Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Atlético 1 x 1 Ponte Preta; jogo pra não ser esquecido para que os erros não sejam repetidos

A twittou depois do jogo: “Noite para não ser esquecida. Que cada um reveja em que errou, da diretoria, passando por cada jogador, quem podia ir e não foi…”

É isso mesmo! Nada de esquecer partidas ruins porque os erros não podem ser repetidos.

O Atlético pressionou muito a Ponte Preta, mas como se fosse um sol de inverno, desses que não esquentam. Lucas Pratto isolado no comando do ataque, o meio campo lento, sem criatividade e sem “sangue nos olhos”. Futebol burocrático, como se fosse apenas para cumprir a tabela. Diferente da Ponte que explorava os contra ataques em estocadas perigosas. Numa delas, se aproveitam de um vacilo do Rafael Carioca, que saiu atrasado para deixar o ataque da Ponte em impedimento. Deu condição para o Roger fazer 1 a 0, aos 38 minutos do primeiro tempo.

No segundo parecia que o Galo se imporia, mas foi só no começo. Numa jogada que teve ótima participação do  Maicosuel, Robinho ajeitou da entrada da área e empatou, aos nove minutos. Daí a pouco o Rafael Carioca machucou o joelho e saiu, deixando o time com 10, já que o Marcelo já tinha feito as três substituições. O zagueiro Ronaldo também estava machucado e apenas figurou em campo durante boa parte do segundo tempo.

Para quem sonhava com 50 mil pessoas no Mineirão, os 15.493 pagantes (R$ 413.910,00) ficaram de muito bom tamanho, pelo futebol apresentado.


» Comentar

Comentários:
40
  • JULIO AVILA (MARIANA) disse:

    enquanto isso 50 mil garantidos pra levar o time do povo a vitoria!
    Wantchope vai fazer alegria do povo azul,monstro da pequena area,enquanto isso o batedor de penal vai comer banco no sul e o Bauza ainda tem coragem de convocar um atacante que não faz gol,o cruzeiro vai se fortalecendo a cada rodada e mesmo com desfalques não ficamos chorando,temos grupo forte e cada jogo vamos ficando mais longe do z4.eu disse que a macaca estava solta hein rsrs!

  • Julio Avila (Mariana) disse:

    http://t.co/9Ai9hvMh2c
    outro fato que eu ja sabia!
    o atletico comprou a liberta 2013.

  • J.B.CRUZ disse:

    As novas ”velhas” desculpas de sempre…As ilusões continuam; ”melhor time do Brasil, maior torcida, etc,etc,etc,,,,,,,,,,,,,,,,””””””””‘…Rsrsrs,,,,,,,kkk..

    • Marcão de Varginha disse:

      O Galo jamais intitulou-se o melhor do mundo… vc só se “engana” no assunto torcida; aliás, de torcida somente os atleticanos podem falar e se orgulhar, isso é fato!
      – Desde 1965 mandamos e desmandamos no Mineirão, nosso primeiro palco de apresentações!
      – E nos sentimos honrados, pois, até esta data, 27 de agosto de 2016, não apareceu nenhum dirigente alvinegro que assumisse ter comprado arbitragens e ter colocado sob eterna suspeita nossos campeonatos.
      – Se algum dia ficar comprovado que subornaram algum árbitro, como ficou comprovado no caso “daquele” dirigente celeste réu-confesso, jamais vergaria o terno alvinegro e me sentiria envergonhado!
      – #benecyeternomito

  • Carlos Almeida disse:

    Chico Maia, há algo de errado na Cidade do Galo, departamento médico, fisiologia, fisioterapia, preparação física… lembrando que o problema das lesões em série que chegam a desfalcar até 1/3 do elenco vem acontecendo desde 2013.

    Guilherme é um excelente jogador, foi um grande erro o Atlético não ter se empenhado pra mantê-lo, como fez com o Patrick. Não precisaria agora depender de uma aposta como o Otero.

    http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2016/06/22/como-guilherme-foi-de-17-lesoes-no-atletico-mg-a-nenhuma-no-corinthians.htm

  • luiz ibirite disse:

    boa noite, pelo visto acho que o marcelo oliveira ja fez sua escolha sobre qual titulo vai brigar para ser campeao este ano!

  • Silvio T disse:

    Tirando Robinho e, mais ou menos, uns dois ou três, deu medo ver o bando do Marcelo no sapeca iaiá do Santos, na “goleada” em cima do Atlético PR e no empate ontem. Pergunto: os salários estão em dia? Repito, estamos cansados de ver esse filme.

  • Luiz disse:

    Chico,
    Fui lá ver essa pelada. O galo abaixo da crítica! Se for com esse futebol medíocre na sequencia do Brasileirão,dificilmente permanecerá no G4. O Marcelo terá muitas dificuldades pra retomar o bom futebol até agora apresentado. Mas já tem umas tres ou quatro partidas que o Atlético anda capengando. Vamos ver se a coisa muda!

  • JOSE ALVES disse:

    Com essa comissão técnica, o Galo continua sua sina de 2016. Apesar de possuir bons jogadores, não ganhará nada até findar o ano. Somente não enxerga, quem não quer ver. Com jogadores de qualidade e que decidem a sua disposição, o técnico até que consegue alguns bons resultados e uma boa colocação na tabela (mérito não seu, mas da qualidade individual dos ditos jogadores). Mas quando a péssima comissão de preparação física não cumpre sua missão, vindo os desfalques, o técnico mostra toda a sua limitação. Observem o jogo de ontem, em que praticamente, perdemos o penúltimo titulo em disputa no ano: Escalações equivocadas, suas escolhas são sofríveis, preterindo reservas melhores (Gabriel, Eli Carlos, em vez do Ronaldo, etc). Erros de escalação, com jogadores fora de suas posições originais em que rendem mais para a equipe (Carlos, Otero, Pratto, etc), e substituições totalmente equivocadas (Maicosuel no lugar de Otero, quando deveria ser Maicosuel no lugar de Carlos, voltando o Otero para sua posição real (Ele não é ponta esquerda e sim um meia, contratado para jogar na posição do Cazares). O Daniel Neponuceno deve estar muito frustado; Até que cumpriu bem seu mandato esse ano. Mas o principal (títulos) não virá por causa de suas escolhas equivocadas na escolha de suas duas últimas comissões técnicas. Mas como o “Eu acredito” ainda está vivo, e com os jogadores que possuímos, que decidem jogos em campo, ainda poderemos bicar algum título esse ano. Isso, se o técnico não interferir.

  • juninho disse:

    Ponte comeu grama, entrou com sangue no zói , entrou para guerrear e o GALO ? Bem, se falar algo do cara que ganhou mundos e fundos – mata-mata ??? xiiiiiiiii!!! – ,chegou a não sei qtas semi – finais disto e daquilo, somos pautados,daí fico só observando !Se o GALO for ao Sul do País e jogar o que NÃO jogou ontem, vai tomar coça de relho sem dó …vai vendo !!!

  • Márcio Luiz disse:

    Essa ideia ridícula de mudar o uniforme oficial do Galo para todo branco deve ser da mesma pessoa que homenageou o tal de Kleber Bambam com o Galo de Prata.

    Sobre a atuação do time, quem acompanhou a entrevista do Marcos Bos… digo, Rocha dizendo que é difícil focar em duas competições ao mesmo tempo e que o brasileiro deve ser a prioridade não deve ter se assustado com aquele monte de bicho preguiça em campo ontem.

    • Jorge moreira disse:

      Marcio concordo com voçê o Manto Sagrado é a Camisa Preta e Branco,
      Os infelizes querem mudar o uniforme do Galo,e a torcida não deve deixar
      EU QUERO O MEU TIME COM AS CAMISAS PRETO E BRANCO,chega de Camisas
      brancas

  • Pablo de Oliveira disse:

    Esse Ronaldo vai entregar a rapadura contra o Grêmio ele não vai guentar!!!!
    Até o Ed Carlos é melhor do que ele e ainda tem o Gabriel e o Jesiel que podem ser lapidados.
    Domingo contra o Grêmio é entrar com 3 volantes e Maicosuel, Robinho e Fred no ataque.
    Pratto é banco e torcer vai ele jogar bem na seleção Argentina e ser bem vendido já temos o Rafael moura para o lugar dele para banco do Fred.

  • Pablo de Oliveira disse:

    Ontem parecia mais um amistoso, ninguém comprou a ideia do jogo nem a torcida que não foi nem o time que estava sem vontade.
    Noite para não ser esquecida e consertar os erros principalmente falta de vontade e motivação, se entrar assim contra o Grêmio vai tomar uma balaiada.
    Marcelo insiste com o Carlos jogador voluntarioso faz uns golzinhos mas perde um caminhão de gols.
    Maicosuel,Robinho e Donizete ao meu ver foram os únicos que salvaram ontem.
    Até o Pratto tava fora de sintônia.
    Uilson inseguro como sempre
    Ronaldo idem
    Leo Silva levando bola nas costas
    Douglas Santos meio perdido
    Marcos Rocha machucado
    Rafael Carioca Perdido e ainda deu azar
    Otero só tem a bola parada e mesmo assim ontem estava descalibrada
    Clayton até hoje não estreou
    Me preocupa esse jogo contra o Grêmio o jeito é jogar fechado retrancão mesmo um pontinho é LUCRO DEMAIS!!

  • Alex disse:

    …parece que o Aguirre arrebentou com o preparo físico desse time….só pode…que faaaassssssssseeeeeeeee…….temos que pegar com Deus para o Pedalada não machucar, tá estraçalhando…..jogando demais ele e p MAGOssuel….outra coisa, lá no sul, Fábio santos tem que ser titular…..ele o Carlos César marcam muito….eu deixaria o Pratto no banco também e entrava com o Fred(descansado) e Robinho na frente…..Vitor, C.César, Léo silva , Gabriel e Fábio santos, General, l.Cândido( carioca machucado), Maicossuel e Otero, Robinho e Fred….é o melhor que temos no momento……que faaaaassssssse……

    • luiz ibirite disse:

      acho ,meio estranho vc falar isto agora, sendo que no inicio ele dava sequencia aos jogadores escalados durante o mineiro e nem na libertadores, talvez ele tenha exagerado na preparação e poupado d+ nos jogos.

  • Pedro Vítor disse:

    Sobre as contusões já falei que tem algo errado nesta preparação física só pra exemplo o Guilherme ficou quanto tempo no Atlético e era uma lesão atrás da outra agora no Corinthians já tem oito meses e joga frequentemente.

    Por mim pegava o modelo Corintiano e usava na Cidade do Galo eu não acho feio copiar o que dá certo, não pode é querer justificar um problema que já vem de dois pra três anos no clube, já trocou de preparador e gerente e Continua tudo como sempre.

    E agora que o Eduardo irá fazer falta ao clube. Sem o Carioca, que ontem entregou o primeiro gol da Ponte, caberá ao Lucas Cândido a competência do meio de Campo, espero que ele tenha capacidade pra deixar de ser promessa e virar realidade se não perdemos um bom jogador para o Internacional que entraria como uma luva no lugar do Carioca.

    Sobre o jogo, sem Victor que sentiu aí e não sei se foi preservado ou se vai desfalcar o time durante muito tempo tem que se explicar isso aí. Quanto ao Marcos Rocha eu era contra o seu retorno ao time titular, o Carlos César estava numa crescente e assim também o Fábio Santos que vem bem no time, e é sempre bom da sequência a não ser que o cara está pra ter uma contusão aí é outra história.

    Quanto ao Rafael Carioca uma infelicidade incrível. Eu machuquei da mesma maneira em Abril, fui jogar bola e torci o tornozelo e inchou na mesma hora, eu insistir e depois fiquei 2 meses parado, no caso dele saiu rapidamente e deve voltar com 10 ou 15 dias.

    O jogo era complicado e a Ponte encarando a competição como se deve encarar, o Marcelo foi obrigado a mexer no time, infelizmente essa formação não deu liga. Robinho caiu de produção com o Otero, e Pratto lá na frente também muito isolado, e o Carlos fazendo uma boa partida. Tomou o gol de bobeira e depois o Marcelo consertou o time
    .

    Sai Otero e entrou o Maicossuel. Carlos César no lugar do Rocha. Pratto se movimentando mais e Carlos flutuando .

    Até o Marcelo colocar o Clayton e o Time parar de render.

    Sei ñ mas Clayton me parece estar totalmente fora de sintonia com o time, mal demais!

    Jogo bom pra tirar conclusões para o Brasileiro e dar tchau a Copa do Brasil.

    • Leandro Fábricio disse:

      Caro Pedro… concordo com vc também no que tange a lateral esquerda, pra mim teria que ter entrado com o fabio santos que vem dando mais segurança defensiva que o douglas, já que marcos rocha sobe muito e defende mal… carlos estava bem no jogo, marcelo mexeu mal, clayton como vc disse parece fora de sintonia mesmo…

      contusão do rafael carioca é acidente de trabalho, o que intriga são as lesões musculares, marcos rocha foi mais um ontem, antes junior urso, patrick, luan, cazares e datolo, é muita gente….

      o jogo de volta contra a ponte ainda está longe e o galo terá a volta de muitos jogadores, se o time entrar com vontade de ganhar passa… se for esse futebol burocrático do primeiro tempo fica pelo caminho…

      é aguardar

  • Julio Avila (Mariana) disse:

    Pesquisa divulgada nesta terça-feira (12) pelo instituto Paraná Pesquisas, a pedido da TV Globo, aponta que o Cruzeiro tem a maior torcida do Brasil fora do eixo Rio-São Paulo. De acordo com a pesquisa, a Raposa aparece com 4% dos torcedores em todo o país, ocupando a sexta colocação no ranking. Já o Atlético aparece na nona colocação, com 2,8% dos torcedores brasileiros.
    http://noticias.band.uol.com.br/cidades/minasgerais/noticia/100000802009/cruzeiro-tem-maior-torcida-fora-do-eixo-rio-sp—,cruzeiro-tem-maior-torcida-fora-de-rio-sp

    eu ja sabia,a prova esta ai!

    • roni disse:

      Instituto parana?????? Kkklkk foi o mesmo que deu a vitoria esmagadora do aecio sobre a Dilma.pelo amor de deus seu lugar não e aqui e no globo esporte

    • Alisson Sol disse:

      Mas isto são dados estatísticos, entrevistando pessoas reais, fora da Internet! Não vale!

      Os torcedores “Ryan Lochte” vão em breve apontar que o Pikachu e todos os outros Pokemons são comprovadamente atleticanos! Assim, todos os Pokémons estavam lá também no famoso jogo de 489 pagantes (link). Além disto, ninguém contou os Pokemons no recorde de menor público do novo Mineirão (link).

      Lembre-se: os torcedores “Ryan Lochte” não mentem, apenas exageram…

    • Cesar Lopes disse:

      4 mil entrevistados ? kkkkkkkkkkkkk

      Cara, sou atleticano, e ninguém me entrevistou…..nem meu pai, nem meu irmão, nem minha mãe,ninguém da minha família……kkkkkk
      É a famosa história do copo meio cheio ou meio vazio…..depende qual ótica vc quer usar….

      Lunático mesmo….rsrsrsrsrs

    • Jorge moreira disse:

      Mariana chacota o que é que nós Atleticanos temos com isto
      curta as suas purpurinas e por favor nos esqueça,nunca lembre-se
      que nós os Atleticanos existimos assim como nosso GALO que tanto
      te incomoda,a agora voçê pode falar do Kalilzão tá,ele precisara do
      seu voto assim como os seus amiguinhos purpurinados

    • Alex disse:

      …já que vc gosta de torcida, toma aí:”…mas já que vc do nada apareceu hoje, aí vai:O PÚBLICO NOS ESTÁDIOS DO BRASIL
      em 2016
      por Carlos Lemos, Rodrigo Breves e equipe Futdados
      Atualizado em 23 de agosto de 2016 às 07h31
      TWITTER FACEBOOK
      Ranking de equipes das séries A, B e C
      Clique nas equipes para uma visão detalhada de cada time
      equipe média pagantes ocupação média renda bruta ticket médio
      1º Corinthians 33.085
      74% R$ 46.546.642 R$ 56
      2º Palmeiras 27.753
      65% R$ 36.777.528 R$ 57
      3º Vasco 25.059
      100% R$ 10.000.320 R$ 48
      4º São Paulo 21.607
      36% R$ 28.149.525 R$ 52
      5º Grêmio 20.355
      34% R$ 19.552.057 R$ 40
      6º Atlético-MG 19.151
      62% R$ 18.437.307 R$ 38
      7º Internacional 17.575
      35% R$ 13.890.088 R$ 34
      8º Cruzeiro 16.999
      28% R$ 8.558.292 R$ 25
      Ps: sai dessa aí….por isso vc é o bobo desse blog….buá,buá, ele me chamou de bobo….kkkkk…desmenti esses números aí, tanta a sorte….kkkkk

    • Alex disse:

      …e o que vc me diz dessa pesquisa aí:”1º – Flamengo: (16,2%) 32,5 milhões de torcedores
      2º – Corinthians: (13,6%) 27,3 milhões de torcedores
      3º – São Paulo: (6,8%) 13,6 milhões de torcedores
      4º – Palmeiras: (5,3%) 10,6 milhões de torcedores
      5º – Vasco: (3,6%) 7,2 milhões de torcedores
      6º – Atlético: (3,5%) 7,0 milhões de torcedores
      7º – Cruzeiro: (3,1%) 6,2 milhões de torcedores
      Ps: aqui não pica-pau….pelo tanto que vc fala da MASSA, ela te incomoda demais…kkkk

  • Julio Avila (Mariana) disse:

    Como é que é negócio? 50 tons de cinza?

  • Vinícius Campos disse:

    Impressionante como o Atlético se complica com esses timecos. Ponte, Figueirense, Goiás e por aí vai.

    A diretoria errou em querer levar esse jogo ao Mineirão. Jogo lá tem que ser contra grandes.

    Derestoo nem vale apena comentar porque o time jogou sem gana, sem vontade. Só podia dar nisso mesmo.

  • Rodrigo Assis disse:

    A velha falta de ambição do Atlético se manifesta novamente.

  • Fabricio disse:

    Chico Maia essa diretoria esta brincando com o nosso glorioso ja são 2 jogos como mandante que a gente ve nosso time usar o uniforme número 2 isso é um absurdo nossa camisa tradicional é a preta e branca. A diretoria deve uma explicação. Você sabe por que eles adotaram essa camisa ontem?

    • José Eduardo Barata disse:

      Um sacrilégio . Domingo a explicação foi o calor .
      E ontem ?
      Palhaçada dessa diretoria .
      Avançam com sua mediocridade até no Manto
      Sagrado , descaracterizando a nossa marca .
      São uns imbecis. Uns idiotas . Não existe nada
      que justifique essa atitude .
      E o pior , atleticanos ficam sem saber a quem
      recorrer para combater essa insanidade.
      Respeitem o Clube Atlético Mineiro. Respeitem
      a sua tradição . Respeitem mais de cem anos
      de história . O GALO não é de vocês e de seus
      projetos insanos .

  • Geraldo Magalhães disse:

    Sou um pouco conservador e no futebol, ainda sou adepto daquela máxima que dizia: “Não se mexe em time que está ganhando”. Embora todos esperassem por algum mal resultado, isso é histórico no Galo – mas o time vinha crescendo e encostou nos líderes. Agora retornaram com o Marcos Rocha na partida contra o CAP e o Galo ganhou arrastadinho. O Douglas é excelente lateral, mas eu dava a ele um pequeno descanso e continuaria com o Fábio. O Galo vinha ganhando sem o Otero… O Ronaldo zagueiro não passa segurança ao torcedor. Cadê o Dátolo? Me estranho muito com essa onda de contusões tal qual o início do primeiro turno.

    • José Eduardo Barata disse:

      Marcelo Oliveira é um frouxo .
      Como admitir a volta de Marcos Rocha apenas
      porque ele é o Marcos Rocha ?
      O mesmo vale para o Douglas Santos .
      No domingo e ontem a zaga voltou a dar moleza
      para os adversários .
      O Rocha , com dois minutos de jogo , já tentava
      “canetar” na saída de bola .
      Irresponsável . Moleque .
      O Douglas , e revejam os lances , não conseguiu
      interceptar pelo menos dois lançamentos vindo da
      esquerda de ataque da Ponte para o jogador que
      se postava logo atrás do medalhado , que não quis
      “entrar” no jogo em nenhum momento .
      Por que a posição TEM QUE SER DELE ?
      O Fábio entrou a arrumou aquele lado .
      Eu não acreditava nessa possibilidade .
      Mas o cara veio pra jogar bola . E tem jogado .
      Por que saiu ?
      Não dá , o Marcelo pisa na bola demais da
      conta .Faz a mesma coisa que todo mundo .
      Começo a acreditar que só rendeu e teve seus
      times na mão quando os jogadores sob o seu
      comando não eram “empresariados” , que têm
      que jogar de qualquer maneira .
      Um vexame o jogo ontem.
      Como o de domingo .

  • Juca da Floresta disse:

    Em dezembro vou ao aniversário em Lourdes, 45 anos do mono título. Melhor plantel do país…blá, blá, blá.

    • Alex disse:

      …depois de vc ir nesse aniversário, me convida pra ir no aniversário de bodas do seu time da última conquista internacional….kkk…..só uma perguntinha, o que aconteceu com o “time Copeiro”?…..posso chamá-lo de “Time Roceiro” agora?…kkk…esses times da roça são uma mercadoria, se contentam com qualquer coisa….se bem que até rural eles não ganham mais, melhor , nem na final chegam….aqui não pica-pau….kkk

    • Cesar disse:

      E no ano que vem você poderá comemorar um título no fim do ano, o da 2ª divisão.

  • Leandro Fábricio disse:

    Sinceramente nunca vi um time mais azarado do que o atlético no que tange lesões de jogadores…

    mais tres no dm, carioca, victor e marcos rocha… impressionante

    agora já são 9 no total… igualzinho no inicio do primeiro turno do brasileiro…

  • Leandro Fábricio disse:

    É enseadenses, não foi desta vez que batemos o recorde de vcs de pior publico do novo mineirão até tentamos mas não foi desta vez kkkk…

    pior publico do galo no novo mineirão: 15 mil pagantes

    pior publico do enseada no novo mineirão: 4 mil pagantes

    eis a diferença

  • Leandro Fábricio disse:

    Partida ruim no geral, resultado ruim pro galo mas que poderia ser pior se tivessemos pegado uma equipe mais ousada, já que jogamos boa parte o segundo tempo com 10 jogadores…

    primeiro tempo em que o atlético parecia um time em começo de temporada, travado,sem inspiração e sem criatividade, e para nosso azar na unica oportunidade que teve em toda a partida a ponte preta não vacilou e fez o seu golzinho…segundo tempo e concordando com o chico, com a boa entrada de maicossuel na partida o galo parecia que ia e não foi, muito também por ter ficado boa parte com 10 jogadores devido a contusão de carioca, mas também ao meu ver pela pessima substituição de marcelo oliveira trocando carlos por clayton, carlos na minha opinião estava até bem na partida, desenvolto, muita disposição e quase fez um golaço, foi substituido por um clayton atabalhoado, tropeçando na bola e que nada acrescentou com sua entrada… robinho continua fazendo a diferença, e como caiu drasticamente o futebol do lucas pratto, até a sua grande disposição em campo dimunuiu….
    a maioria dos times na abertura da janela internacional conseguiu arrumar bons zagueiros.. o flamengo trouxe donatti do rosario central e rever, o corinthians trouxe balbuena do libertad do paraguai, o palmeiras trouxe o mina do santa fé, o santos trouxe nogueira do banfield…. e o galo??? O galo traz esse pessimo ronaldo, se erazo não voltar logo estamos em serios apuros, e com toda a torcida atleticana falando em redes sociais, nas arquibancadas que esse ronaldo não daria, o nepomuceno ficou esperando o arturo mina do del valle e quando este não pode vir ele não tinha um plano-b… e cá pra nós, esse ronaldo consegue ser pior que tiago e edcarlos tamanha sua ruindade… acho que marcelo oliveira teria que apostar mais no gabriel ou jesiel…

    no mais acho que vamos passar de fase… mas a coisa tá boa não…

    • José Eduardo Barata disse:

      Posso estar enganado , mas sabem de quem foi
      a indicação do Ronaldo ?
      Do Marcelo .

    • Pedro Vítor disse:

      Meu caro Leandro se o Marcelo não enxergar que o Ronaldo é péssimo em praticamente todos os fundamentos de um bom zagueiro já merecerá uma vaia!

      Ed Carlos por pior que seja, é muito melhor que ele, o Gabriel pode não ter a experiência e tranquilidade necessária pra ser titular do time, mas tem suas qualidades e o Jesiel é um joia a ser lapidada.

      Agora insistir com o Ronaldo é muita teimosia!