Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Jogos às segundas, 20 horas, têm 45% mais público do que a média geral do Brasileiro

Fluminense e Atlético fizeram o décimo jogo das segundas-feiras.

Interessante o levantamento da Folha de S. Paulo, sobre a preferência do torcedor pelo horário das 20 horas e as partidas das segundas-feiras:

* “Mais cedo, jogo do Brasileiro da TV fechada tem recorde de público”

Eduardo Rodrigues

Em horário e dia foras do comum para o futebol brasileiro e feitos sob encomenda para a televisão fechada, o jogo da segunda-feira tem registrado a melhor média de público do Campeonato Brasileiro em 2016.

As partidas disputadas às 20h, novidade desta edição do torneio, tiveram até agora 21 mil pagantes por jogo, 45% maior do que a média de público do torneio.

A rodada das 20h foi um pedido da detentora de direitos de transmissão do torneio para TV a cabo, a SporTV, do Grupo Globo, à CBF.

“No mundo inteiro tem isso. Tem o ‘Monday Night Football’ da NFL [liga de futebol americano], na Inglaterra tem jogo às segundas. Por que não ter no Brasil?”, diz o diretor de programação da SporTV, Raul Costa Jr.

Além do dia e do horário, a emissora conseguiu com que a partida rendesse entrevistas exclusivas para os seus programas. Após o jogo, os times são obrigados a disponibilizar atletas para participar do “Bem Amigos”.

Diferentemente das partidas das 11h no domingo, que começaram em 2015 erenderam críticas de atletas e técnicos em razão do calor no horário, a rodada de segunda agradou aos clubes. Principalmente em razão da hora, mais cedo do que o jogo de quarta às 21h45, partidas transmitidas pela TV Globo.

“Esse horário [21h45] não deveria existir. Prejudica quem quer ir embora para casa e tem acordar no dia seguinte para ir trabalhar”, afirmou o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Jr.

A média de público nos jogos de quarta às 21h45 é de 16 mil pessoas, 23% menor do que nas segundas.

O presidente do Atlético-MG, Daniel Nepomuceno, reforçou a crítica, mas diz que nunca fez nenhum pedido formal para que a programação fosse modificada.

A Globo afirmou em nota que “a ida do torcedor ao estádio está condicionada, prioritariamente, à relevância da partida e não ao horário em que ela é disputada”.

CONFIRA A NOTA DA GLOBO NA ÍNTEGRA

“A ida do torcedor ao estádio está condicionada, prioritariamente, à relevância da partida e não ao horário em que ela é disputada. Como o próprio levantamento feito pela Folha comprova, os jogos das 19h30 ou das 21h nas quartas-feiras têm média de público menor do que os das 21h45. Portanto o ponto não é flexibilizar o horário da TV aberta. Lembrando que a alta audiência das rodadas de quarta às 21h45 faz com que o futebol chegue a um público muito maior do que o presente no estádio.

A tabela de um campeonato é uma construção a várias mãos: da confederação/federação, dos clubes e dos detentores de direito, no caso as TVs. Os jogos, em todos os horários, são discutidos e acordados por todas as partes. Ter uma janela de exibição no horário nobre da TV aberta é um ativo fundamental para o fortalecimento do esporte, para os clubes e seus patrocinadores e para os torcedores. A Globo se entende como parceira do futebol e estará sempre aberta às sugestões que sejam boas para o desenvolvimento do esporte, para a relação do torcedor apaixonado por seu time e para os que investem e acreditam no futebol brasileiro.”

http://www1.folha.uol.com.br/esporte/2016/09/1812376-mais-cedo-jogo-do-brasileiro-da-tv-fechada-tem-recorde-de-publico.shtml


» Comentar

Comentários:
0