Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Recomendação comum dos cariocas no Rio: cuidado com a mochila aberta!

Os muitos problemas da cidade do Rio são compensados em grande parte pela receptividade dos cariocas. Como segurança está no topo das preocupações, existe uma espécie de mutirão informal de ajuda mútua e as pessoas se protegem e dão recomendações importantes a quem é de fora e não é acostumado a tomar determinados tipos de cuidado. No transporte público ou nas ruas e shoppings é comum alguém alertar: a sua mochila está aberta!

Por falar em mochila, todo jornalista credenciado, em toda Olimpíada e quase toda Copa do Mundo, ganha uma, cheia de brindes, e material útil ao trabalho, dos patrocinadores e do comitê organizador. Das seis edições que cobri, a melhor foi a de Pequim, que uso até hoje. Resistente e com vários compartimentos que acomodam bem e protegem notebook, gravador, telefone e essas coisas. Muitos colegas também continuam usando essa chinesa, facilmente identificável devido ao belo design. A de Londres foi uma das mais fracas em todos os aspectos. Feiazinha e frágil, com as alças arrebentadas pouco tempo depois de algum uso.

A do Rio é bem legal também e está fazendo sucesso entre jornalistas do mundo todo. Dentro dela vem um fone de ouvido, material de divulgação turística da cidade e sedes do futebol (como Belo Horizonte), informações sobre transporte oficial para a imprensa (urbano e dentro do Parque Olímpico), um cartão para uso do metrô, ônibus e VLT com direito a duas passagens por dia até o fim dos jogos, além de um item que provoca piadas, porém importante: um frasco de repelente! Nestes tempos de tantas doenças transmitidas por mosquitos, todo cuidado com as visitas é pouco!

MOCHILA2

A mochila de Pequim’2008 (esquerda) continua sendo a campeã em qualidade e visual.


» Comentar

Comentários:
2