Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O Cruzeiro na hora agá, com Sandro Meira Ricci no apito, e as fracas atuações do Lucas Pratto depois da convocação para a seleção argentina

A coluna do Fernando Rocha que circula neste domingo no Diário do Aço, de Ipatinga:

* “Hora de definições”

O Cruzeiro, com o Mineirão lotado, – até ontem mais de 40 mil ingressos tinham sido vendidos -, contra o Santa Cruz, vice-lanterna do Brasileirão, tem hoje outra chance de mostrar sua recuperação técnica, desde que Mano Menezes assumiu no lugar do português Paulo Bento.

Na última rodada contra o Figueirense, fora de casa, mais uma vez apresentou  um bom futebol e venceu, mantendo uma regularidade que não vem conseguindo impor aos adversários, quando joga diante da sua torcida.

O fabricianense Rafael, recuperado de contusão, assume a titularidade no lugar do capitão e ídolo Fábio, apesar das boas atuações do jovem goleiro Lucas França, que perdeu a vaga em razão da sua pouca experiência.

O torcedor celeste fica se perguntando: qual a diferença no trabalho do português Bento para o de Mano Menezes, que novamente está dando certo?

A resposta é simples: a definição do time titular, que sob o comando de Mano, com algumas variações, já conseguiu uma maneira de jogar, um certo padrão de jogo, o que não existia durante a desastrada passagem do português Bento no clube.

Já o torcedor do Atlético, que ficou preocupado após a vitória magra de 1 x 0 sobre o Atlético-PR, no Independência; e o empate com a Ponte Preta pela Copa do Brasil, na última quarta-feira,  aumentou o pessimismo em relação ao jogo de hoje, contra a boa equipe do Grêmio, em Porto Alegre, por conta das contusões de alguns de seus principais titulares.

Menos mal que ainda há esperança de Rafael Carioca jogar, mas o goleiro Victor e Marcos Rocha estão fora, aumentando o número de titulares afastados por contusões, como o zagueiro Erazo, além de Luan, Junior Urso, Dátolo e Patric.

Se vencer o Grêmio, que terá o reforço dos medalhistas  Luan e Walace, além da sua Arena lotada por mais de 40 mil torcedores, o Atlético pode sim, dependendo do resultado do Palmeiras, assumir a liderança do Brasileirão.

Então, saberemos, se o  elenco do Atlético de fato é bom mesmo, o “melhor do país”,  como apregoa boa parte da imprensa tupiniquim e nacional, ou se é bom… mas nem tanto.

·        Tem chamado a atenção nos últimos jogos do Galo, após ser convocado pela primeira vez para servir a seleção da Argentina, o comportamento de Lucas Pratto. Há, inclusive, quem compare seu recente desempenho pífio, com o  de outro argentino, o ex-lateral Sorín, quando defendia o Cruzeiro, que também caia de produção às vésperas de se apresentar à seleção portenha.

·        Coincidência ou não, é fato que Lucas Pratto sumiu em campo nas partidas contra o Furacão e Macaca, tirando visivelmente o pé das divididas, o que não é do seu feitio. Suas más atuações, óbviamente, causam prejuízos à equipe, que depende muito da sua movimentação, tanto no ataque como ajudando a marcar. Hoje, contra o Grêmio, a dúvida atroz e cruel do torcedor alvinegro é se o time será escalado com Pratto e Fred, ou se o técnico Marcelo Oliveira vai calçar as sandálias da humildade, e entrar com um terceiro volante, imitando a formação que deu certo na vitória sobre o Palmeiras, fora de casa.

·        Tite anunciou sua primeira convocação com nada menos do que sete jogadores da seleção olímpica de Micale: Neymar e Renato Augusto, além das novidades Weverton, Marquinhos, Rodrigo Caio e os Gabriéis. Achei um exagero, sem querer tirar o brilho de suas medalhas penduradas no peito, mas veio a explicação, que acho pertinente. O técnico Tite prioriza a questão física, pois esses jogadores vêm com um forte ritmo de treinos e jogos, ao contrário de outros que atuam na Europa e estão iniciando a temporada. Como se sabe, nestas eliminatórias, há uma urgência absoluta na obtenção  de bons resultados nestes dois próximos jogos, contra Equador e Colômbia. Então, tá!

·        Mestre em trapalhadas, micos, etc, coisa e tal, a atual diretoria do Cruzeiro conseguiu agora aumentar seu  repertório, ao permitir que Sandro Meira Ricci, o juizinho da vergonha, que tirou o título brasileiro do clube há seis anos e deu ao Corínthians, volte a apitar um jogo do time celeste. Segundo a imprensa festiva da capital, ele teria procurado e pedido desculpas ao presidente Gilvan,  a este aceitou. O grande Nelson Rodrigues, com a dramaticidade peculiar, dizia que “amar é ser fiel a quem nos trai”. Talvez isso explique a atitude do  presidente do Cruzeiro totalmente na contra-mão da China Azul. (Fecha o pano!)

*  Fernando Rocha


» Comentar

Comentários:
7
  • Thiago disse:

    49000 torcedores pra sacramentar mais uma Vitória, nada de espetacular em termos técnicos mas o time hoje tem um padrão tatico e organização suficiente pra dar seguranca ao torcedor. Mano entende isso e consegue manter essa consistência do time.
    Apresentação brilhante de Rafael apesar que o Lucas França foi melhor em apresentações mais difíceis, de qualquer forma estamos muito bem servidos no gol. Falta ainda um equilbrio na armação do time que ainda depende muito do Arrascaeta mas quem ta entrando ta respondendo bem e ajudado a crescer no segundo tempo.
    Sobre o árbitro e justo reconhecer que ele foi muito bem e não comprometeu pra nenhum dos lados.
    Casa cheia e sinal que o Gilvan entendeu que no meio que uma crise economica preços mais baratos são mais condizentes com a realidade do brasileiro.
    Vamos continuar nesse rumo que ainda tem muito brasileiro pela frente e quem sabe la na ultima rodada podemos terminar entre os seis primeiros e brigar pela copa do brasil que hoje e o caminho mais curto pra libertadores.

  • J.B.CRUZ disse:

    Foi-se o tempo em que o jogador de futebol ”pegava” a chuteira de couro surrada, a carregava debaixo dos braços e ás vezes depois do treino, saia correndo para não chegar atrasado ao serviço..Sim; até meados da década de 70 os jogadores, (a maioria) tinha um serviço (emprego) fora do futebol..Os salários eram quase que na base de uma ajuda de custo; e os melhores jogadores (pouquíssimos), viviam do futebol..
    Aí o dinheiro e o poder entram no futebol; e a partir da década de 80, definitivamente o futebol passa de semi-amador para profissionalismo puro..
    Antes íamos aos estádios ás quartas e quintas feiras e domingos, para desopilar o fígado das agruras do trabalho durante a semana..Piadas,gozações,brincadeiras faziam parte dos confrontos das torcidas..Hoje não precisa nem vestir a camisa do time do coração., basta estar usando uma blusa,bermuda das cores do adversário, e os cabeças cozidas como bem diz o CHICO, partem para a agressão..
    Com o País conturbado politicamente, os ânimos ficam ainda mais acirrados..
    Hoje tudo é privatizado: privatizaram até a alegria..

  • Leandro Fábricio disse:

    Então quer dizer que o América irá vender tres jogos seus para jogar fora de casa, inclusive o seu jogo contra os felpudos que seria no independencia agora a pedido do enseada será no mineirão…. flamengo em brasilia…são paulo em cuiabá… enseada no mineirão…. sei como é que é….

    é a velha aliança enseada e mequinha, se fosse o atlético duvido que estariam vendendo jogo para “beneficio” do atlético, mas como é do lado do bairro enseada das garças né…

    não sei como existe atleticano que tem simpatia por essa aberração de instituição chamada américa-MG…

  • Leandro Fábricio disse:

    Rodrigo caio foi cortado e em seu lugar foi chamado pedro geromel do gremio…

    falando do pratto não creio que seu futebol caiu por causa da convocação dele para a seleção argentina não, pratto antes da convocação já estava mal, voltou fora de ritmo e mesmo no jogo contra o são paulo em que fez um golaço ele não atuou bem…

    o que está desanimando a torcida atleticana esse ano são essas intermináveis lesões musculares, o time quando começa a ganhar entrosamento e dar liga vem a onda de lesões, esse ano o maior inimigo do atlético até agora ao meu ver são essas sucessivas lesões…

    sobre o jogo de hj contra o gremio não consigo imaginar o galo trazendo um bom resultado lá do sul com uilson no gol e ronaldo na zaga, com esses dois jogando se o galo vier com um empate será milagre e dos grandes… a derrota é o mais provavel.. é torcer pra palmeiras e flamengo não pontuar…

    toca o barco

  • Leandro Fábricio disse:

    Tá na cara que sandro meira ricci foi escalado nesse jogo para fazer media com o enseada e irá fazer, os simpatizantes azuis podem ficar despreocupados que nem se o enseada entrar com 8 jogadores em campo deixará de ganhar do santa cruz, o esquema está armado, o que me estranha é a diretoria do time pernambucano está inocentemente calada, é como dizemos aqui BENECY VIVE….agora duvido se o jogo de hj do time do bairro enseada das garças fosse contra um flamengo, palmeiras e corinthians que estão disputando o titulo esse sandro meira ricci apitaria esse jogo, vai apitar pra dar a vitoria ao time felpudo porque é o santa cruz…. e tem gente achando que esse ricci será prejudicial para o time do enseada amanhã, tá bom viu…