Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Mudança no comando da arbitragem brasileira dá razão a Levir Culpi: no Brasil, a única coisa que evolui é o atraso

Levir em seus tempos de técnico do Cerezo Osaka, homenageado nessa fantasia de samurai

* * *

“A única coisa que evoluiu no Brasil foi o atraso”, disse Levir Culpi quando assumiu o Atlético em seu retorno depois de seis anos no Japão. A frase continua valendo e certamente nos marcará por mais alguns séculos. Se aplica ao nosso dia a dia, envolvendo todos os segmentos, com uma ou outra exceção. No futebol, diariamente temos exemplos deste atraso crônico. Ontem a CBF anunciou mudanças no comando da arbitragem. O comunicado não foi feito pelo presidente, que foge de encontros com a imprensa e com o público. Quem deu entrevista foi o Walter Feldman, político paulista de carreira, saltitante por várias siglas partidárias, guindado à condição de Secretário Geral da CBF. De cara, afirmou que a entidade não interfere no setor, “apenas indica os nomes do comando”, hipocrisia bem característica dos políticos. Depois anunciou que o novo chefe é o ex-Coronel PM Marcos Marinho, que foi homem de confiança do presidente Marco Polo Del Nero, nos tempos da Federação Paulista, demitido da entidade por ter escalado um árbitro suspenso e por causa da pressão dos próprios apitadores, que queriam um ex-colega como chefe do setor. Ou seja, coisa de Brasil: mais um caso de incompetência premiada com um cargo importante no país.

Para completar, Walter Feldman disse que “os clubes paulistas aprovaram a indicação”. E os presidentes dos demais clubes do país aceitam calados.

E vida que segue!

A notícia completa está no Uol:

* “Novo chefe do apito da CBF é ex-PM e foi afastado da FPF por erro em escala”

Coronel Marcos Marinho, o novo chefe da Comissão de Arbitragem da CBF, é velho conhecido do torcedor paulista. Nomeado na última terça-feira (27) para o cargo nacional, ele desempenhou função parecida em São Paulo entre 2005 e 2016. Apesar de toda sua experiência, acabou afastado do cargo em janeiro por errar uma escala, colocando para apitar um árbitro que estava suspenso. Foi a gota d’água na relação já desgastada com a entidade.

O erro não mudou o prestígio que Marinho recebe de Marco Polo Del Nero. O presidente da CBF já tratava o Coronel como seu homem de confiança na FPF (Federação Paulista de Futebol), quando o contratou há 11 anos. Não à toa, o ex-chefe do apito paulista perdeu prestígio com mudança de presidência, quando Reinaldo Carneiro Bastos assumiu o cargo.

Depois de ser afastado da arbitragem, Marinho passou a ficar apenas como diretor de segurança e prevenção de estádios na FPF, cargo que também já exercia anteriormente. Nesta função, ele usou parte da experiência que adquiriu durante o trabalho na Polícia Militar, onde iniciou sua carreira aos 16 anos. Antes de ter o cargo na entidade, ele também já comandou batalhões na ação de prevenção contra violência nos estádios, especialmente entre os torcedores organizados.

Chamado pela FPF em 2005, Marinho chegou como o símbolo de renovação: seu nome era novo e não tinha ligação direta com o clube. O intuito foi limpar a imagem dos árbitros, fortemente abalada pelos escândalos de corrupção. Marinho era tão afastado do ambiente do futebol que precisou ler as regras do esporte para poder começar a trabalhar.

Desta vez, é nomeado após boas recomendações dos presidentes de times paulistas, como destacou o secretário-geral da CBF, Walter Feldman.

“Os que falaram que queria mudança de São Paulo falaram muito bem dele, como foi o caso do Modesto (presidente do Santos). A avaliação é positiva. Os clubes de outros Estados foram sempre elogiosos à arbitragem de São Paulo”, afirmou.

Entre os juízes, havia a expectativa pela troca no comando, mas parte deles esperava que um ex-árbitro assumisse o comando, assim como aconteceu com a nomeação de Wilson Seneme para a chefia de arbitragem da Conmebol.

Desde janeiro, quando afastou Marinho, a FPF percebeu tal demanda. Por isso, colocou em estatuto que só ex-árbitro poderia chefiar a Comissão de Arbitragem. Com isso, acabou também com as críticas que Marinho era muito distante dos árbitros.

Apesar da experiência recente, a CBF preferiu deixar os ex-árbitros abaixo de Marinho. A comissão ainda terá como vice-presidente Alício Pena Júnior e outros dois membros que também foram árbitros: Cláudio Cerdeira e Ana Paula Oliveira.

Na CBF, terá carta branca para reformular o sistema da arbitragem. “A comissão de arbitragem é independente. Tem liberdade total para implantar qualquer mudança. tem carta branca”, destacou Feldman.

http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2016/09/28/novo-chefe-do-apito-da-cbf-e-ex-pm-e-foi-afastado-da-fpf-por-erro-em-escala.htm


» Comentar

Comentários:
2
  • Marcelo Araujo disse:

    Outra bola fora da CBFarsa. Ou mais um gol impedido validado. Ou mais um pênalti pro curintia ou pro flamidia. Simplesmente mais uma trambicagem planejada nos mínimos detalhes que remete a tudo dito anteriormente.

  • Tonho ( Mineiro ) disse:

    No Chico, ta ficando difícil hein ? so noticia ruim , os 3 ultimo temas foram esta do novo chefao dos juízes ruim pra nos Atleticanos, boa para os times que tem benecy, a mudança na libertadores vai ser o fim das grandes finais do futebol sul americano com as festas das torcidas em casa, a noticia da furada que vai ser este contrato com a Dry World justamente agora que o Presida e meu devagar, ai pra cooperar e alegrar o ambiente teve uma notícia ( piada ) sobre o time do grande Riascos.