Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Há torcedores que pensam melhor que dirigentes e treinadores, sem ser profetas do acontecido!

É isso mesmo! Vejam este exemplo do Alexis Campos Alves, terça-feira, me enviou um e-mail sobre o time que deveria jogar contra a Ponte Preta, e ontem, depois do jogo, enviou este outro. Confira ambos:

* “Prezado Chico,

só para constar: minha opinião sobre o tipo de jogo do Galo se adequar mais à Copa do Brasil do que ao Brasileiro foi emitida antes do jogo contra a Macaca. Ou seja, não fui “profeta do acontecido”… Se a partida fosse válida pelo brasileirão, duvido que o Atlético teria empatado a partida depois de estar perdendo por 2 X 0. Aliás, vimos o contrário em vários jogos: o time abrir vantagem e ceder o empate (Cruzeiro, Sport, Vitória, etc). Por alguma razão que não se explica, o Galo gosta de “viver perigosamente”. Vai entender… Rsrsrsrs…

* “Prezado Chico,

sou atleticano,sonho com o título do Brasileirão. Muito se tem dito que o Atlético deveria poupar jogadores na Copa do Brasil e privilegiar o Brasileiro. Olha, depois da derrota para o Fluminense e do empate com o Cruzeiro, além da dificuldade para vencer o Vitória e o Sport – dentre outros exemplos, penso exatamente o contrário. O Galo deveria privilegiar a Copa do Brasil.  Essa competição, sim, o alvinegro pode conquistar jogando da maneira que está, sempre no “fio da navalha”. Além disso, faltam apenas sete jogos para levantar o Caneco. No Brasileirão, sinceramente, posso até estar enganado, mas acho que vamos ficar mais um ano na fila. Depois de um mau resultado, é sempre a mesma coisa: o time tem que se acertar, foram algumas falhas da zaga ou nas finalizações, etc. Não vejo como esses erros possam ser corrigidos até a última rodada. A diferença para o Flamengo é de quatro pontos, para o Palmeiras, cinco. Ano passado ficamos contando com os três pontos do confronto direto com o Corínthians e já sabemos o que aconteceu. Competição por pontos corridos exige maior regularidade, o que não é o caso do Galo. Por isso acho a Copa do Brasil mais viável: nesse tipo de disputa a “pilha” dos jogadores, a esperança na Bacia das Almas, o “Eu acredito” podem trazer resultados que, no Brasileirão, provavelmente não virão.”

Abraço!

Alexis Campos Alves


» Comentar

Comentários:
22
  • Jose Carlos disse:

    Olha o Alexis descreve de uma forma técnica e sugestiva a falta atitude e tomada de decisão dos dirigentes e técnico do futebol mineiro, o que para mim é uma realidade. O atlético tem mania de pelejar com atletas que não jogam ou não estão em boa fase. Talvez pelo nome ou investimento feito no atleta, retarda as mudanças ou contratações e isto prejudica o time sobre maneira. O Léo, o Victor e principalmente o Clayton não vivem uma boa fase, então é hora de procurar alternativas. Mas o atlético insiste e acaba perdendo pontos preciosos e importantes para a disputa dos títulos. Um exemplo disso foi a partida do Clayton ontem, enquanto ele esteve em campo o Galo jogou com um a menos que a portuguesa. Os zagueiros do galo dificilmente conseguem acompanhar em velocidade os atacantes mais rápidos. Então é hora de parar e procurar soluções. Mas ainda é possível terminar bem o ano.

  • Pablo de Oliveira disse:

    Alexis, acho que o Galo não pode abri mão de nenhuma das duas competições, o Brasileiro é nosso sonho e a Copa do Brasil nosso xodó.
    No Brasileiro se ganhar o Inter e emplacar a mesma sequência do primeiro turno com os mesmo adversários seremos CAMPEÕES, para isso Ganhar todas em casa inclusive de Flamengo e Palmeiras é fundamental.
    Na Copa do Brasil é manter o espirito do EU CAREDITO!!
    Vamo GALÃO DA MASSA!!

  • Pablo de Oliveira disse:

    Alexis, acho que o Galo não pode abri mão de nenhuma das duas competições, o Brasileiro é nosso sonho e a Copa do Brasil nosso xodó.
    No Brasileiro se ganhar o Inter e emplacar a mesma sequência do primeiro turno com os mesmo adversários seremos CAMPEÕES, para isso Ganhar todas em casa inclusive de Flamengo e Palmeiras é fundamental.
    Na Copa do Brasil é manter o espirito do EU ACREDITO!!
    Vamo GALÃO DA MASSA!!

  • Carlos Almeida disse:

    Foi o que o Santos fez ano passado. Priorizou a Copa do Brasil e perdeu pro Palmeiras do Marcelo Oliveira, que era bem inferior tecnicamente.

    Ainda acho o Marcelo o menos culpado. Ninguém consegue trabalhar com tantos desfalques importantes durante todo a competição.
    Além do mais, esse grupo não foi montado por ele, que até agora não trouxe e não indicou nenhum jogador. O próprio Fred que chegou dps foi uma contratação do Nepomuceno.
    Tem seus erros e equívocos claro, mas pegou uma “terra arrasada” deixada pelo Aguirre, esse sim o pior técnico da história do clube na minha opinião.

    Os jogadores precisam se assumir. O que Robinho, Fred, Pratto, Carioca, Urso, Donizete, Léo Silva, Erazo, etc., ainda precisam aprender dentro de campo pra mudarem aquilo que não está dando certo dentro de campo, fazer o que precisa e jogar de uma forma mais inteligente?
    A tal “leitura de jogo” é função exclusiva do treinador?

    • Marcelo de Andrade disse:

      O pior técnico do Galo foi o Procópio que depois que mudou o Gilberto Silva de posição e o colocou de camisa 10, ganhou o prêmio de pior técnico disparado.
      Foi Procópio também que montou o time que caiu em 2005.
      Mais pontos na lanterna do ranking dos técnicos.

      • Carlos Almeida disse:

        Ao menos que eu esteja doido, o Gilberto Silva deixou de ser cabeça de área pra se tornar zagueiro no Atlético.

        Procópio foi o técnico do campeonato mineiro, mas quem montou o fatídico time rebaixado de 2005 foi o Tite. Trouxe ex-jogadores em atividade e que já havia trabalhado no Grêmio, como Fábio Baiano, Zé Mario, que se juntaram a Rodrigo Fabri e Danrlei.

        Procópio foi justamente o técnico que livrou o Atlético do rebaixamento em 2004, além de ter sido campeão da Conmebol em 92 em cima do Olimpia, dentro do Defensores Del Chaco.

        Desde que eu acompanho futebol, analisando todo o contexto e suas variáveis, vejo o Aguirre como o pior de todos eles. Pegou um time montado, que já tinha esquema e padrão de jogo. Ganhou bons reforços e só piorou o time.

        Não sabe treinar, escalar e mto menos substituir, tanto é que precisava fazer uma substituição pra corrigir outra.

        Em Porto Alegre fala-se a mesma coisa.

        • Paulo f disse:

          O pior tecnico dentre os ruins é aquele que engana com trabalhos medíocres. Quando é muito ruim não dura muito, mas os medíocres estão sempre empregados fazendo lambança, tipo celso roth, luxa(de uns tempos pra ca), aguirre, dentre outros. Por isso o procopio foi o pior, foi o segundo que mais treinou o galo e ganhou essa conmebol, tudo bem, mas conseguiu nao ganhar nada com aquela maquina que era o galo na decada de 80 e ajudou a nos rebaixar sim em 2005. Saiu pq conseguiu ficar em quarto no mineiro.

          • Carlos Almeida disse:

            Nem o Rinus Michels, o Telê Santana, o Guardiola seriam campeões com o esquema que foi armado pra favorecer o Flamengo, que era até então, o único grande do Rio sem título nacional. E já com a maior torcida do país, a pressão era colossal.

            E o Flamengo era uma máquina!
            Era simplesmente o melhor time do mundo, temos que aceitar! Se não fosse o Flamengo seria o Atlético, mas isso já é outra história…

            Telê Santana, Levir Culpi e Cuca foram os melhores que vi no Galo. Pois bem, Levir perdeu de 3×0 pro Brasiliense dentro Mineirão na Copa do Brasil de 2002 e Cuca nem chegou na final do Mundial, perdendo pro inexpressivo Raja Casablanca.

            E o trabalho que determinou o rebaixamento do Atlético foi o do Tite, isso não se discute.

            E em 2005 o próprio Cruzeiro conseguiu a façanha de perder pra um clube do interior, sem tradição e que era uma filial de jogadores que não eram aproveitados no clube celeste.

            Vc tem todo o direito de não gostar da pessoa do Procópio, mas uma opinião tem que ter embasamento e argumento, senão fica parecendo rixa de cunho pessoal.

        • Marcelo de Andrade disse:

          Gilberto Silva chegou a jogar de camisa 10 com Procópio. Pode parecer uma loucura, mas é verdade. Informe-se melhor.

          • Carlos Almeida disse:

            Um time com uma vantagem de 4 gols leva de 4 e ainda perde nos pênaltis e a culpa é do… técnico!

            Tá certo fera!
            É isso aí!

          • Marcelo de Andrade disse:

            No início de 2005, Humberto Ramos queria trazer Roque Santa Cruz para o Galo, mas Procópio não deixou. Disse que queria para o lugar era o Fábio Júnior.
            O resultado e o que jogava cada um deles nós já sabemos.
            Realmente me confundi.
            Márcio Araújo gomex é que colocou o Gilberto Silva de 10.
            Foram técnicos picaretas, retranqueiros, tanta coisa ruim que é fácil confundi.
            Tá na conta do Procópio a maior amarelada de todos os tempos, o Rosário por 4 a 0 e os penaltis na Argentina. Procópio borrou de medo de apanhar.

          • Carlos Almeida disse:

            Eu gostaria de saber qdo o Gilberto Silva jogou com o Procópio.

            Lembro-me do Procópio técnico campeão mineiro em 2005 e dps retornando em 2003, naquele time do Fábio Júnior e Alex Alves.

            Gilberto Silva jogou no time de 2000 eliminado pelo Corinthians na semi da Libertadores, justamente numa saída de bola errada sua interceptada pelo Ricardinho, que originou o gol da classificação corintiana.
            Atuou como zagueiro, e talvez esse foi o seu único erro durante sua passagem pelo Atlético.
            Técnico: Márcio Araújo.

            Em 2001, o time tinha Valdo e Felipe como lateral , foi eliminado na semifinal do Brasileiro pelo São Caetano.
            Técnico: Levir Culpi.

            E em 2002, o time foi eliminado vexaminosamente pelo Corinthians naquela goleada de 6×2.
            Técnico: Geninho.

            Gilberto foi um cracaço de bola! Com certeza faz parte da seleção atleticana de todos os tempos.
            Mas realmente não consigo me lembrar, nem o ano, nem o campeonato em que jogou como o Procópio, ainda mais com a 10.

          • Marlon disse:

            Gilberto Silva foi negociado com o Arsenal apos a copa do mundo de 2002, chegou no galo no ano 2000 vindo do America, disputou libertadores naquele ano jogando de zagueiro e o tecnico era Marcio Araujo, não me lembro do Procopio ter treinado a galo neste periodo.

      • Rafael disse:

        Não sou nenhum fã do Procópio, mas o agradeço pelos títulos que conquistou pelo Galo como técnico, como o da Copa Conmebol (equivalente à Copa da UEFA) de 1992.

        Talvez você não tenha visto ou não se lembre de alguns personagens que passaram pelo banco do Galo como técnicos e que nos causaram muita raiva: Luxemburgo, Tite, Geninho, Mário Sérgio, Moisés, Celso Roth, Valdir Espinoza, Bonamigo, Autuori, Aguirre…

      • Jorge moreira disse:

        Quantos anos voçê tem?
        O Procopio foi um tecnico de medio pra muito bom segundo a historia do Galo
        Recomendo lhe pesquisar mais sobre a historia principalmente de tecnicos que
        passaram pelo Galo se na sua opnião ele é o pior imagino que não saiba quem foram
        ex Lori Sandri,Valdir Espinosa, Gradim,Freitas Solich,Nedo Xavier, e outros que esta velha
        cabeça branca e os cinquenta e cinco anos torcendo sempre pelo Clube Atletico Mineiro agora não me permitem lembrar,mas tem muita coisa ruim que já comandou o Clube Atletico Mineiro

        • Marcelo de Andrade disse:

          Tenho 50 anos e vi o Rei jogar. Procópio entregou o título de 80 ao escalar Silvestre. Lori Sandri corre por fora. Procópio é cruzeirense roxo, se é que isso e possível. Sorry.

          • Carlos Almeida disse:

            Procópio entregou o título ao escalar Silvestre??

            Amigo, o Atlético fez a melhor campanha daquela competição, mas um regulamento esdrúxulo beneficiou um time com campanha inferior com 2 resultados iguais.

            E o Aragão??

            E a expulsão do Rei, que jogando com uma perna era o único jogador que desequilibrava??

            E o cerca-lourenço do Geraldo na jogada do Nunes, num momento em que o jogo já estava controlado e que sacramentou o título pros cariocas??

            Assim como o Nelinho, jamais vi ou ouvi o Procópio se dizer cruzeirense.
            Mto pelo contrário, já ouvi a sua esposa afirmando que ele tem “paixão pelo Atlético”.

            Apesar de revelado pelo cruzeiro, teve passagem pela base do Atlético.

            Vc me desculpe, mas tá parecendo pessoal essa sua birra com o Procópio.

            Foi um técnico que trabalhou mto e fez mto pelo Atlético.

          • Edson Dias disse:

            Meu caro Marcelo Andrade…

            Botar nas costas de Silvestre a culpa pela perda do título de 80, mas ao mesmo tempo:

            1) Isentar JOÃO LEITE de culpa (falhou bisonhamente em dois gols. No primeiro, sai de maneira desesperada num lance em que o Nunes ainda estava com a bola fora da grande área. Saiu feito uma borboleta no escanteio que originou o segundo gol…);

            2) Isentar José de Assis Aragão, que fez de tudo para segurar o Atlético no dia e por fim

            3) Isentar Romualdo Arpi Filho, que fez excelente serviço ao assegurar a vantagem mínima de 1 x 0 no primeiro jogo da final

            é no mínimo injustiça.

            Discordo diametralmente de seu comentário.

            E eu não lembro de Procópio ter colocado Gilberto Silva como camisa dez… Aliás, quando foi isso? Porque, dos anos 90 pra cá, Procópio treinou o Atlético em 1995, fazendo bela campanha de recuperação e nos levando à final da Conmebol, onde o Galo amarelou. Depois voltou a treinar o Galo em 2003, e Gilberto Silva já não era mais volante do Atlético. Já havia sido vendido para o Arsenal, em 2002, logo após a Copa do Mundo. Voltou novamente no fim do campeonato de 2004,
            onde ajudou a nos livrar do rebaixamento.

            Portanto, não me parece que seja concomitante os tempos de trabalho de Gilberto Silva e Procópio no Galo.

        • Marcão de Varginha disse:

          Salvo engano o tal de Marco Aurélio tbém foi um fiasco!
          – #benecyeternomito

        • José Eduardo Barata disse:

          Nedo Xavier ! Meu Deus , Jorge Moreira , como você
          foi lembrar desse “professor” ?
          Lá no Boa Esporte era ídolo .

  • juninho disse:

    Tem de respeitar esta CAMisa … Aqui é GALO .. PO$$@@@ !!!!!!!!!!!!!