Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O América joga hoje, mas torcedores não perdoam a diretoria por venda de mando

AFC.php

O time fecha a 28ª rodada em Curitiba, às 21 horas, contra o Coritiba, que também luta contra o rebaixamento. Na 29ª rodada, o adversário será o líder Palmeiras, e o jogo seria no Independência, mas a diretoria vendeu o mando, para que o Estádio do Café, em Londrina-PR, seja o palco:

O sócio-torcedor Márcio Amorim enviou a seguinte carta à direção do clube:

* “Carta ao Conselho Administrativo do América Futebol Clube”

Senhores,

sei que vivemos um período político conturbado que torna as instituições desacreditadas. Há muito tempo, vimos assistindo verdadeiro desrespeito às leis e, consequentemente, aos cidadãos de bem.

Difícil, para nós, é acreditar que que tal estado de coisas acabam por nos atingir de forma tão grotesca.

Fomos submetidos a uma pressão incrível para que nos tornássemos sócios-torcedores. Depois de muito lutar contra, eu sucumbi ao perceber que a tática usada era a de fazer-nos crer que estávamos “pagando mais” do que os sócios.

Não há nenhum sócio que  tenha comprado a ideia por engano. Todos, sem exceção, compraram a ideia de ver os jogos do Brasileirão Série A em que o América fosse mandante, COM QUALQUER TIME, E SEM CONSIDERAR A POSIÇÃO NA TABELA NO MOMENTO DOS JOGOS.

Se há algum meandro jurídico que torne este argumento, em caso de demanda, frágil, não há nenhum outro que nos impeça de considerar que fomos enganados.

Considero-me enganado desde que surgiram os primeiros boatos de venda de mando de campo.

A pergunta que surgiu junto com os boatos questionava se era não só ilegal como também imoral. A REvenda do produto (América x Palmeiras) não só é ilegal. É  também imoral.

Ilegal, porque estão vendendo o mesmo produto para dois consumidores. E eu comprei o produto, antes dos empresários que agora oferecem 700 mil por ele, na boa-fé de que veria os grandes times do país, quando o América fosse mandante.

Imoral, porque foi feita uma pressão para aderir ao programa de sócio, de forma insistente e o único produto por que pagamos está sendo repassado a outro consumidor.

Qualquer argumento jurídico sucumbe diante do fato cristalino de que se trata de uma decisão impensada e irresponsável.

Impensada, pois não se levou em consideração o fato de que todos querem ver os maiores times do Brasil, aqui, na nossa casa, apta a recebê-los, sem nenhum entrave que justifique a mudança de local.

“Fazer caixa” não pode ser a ferro e fogo. Já fizeram caixa quando venderam ilusão; fizeram caixa quando os torcedores atenderam ao apelo dos diretores, embora soubessem que o time que estavam montando seria fraco. Muito fraco, por sinal.

Irresponsável, pois se propõem a REvender um produto que compramos por antecipação e a entregá-lo apenas ao segundo comprador, com certeza poderoso.

Creio que este caminho que estão percorrendo é sinuoso e perigoso. Já há boatos da venda dos jogos contra Flamengo e São Paulo. O que restaria do que “compramos”? Jogos com times de menor expressão?

Além do mais,  há, sim, uma expectativa de bons públicos nos três jogos, porque são de interesse geral para a tabela de classificação. Em tempos idos, cobrou-se quantia irrisória e o campo encheu. Hoje, na lanterna eterna, cobra-se um absurdo do desportista, daquele que vai ao estádio por prazer, pelo espetáculo.

O resultado é que as bilheterias ficam às moscas e o ingresso “cortesia” é vendido abertamente na rua Pitangui a 20 reais. Quem vai pagar 100 reais na bilheteria?

Em qual cabeça pode passar um absurdo deste e ainda atribuir o fracasso dos campos vazios aos torcedores?

Este caminho sinuoso descortina-se como uma possibilidade de haver muitos problemas futuros na justiça. Se ainda há tempo, retrocedam, por favor!

Márcio Amorim – sócio-torcedor e, quem sabe, ex.


» Comentar

Comentários:
30
  • paulo roberto disse:

    pessoal, essa atitude do América é inaceitável, vejam só o clube quer brigar por cotas melhores e toma uma atitude de time pequeno. Aliás temos que parar de dizer que aqui em Minas América e cruzeiro ou Atlético e América é clássico. Foi clássico no passado, tanto que esse confronto hoje não mobiliza o estado. se juntar todos os jogos do coelho é capaz de não dar 40.000 torcedores. Mentalidade pequena tanto do clube , quanto do torcedor.

  • Jorge moreira disse:

    Opinião de um Atleticano da velha guarda,este incompetente conselho gestor,conseguil mudar as cores de uma das camisas mais bonitas do futebol Brasileiro o que mais eles não conseguiriam por dinheiro, me faz lembrar de uma frase antiga lá baixo meretricio pagando bem que mal tem,afinal esta é a maior invenção de administração de clubes de futebol(né deputado conversador fiado0este tal conselho não passa de ingestor tudo por dinheiro e que se dane a torcida este sim o maior patrimonio de um clube,se eu fosse(graças a Deus eu não sou ) torcedor do America exigiria a volta da camisa preta e verde de listras largas como uniforme do clube,este sim é o uniforme tradicional do America

  • Márcio Amorim disse:

    Caros amigos, virtuais ou não!
    Não dá para agradecer a todos o apoio. As coisas são simples e nem sempre exigem muita competência para entendê-las. Pelo que senti não é só com o América que acontece esta coisa de “REvender” mando. Todos deviam gritar.

    Ontem (Coritiba 3 x 0 América), a apatia dos atletas se sobrepôs à limitação. Devemos agradecer à diretoria aquele marasmo? Teriam eles, em pouco tempo, já que não estavam assim antes da REvenda, “jogado a toalha”? Um show de horrores.

    Não creio nesta bobagem de dizer que vendeu para prejudicar time A ou B. Não incomodo de ver o Atlético campeão, se o meu time não cair. Não preciso de que o Cruzeiro seja rebaixado para o meu time não cair. Se acontecer, terá sido mérito ou demérito próprio, conforme o caso.

    Não posso “jogar a toalha”, embora a vontade, hoje, seja de fazê-lo. Vou continuar prestigiando e gritando. Há uma matéria na UAI, em que o Alencar justifica a sua ausência do clube por causa do momento político nacional. Ridículo! Enfim…

    É isto!

    Abraço Marcão, Dudu, meus amigos virtuais e meus apoiadores mais antigos do blog.
    Abraço a todos que deram força! Abraço, inclusive, aos que precisam desmerecer o América para viver. É ter uma vida muito insignificante!

    A luta continua!

  • Alex disse:

    ….meus caros azulados, estão na porta da zona outra vez….cuidem-se pra não entrar , caso contrário pode encomendar o defunto….mas nem tudo é tristeza pra vcs, a Conmebol acaba de anunciar que agora vai ser G-15……xiiii, ainda não é o suficiente?…que M.I.&.R.D.@ hein….acho que o Benecy vai ter que viajar ao Paraguai com a velha mala…..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Pedro Vítor disse:

    Ontem torci como nunca para o Santinha Mas o time leva gol de tudo quanto é jeito.

    Mas o juiz deu uma garfada também um pênalti escandaloso do Gabriel Jesus no Grafite!

    Mas aquele Keno do Santinha é liso e rápido e cairia como uma luva no ataque do Galo. Um bom reserva!

  • Geraldo Magalhães disse:

    cbf descumpre acordo com os clubes e não cancelará a 29ª rodada, já que clubes como o Atlético terá mais de 3 jogadores servindo seleções.
    Palmeiras muda data de jogos, inverte mando de campos além de ser um dos times mais beneficiados com penalidades juntamente com o Corinthians. O Flamengo conseguiu adiara a apresentação do atacante Viseu à seleção sub 20.
    É sempre assim, reta de final de brasileirão em que o Galo está no páreo é cheio de mutretas.

  • Tonho ( Mineiro ) disse:

    Caloteiros !!!! a culpa nao e de um partido e do Brasileiro em geral !!!!!

  • Marcão de Varginha disse:

    Márcio Amorim foi ponderado e educado até demais… infelizmente os ditos “gestores” do deca-campeão desconsideraram e ludibriaram seus torcedores! Sacanagem, e muita sacanagem!
    – #benecyeternomito

  • Tarcísio Coimbra disse:

    Coitado do América, vende o mando pra prejudicar o Galo e arruma confusão com sua torcida.

  • José Eduardo Barata disse:

    Algumas novidades para BH a partir do ano que vem
    ==========================================
    O bairro Cruzeiro mudará de nome
    O hino do GALO será obrigatório na rede de ensino
    Será inaugurada , finalmente , mais uma linha do
    metrô , ligando o bairro de Lourdes à Cidade do GALO,
    passando pelo Labareda e Vila Olímpica
    BH ganhará um novo e potente sismógrafo
    Uma estátua de Ronaldinho substituirá a estátua de
    Tiradentes
    A praça 7 passará a ser praça 13 e o pirulito será
    substituído por um monumento com a defesa de
    São Vítor
    E já pensaram ? Até que enfim os azuis poderão
    expressar o seu sentimento recolhido : irão eleger
    ou o nosso grande goleiro ou o nosso fantástico
    presidente . Periga saírem gritando GALÔÔÔ do
    local de votação .

  • José Eduardo Barata disse:

    Essa atualização do blog me deixou a ver navios …
    Perdi a chance de comentar no post do Ivo Melo ,
    que ajudou a montar uma equipe fantástica .
    A ele nossa homenagem e agradecimento .
    E para não passar batido , aqueles onze da foto
    seriam TODOS titulares hoje no GALO .
    QUE TIMAÇO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Ah! e a arquibancada e a geral ?
    Só neste ângulo tem mais gente que em
    qualquer jogo que se jogue hoje em dia .
    Só não ia ter lugar para quem gosta de
    comer pipoca sentado .
    Bonito demais da conta ………

  • Pablo de Oliveira disse:

    Mais um jogador do Galo no DM, Ótima oportunidade do Datolo começar como titular ajudar o Galo a ganhar e mostrar para o Brasil que merece um contrato novo, seja no Galo ou em outro grande clube.
    Afinal o jogo vai ser em São Paulo e na Arena Corinthians melhor oportunidade de mostrar o seu valor não vai ter, boa sorte, e vamo Galão!!

  • Pedro Vítor disse:

    Não tem condições este Departamento Médico do Atlético, o Maicossuel ficou 20 dias fora do time, volta joga por 25 minutos e machuca novamente. Ou liberaram antes da hora, ou não tem cabimento uma coisa dessas, e já não é a primeira vez que acontece, pois o Dátolo teve problemas seguidos este ano.

    Tem que rever este planejamento fisiológico pra 2017, não tem condições um clube como Atlético passar por isso!

    Serão exatamente 10 desfalques para o jogo contra o Corinthians:

    Júnior Urso, suspenso, vinha de boa sequencia, provavelmente o Lucas Cândido será o substituto, característica diferente.

    Erazo, convocado para seleção equatoriana, e Gabriel seu reserva!

    Casares, convocado, e Dátolo seu reserva natural, envolvido com denuncia da Policia Federal,pode ser o 11º desfalque!

    Otero, convocado, seleção venezuelana!

    Lucas Pratto, convocado seleção argentina!

    Rafael Carioca, convocado seleção brasileira, seu substituto é o Leandro Donizete!

    Marcos Rocha, machucado, voltou antes da hora, e se machucou assim como Dátolo na Libertadores e agora Maicossuel, tem algo de podre que não esta sendo divulgado, seu reserva Carlos Cesar!

    Luan, machucado!

    Carlos machucado!

    10 desfalques e pode chegar a 11 com a situação do Dátolo que ainda não foi resolvida!

    Prováveis substitutos, Carlos Eduardo, que não se explicou ainda com a camisa do Galo, Hyuri, que ate fez uma boa partida na Copa do Brasil contra a Ponte Preta em Campinas, acho que deve ganhar uma vaga no lugar do Maicossuel!

    Time provável pra partida contra o Corinthians, decisiva pelo Campeonato Brasileiro:

    Victor, Carlos Cesar, Gabriel, Leonardo Silva e Fabio Santos; Leandro Donizete e Lucas Cândido; Robinho, Hyuri (Carlos Eduardo), Clayton; Fred;

    Corre o risco do Marcelo alterar o esquema pra três volantes devido a necessidade de resultado e por tantos desfalques!

    • Marcão de Varginha disse:

      O “engraçado” é que alguns chegaram à conclusão que o torneio da Flórida foi um dos “culpados” pelo excesso de contusões no elenco do genuinamente mineiro que não compra arbitragens, e alguns dias atrás a diretoria alvinegra confirmou novamente a participação do Galo naquele torneio no início de 2017… vá entender!
      – #benecyeternomito

      • Pedro Vítor disse:

        Marcão não sei dizer se é problema participar da Flórida Cul, só enxergo coisas boas ali expansão da marca, joga com equipes europeias acho que o problema é no dia a dia só lembrando que o Maicossuel não jogou a Flórida Cup entre outros jogadores que também não atuaram.

        Se o problema fosse este era apenas não jogar a competição mas não acho sinceramente que uma partida faça a diferença em 70 partidas durante uma temporada inteira. Sacou?

        O problema está no dia a dia da Cidade do Galo, as vezes o Carlinhos Neves que é muito experiente já até percebeu qual foi o problema mas não conseguiu resolver durante a temporada mas pra 2017 tem que rever

        Agora já estamos no final da temporada acredito que em fim de temporada é normal o desgaste físico

  • Renato César disse:

    A diretoria do América tem um relacionamento histórico ruim com a diretoria do Galo. Aí o clube resolve inverter justamente qual mando de campo? O que pode prejudicar o Galo.

    Estou vendo ilegalidade sim, como postou o Márcio Amorim. Mas acho que há imoralidade também no critério esportivo, no que tange às pretensões dos outros clubes participantes da competição.

    Este tipo de atitude precisa ter seus critérios revistos. Quem garante inclusive que já não rolou uma mala preta aí?

  • paulo roberto disse:

    Certamente o que foi levado em consideração na hora de vender o mando de campo não foi apenas o aspecto financeiro, pois se o fosse o América teria levado os mandos de campo nos jogos contra o Cruzeiro e Atlético para o Mineirão, ou pelo menos liberado uma área maior para abrigar a torcida daqueles times. A dúvida, se há, é que a venda do mando foi feita para prejudicar diretamente o Atlético, que tem interesse na partida e poderia levar até torcida para ajudar a equipe.

  • Jorge moreira disse:

    Parabens Márcio pela lucidez de suas opniões se opondo aos cabeças cozidas do conselho gestor do seu clube, que alem de super amadores ainda são,,,,modelos de gestão de que só se for de patacuadas e de pessima administração alem tambem de arrogantes e prepotentes,que se cumpra a lei inclusive de respeito ao torcedor(independente da quantidade)

  • Ed diogo disse:

    Que tristeza escrever isto eu que sou torcedor a 61 anos pois nasci americano mas o meu querido Coelhao nao merece esta diretoria que tem, e vai cair para a segunda divisao e talvez para a serie c pois esta quebrado. Diretoria de irresponsaveis e incopetentes .

    • Breno disse:

      Ed Diogo, também tenho exatos 61 anos de América. Eu também estou decepcionado com o time e com a venda de mando. Observo, entretanto, que o clube não está quebrado, muito pelo contrário. Pelownoa não viraremos America RJ, Guarani ou Portuguesa. Há uma luz.

  • DUDU GALOMAIO BH disse:

    Também sou solidário ao meu amigo virtual, Márcio Amorim… gente fina toda vida!

    Se fosse pra dizer algo, diria pra buscar os caminhos jurídicos. Lembrando-se que a gente sinta apenar o clube… mas nesse caso não seria uma ação contra o clube em si e sim contra os desmandos daqueles “pilantras”, que lá estão, ocupando o poder de decisão do América.

    Abração, Márcio!

  • Marcelo Araujo disse:

    isso é calote! e certamente deve dar ganho de causa na justiça aos consumidores lesados. se eu fosse torcedor do mequinha entrava com uma ação conjunta com os outros pra pelo menos ter o $ do sócio torcedor integralmente devolvido.

  • Rafael disse:

    Merece a série B, pelo timeco que montou e por essa direção do clube.

  • Marcelo disse:

    Chico, boa dia! Repito: diretoria covarde! Não assumiu que já tinha vendido o mando à época do jogo contra o Botafogo. Os covardes afirmaram que iriam aguardar o resultado daquela partida para definir a venda. Ganhou o jogo e, apesar disso, na última quinta, anunciaram que não resistiram às investidas. Ou seja, qualquer proposta imoral, com um pouco de insistência, é aprovada pelo Conselho, vide uniforme laranja, desrespeitando o estatuto do clube, contratação de técnico português sem experiência para o campeonato mais importante que o América tem para disputar, venda de mando de campo, ingresso a 100 reais na bilheteria e daí por diante. Não somos pequenos por acaso. Enquanto essas pessoas de pensamento acanhado, que ficam de picuinha com Cruzeiro e Atlético em vez de ver que ambos podem nos ajudar, que não se incomodam com média de público de 2000 pagantes na série A, continuarem no comando, nada vai mudar. Os sócios insatisfeitos podiam ter a dignidade de cancelar seus planos. É o mínimo. Que deixem os 9 presidentes irem sozinhos até alguém conseguir tirar esses sanguessugas do comando. A torcida é pequena e vão conseguir diminuir ainda mais com essas atitudes.

  • José Eduardo Barata disse:

    Queira Deus , Márcio , que o seu grito de alerta possa
    repercutir em âmbito nacional .
    A podridão moral que vivemos em nosso Brasil é de
    uma grandeza incomensurável .
    Gestores de suas próprias vontades e de seus atos
    insanos , eis o que descaminha o país .
    O Brasil não aguenta mais tanta safadeza .

  • Fernanda Ramos disse:

    Faço das palavras do meu amigo Márcio, as minhas. O que a Diretoria está fazendo conosco (torcedores) é uma completa falta de respeito. Não é hora de pensar em dinheiro. É hora da torcida apoiar o time. Nós queremos ver o jogo na nossa casa. Não queremos dinheiro agora! Queremos manter viva a nossa esperança na série A, por mais difícil que isso possa parecer! Enquanto houver chance, vamos lutar! Eu como torcedora fanática pelo meu Coelho e sócia-torcedora (quem sabe ex também) exijo RESPEITO. Independente da situação do meu time, quero assistir aos jogos aqui em BH. Essa Diretoria é um câncer!

  • Márcio Amorim disse:

    Faltou corrigir um erro:
    “Difícil, para nós, é acreditar que tal estado de coisas ACABA por nos atingir de forma tão grotesca”.

  • Igor disse:

    O América colocou 800 torcedores no Independência na estreia do Brasileiro, contra o Fluminense, num jogo festivo para os mineiros que retornavam à elite. A torcida não faz a sua parte, então o clube resolve arrecadar de outros modos.

  • Silvio T disse:

    solidariedade total ao Márcio. É por isso que sou um crítico contumaz de tudo que não gosto ou acho errado no meu clube, o Galo. E nenhum radical vai mudar meu direito sagrado de liberdade de expressão. Normalmente não rebatem seus questionamentos com argumentos. Partem para a agressão ou põem em duvida se você é mesmo torcedor do clube. Na minha opinião, a paixão cega é a maior geradora de diretores incompetentes, que sempre apelam aos torcedores para cobrir seus absurdos. Sou um torcedor apaixonado e de olhos bem abertos.