Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

As categorias de base em discussão: quantos serão aproveitados por Mano Menezes? Quantos são titulares no Galo?

Senhoras e senhores do blog, prestem atenção a este e-mail que recebi e manifestemos as nossas opiniões:

* “Chico, uma coisa que acho interessante é as diretorias e a imprensa fazerem campanha ferrenha em prol das categorias de base. O grande mal do Cruzeiro, com  Bento, foi justamente isto. Bruno Viana, Bruno Ramires, Allano , Fabricio e etc foram os responsáveis diretos pelo fracasso. O Cruzeiro irá melhorar muito com o Mano. e, te garanto, nenhum da base vai jogar. Os times campeões geralmente não possuem jogadores da base. Compram jogadores já feitos ou revelações de equipes menores.
O Atlético está fazendo uma boa campanha! Qtos da base tem lá? O Cruzeiro foi bi brasileiro quantos da base tinha lá?
Evidentemente, a base é ter jogador a baixo custo. Porém, tem que ter “bola” para jogar!
Um abraço”.

Fábio Fonseca. Bairro Serrano.

– – –

Sou obrigado a concordar em quase 100% com o Fábio.

Penso que os clubes gastam demais para o retorno que têm. Buscam jogadores no país inteiro; muitos chegam aos 11, 12 anos de idade, ficam até o junior, estouram a idade e são dispensados ou emprestados a clubes menores até desconfiarem que aquela não era a profissão correta e vão correr atrás de um emprego.

Antes os anos 1980 era diferente. Muitos titulares eram oriundos da base ou de clubes do interior e formavam grandes times. Com um outro detalhe importantíssimo: a maioria era nascida em Minas, Belo Horizonte principalmente.

Prestem atenção neste time do Atlético dos anos 1970, que ilustra este post: Zolini, Getúlio, Cerezo, Marcio Gugu, Vantuir e Flávio; Cafuringa, Reinaldo, Campos, Danival e Paulinho.

Só Cafuringa (Rio) e Paulinho (SP), de fora! Os demais, mineiros: Reinaldo (Ponte Nova), Campos (Pedro Leopoldo), Danival (Creio que São José da Lapa/Vespasiano). Os demais, Belo Horizonte.


» Comentar

Comentários:
33
  • humberto disse:

    Alguns dias vi na ESPN o ex- jogador zé elias dizendo como que funciona a Máfia nas categorias de base, pelo que ele disse o garoto que vai fazer a peneirada que mostra talento, habilidade que tem o dom de jogar futebol, simplesmente é recusado. Aí começa o esquema, o garoto volta pra casa, só que o empresário vai atrás dele e oferece um contrato para o pai ou mãe assinar e com isto ele pega o garoto e o leva de volta ao mesmo clube que foi recusado na peneira ou leva para outro que faz parte desta MÁFIA. Daí então passei a entender porque o garoto que tá na base a anos não pertence ao clube e sim agentes. Se isso acontece realmente os clubes deveriam parar com as categorias de base, pois gasta-se milhões com ela e na hora do retorno o clube fica de pires na mão.

  • Geraldo Magalhães disse:

    O problema é que os clubes gastam uma fábula pra criar o atleta, ainda em idade de juvenil vem um empresário com mansão e carro importado e coloca “minhoca” na cabeça do garoto. O atravessador é o que mais ganha. Estão vendo ai jogadores famosos com problemas com fisco. São mal orientados por mal intencionados capitalistas. Ainda assim, acho que todo time deveria todo ano lançar dois ou três atletas de médio para bom. Não acho ideal um time só de garotos, mas uma mescla de experiência e vigor. Os presidentes de clubes preferem comprar uma barca de 12 a 15 jogadores do que comprar 3 da prateleira de cima, juntar com alguns do país e outros da base para ter um time bom. Hoje o Atlético está negociando o Carlos, que não é uma Brastemp , mas que vai dar retorno ao clube. Paulo Bento, não sei se era técnico do Cru cru ou olheiro e exportador europeu, bem que tentou lançar atletas da base, mas a qualidade não era boa e fracassou. Já o América dá pouca oportunidade aos atletas e quando lança algum, vende mal vendido ou “doa” ao Cru cru. Tem muito paraquedista caindo no futebol e as categorias de base estão muito mal treinadas. Jogadores sem fundamentos primordiais para um atleta profissional. Infelizmente no Brasil, a propaganda é forte e chegam no exterior não jogam nada.

  • mauricio souza - serrano disse:

    Numa reportagem vi os times escalados com as categorias de base. Olhe só o Galo como ficaria (meu Deus).
    Atlético-MG
    Diego Alves (Valencia), Marcos Rocha (Atlético-MG), Jemerson (Atlético-MG), Leandro Castán (Roma) e Chiquinho (Santos); Lucas Cândido (Atlético-MG), Mancini (América-MG), Bernard (Shakhtar), Giovanni Augusto (Atlético-MG) e Éder Luís (Vasco); Carlos (Atlético-MG).
    – Edson (seis dedos) está no Vila de Goiás;
    – Renan Ribeiro, consegue ser reserva daquele goleiro horrível do São Paulo;
    – Rodrigo Dias, está no River do PI
    – Sheslon, está no grande BOA Sport de Varginha;
    – Thiago Feltri, é reserva do Bragantino, e olha onde o Bragantino está na tabela da 2ª;
    – Rafael Miranda, está no ABC de Natal, na 3ª ou sei lá na 4ª;
    – Serginho, já caiu com Criciúma, com o Vasco, e este ano vai cair com o Sport,
    – Werlei, bem provável que caia com o Figueirense;
    – Leandro Almeida, bastou ele ir para o Inter para ele despencar na tabela era 1° já é o 8°;
    – Renan Oliveira, coitado do Náutico que tenta subir para a 1ª, com ele envergando a 10 do time;
    – Welton Felipe, está no grande Mirassol;
    – Lima está no coitado do Fortaleza, na 3ª;
    – Zé Antônio, está no Guarani, meu Deus… rs rs;
    – Kim, já caiu com o Vasco;
    – Quirino, está no Japão;
    – Enrico, eu acho que caiu com o Vasco também, já deve até ter parado, ou então começado, pois vai ser ruim assim, lá na categoria de base do Galo;
    – Marcio Araújo, muito querido no framengo… rs.rs;
    – Tchô, sei lá onde anda, deve estar na 2ª ou na 3ª;
    – Eder Luiz, caiu com o Vasco 2015;
    – Ramon, alguém falou pra ele que ele era jogador e ele acreditou.
    – Renato, outro da categoria do Ramon, só que bebia mais que ele;
    – Felipe Souto;
    – Eron;
    – Sidimar;
    – Nikão;
    – Pedro Paulo;

    • Jorge moreira disse:

      E o diretor das categorias de base continua omesmo.
      Nepotismo, protecionismo, sei-la este tal de Andre tem
      um padrinho muito forte la no Galo todos caem só ele
      fica,vai entender este amadorismo das diretorias

  • Pedro Vítor disse:

    O América deu vexame, agora para o Fortaleza no Castelao, time que se encontra na terceira divisão do futebol brasileiro mas que tem tradição e camisa, levou 40 mil pessoas no campo e venceu com tranquilidade.

    Eu vi o primeiro tempo, parecia um time amador de um lado e do outro um time brigador empurrado pela torcida.

    É América acho que está gangorra de subir e descer será eterna, o clube é pequeno mas os dirigentes são arrogantes ao extremo e merece tudo que vem passando neste momento

  • Julio Avila (Mariana) disse:

    o cruzeiro vai jogar na toca 4 durante os jogos.toda vez que vamos la 3 pontos na sacola.pena que é estadio de time pequeno por isso só jogamos lá quando cedemos a toca 3 para copa e olimpiada.

    • leandro fabricio disse:

      Vc também vai lá depositar dim dim na conta do galão???? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Alex disse:

      …traduzindo o que o menino de Ouro Preto quis dizer: crucru está com as rendas penhoradas no Mineirão e vai ter que voltar a ser inquilino do Galo e do Mequinha pra não ter que jogar em Varginha….kkkkk….nem ele mesmo acredita no que escreveu….galera, vcs se lembram da infância qdo ocorriam aquelas brigas na escola ,aonde o mais fraco sempre apanhava e depois saia dizendo que acertou pelo menos um soco no oponente?….kkkk…esse aí é um daqueles mais fracos….o time dele numa pindaíba danada, quase sendo despejado e ele achando que tem casa….kkkkkk

  • LUCAS disse:

    TONHO ( MINEIRO ) 28 de julho de 2016 às 21:33: “Fabrica de craques e como ja foi falado ” contrata ” alguém de terno e gravata na cbf pra convocar jogador e depois vender para o exterior. Esta tática ja foi usada aqui em Minas pelo senador do po na época dourado do benecy no time de merda !!” Isto vc publica, né? rsrs Olha o nível disso aqui rsrsr Chico LAIA!

  • Tonho ( Mineiro ) disse:

    Fabrica de craques e como ja foi falado ” contrata ” alguém de terno e gravata na cbf pra convocar jogador e depois vender para o exterior. Esta tática ja foi usada aqui em Minas pelo senador do po na época dourado do benecy no time de merda !!

  • Carlos Brito disse:

    Lembram -se da Parmalat/Traffic/Rede Globo?

  • Leandro Fábricio disse:

    Peraí, os enseadenses sempre disseram que nós eramos inquilinos jogando no independencia né, e eles agora o que são????

    inquilino do inquilino???? Os proprios simpatizantes azuis criam fatores para depois serem zoados, ou seja produzem provas contra eles mesmo…

  • Leandro Fábricio disse:

    No galo antigamente nas categorias de base tinha o grande IRINEU FERNANDES, que DEUS o tenha…

  • Leandro Fábricio disse:

    O problema não é simplesmente o trabalho bom ou mal feito nas categorias de base dos times, o negócio vai muito mais além e complexo…

    exemplos: acabaram com os campos de varzea, na varzea eram revelados otimos jogadores que eram observados e posteriormente levados aos clubes profissionais para fazerem o antigo “teste”, lembro bem que ali na região do horto muitos garotos eram observados no campo do tupinambás, tinha o santa tereza do falecido zezenho, no campo do concordia tinha os testes no cavaleiro negro do grande jardel, isso sem contar outros tradicionais campos de varzea que hj já não existem mais e se existem estão a mingua… todos sabem que ser bom de bola é dom, não é simplesmente ensinar um garoto a bater na bola, fazer cruzamentos, isso ele aprende, mas se não tiver o dom vai ser de mediano para fraco, hj um jogador da base que entra em uma partida e faz qualquer jogadinha de efeito já o consideram craque, com o passar do tempo se vê que era tudo ilusão e que se tratava apenas de mais um mediano apadrinhado que empurraram nas categorias de base, os bons valores são oriundos em sua maioria dos campos de varzeas dos aglomerados, das regiões metropolitanas etc etc. o futebol amador hj em dia também é dos piores, não é como antigamente…

    outra questão é o tal do empresário ou no linguajar julo o tal do “padrinho”, hj o futebol em geral é movido na base da corrupçao e sacanagem, isso tanto no profissional quanto nas categorias de base, os meninos que não são apadrinhados para vingar na base só se for muito acima do normal porque senão não ficam, bernard foi dispensado do atlético e se não fosse o mauro ( irmão do ex goleiro humberto) tê-lo trazido de volta hj bernard estaria em outro clube ou talvez nem teria sido jogador profissional…

    acho que esses dois fatores também contribuem para um pessimo trabalho nas categorias de base, a falta de talentos, a dificuldade de revelar bons jogadores etc etc…

    • Marcão de Varginha disse:

      Por falar em (sic) “hj o futebol em geral é movido na base da corrupçao…”, um exemplo clássico é corromper arbitragens, como determinado “dirigente” que foi réu-confesso num programa esportivo em janeiro passado da rede Minas, cujos “simpatizantes” foram e sempre serão amordaçados: coniventes em excesso!
      – A paixão pela bola causa surdez em determinados indivíduos: deixam de ser torcedores para serem cúmplices, co-réus.
      – #benecyeternomito

      • Leandro Fábricio disse:

        Grande Marcão… eles agora vão ter que pagar pra jogar no independencia, estão com os rabinhos felpudos entre as pernas e não tõ vendo ninguém abordar esse assunto…
        devendo a minas arena e agora tendo que pagar (inclusive o galo) para jogar no indepa… ninguém tá falando nada, cadê os inquilinos agora????

    • José Eduardo Barata disse:

      Comercial do Barreiro , Pitangui , Grêmio do Glória ,
      Guanabara , Cachoeirinha , Nacional do Carmo e
      por aí vai ……
      Fora as escolas como Loyola , Dom Silvério , Arnaldo,
      Padre Machado , o campo da Medicina …..
      Berço de grandes jogadores .
      E hoje ? Tecnologia da Islândia ……

      • Antônio CATÃO Jr. disse:

        Você me lembrou de uma coisa: os campeonatos intercolegiais. Os “clássicos” Loyola x Santo Antônio e Marconi x Estadual Central.
        Vários meninos muito bons de bola apareciam nesses campeonatos.
        Hoje nem sei se existem mais.

      • Leandro Fábricio disse:

        Boa barata, tempos bons que não voltam nunca mais…

  • José Eduardo Barata disse:

    O que é mais patético nisso tudo é o fato desses caras que aqui desembarcam pelas mãos de empresários um dia foram….. da base de algum lugar, não é mesmo? Só que essas porcarias são administradas por agentes que as colocam em alguma porqueira do exterior e aí ganha status por ter jogado no estrangeiro. Agora, essa história de que time campeão não tem jogador DA BASE é retórica de uma geração que não viu os maiores times do país em anos passados. Como foi dito por muitos aqui, gente que nunca ouviu falar de Zé das Camisas, Wilson de Oliveira, Barbatana, Dawson, Biju, Tim (Elba de Padua Lima), Yustrich, Saldanha, e por aí vai. Hoje a história é contada pela Islândia……

  • Rafael disse:

    http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/pombo-sem-asa/post/e-se-os-times-brasileiros-fossem-formados-so-por-jogadores-da-base-nos-escalamos.html

    Já fiz o exercício da matéria acima aí várias vezes.

    No time do Galo, acrescentaria o zagueiro Lima, os volantes Renan Garcia e Zé Antônio, os centroavantes chamados Paulo Henrique vendidos precocemente.

    Mas são realmente muito poucas revelações de qualidade em tantos anos. Já falei aqui, não entendo a permanência de André Figueiredo no Galo e o que ele entende de futebol.

  • Alberto Velloso Machado disse:

    Os jogadores citados são bons. O momento do clube é que não está bom.

  • Julio Avila (mariana) disse:

    no bi campeonato 2013/14 o cruzeiro usou bem a base,tinha Lucas Silva,Mayke,Alisson e o Elber que se machucou no meio de 2013 e depois foi emprestado.infelizmente no Brasil usa poucos jovens,não da pra entende.
    será que na base de cruzeiro e atletico não tem ninguém melhor que Lucas,Gino,Pisano,Patrik,C Eduardo,Yuri ?

  • Sérgio Lopes disse:

    Prezados,
    Acessem: blogdosletradosdesalienados.blogspot.com
    Vamos refletir a respeito das regalias dos políticos e suas tetas…
    Abraço fraterno,
    Sérgio Lopes

  • juninho disse:

    Por mais Zés da Camisa garimpando ‘baixinhos’ bons de bola, e , menos Andrés Figueiredo e seus ‘armários’ na base do GALO . Base a meu conceito é o futuro do Clube e foi feita para revelar. Este ano em todas as competições Nacionais disputadas ,a base do GALO foi posta em ‘xeque’.Foi eliminada em todas elas praticando o futebol moderno, aquele que só se impõe na base de chutões e,bolas alçadas de qqer maneira na área . Não sei quantos moleques – parrudos,diga-se – compõe a base do GALO, mas,pelo que foi apresentado se salvar 2,3 será muito . Com a palavra o sr. André Figueiredo. Boa matéria como sempre , prezado Chico Maia !

  • Renato - 7 Lagoas disse:

    Ótima discussão! É muito investimento, muito empresário, muito perna de pau, muito diretor, treinador, etc. mamando para pouquíssimo retorno.
    No caso do CAM, há um tal André Figueiredo que mama há anos. Pelo menos ficamos livres do MICOale.
    Há dois pontos fora da curva, que são Jemerson e Bernard, esse dispensado 2 ou 3 vezes. O resto é resto! Vide Marion, Leleu, Carlos, Dodô, Capixaba (??) só pra ficar nos “craques” mais recentes.

  • Daniel disse:

    Quando Paulo Bento estava ai até ontem e colocou Allano, Bruno Edgar, Bruno Viana, Fabricio Bruno, no time titular com o time brigando contra o rebaixamento quase bateram no técnico, agora faz um post falando para aproveitar as categorias de base.

  • Paulo Aguiar de Rezende disse:

    Em relação a Minas Gerais eu concordo mas o que dizer do Santos que todos os anos revela um montão de grandes jogadores da base e mesmo sendo mais pobre que os daqui, ganha títulos e fatura milhões com venda de suas revelações ? O Santos é um dos cinco que nunca caíram e só este ano, deve faturar mais de cem milhões com a venda de jogadores. Penso que falta mesmo é gerenciamento, como no caso do Atlético que tem os mesmos dirigentes e a mesma metodologia a mais de 20.

  • Rezende disse:

    Quem banca a farra dos dirigentes irresponsáveis são os jogadores da base que são vendidos. Jemerson, Bernard, Gabigol, Gabriel Jesus, Neimar. O sucesso da administração Perrela foi todo baseado na venda de jogadores revelados nas categorias de base.

  • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

    No caso específico do Cruzeiro, eu tentei alertar o Paulo Bento antes pra esquecer tudo que a Diretoria lhe falava. Ele não só não me ouviu, como também passou a levar ao pé da letra tudo que essa Diretoria amadora falava, com aquele velho discurso de aproveitar os jogadores da base.
    Há de se aproveitar sim. Mas intercalando gradativamente um ou outro jogador da base, que já vem fazendo por merecer. E não, jogar vários no time principal, porque essa foi a filosofia passada a ele pela Diretoria. Hoje em dia, um garoto da base pra subir pro time profissional e assumir a sua posição, tem mesmo que ser muito diferenciado. E atualmente, são poucos os times no Brasil que têm algum assim. Aliás, ultimamente isso não tem tido nem tempo de acontecer. Pois, o menino as vezes nem bem se destacou direito nos juniores e se bobear já vai direto pra Europa.
    A categoria de base é fundamental sim pra qualquer time. Mas para ajudar na reposição intercalada. Porque, o Clube que achar que vai conseguir montar grande time com 60% que seja de jogadores da sua base, estará fadado ao fracasso. A não ser que seja uma daquelas safras gordas, que acontecem a cada século…

  • Jorge moreira disse:

    Quem comanda as categorias de base do Galo,jogou onde foi campeão de que,
    Nas antigas tinhamos, seu Zé das camisas,Wilson de Oliveira,Dawson Laviola, o maior garimpeiro de jogadores o Irineu, sem contar os diretores como o tite, hoje não quem é o presidente do Galo um cara
    que nunca chutou uma bola ,nunca frequentou uma escolinha,nunca foi diretor de base(se é que sabe o que significa isto,) e virol presidente por isto é que ele contrata estas barcas,endividando o clube com contratações desta verdadeira legião de jogadores meia boca e a pergunta que não quer calar quem pagara a conta desta pifia administração,onde esta a lei de responsabilidade por pessimas administração e que o seu dirigente seje responsavel pelos rombos causados,eu sou radicalmente contra a admistração do paraquedista nepomusono,e desejo que ele ao sair ao termino do seu mandato seje responsavel, pelo escarnio adimistrativo provocado por ele

  • mauricio souza - serrabi disse:

    Hoje as categorias de base servem para dar dinheiro para os presidentes. O time do Galo campeão sub 17 na época do Kalil, cadê um que jogou naquela equipe. Quando aparece um bom de bola mesmo, ele dá problema (vide Tabata). Mas os ruins ficam, exemplo é o irmão do Werley que está lá já tem um tempo, aqui em BH tinha mais ou menos uns 1000 (mil) campos de futebol, e que agora não tem nem 50, que os garotos que ficavam jogando bola nas ruas, nos campos baldios, sumiram todos, os camisas 10 foram substituídos pelos camisas 5 brucutus, os Telês Santanas foram substituídos pelos Parreiras, Scolaris, Dungas, os jogadores que calçavam no máximo 40, foram substituídos pelos jogadores de calçam 45, que Barbatana e o Zé das Camisas foram substituídos por André Figueiredo e Rogerio Micali (meu Deus) nas categorias de base do Galo;