Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Bike e samba numa Diamantina lotada e novidade cultural e gastronômica em Conceição

Meus caros e caras do blog,

desde ontem estou em Diamantina, cada vez mais atraente a cada vez que venho. Aniversário da Batcaverna, e daqui a pouco tem roda de samba e muito “chá com torradas” para comemorar.

BAT

Cena do “Golasso” a festa de aniversário da Batcaverna de 2015, em que o presidente Rogério recebe homenagem, com o vocalista da banda Marcone, à direita e o Luciano Orlando, mestre do cavaquinho, sentado, à esquerda.

A cidade está lotada de turistas e pessoas que vieram também para a Sertão Diamante, ultramaratona no formato XCM, dividida em dois dias, sendo 106 km, hoje, e 70 km amanhã.

SERTAO

Começou com pedaleiros de Curvelo, foi abraçada pela Federação Mineira de Ciclismo e está se tornando uma competição gigante, já referência nacional. Além de Minas, atletas da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Distrito Federal e Goiás. Também há competidores da França e Canadá.

Ontem tive a satisfação de rever o Quincas, diamantinense importante na da cultura e cidadania de Diamantina e Vale do Jequitinhonha.

VOZ

Quincas é diretor do tradicionalíssimo jornal Voz de Diamantina, a quem parabenizo pelos 115 anos de fundação, comemorados dia 14 deste mês.

Antes de chegar aqui, uma passada em Conceição do Mato Dentro, quinta-feira, para a inauguração do “Abre Hoje”, uma proposta genial de bar cultural, que será aberto em datas especificas, divulgadas com antecedência, reunindo o melhor da culinária, da cultura e do alto astral de Conceição. Iniciativa do Pedro e Lucas (filhos do João Bosco e Bethânia do Projeto Matriz) e Felipe, da Dalvinha, no espaço onde era Café Mariinha, no coração da cidade, ambiente fantástico.

ABRE

Tive o prazer de assistir na noite de abertura o excelente Gustavo Maguá, músico mineiro cujo trabalho está decolando e breve o país todo vai conhecer e curtir.

MAGUA

O “Abre Hoje”, já está aberto hoje, desde o meio dia. Às 15 horas haverá uma roda de violão. E a cidade está convidando a todos, para o dia 27 de julho, Festival Gastronômico Sabores do Mato Dentro, bom demais da conta.


» Comentar

Comentários:
4
  • DUDU GALOMAIO BH disse:

    Caro Chico, falando em Diamantina… eu não gosto desses programas brasileiros de auditório, acho um porre. Antes, porém, todavia… sábado eu me interessei em acompanhar um quadro do caldeirão do Hulk (?), chamado lata velha. Foi sobre a reforma de um senhor seresteiro de Diamantina. Se tiver um tempinho, assista… pela humildade e simpatia desse senhor, genuinamente interiorano mineiro, vale muito a pena.

    Link do programa na íntegra, abaixo:
    http://globoplay.globo.com/v/5185597/

    Abraço!

    • Chico Maia disse:

      Caro Dudu,
      faço minhas as suas palavras. Eu estava na Baiúca, no momento da exibição do programa e junto com outros diamantinenses e visitantes, paramos pra ver e aplaudir a reportagem. Sensacional realmente. Vale a pena ver de novo!
      Abraço.

  • Thiago disse:

    ‘Grêmio exige o pagamento de Vitor…’, uai cade o time mais rico de Minas que paga todo mundo. Bando de caloteiros, vao conversar fiado la na casa do chapéu. time quebrado metido a maioral, e vãono máximo classificar pra uma Sul americana e olhe la.

  • José Eduardo Barata disse:

    Muito bom saber das coisas de Minas, em especial da região visitada esta semana por você. Calor humano, nesse mundo sem eira nem beira.