Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

“Dois ‘galalaus’ na zaga da Chapecoense, vigiando Ábila de perto, e o time do Cruzeiro insistindo na bola alta no melhor estilo “consagra zagueiro”.

Em foto do Dudu Macedo/Lancepress!, Ramon Ábila lamenta pênalti desperdiçado.

* * *

O comentário é do Alex Souza, a quem agradeço pelas resenhas (sempre ótimas, aliás), que envia após todo jogo do Cruzeiro:

“Até quem não é técnico percebe que a bola deveria ser enviada ao atacante pelo chão, para em girar e ganhar na força dos defensores (sua especialidade); só o time do Cruzeiro não conseguiu enxergar isto.

* “A Chapecoense veio ao Mineirão para não deixar o jogo rolar. Retardou o quanto pode a cobrança de tiros de meta, laterais, escanteios e faltas em seu favor. Chamavam faltas a todo instante e o time azul, de forma infantil, fazia faltas desnecessárias a todo momento; quanto teve a bola e precisava propor o jogo, sobretudo no 2º tempo, o Cruzeiro caiu muito de produção. A turma que entrou durante a partida não deu conta do recado e perdeu ótima chance de fazer um resultado positivo.

“Tabadaberada”: Resta torcer para que o grupo faça o mínimo e não permita a queda do time para a Série B. O torcedor fez, faz e fará sua parte, mesmo com ingresso caro e com suspensão de benefício ao sócio na compra dos bilhetes.  

CRAVO E FERRADURA: A inconstância é a palavra que melhor define o atual time do Cruzeiro. É capaz de jogos empolgantes diante dos times que lideram a tabela de pontuação e de partidas terríveis, como a disputada diante da Chapecoense, quando faltou competência par fazer um golzinho.

LIMITAÇÕES: Não faltou raça nem vontade ao time azul; faltou qualidade em alguns momentos e sobrou nervosismo. Durante toda a partida contra o time catarinense, que se resumiu ofensivamente a um mísero chute despretensioso no 1º tempo e um contra-ataque perigoso nos acréscimos do 2º tempo; já o Cruzeiro errou demais: ligações diretas, chutões, atacante Ábila isolado entre os zagueiros, passes errados (Edimar se destacou neste quesito) e muita lentidão e dificuldade para preparar as jogadas ofensivas.

PRESSÃO NA ETAPA INICIAL: Ainda assim o time teve boas chances na etapa inicial e perdeu boas chances de marcar com Henrique (chute de fora da área), Robinho (bola na trave), Rafinha (chute livre do meio da grande área, defendido pelo goleiro), Sobis (falta cobrada com perigo), Sobis (sobra de bola e chute para fora do gol), Robinho (chutou fraco de fora da área).

PÉ NO FREIO NO FIM: Na volta do 2º tempo de cara perdeu um penal com Ábila, que havia sofrido falta do goleiro depois que Robinho e Sobis apertaram a marcação e o goleiro derrubou o próprio Ábila (inexplicável Ábila assumir a responsabilidade de bater com Sobis em campo; ademais, o goleiro saiu muito antes para o canto esquerdo e era só rolar para o outro lado, contudo, chutou forte contra as pernas de Danilo). Depois do penal continuou a pressão e as chances perdidas se repetiram: Ábila, depois de jogada bem trabalhada em triangulação pela esquerda, com Ariel Cabral, Rafinha e Edimar, chutou forte contra a trave esquerda do gol de Danilo; em seguida o lateral Lucas recebeu passe perfeito de Robinho e, ao invés de dominar no peito retardou a bola ao goleiro de cabeça; por fim, Alisson, nos acréscimos, chutou para fora a última chance, em chute cruzado à esquerda do gol.

JOGADORES: Partida “terrível” de Edimar, que errou passes demais. Exibição fraca dos jogadores que entraram com a partida em andamento (Ariel Cabral, Bigode e Alison) e pouco produziram. Vacilo de Ábila, que ficou em impedimento alguma vezes e perdeu gols incríveis. Bom jogo de Rafinha, Sobis e Robinho, contudo, se cansaram. Romero precisa dosar a força nas disputas para não fazer tantas faltas. Uma pena a contusão de Henrique, que vinha bem na partida. Zaga e lateral direito pouco trabalho tiveram.

MANO MENEZES: O treinador, com Denilson à disposição e conhecendo o jogo cadenciado de Ariel Cabral, mandou o argentino a campo no lugar do contundido Henrique (saiu lesionado no intervalo) e deixou o time lento nas transições de bola do meio ao ataque. Para a conta do treinador também devem ir as entradas de Alison e Willian Bigode, que pouquíssimo acrescentaram time quando era necessário pressionar e vencer “na marra”. Lucas, mesmo sendo reserva imediato, não deveria ter mais oportunidades com a camisa do Cruzeiro; é fraco demais. Ao fim do jogo Mano Menezes deu entrevista criticando negócio de horas a mais de descanso do adversário em relação ao Cruzeiro, ou seja, embromação.

líderes de média de público. Não falta apoio. Os jogadores estão na dívida com a China Azul.

TERAPEUTA: Quando o gol não sai é sempre a mesma fala: “A bola não quis entrar”. Sei. Preciso ir ao terapeuta; tô ficando doido…

RESUMO DA PARTIDA

Repetiram-se velhos erros cometidos durante este campeonato; mais uma vez ficou exposta a dificuldade de certos jogadores com a bola nos pés e a incapacidade de vários de suportarem a intensidade necessária quando o resultado precisa aparecer. Jogando no Mineirão o Cruzeiro fez exibições fracas na maioria dos jogos; esta partida diante da Chapecoense foi mais uma delas.

CRUZEIRO 0 x 0 CHAPECOENSE – 31ª Rodada do Campeonato Brasileiro 2016
Estádio Mineirão – Belo Horizonte/MG – 1617:00Outubro2016 – Domingo

CRUZEIRO: Rafael, Lucas, Léo, Bruno Rodrigo e Edimar; Henrique (Ariel Cabral), Lucas Romero, Robinho, Rafinha (Alison), Rafael Sobis (Willian Bigode); Ábila – Técnico: Mano Menezes
CHAPECOENSE: Danilo, Gimenez, Thiego, Neto, Dener Assunção (Gil); Mateus Biteco, Sérgio Manoel, Cleber Santana e Alan Ruschel (Hyoran); Ananias e Kempes (Bruno Rangel) – Técnico: Caio Júnior.
Arbitragem: Luiz Flavio de Oliveira (SP) auxiliado por Miguel C. Ribeiro da Costa (SP) e Herman Brumel Vani (SP)
Público/Renda: 17.226 pagantes/R$ 381.073,00
Cartões amarelos: (Cru) Lucas Romero; (Cha) Danilo e Cleber Santana
Cartões vermelhos: Não houve.

* Alex Souza


» Comentar

Comentários:
27
  • Rafael disse:

    E teve cruzeirense que falou que esse Ábila é melhor que o Pratto… Kkkkkk

  • Marcos disse:

    Pra ganhar jogos tem que ter bola na rede. Sem bola na rede não tem gol, e sem gol não tem vitória. E o Cruzeiro de hoje sabe mais o que é gol. Perde gol até embaixo das traves. Pra quem desaprende de fazer gol é segunda divisão mesmo! No time azul de Minas o que não falta é atacante um-sete-um pra tapear a torcida.
    Cruzeiro não era pra estar nessa situação, mas se o gol continuar em falta os seus adversários em 2017 serão Paraná Clube, Paysandu, Boa e quiçá Vasco, jogando nas terças, sextas e sábados.
    Se o Atlético de hoje sempre briga na parte de cima da tabela é porque investe pesado no seu setor ofensivo, mesmo ainda no jejum do campeonato brasileiro. Enquanto Cruzeiro pega emprestado jogadores de segunda divisão estadual, Atlético investe em Ronaldinho Gaúcho, Robinho e Fred.. E possui dirigentes visionários, coisa que no Cruzeiro também está em falta. As chances de Minas ter apenas um representante na série A de 2017 ainda são bem grandes. O futebol mineiro só não foi ao fundo do poço por causa do ambicioso Atlético MG.

  • Alexandre Assis disse:

    Estão preocupados com os 45 anos de espera do Galo pelo Brasileirão e se esquecem que o Cru Cru demorou 80 pra ganhar seu primeiro Brasileiro. 1921/2003).

  • ernane disse:

    O Abíla é um centroavante a moda das antigas. Ele sabe colocar a bola na casinha como um bom centroavante clássico deve fazer. Mas pra isso o time tem de trabalhar em prol dele. O mano não gosta desse estilo de jogo. Ele sempre usou um falso centroavante por onde passou inclusive na seleção. Dessa forma o ataque trabalha e gira mais, e todos ficam mais participativos. O Abíla não consegue fazer esse falso atacante porque ele não sabe nem fazer uma tabela. O negócio dele é empurrar a bola pra dentro. O mano tá numa sinuca para poder voltar a usar o falso 9 porque o início do Abíla foi arrasador e isso impede ele de sacar o argentino. Os adversários já perceberam que se marcar o argentino estarão marcando todo ataque cruzeirense. No futebol moderno fica cada vez mais difícil defender esse esquema.

  • Marcelo Araujo disse:

    zerinho começa com z e termina com 0, ficará entre os 4 do z4. anota aí! a degola vai acontecer na rodada final. errar é o mano! e o abilão da massa é chegado na linguiça de chapecó, que as marias apreciam sem dó.

  • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

    Caro Chico Maia,

    Vamos voltar um pouquinho no tempo…
    Em 2013, o Cruzeiro assumiu a liderança do Brasileirão, não a largou mais e quando já havia disparado, começaram os burburinhos sobre uma possível volta do sistema de mata-mata.
    Em 2014, como desde o início o Cruzeiro deu mostras de que buscaria o Título novamente, assumindo a liderança e não a perdendo mais até a última rodada, aí que os burburinhos de mata-mata se intensificaram mais ainda.
    Aí veio 2105, onde o Corinthians foi Campeão.
    E agora em 2016, com Palmeiras e Flamengo na ponta da tabela já há algumas rodadas, por acaso alguém viu, ouviu ou leu em algum lugar, qualquer mínima alusão a uma possível volta do mata-mata ???

    Não adianta… Os times do eixo Rio-Sampa foram, são e sempre serão os “queridinhos” da grande mídia e da CBF. E qualquer outro time fora desse eixo que queira ser Campeão Brasileiro, tem que ter time bom de verdade !! Porque é mais do que sabido que não basta ganhar só do time adversário em campo. Tem que saber fazer gordura que suporte pelo caminho até mesmo algum árbitro mais “tendencioso”. Caso contrário, vai ficar só na lamentação o resto da vida.

    E qualquer cronista esportivo fora do eixo Rio-Sampa que ousar levantar essa questão novamente do mata-mata, será escurraçado e ridicularizado pela maior parte da Imprensa Esportiva Nacional.

    Chora menos quem pode mais !!!

    • José Eduardo Barata disse:

      Quem sou eu para dar “pitacos” em seus comentários .
      No entanto , me atrevo a questionar a referência sobre
      “os queridinhos da mídia” .
      Antes fossem , mesmo , essa singela caracterização .
      Na verdade , são todos eles peças de uma engrenagem
      macabra , soturna , bandida e corrupta , em uma relação
      promíscua entre os agentes citados .

      • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

        Caro José Eduardo Barata,

        Vc tem total direito de dar pitacos sobre os meus comentários sempre que quiser. Até porque, vc sempre sabe como se portar de forma educada e respeitosa. Sem falar que é justamente o contraditório que nos leva a refletir, reciclar e quem sabe rever algum conceito. Sinta-se sempre à vontade !
        E com relação à engrenagem podre do Futebol Brasileiro, neste caso infelizmente é geral viu…

        Abraços

  • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

    Terrível empate este do Cruzeiro de ontem viu… Péssimo mesmo !
    E ainda temos um Presidente ( ? ) que tem a cara de pau de falar na maior rádio de MG que nunca se preocupou com risco de rebaixamento do Cruzeiro neste ano. Por aí o senhores podem perceber e entender do porquê do Cruzeiro estar nesta situação.
    A nossa situação é caótica e vem esse Presidente gagá tentando passar uma falsa tranquilidade pra Torcida.
    O time é limitado. Está ansioso demais. E os jogos que restam são todos difíceis. Então, como ficar “tranquilo” Presidente caduco ??
    Se tivesse conquistado os 03 pontos ontem, o time ficaria melhor pelo menos psicologicamente para enfrentar o Corinthians na quarta-feira. Agora, além de ter se complicado ainda mais dentro de casa contra o todo-poderoso Chapecoense, já vai entrar mais pressionado ainda contra o Corinthians, o desgaste será muito maior e as consequências podem ser muito piores do que a desclassificação por si só da Copa do Brasil.

    • Alex disse:

      …pois é meu amigo Claytinho, vc fala tanto da série “B” do Galo que eu acho que vcs estão atraindo ela pra vcs….kkkk…vcs tem 2 jogos fora, se não ganhar pelo menos 1(de preferência do Vitória), já era….kkk….Marinho que M.I.&.R.D.@ vai jogar….kkkkk…um abraço!!!!

      • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

        Graaaaande Alex !

        Realmente, eu exploro bastante a questão da segundona de vcs, porque é uma forma de provocação e zoação, em cima de uma verdade, sem precisar inventar nada e por ser um vexame que time grande nenhum gostaria de ter na sua história.
        Mas a situação pro meu lado não tá nada boa mesmo não… rsrs
        Enquanto vejo alguns lunáticos insistindo naquela balela de dizer que “time grande não cai”, eu continuo apreensivo sim. E só vou respirar aliviado o dia que o Cruzeiro atingir a pontuação que matematicamente possa livrá-lo dessa mancha eterna. Os jogos restantes do Cruzeiro são dificílimos, o risco da segundona é real e tenho ainda que ficar vendo uns Cruzeirenses tentando demonstrar aquela falsa tranquilidade… rsrs

        • Alex disse:

          …é verdade Claytinho, é verdade….dos 3 grandes que lutam pra não cair eu acho que um cai….vamos aguardar….a favor de vcs é que dos 3 , vcs são os “menos pior”….contra vcs tem o fato de não ganharem em casa, os outros 2 ,estão fazendo o dever certinho….vamos esperar…..

  • Carlos Almeida disse:

    Na minha seleção celeste de todos os tempos, o ataque é Ábila e Riascos.

  • RODRIGO COUTO disse:

    Crônica do Domingo. sofrimento desesperador, Abila perde penalti, torcedores emplumados a comemorar precocemente felizes, começa o outro jogo, cinco minutos dois gols depois empatam e o locutor da atletiaia a gritar vamos virão galão da pirraça, vem o terceiro gol do Botafogo, tudo esta em seu lugar, Graças a Deus! continua o sofrimento, 45 anos sem Brasileiro!! kkkkkk!!

  • J.B.CRUZ disse:

    Todo final de campeonato é assim mesmo..Agora é focar na COPA BRASIL, da qual somos TETRA…Vida que segue….
    CRUZEIRO SEMPRE !!!…

  • Renato César disse:

    Eu vi este final de semana algum site falando que a meta celeste era o G6. Para isto, o clube teria que tirar uma diferença de 10 pontos e passar 6 adversários na tabela. Sério que alguém acreditou? O Galo precisa tirar 8 pontos e passar dois adversários para ficar com o título e todo mundo sabe que é praticamente impossível.

    Na conta celeste, o que tem que ser olhado a distância para o 17º. Na próxima rodada o Sport não vai vencer o Palmeiras em São Paulo. Mas, nas rodadas seguintes, a situação complica.

    O clube vai estar com 40 pontos na última rodada, tendo que vencer o Corinthians para, talvez, não cair. Desçam do salto alto e se preocupem mais com isto.

  • Julio Avila (Mariana) disse:

    Os deuses do futebol ontem estava com a chape,o time largo viu!
    pelo menos estamos criando as chances,na hora que começar guardar na rede sai de baixo!

    • José Eduardo Barata disse:

      Esse comentário foi uma das coisas mais engraçadas
      que tenho ouvido/lido nos últimos dias .
      Futebol , pelo futebol , é divertido demais da conta .
      É uma pena existirem CBF, Rede Globo , juízes , ……..

      • Alex disse:

        …Barata, estou mijando de rir da cara dele também….a cada dia ele se supera….kkkk…será qtos anos essa criança tem?…eu acho que não passa de 12….kkkk….”na hora que começar guardar na rede sai de baixo!”….qdo começar a guardar, o campeonato já acabou….kkkkkkkkkkkkk

  • BRG disse:

    Falta qualidade técnica ao Cruzeiro, simples. As duas laterais são sofríveis e o ataque é muito mediano.

    Agora, uma pergunta: somente eu que acho o Ábila extremamente grosso e muitas vezes sem inteligência para se posicionar? Me impressiona a sua falta de habilidade para dar sequência às jogadas. Infelizmente lhe falta uma uma característica preponderante para um centroavante de seu estilo (trombador), altura para se dar bem nas bolas aéreas!!!

  • Leandro Fábricio disse:

    se perder pro vitória na proxima rodada o time baiano que é o primeiro do z-4 irá aos mesmos 38 pts do enseada rsrsrs… aí volta pro CTI de novo…. tem jeito não a agonia irá até o fim….

  • Leandro Fábricio disse:

    ábila melhor que pratto kkkkkkkkkkkkkkkkk diziam alguns…

    será que com a ajudinha da conmebol subindo para 6 o numero de vagas pra libertas o enseada vai conseguir chegar ao g-6????? kkkkkkk acho que nem assim… quem diria que a pouco antes falavam em g-4 kkkkkk quanta petulancia dos felpudos

    • Marcão de Varginha disse:

      Se a CBF fosse uma entidade séria, adotaria mais duas vagas para o descenso, seguindo o exemplo da CONMEBOL que aumentou 2 vagas para a disputa da TLA 2017… mas a CBF não é séria, infelizmente!
      – Se acontecesse minha sugestão, as testemunhas viveriam com o … na mão!
      – #benecyeternomito

  • Thiago disse:

    O calvário continua. O próximo e jogo de seis pontos contra o Vitória, e torcer pra.sport, São Paulo e inter no máximo empate.
    A turma.tem que treinar finalização num e possível errar tanto gol assim.