verdadeiro torcedor” que cita nestas páginas que atleticano é “cheio de mi-mi-mi” e “chorão” com arbitragens, fiquemos assim: roubar à favor de seu time pode e contra seu time não! Satisfeito?
    – Ainda dá tempo para vc exigir providências da CBF, FIFA, CONMEBOL, Procon, SENADO FEDERAL, etc… com relação às afirmações espontâneas de um seu dirigente para limpar o nome de seu clube que conquistou alguns títulos nos últimos 46 anos que ficaram sob suspeita…
    – #benecyeternomito (mancha eterna)

  • Edson Dias disse:

    Cruzeiro prejudicado escandalosamente em 1974… Galo prejudicado monstruosamente nos DOIS jogos da final de 1980. Aliás, já em 1979, o Atlético já vinha sendo tão prejudicado pela arbitragem que o presidente Valmir Pereira peitou a velha CBD e retirou o Galo do campeonato. Galo novamente prejudicado em 1985… ídem em 87. Idem em 91… Novamente ferrado pelos Wilsons de Sousa Mendonça e Franciscos Dacildos Mourões em 1997. Prejudicado outra vez em 1999 pelo nosso conterrâneo Márcio Rezende de Freitas. Cruzeiro absurdamente prejudicado pelo sr. Sandro Meira Ricci contra o Corinthians, em 2010. Prejudicado em 2005 com o cancelamento de ONZE jogos do campeonato brasileiro. Galo prejudicadíssimo em 2012… Absurdamente prejudicado ano passado.

    Enfim… entra ano, sai ano, se o campeonato estiver nivelado, nossos times SERÃO prejudicados. Não vê isso quem não quer. 2013 e 2014 foram dois anos absurdamente atípicos. Em 2013, o Cruzeiro teria um concorrente, que seria o próprio Galo, que por doideira do Cuca e da diretoria, cismou de deixar o brasileirão de lado. Em 2014, nenhum time fez frente ao Cruzeiro, de fato… a fatura, entretanto, veio: para montar um time bi-campeão brasileiro independente das forças ocultas, o Cruzeiro precisou se endividar muito, a ponto de passar aperto ano passado e passar outro aperto esse ano.

    Não existe esse papo de que “ora erram contra, ora erram a favor”. A média de distribuição dos erros num campeonato brasileiro equilibrado, na hora do VAMOS VER, não é nula. Erram a nosso favor quando vale pouco ou nada. Ano passado foi assim: erros esporádicos pró-Galo aconteceram quando o campeonato já estava decidido. Nunca acontece uma sequência de erros grotesca como a que vemos todos os anos beneficiando ou Galo, ou Cruzeiro.

    Vejam que sempre estamos falando de títulos que nos foram surrupiados. Ao contrário, o Corinthians possui pelo menos dois títulos nacionais ganhos com a ajuda de forças ocultas. O Flamengo outros dois, o Flu tem o seu, o Vasco ídem, o Botafogo novamente com Márcio Rezende idem… o São Paulo também.

    Na hora do pega pra capar, a coisa historicamente desanda pro nosso lado.

    Não vê isso quem não quer. Quem quer apenas zoar a curto prazo, esquecendo-se que hoje é o rival o prejudicado, e amanhã somos nós os prejudicados.

  • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

    rsrs As vezes eu tento nem rir, ou muito menos replicar, mas tem hora que não consigo… kkkkkk

    Uns se incomodam com o que eu comento… Outros com as minhas “cutucadas”… E esse aí se incomoda até com os horários das minhas postagens…. kkkkk É cada um viu… rsrs A esse, eu digo novamente… Se eu entro no Blog de manhã, a tarde, a noite ou de madrugada, é porque simplesmente eu quero e posso !! rs O dia que vc alcançar o respeito e admiração de um único Torcedor Rival que seja e quiser ter um diálogo saudável e educado, estarei sempre por aqui… Mas enquanto esse dia não chega, aí cidadão, as réplicas continuarão sendo igualmente proporcionais… rsrs

  • Marcelo Vieira disse:

    Não importa não nota de três, o Corujão Azul não está dormindo a noite por causa da performance do CRU CRU.

  • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

    kkkkkkkk

    Num tô falando… rs
    Sabe de nada inocente… rsrs

  • Valmar Azevêdo disse:

    Quem já usou o blog pra fazer propaganda de boteco e de suas atividades amadoras, criticar os escritos dos atleticanos é moleza.

  • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

    kkkkkkkkkk

    Esse nota de três chega a ser engraçado… rsrs Uma hora ele próprio vai acabar acreditar nas sandices que escreve…

    A inveja é mesmo uma m… da….. kkkkkkkk E a esse nota de três então, parece que o corrói… kkkkk
    Que sofra-lheeeeee mesmo !!! rsrs

  • Mauro Vasconcelos disse:

    Num país onde sumiu dinheiro destinado a preparação de atletas para as olimpíadas, superfaturamento em obras, agora, alguém é suspeito de subornar atletas paralímpicos no Tênis de mesa. A corrupção anda solta em todos os âmbitos da sociedade… Será que os erros de arbitragens no futebol, são erros mesmos?

  • Clóvis Mineiro disse:

    Fágner do Corinthians deu entrada violentíssima no Ederson do Flamengo, que inclusive foi para o estaleiro. O comentarista de arbitragens disse que não foi nada, a camisa nessas horas pesa. Logo depois o Curingão e o Flamengo foram a cbf reclamar. São Paulo e Palmeiras também foram. Se os times mais beneficiados estão indo, acorda Nepomuceno. O árbitro de Figueira x Galo distribui cartões adoidado para o Galo e ainda expulsão o Fred injustamente.
    Estranho foi o Vasco estar voando baixo na série B, alcançou larga vantagem na pontuação, de repente o time caiu perdendo 3 ou 4 partidas, muitos encostaram e a segundona ganhou emoções. Agora o Vasco pode voltar a ganhar.
    Um jogador da Ponte deu cotovelada acintosa em jogador do Sampa, o árbitro disse que não viu. Na verdade, os árbitros estão muito caseiros.
    Não vejo tanta sensação neste brasileirão, poucas praças estão tendo público bom. O Fluminense jogou para 970 pagantes em Volta Redonda, próximo de sua torcida. O América tinha um solitário torcedor na Arena da baixada.
    A imprensa Gaúcha fez maior onda com o Argel e a estória do Trator, mas feio mesmo foi o Douglas depois da vitória que disse: vou sair pra beber de trator. Aos poucos os atletas vão assumindo suas famas de manguaceiros.e a imprensa não comentou nada. Atleta é formador de opinião e deveria se manter mais discreto.

  • Leandro Fábricio disse:

    Falaram asneiras demais sobre o cazares, dizendo que o cara estava abusando das noitadas né… antes publicaram videos de rever bebado de andré dormindo na boate cheio de cana, tudo bem…

    agora quero ver a imprensa comentar o video do riascos cheio de manguaça com a mesa abarrotada de cerveja… fonte??? PEDRO@GALOTWUITER,vão lá conferir

  • Alex Souza disse:

    Olá Chico Maia, o dono da fábrica de dvd “está rindo a toa”… ainda mais agora que a turma vai levar dois dvds de cada vez: um com os erros a favor e outro com os erros contra. Agora vai.
    Não se faz juiz como antigamente. Na época em que os visitantes levavam o juiz para apitar o “Sô Isento” sempre acompanhava o time da minha terra. Era um problema; honesto demais.
    – “Sô imparcial, num importo se oceis perdê ou nois ganhá”, dizia aos capitães.
    A turma implicava com o cara e nunca deixava ele apitar jogo do 1º quadro; no máximo era escalado para o esfria sol do cascudinho.
    Aos amigos do blog um som das antigas, do tempo do “Sô Isento” – Doobie Brothers – Listen To The Music: https://www.youtube.com/watch?v=-lbr1SgwIZk&list=RD-lbr1SgwIZk

  • Marcão de Varginha disse:

    Não raras vezes um simpatizante do radicado tido para alguns como (sic) “isento” e “verdadeiro torcedor” diz nestas páginas que atleticano é “cheio de mi-mi-mi” e “chorão” com arbitragens, mas não assume em hipótese alguma que o CAM é um dos clubes mais prejudicados pelas arbitragens há décadas, e com isso foi-nos tirado títulos do brasileirão, copa do brasil e até mesmo Libertadores. Mas entendo que sua viseira lhe impede de olhar para os lados e raciocinar com inteligência, pois, até mesmo seu clube já foi prejudicado, o que todo torcedor de bom senso já é sabedor.
    – À título de exemplo na atual Libertadores no jogo do Mineirão contra o SPFC, o zagueiro Maicon cometeu um penalti não marcado pela arbitragem no atacante Carlos (salvo engano), e ainda num programa de TV confessou tê-lo cometido e nada aconteceu. Neste caso não caberia intervenção da CBF junto à CONMEBOL? Quando se trata de equipes do eixo RJ-SP “beneficiados” pela arbitragem, a CBF e sua desprezível Comissão de arbitragem se omite, e isso é público e notório!
    – Falar que atleticano é “chorão” é cômodo, mas pedir que a CBF ou até mesmo à FIFA para pelo menos investigar o relato daquele dirigente celeste que confessou por livre e espontânea vontade ter “comprado” arbitragens para favorecer seu time é normal, correto, honesto…
    – #benecyeternomito (mancha eterna)

  • Leandro Fábricio disse:

    Time que quer ser campeão de verdade se impõe dentro e fora de casa, assim fez o palmeiras ontem frente ao sport lá em recife, assim não fez o galo lá em floripa…

    é por isso que acho dificil esse titulo não ficar entre palmeiras, corinthians ou quem sabe o gremio…

    • Vinicius Campos disse:

      Verdade em Leandro. O jogo contra o Figueirense na minha opinião mostrou muito as pretensões do do time no Brasileiro. Time que quer ser campeão não pode jogar num descaso desses.

      A mais seno Palmeiras não perder o Gabriel Jesus na janela, vai ser difícil nao ser campeão. O que pode também atrapalhar o time deles e o próprio Cuca. Lembra em 2012? O Galo estava desse jeito também voando baixo e o cuca sempre comentava que uma hora o rendimento vai cair e aí já sabemos o final.

      Saudações Atleticanas.

      • Leandro Fábricio disse:

        Realmente vinicius o cuca gosta de entregar a rapadura no finalzinho, e ainda ele perdeu um bom reserva que é o cristaldo e lucas barrios também pode deixar o palmeiras…

        abraços

  • Rodrigo Assis disse:

    Num país onde até no SAMU tem corruptos, o que não imaginar que ocorre no futebol. Eu que não sou inocente de imaginar que futebol se decide dentro de campo.

  • Pedro Vítor disse:

    O problema não é nem reclamar, o grande problema é reclamar com quem? A Cbf ?

    Ela está pouco ligando pro futebol brasileiro. Estes problemas acontecem a vida toda e a Cbf nunca fez nada pra mudar isso.

    Porque será que vai agora fazer algo?

    • Leandro Fábricio disse:

      Pedro, a cbf está pouco ligando para o futebol fora de rio-são paulo, ela atende sim os anseios dos paulistas e cariocas e dá de ombros para os outros isso sim, principalmente um tal de clube atlético mineiro…

  • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

    Erros de arbitragem infelizmente vão sempre existir. A favor e contra nossos times.
    Vez ou outra temos também aquela desconfiança de algo mais tendencioso. Assim como também em alguns jogos de times de MG ou do RS contra algum time do RJ ou SP, em quase todos lances de dúvidas do árbitro ou do bandeirinha, geralmente eles decidem em prol do time que não seja de MG ou do RS.
    É por essas e outras que eu sempre falo que, time de MG ou do RS pra conquistar o Campeonato Brasileiro, tem que ser bom de verdade, ter elenco grande e qualificado e passar por cima até de possíveis “favorecimentos” a quaisquer outros times.
    Salvo um ano ou outro de alguma ajuda escancarada, chora menos quem pode mais !