Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Gol de Robinho poderá fazer a diferença para o Cruzeiro no jogo da volta

Obrigado ao cruzeirense Alex Souza, que analisa todo jogo do Cruzeiro aqui no blog. Ele resume assim a derrota de 2 a 1 no Itaquerão:

“Derrota no apito. Foi um jogo muito igual. O Cruzeiro pelos menos conseguiu um gol que lhe dá o alento de jogar menos pressionado em Belo Horizonte. Mas vai ser preciso corrigir as brechas pelo lado direito da defesa e a marcação frouxa dos volantes, que permitiram vários arremates de média e longa distância do Corinthians.”

O comentário completo do Alex:

* “Estádio Arena Corinthians – São Paulo/SP – 2821:45Setembro2016 – Quarta
Corinthians 2 x 1 Cruzeiro – Copa do Brasil 2016 – Quartas de Final

MODIFICADO: O Cruzeiro foi a campo com quatro alterações em relação ao time que jogou contra o Flamengo: Lucas no lugar de Ezequiel, Léo na vaga de Bruno Rodrigo, Rafinha na de De Arrascaeta e Willian Bigode na vaga de Ábila. Inalterada, no entanto, permaneceu a proposta de jogo; ou seja, Mano Menezes manteve o time na defesa e o Corinthians, semelhantemente ao Flamengo, foi ao jogo de forma cautelosa, com medo do contra-ataque.

MILHO AOS BODES: O Corinthians escolheu forçar o jogo pelo lado direito da defesa azul, sobre o fraco Lucas. No ataque do Cruzeiro, com Willian Bigode, a lentidão e a falta de força de sempre. Com 30’ de jogo já deu para se ter uma noção do equívoco com tais opções: Na única boa chance do Cruzeiro Willian Bigode deu aquele “traque” de sempre no gol adversário; na defesa Lucas perdeu duas jogadas pelo alto para Marlone e outras duas pelo chão, dando margem a finalizações perigosas de Romero e Rodriguinho.

MENOS MAL: Mesmo com dificuldades o Cruzeiro fez, no 1º tempo, um jogo parelho. A defesa conseguiu conter o jogo aéreo corintiano e o ataque deu bons chutes de média e longa distância. Willian Bigode conseguiu dar um bom chute da entrada da área, contudo, a bola foi no travessão e bateu nas pernas do goleiro, indo a escanteio,

SE FOSSE NA ÁREA AZUL: Sóbis tentou passar uma bola pelo chão a Willian, contudo, o defensor cortou mal com o pé e terminou se safando com um corte de mão (lance claro). A arbitragem interpretou como lance normal e, mais uma vez, não foi assinalada uma penalidade contra o Corinthians em Itaquera. No jogo passado o penal foi em Ábila e que brigou com o lance para justificar a não marcação foi o comentarista e ex-jogador corintiano Willian; desta feita o justificador de plantão foi o ex-árbitro Paulo Cesar de Oliveira.

VERGONHA NA CARA: O esquema é sempre o mesmo: 11 jogadores corintianos mais dois bandeiras abertos pelas pontas e um árbitro no meio-campo. O 2º tempo mal havia começado e repetiu o Corinthians o chute de longa distância, como fizera duas vezes na etapa inicial, se valendo dos espaços dados por Henrique e Ariel Cabral. Desta feita Rodriguinho chutou forte, no canto esquerdo; Rafael fez bela defesa, espalmando para o lado, contudo o atacante Marquinhos Gabriel, em impedimento, pegou a sobra e cruzou para a área. Léo marcou contra. Gol ilegal; e daí? Todo mundo sabe que é assim; é muita coincidência a favor do mesmo time num jogo só. É bom registrar que o mesmo bandeira, logo a 2’ de jogo, assinalou impedimento (correto) do ataque azul, quando uma bola foi chutada por Henrique e Walter defendeu como pé (ou seja, pró Corinthians ele viu e vê).

2 A 0: A 8’ minutos a marcação no meio voltou a dar espaço e Marlone deu novo chute forte. A defesa do Cruzeiro parou e Romero, em posição legal e nas costas de Léo, fez de cabeça para o Corinthians. O time do Cruzeiro paradão, parecendo não ter voltado do intervalo, apenas olhando o time paulista ampliando a vantagem obtida “na mão grande”. Só a 14 o time azul apareceu no ataque. Willian limpou o lance em jogada individual mas demorou a chutar; a defesa cortou para escanteio e Manoel cabeceou bem, para o chão. A bola ia entrando e Walter defendeu de forma espetacular.

CAMA DE GATO: Henrique quase de machucou com gravidade. Subiu numa disputa de cabeça e levou uma “cama-de-gato”. Caiu de mal jeito, sobre o pescoço. Todo mundo viu que foi falta, menos o árbitro. Em Itaquera eles morrem de medo de apitar. No finzinho da partida Ábila fez entrada parecida, sem derrubar o zagueiro paulista, e o árbitro marcou falta sem titubear. Pró Corinthians marcam tudo.

SUBSTITUIÇÕES: Mano colocou o time para frente depois de 2 a 0. Ábila entrou no lugar de Sóbis e Álisson na vaga de Willian Bigode. O Cruzeiro foi para cima, já que o Corinthians tentava administrar o resultado, e Ábila recebeu um lançamento Rafael. Desta vez dominou com calma e deu passe precisa a Robinho que marcou, chutando no canto esquerdo de Walter, diminuindo a vantagem. O time ficou mais perigos e veloz e o Corinthians acabou trocando Rodriguinho por Willans e depois Romero por Lucca. O time de paulista recolheu-se na defesa e passou a dar chutões. No final trocou Marlone por Rildo.

PILANTRAGEM E PERDA DE TEMPO: Grande prejuízo para o Cruzeiro. Poderia ter saído de Itaquera com o empate ou uma vitória por 2 a 1. As “éguas” de sempre vão alegar que “tava impedido só um pouquinho” ou que o penal não marcado era “lance interpretativo”. Um custo tremendo é investido a cada jogo para os caras apitarem e eles fazem uma lambança dessas. No fim da partida os comentaristas fazem aquela análise simplista de “méritos do time paulista”. Nem uma palavra sobre o corte de uma bola com a mão dentro da área pelo zagueiro corintiano; nem uma palavra sobre o gol ilegal.”

RESUMO DA PARTIDA

Derrota no apito. Foi um jogo muito igual. O Cruzeiro pelos menos conseguiu um gol que lhe dá o alento de jogar menos pressionado em Belo Horizonte. Mas vai ser preciso corrigir as brechas pelo lado direito da defesa e a marcação frouxa dos volantes, que permitiram vários arremates de média e longa distância do Corinthians.

Corinthians: Walter; Fagner, Yago, Balbuena e Guilherme Arana; Camacho; Marlone (Rildo 42′ 2ºT), Marquinhos Gabriel, Giovanni Augusto e Rodriguinho (Willians 32′ 2ºT); Romero (Lucca, 44’ 2ºT). Técnico : Fábio Carille
Cruzeiro: Rafael; Lucas, Manoel, Léo e Edimar; Henrique, Ariel Cabral (Arrascaeta 15′ 2ºT), Robinho e Rafinha; Rafael Sobis (Ábila 26′ 2ºT) e Willian (Alisson 28′ 2ºT). Técnico : Mano Menezes
Arbitragem: Eduardo Tomaz de Aquino Valadão (GO) auxiliado por Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Bruno Raphael Pires (GO)
Gols: Léo (contra) 1′ 2ºT (1-0); Romero 8′ 2ºT (2-0); Robinho 32′ 2ºT (2-1)
Público/Renda: 18.796 e R$ 961.342,00


» Comentar

Comentários:
17
  • Leandro Fábricio disse:

    Quando terminou o jogo do galão fui fazer outras coisas que não fosse acompanhar futebol, sabia que o enseada estava jogando e em um determinado momento vi uma comemoração enorme de alguns vizinhos meus simpatizantes do time dos mil nomes, pensei, é conseguiram ganhar do coringuinha lá em sp…

    mais tarde fui saber que tamanha comemoração era por ter feito um gol na casa do adversário, mas que tinha perdido a partida…kkkkkkkkkk

    a situação tá tão caótica que estão comemorando até derrotas kkkkkkkkkkkkk

  • Marcão de Varginha disse:

    Uai… os celestes reclamando de arbitragem? Sim, estão sempre cheios de mi-mi-mi…
    – O radicado perdeu porque àquele dirigente chegou depois que a arbitragem já tinha entrado em campo…
    – #benecyeternomito

  • Ivan junior disse:

    Ano que vem sera inesquecivel com jogos as tercas, sextas e sabados.
    26.11.14 eterno, inesquecivel e dolorido
    #mariatremetreme
    #segundatachegando
    #cruzeiroeternofregues

  • edson dias disse:

    Pior que eu vi comentaristas esportivos hoje dizendo que o lance do primeiro gol era “muito difícil”, que distância entre o último defensor e o atacante era muito pequena. Faça-me o favor né? Um metro de distância, porra… juiz mal posicionado, pra começar. E um lance absurdo de fácil para o bandeira.

    Eu me pergunto o seguinte: a gente que está acostumado a acompanhar futebol manja rápido quando alguém está impedido ou não, pela TV ou pela arquibancada. Erra? claro que erra… mas normalmente acerta. Como que os apitadores e bandeiradores conseguem errar tanto? Ontem pra mim, pura manifestação de má fé, porque era a favor do corinthians.

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    Tá osso acompanhar o Cruzeiro. Muito sofrimento à vista ainda.

  • luiz ibirite disse:

    o mais importante é que o time da mostra de que vai sair dessa escuridao que esta rondando a temporada, muitos erros da diretoria ao longo do ano da nisso, esse jg de ontem da uma moral pois o time jogou bem e vai encarar o gremio onde so a vitoria interessa.

  • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

    O atual time do Corinthians é fraco. Assim como o atual time do Cruzeiro. A diferença é que em lances duvidosos, a arbitragem tem uma tendência sempre pró-Corinthians. E isso não sou só eu que tô falando agora não, é Torcedor de qualquer outro time que também sempre fala. Historicamente tem sido assim. Inclusive, podemos dizer ( Não afirmar ) que o próprio Cruzeiro praticamente perdeu o Título do Brasileirão de 2011 justamente por um fato assim, onde o árbitro não titubeou em assinalar um penalty mandraque do zagueiro Gil sobre o Ronaldo.
    Mas como eu sempre digo, time que quer ser Campeão tem que ter qualidade pra passar por cima disso tudo. Mas atualmente o Cruzeiro não tem essa qualidade. Além disso, um time que entra em campo com Ariel Cabral e Lucas como titular, não tá mesmo determinado em buscar a vitória. A estratégia do Mano Menezes em deixar o Arrascaeta e o Ábila para o segundo tempo, até que foi uma boa. Imagino que a ideia dele seria “cansar” o Corinthians, fazer com que a sua Torcida começasse a ficar impaciente, ir cozinhando o 0 x 0 pelo menos até os 20 minutos do segundo tempo, pra aí sim mexer no time, colocando os dois jogadores que ele estava poupando. Mas aí veio o primeiro gol do Corinthians ( Irregular, mas na dúvida já sabem né… ), o time sentiu e logo em seguida veio o segundo gol. A nossa sorte, é que aquele gol do Robinho pode sim ter sido a chave para a nossa classificação. Mas isso vai depender muito também de como estará a situação do Cruzeiro no Brasileirão até o jogo de volta.
    Então, que o time esqueça pelo menos por enquanto a Copa do Brasil e concentre todas as forças possíveis no Brasileirão, na sua terrível luta contra o rebaixamento pra segundona.

    • Alisson Sol disse:

      Eu até achei que o primeiro gol havia sido irregular na hora, mas dos gols irregulares que já vi, este foi o mais difícil do auxiliar ver. Muita gente se esquece que o auxiliar não está vendo de uma câmera do alto, mas no nível do jogo. Infelizmente, havia um beque atrapalhando a visão do auxiliar, e o lance foi rápido.

      De novo: não vi problema tático ou de disciplina. O time criou algumas oportunidades e, felizmente, o Ábila não foi fominha desta vez. Acho melhor o fato de que ele colaborou com os outros e o time marcou, ao invés de tentar seus lances “brucutu” e chutar fora ou em cima do goleiro. Que continue assim.

      • Marcão de Varginha disse:

        Garganta, vc é formidável até para “justificar” erros de arbitragem… sensacional! Mas não comentou sobre a declaração do Mano que disse que a arbitragem favorece o Corinthians quando esse joga em casa… Mano só não falou que essa mesma arbitragem comumente favorece o radicado, independente se esse compra ou não o resultado! Diga aí, vai…
        – #benecyeternomito

        • Alisson Sol disse:

          Macunaíma de Varginha: vamos procurar um emprego para vossa senhoria servir à sociedade?
          Ou vai continuar destilando inveja na internet até bater as botas?

          • Marcão de Varginha disse:

            Inveja de “testemunha”? A maioria de MG não torce para seu time, garganta! E não estou “secando” o time que compra arbitragens; afinal, secar essa caricatura de time é sua função (sol)! Entendeu, ou quer que desenhe, soletre, digite…?
            – #benecyeternomito

  • Julio Avila (Mariana) disse:

    Estamos mais vivos do que nunca,agora pensar no br e sair da zona e na volta com 60 mil no mineirão vamos mudar essa historia!se os erros de arbitragem fosse contra o atletico uma hora dessas esse blog era só choro e mi mi!

  • J.B.CRUZ disse:

    A crise está passando. Pequenos ajustes; e a arrancada para sair do Z-4 é questão de tempo..O gol de Robinho coloca a RAPOSA no caminho do PENTA..
    CRUZEIRO SEMPRE >>

    • Edson Dias disse:

      Ué…

      Mas não era BI-PENTA??

    • Fausto Peixoto disse:

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK….desculpe….KKKKKKKKKKKKKKKKK
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK… mas…KKKKKKKKKKK não consigo….KKKKKKKKKKKKKK
      parar…KKKKKKKKKKKKKKKKK de rir KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • Pedro Vítor disse:

      Tá passando sim, prepara o lombo pra domingo que o Grêmio vem aí

      Seu time é só o pior mandante do Brasileiro e se considerar que as últimas duas vitórias foram no Independência aí que a coisa fica feia mesmo

      Pode escrever aí não vence o Grêmio nesta rodada e jogo de volta da Copa Do Brasil não vai nem 20 mil pagantes no Mariao