Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

“Começou tudo de novo!”: comentário que define bem a irracionalidade de quem comanda o nosso maior clássico

Faço minhas as palavras da Ursula Nogueira, comandante do departamento de esportes da Rádio Itatiaia:

* “Começou tudo de novo!”

Semana de superclássico é sempre muito agitada, mas os assuntos são os mesmos: provocações entre dirigentes, divergências sobre divisão dos ingressos, briga entre as torcidas organizadas, reclamação de arbitragem e por aí vai… Mas, até quando?

As confusões para o jogo de domingo entre Cruzeiro e Atlético já começaram na quarta feira. O Cruzeiro, time mandante, cedeu 8% dos ingressos para a torcida atleticana, mas devido ao isolamento das torcidas feito pela Polícia Militar, a cota diminuiu para 5,83%, o que representa cerca de 3.500 ingressos.

O superintendente de futebol profissional do Cruzeiro, Sérgio Rodrigues, justificou que o clube atendeu o laudo da PM: “o artigo 80 do Regulamento Geral das Competições é claro. Deve ser fornecido os 10% ou a capacidade permitida pelo laudo dos órgãos de segurança. Assim como no Independência esses 10% nunca são respeitados, a gente atendeu a um laudo da polícia”

Revoltado com a situação, o assessor jurídico do Atlético, Lásaro Cândido Cunha, disse que “quanto à questão de segurança, se o Mineirão não tiver capacidade de acolher 10% de torcida visitante, então temos que explodir ou implodir o Mineirão, porque a sociedade gastou R$ 800 milhões para reformar e ele não teria capacidade de segurança. É inacreditável! O Atlético considera que o Cruzeiro deu um passo atrás na evolução da disputa dos clássicos que podia ter uma divisão melhor, quem sabe até igualdade no futuro. Está mais difícil.”

Já a Polícia Militar confirma que o laudo define que o time visitante, no Mineirão, por questões de segurança, deve ter uma capacidade menor que a de 10%, porém deve haver um consenso entre os clubes.

Com esta resposta da PM, as perguntas que eu faço são: até 2010, quando eram 50% pra cada lado, não existia laudo de segurança? Ou será que é por que com uma carga menor de ingressos, o trabalho diminui? Os presidentes dos clubes realmente querem a divisão igualitária das torcidas? Quem disse que não havia briga naquele tempo? Quem disse que a PM não dava conta das obrigações com a população em dias de jogos?

Não culpem os estádios pela não eficiência da prestação de serviços aos torcedores. E isso não é um favor e sim, uma obrigação.

O torcedor sente falta dos velhos clássicos. A torcida de um lado cantava uma música, e outra respondia em tom de provocação. Era só um jogador do rival errar um gol que vaiavam. A zoação não tinha limite para o time que saísse perdedor. Que saudade!

A briga de egos no futebol e a má vontade estão acabando com o espetáculo. Não tem mais graça! Agora temos que escalar um repórter de polícia para cobrir a ocorrências policiais de um jogo de futebol.

E não queiram nos enganar. Sabemos que não é fácil, mas, se quiserem, eles pegam os baderneiros, aqueles que só querem fazer bagunça, que aprontam todos os dias de clássicos, que matam, que agridem, que cometem violência e causam medo aos que são do bem e só querem curtir um bom futebol em família. Os “marginais, (porque não se pode chamar de torcedores), são sempre os mesmos e têm os rostos já conhecidos e marcados.

De nada adianta o discurso dos dirigentes pedindo a paz, tal qual as misses, se, por outro lado, alimentam o ódio entre as torcidas com todas essas discordâncias e provocações pré-jogo. É jogar gasolina na fogueira. As provocações existem e são aceitáveis no futebol, mas é preciso ter bom senso.

Colocar uma camisa branca nos jogadores com os dizeres: #ClássicoDaPaz é fácil. Difícil é chegar a um consenso nos bastidores do futebol.

Ps: salvem este texto. No próximo clássico, infelizmente, o assunto será o mesmo!

http://www.itatiaia.com.br/blog/ursula-nogueira/comecou-tudo-de-novo


» Comentar

Comentários:
22
  • Leandro Fábricio disse:

    Chico como rede social é uma coisa aberta, não posso compartilhar aqui no blog as mazelas da nossa segurança pública em relação ao trabalho destas em jogos de futebol sejam eles quaisquer, vc entendeu o que quero dizer com isso né…

    mas uma coisa eu posso afirmar pra vc… não só a pmmg quanto todos os outros orgãos de segurança pública tem sim todas as condições de dar segurança aos torcedores em jogos de atlético x cruzeiro com torcida dividida, seja no independencia quanto no mineirão, e em quaisquer jogos que sejam…. não posso me alongar tanto no assunto aqui… mas a realidade é essa…

  • Leandro Fábricio disse:

    Chico com toda certeza te afirmo que com um pouco de boa vontade a pmmg tem sim condições de dar segurança aos torcedores no mineirão e independencia com torcida dividida em quaisquer que sejam os jogos…

    não vou me alongar no assunto porque vc sabe como é, rede social é um negócio aberto e infelizmente não posso compartilhar aqui no blog algumas mazelas da nossa segurança publica em geral no que tange a jogos de futebol…

    vc me entendeu né…

    mas afirmo com toda convicção, todos os orgãos de segurança pública tem sim condições de dar segurança a jogos de atlético x cruzeiro e em outros jogos quaisquer com torcida dividida, seja no mineirão quanto no independencia… pronto falei…

  • Tonho ( Mineiro ) disse:

    Tanto la como agora o que faz o clássico são as discurso de dirigentes e provocações de torcedores, a diferença e que agora entrou ministério publico e alguns cartolas cabeça dura que estão acabando com a festa cortando a torcida visitante. Absurdo isto sim, quem não pode ajudar que não atrapalhe !!!!

  • João Cavalieri disse:

    Bobo é quem ainda perde tempo com isso, meu tempo, dedicação e dinheiro esse povo não vê a tempos. Minha única forma de informação sobre futebol, é através deste espaço.

  • Marcão de Varginha disse:

    Uma pergunta: limitando a quantidade da torcida adversária, isso impede a torcida “mandante” de se agredir entre si? O que vemos em todos os estádios é exatamente o contrário: os sem educação, trogloditas, sujeitos que não fazem por merecer em conviver em sociedade, vão aos estádios e agridem qualquer pessoa, independente das cores da camisa que tanto amam!
    – Querem acabar com a presença física dos torcedores e transformá-los em torcedores Sky, Premiére, etc… “torcedor-sofá” é o sonho de consumo de alguns dirigentes, emissoras de TV, “autoridades” envolvidas no “negócio-futebol”! PALHAÇADA!
    – #benecyeternomito

    • Leandro Fábricio disse:

      corretissimo marcão…

    • Leandro Fábricio disse:

      como o marcão bem disse, a presença minima de uma torcida em relação a outra em clássicos de futebol, na verdade é um tiro no pé, isso facilita e “incentiva” os marginais da torcida que está em maior numero a agredir e provocar violencia contra a torcida adversária que está em menor numero…

      tipo assim: “olha eles estão em menor numero, vamos detona-los” já que são bestas desprovidas de inteligencia, são seres irracionais…

      reparem que a violencia nos arredores dos estádios em dias de classicos tem sido piores de quando eram na época das torcidas divididas, a polícia tem tido muito mais trabalho hj com os marginais travestidos de torcedores do que quando eram na época das torcidas divididas, pois com torcida dividida os proprios torcedores se auxiliavam em prol da propria segurança… acreditem isso era um fator até favoravel a pmmg no combate aos marginais…

      ou seja o marginal tem mais disposição de cometer um ato de violencia quando o outro torcedor está em menor numero do que quando as forças estão equiparadas com a dele… entenderam…

      infelizmente não era pra ser assim, mas é a realidade, questão de cultura e educação…

  • Alex disse:

    …sorria meu povo:J.B.CRUZ
    15 de setembro de 2016 às 10:28
    1 x 1 no Horto; e 3×1 em São Paulo; pró-Zeiro………….
    ps: …kkk…..J.B. ,como seu prazer é ser zoado, me deve mais esse favor…….kkkkk

  • Marcelo de Andrade disse:

    No jogo do primeiro turno, no Horto, o Galo cedeu ao time do Benecy, 1800 ingressos de uma carga de 22.529 ingressos, ou seja, 8% do total.
    A mesma proporção, ou seja, 8%, o Galo deveria receber agora. Mas não, mutretaram.
    isso é que tá fazer negócio com time da sacanagem, dos espertos, do roubo, do Benecy.

    • Alex disse:

      ….Marcelo, isso aí pra ele é comum….o Benecy fez escola amigo….kkkk……e mais, eles estão tremendo tanto que até o mascote barraram…..picuinha pura, coisa de adolescente….no primeiro turno o Galo permitiu a ida do raposinha….eles estão agindo com os antigos presidentes do Galo, por isso estão descendo a ladeira….enquanto isso o Daniel nem lembra que eles existem….kkkkk

  • Alex disse:

    ….projeto “o SENSATO e pés no chão”:CLAYTINHO DO NOVA VISTA – BH
    12 de setembro de 2016 às 10:38
    Quando eu me posiciono mais com os pés no chão, aparecem até uns colegas Cruzeirenses me questionando, ou falando que sou pessimista demais…
    Na verdade não sou pessimista. Aliás, na vida sou um otimista por natureza. Mas no que tange à realidade hoje do Cruzeiro, tenho que ser realista.
    Por mais que o time tenha tido sim uma evolução, ainda estamos longe de ficarmos tranquilos em relação à segundona. A campanha pífia que o time fez até a chegada do Mano Menezes, não nos permite um mínimo de empolgação.
    Já tinha visto até alguns Cruzeirenses falando em G4 no Brasileirão. Eu respeito, é claro, mas prefiro seguir na minha linha de coerência, torcendo fervorosamente pelo escape da degola, que essa é sim a única luta que o Cruzeiro ainda pode ter forças nesse Campeonato.
    Uma derrota ou outra é claro que a gente sabia que ia acontecer, mas da forma como foi e dentro do Mineirão, me ajuda aí né Mano ?? E não tem essa de ficar culpando juiz não… O time não estava bem e o Sr. Mano até hoje não entendeu que aquele lateral Lucas é uma têta para os adversários. Tanto que os dois gols do Botafogo saíram do seu lado.
    Tomara que essa derrota tenha servido de alerta, para que o time e a Torcida entenda de uma vez por todas que o negócio é lutar com todas as forças pelos 45 ou 46 pontos, que pra esse ano já estará bom demais !!!
    Boa semana a todos !
    ps: esse aí entende do riscado, parabéns Claytinho….

  • Alex disse:

    :”LEANDRO CELESTE
    9 de setembro de 2016 às 07:30
    O Cruzeiro entrará num dilema se vencer os três próximos jogos, o que eu acho bem provável, ou o Cruzeiro briga pelo G4 no brasileiro ou poupa o time para as finais da Copa do Brasil! Eu particularmente prefiro ficar com o título da Copa do Brasil, já que o título brasileiro deve ficar entre Palmeiras e Flamengo!”
    Ps: aproveitem meus amigos, não e´ todo dia que a gente vai achar um “topado” assim pra nos divertir….kkkk

  • Alex disse:

    “J.B.CRUZ
    11 de setembro de 2016 às 19:23
    Resultado normal entre 2 gigantes do futebol brasileiro..
    E segue o campeonato entre altos e baixos..
    Que venha o São Paulo….”
    Ps: gigantes que disputam pra não cair….kkkkk

  • Alex disse:

    ..e o “pai dos bobos” tinha que dar o ar da graça:”JULIO AVILA (MARIANA)
    2 de setembro de 2016 às 09:00
    Abila monstro da pequena area!joga em qualquer clube do mundo!
    Mano blue só precisa arrumar a defesa pq do meio pra frente é só craque!”
    Ps: Mano Blue, meigo demais….kkkkkkkk

  • Alex disse:

    …e continua a zoeira:”LUIZ IBIRITE
    1 de setembro de 2016 às 22:40
    E provavelmente vão aparecer alguns ainda para criticar, o cruzeiro vem se recuperando, é notório, o time ja tem padrão de jogo, um treinador que consegue enxergar bem o jogo e mexer bem durante as partidas, sinceramente não sei o que vai acontecer nesta reta final do br16, quem sabe biliscamos o penta da cb, mas que a alto estima esta recuperada, disto nenhum cruzeirense tem duvida. Vamos, vamos, cruzeiro, vamos, vamos a ganhar”
    Ps: to vendo o que eles vão”BILISCAR”…..kkkk…

  • Alex disse:

    J.B.CRUZ
    1 de setembro de 2016 às 14:00
    Com a chegada de MANO,dá para se notar a mudança radical para melhor; do MELHOR BRASILEIRO NA AMÉRICA DO SUL..
    Setembro será só pedreira,; mas, só para os adversários..
    CRUZEIRO SEMPRE !!!…
    » RESPONDER
    Ps:……kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Alex disse:

    J.B.CRUZ
    28 de agosto de 2016 às 19:20
    Vitória normal..Time realmente grande, sempre ao longo da temporada, tem seus altos e baixos…O futebol simples, sem muitas firulas; mas, com um bom entrosamento, fatalmente vai ser vencedor no final da jornada..
    Agora o time tem comandante….
    O CAMPEÃO VOLTOU !!!..
    ps:…kkkk

  • Alex disse:

    …e darei continuidade ao “projeto Evaldo Braga, SORRIA”:LEANDRO CELESTE
    12 de setembro de 2016 às 23:33
    Os atleticanos são muito iludidos, no domingo o atlético ficará fora do g4, nem libertadores pega no final do ano, vai ficar junto com o Cruzeiro no meio da tabela! Quero ver na Copa do Brasil já que tá perto de ser eliminado!”
    Ps: aí galera, pra começar bem o final de semana….kkkk

  • Alex disse:

    …bom dia!!!….resultados normais ontem….o Galo ganhar do sport e o crucru amarelar ante o sampa, normal….eu até tenho medo do Sampa ir a FIFA revindicar a “freguesia azulada”….kkk…temo perde o freguês….kkkkkk