Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A atividade de árbitro é a mais difícil no futebol. Em compensação, ninguém tem tanto poder, proteção e impunidade como ele

Nilton Santos, chamado de “Enciclopédia do futebol”, jurou que um  dia acertaria Armando Marques, até que este dia chegou, no Maracanã, num jogo do Botafogo contra o Atlético, quando ele era diretor do clube carioca. Armando quase escapou, mas o ex-lateral foi certeiro no pontapé.

* * *

Muito pelo contrário, quanto mais polêmico, maiores as chances de ser contratado por uma rede de televisão, aberta ou a cabo, onde ganhará um bom salário como comentarista. Isso, depois de apitar a uma Copa do Mundo. Parece que é “prêmio” por serviços prestados a uma das entidades que mandam no futebol, do continente e do mundo. Sandro Meira Ricci parece seguir a cartilha. Através de um especialista em leitura labial, o programa Esporte Espetacular, da Globo, mostrou que o inspetor de arbitragem do Flamengo 2 x 1 Fluminense, senhor Sérgio Santos, disse a ele durante a confusão:
– A TV sabe. A TV sabe que não foi gol.

Depois que o Ricci tinha ouvido o bandeirinha e validado o lance. Espantado, o comentarista de arbitragem da emissora, ex-árbitro Paulo César de Oliveira, lembrou que em situações como essa o apitador só pode receber informações dos bandeirinhas e quarto árbitro. “Inspetor não pode ter contato com quem apita ou passar informação”, disse.

Minutos depois a CBF informava que o assunto está encerrado e que o Fluminense pode esquecer a pretensão de anular o jogo.


» Comentar

Comentários:
34
  • Marcos Vitório disse:

    Para mim a arbitragem já está mais que profissionalizada. Quanto ganha um árbitro desses jogos? Outra coisa, questão de carácter não é questão de profissionalização. A questão é de credibilidade no campeonato, na confederação e federações, nos tribunais desportivos, comissão de arbitragem, estes sim precisam ser honestos e profissionais. Enquanto vivermos um campeonato que faz de conta que é honesto, onde interesses diversos sobrepõem os interesses comuns dos clubes na competição, dúvidas serão levantadas quanto a manipulação e não existirá justiça.

  • Igor Mendes disse:

    Engraçado, lá no post do jogo do Cru cru eles alegam um penal não marcado, mesmo depois do Ábila errar um. Quando um azulino reclama não é mimimi. Ao ler as postagens, parece que o Cru cru ganhou de 10 X 0 da Chapecoenses e disputa o título.

  • Igor Mendes disse:

    A sorte do Cru cru é que o árbitro pouco erra contra ele, senão já estaria rebaixado. Vence muitas partidas jogando mal.

  • Leandro Fábricio disse:

    tem que profissionalizar a arbitragem, o cara tem que viver daquilo… aí quero ver acontecerem esses “erros” grotescos e continuos…

    existem serviços extras a profissão que são chamados “bicos”, mas o cara tem como pilar uma profissão… arbitro de futebol não é profissão porque tal não é profissionalizada óbvio, então vc vê um juiz de futebol que na verdade tem como profissão a policia, médico, analista de sistemas etc etc… na verdade arbitro de futebol é um “bico” que se o cara cometer um erro crasso ele não está quase que nem aí, não vai doer no bolso dele porque ele não exerce a profissão arbitro de futebol porque tal não existe aqui no Brasil, e principalmente aqui onde o arbitro erra e sua punição é ficar 3 joguinhos na geladeira para depois voltar…raro são os que são banidos…se é que algum já foi

    um policial ao cometer tortura corre serios riscos de ser expulso da coorporação
    um médico esquece o bisturi dentro do paciente corre o risco de não poder exercer mais sua profissão
    um dentista aplica uma anestesia errada e deforma o rosto de um paciente corre o risco de não poder exercer mais sua profissão…
    um açougueiro vende uma carne errada corre o risco de ser demitido pelo dono do açougue…
    e por aí vai…estou usando exemplos mais pesados, mesmo erros menores podem acarretar serios prejuízos a quem os cometeu nessas e em outras profissões…

    e o arbitro de futebol???? que na verdade não existe como profissional…

    o arbitro de futebol comete erros cruciais que interferem em resultados de partidas, erros que podem decidir rebaixamentos, decidir quem será o campeão, erros que podem decidir um futuro de uma instituição de futebol no que tange a cotas de tv, de folha de pagamento ou seja na saude financeira de uma instituição de futebol entre tantas outras coisas…..

    e o que acontece a ele???? pega um gancho de 3 a 4 jogos sem apitar pra depois voltar….

    não tô falando que arbitro de futebol não pode errar e nunca vai errar…. mas tem alguns “erros” que são cruciais e na verdade todo mundo sabe que não teve nada de erro, houve má intenção mesmo….antes que alguém possa a vir dizer “mas como vc sabe ou tem certeza quando um arbitro está com má intenção” …. no seu histórico…

    sei se tô certo não, mas só estou repassando minha lógica de pensamento no que tange a melhorar a arbitragem no futebol brasileiro….

  • Rafael disse:

    Kkkkk mto boa essa do Nílton Santos! Figuraça!

  • Marcão de Varginha disse:

    Pelos comentários nota-se que alguns são adeptos do “não pode roubar, exceto à favor de meu time”. Se acaso algum árbitro tendencioso “errar” numa partida de determinado time ocasionando seu rebaixamento, alguns mudarão de opinião. Podem apostar!
    – No futebol sempre existiu e existirá erros de arbitragem por má colocação do juiz e/ou bandeirinhas, mas erro crasso é motivo de punição do apitador que detém o poder individual de decisão, e independente das opiniões de quem quer que seja, está mais que comprovado que o Galo é um dos clubes mais prejudicados pela arbitragem brasileira, pois, não possui convênio com a CBF e nem com sua famigerada comissão de arbitragem,e até esta data não assumiu ter literalmente “comprado” qualquer resultado!
    – O Brasil historicamente está impregnado de corrupção em todas as áreas, sem exceção! Algumas leis são claras: algo pode ser proibido, mas pagando pode!
    – #benecyeternomito

  • José Eduardo Barata disse:

    Para registro
    ==========
    Post sobre o GALO até agora : 91
    Sobre os azuis …………………. : 19
    É covardia .

  • José Eduardo Barata disse:

    Ok , o juiz não viu , só as câmeras bem colocadas
    captam todo o lance , mas o auxiliar NÃO TER VISTO
    a falta do Egídio , DENTRO DA ÁREA , no jogador do
    Figueirense , NA FRENTE DELE , a poucos metros ,
    aí não tem jeito : É ARMAÇÃO .

  • paulo f disse:

    Kajuru avisou… enquanto esse grupo podre estiver na CBF, o galo nao ganha brasileiro

  • Juca da Floresta disse:

    45 ANOS DE DESCULPAS!

    O Galo viu suas chances de ganhar o Brasileirão serem reduzidas por causa da derrota para o Botafogo. Houve erro da arbitragem sim, porém, os árbitros erram contra e a favor. Ele não viu a mão na bola do atacante botafoguense no primeiro gol. E vale lembrar, que o galo teve 90 minutos, com os acréscimos, para virar o jogo e faturar os três pontos, mas foi incompetente para tal.

    Chega de desculpas de arbitragem. Todo ano é a mesma coisa. São 45 anos de incompetência para ganhar o título brasileiro, e as desculpas esfarrapadas começam. Tem que ter competência para ganhar os jogos. O Atlético é um time instável, embora o presidente tenha contratado vários jogadores de nome e peso. Alguns, é verdade, já deram caldo e ganham fortunas, mas não resolvem mais.

    Não adianta ter grupo forte, se o time não joga o futebol dele esperado. Será mais um ano na fila.
    O torcedor está cansado de sonhar, de acreditar num título que nunca vem. E a desculpa é sempre que a arbitragem prejudicou. sabemos que há erros crassos e que há erros venais. Porém, com 50 câmeras fiscalizando tudo, fica difícil um árbitro querer roubar para A ou B. E quando um time é competente, ele supera erros de arbitragem e ganha os títulos.

    • paulo disse:

      Aonde clico para dar um LIKE? Não é possível um time que quer ganhar o brasileirão tomar 40 gols! Por mais que os árbitros sejam tendenciosos e aprontem,eles não são responsáveis por esse caminhão de gols que o time tomou ao longo do campeonato…

    • Paulo F. disse:

      Ele nao viu a mao mas o bandeira viu e assinalou, esse eh o problema, nao eh so a mao, o bandeira marcou o arbitro ignorou nem foi perguntar porque a bandeira foi levantada.

      Cruzeirense eh muito nojento, asco

      preocupa com o seu time senao ele cai viu

      quem diria que os papeis se inverteriam, alegria agora de maria eh secar o galao

  • Alisson Sol disse:

    Continuo achando que isto é coisa de torcedor chorão…

    Outra coisa a notar: quanto tempo o jogo ficou paralisado? Se alguém acha que “interrupções para rever lances” é algo que a TV vai ser contra está redondamente enganado. No futebol americano, assim que o árbitro pede a revisão, entra o comercial. Não adianta nada. Como já comentei em várias outras oportunidades: a TV pode até ter 18 câmeras filmando, mas o árbitro não vai ter tempo de ver lances de todos os 18 ângulos, ainda mais em câmera lenta. Resultado: mesmo com revisão, a arbitragem acaba cometendo erros. Ontem mesmo, o Seattle Seahawks venceu uma partida onde no último lance do adversário o defensor do Seahawks fez uma falta… “clara” desde que vista do ângulo certo.

    A arbitragem erra. Assim como há jogador que erra.. até penalidade. Já quem tem competência, passa por cima de todos os erros. Quem não tem, “terceiriza a incompetência”… (é sempre do outro!)

    • Tonho ( Mineiro ) disse:

      Na Australia o NRL Rugby League usa o o video que e analisado por 3 arbitros nas cabines com audio para TV e todo o estadio que tambem acompanha o video. O problema e que para anular um ponto que nao interessa a ninguém, eles voltam o lance ate 3 minutos e acham alguma coisa irregular, quem controla tudo são humanos que estao ” sujeitos ” a erro, para analisar o impedimento uma fração de segundos muda tudo e quem para o video e humano, esporte e um bussines que visa lucro como qualquer outro bussines em qualquer lugar do mundo.

    • José Eduardo Barata disse:

      Bem colocado .
      Mas que houve erro , houve .
      Que houve incompetência para virar o jogo ,
      também , e muita .
      E no tocante ao GALO , era preciso não ter
      tido um início tão horroroso de campeonato .
      Lá , nas primeiras rodadas , se acumula a
      gordura para gastar nos erros de arbitragem.

      • Alisson Sol disse:

        Que fique claro: certamente ocorreram erros da arbitragem. Mas quem joga futebol regularmente sabe que juiz que “quer influenciar” o faz não em lances capitais, mas na “faltinha” que para o ataque do time a ser prejudicado. Enquanto isto, a bola rola solta no sentido contrário…

        O maior problema é que a “crônica esportiva” brasileira é superficial. Não fazem análise detalhada de partidas, de departamento técnico, de esquemas táticos, de jogadores. Agora é que está chegando ao Brasil a “assistência” para o gol. Antes, apenas o jogador que fazia o gol era lembrado. A crônica esportiva “educa” o torcedor para fazer isto aí: focar a incompetência do seu clube no árbitro.

        Eu fico aqui pensando em quanta coisa foi feita errada para o Cruzeiro este ano para estar na situação em que está. E imaginar que alguém ainda pode culpar um juiz se, no último jogo, um lance polêmico causar o rebaixamento do time. Vejamos:
        – Contratações estranhas, algumas gerando a suspeita de agrado a empresários que fizeram favores no passado, outras parecendo coisa para agradar empresário, pensando no futuro.
        – Trocas de técnico de maneira improvisada. Diretoria não “dirigindo” o técnico e deixando-o fazer testes durante pleno Campeonato Brasileiro.
        – Atuações taticamente erradas em jogos dentro de casa. O clube perdeu vários jogos em que se lançava ao ataque para “marcar o gol a qualquer hora”, e acabava levando contra-ataques certeiros.
        – O mais confortável Departamento Médico do mundo: jogador que entra não quer sair, e se é expulso, dá um jeito de voltar rapidamente!
        – Preparação física horrível. Você vê jogadores na Europa dando pique aos 40 minutos do segundo tempo. No Brasil e, especialmente no Cruzeiro, tem jogador cansado com 20 minutos do primeiro tempo!
        – Planejamento tosco e sem prioridades. O clube cheio de coisas para fazer, e o presidente dedicando-se à “Primeira Liga”. Pergunto: alguém sabe (sem pesquisar), o site da “Primeira Liga”? Lembram do Campeão?

        Enfim: o Brasil é um país onde planejar é crime, e executar planejamento feito então é crime bárbaro. Mais fácil ficar jogando a culpa nos outros…

  • Cláudio Henrique disse:

    Só para botar gasolina no fogo…..rs

    1- no primeiro gol do Botafogo tinha nove jogadores do atlético dentro da área e apenas um subiu de cabeça para tentar cortar o cruzamento. O jogador do botafogo estava sozinho quanto fez o gol.

    Mas a culpa da derrota foi do juiz….

    2- no segundo gol o junior urso pedeu uma dividida, o rafael carioca ficou olhando o avanço do adversário e o carlos cesar tomou uma incrivel bola invertida, de mais de 50 metros de distancia, nas costas.

    Mas a culpa da derrota foi do juiz….

    3- no terceiro gol do Botafogo tinha oito jogadores do atlético dentro da área e apenas um subiu de cabeça para tentar cortar o cruzamento.

    Mas a culpa da derrota foi do juiz….

    Até quando o GALO vai culpar os outros pela sua incompetência ?!?

    O juiz errou no primeiro gol ?
    Mais ou menos, pois tanto o juiz, quanto o bandeira estavam sem a visão do lance.
    Só se pode ver o toque de mão pela câmera posicionada atrás do gol, logo, o juiz apitou o que ele viu, pelo seu ângulo de visão: um domínio na coxa do atacante do botafogo.

    • José Eduardo Barata disse:

      Quem sou eu para discordar , mas posso observar que
      o Carlos César NÃO teve nada a ver com o segundo
      gol , que começou com a lambança do Urso .
      Estávamos cinco pessoas assistindo ao jogo e eu logo
      comentei no início do contra-ataque que o Camilo
      estava totalmente sem marcação na intermediária .
      Quando a jogada se desenvolveu , o Camilo entrou
      livre na área , deixando o Carlos César na dúvida
      sobre quem devia dar combate .
      E esse tipo de jogada , quando não joga o General ,
      é recorrente no GALO . Só não vê quem não quer .
      No mais , você disse o que tinha que ser dito . .

  • Alexandre Assis disse:

    Me impressiona como a imprensa mineira trata o Atlético. O time só sabe reclamar, ninguém vê o quanto o Galo jogou mal o 1º tempo, ninguém vê o tanto que a diretoria errou, o Marcelo Oliveira errou; mas na hora de cobrar as coisas do Cru Cru eles ficam numa valentia danada. Não é por causa destes detalhes que o árbitro tem que errar contra o Galo. Me causa espanto, ver Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Fluminense e Cru Cru reclamando de arbitragens. Agora vem o Botafogo que a semana passada já havia ganhado do Inter roubado. Percebo que os times que mais defendiam o Clube dos 13, Galo, Inter e Grêmio, são os que mais sofrem. Tem cronistas dizendo que o penal marcado para o palmeiras foi em recompensa a outro não marcado anteriormente, mas assim eles não agem perante outros clubes. Pior de tudo, sempre que os protegidinhos reclamam, eles vencem o próximo jogo. Galo, CAP e Grêmio que se cuide, estão fazendo de tudo pros times do Eixo irem à Libertadores.

  • Marcelo de Andrade disse:

    O que esperar de uma comissão de arbitragem que tem José Roberto Wright em sua composição?
    Vocês já se esqueceram que ele está lá?
    Tolinhos.

  • EDUARDO - BH disse:

    Joguei a toalha: – Depois dos ultimos acontecimentos com arbitragem, nao assisto e nem vou mais acompanhar futebol brasileiro. Chega de ser enganado. Muito menos gastar com o socio-torcedor e ir a campo. E todos sabem o quanto temos de nos sacrificar com preços surreais, pessima mobilidade, flanelinha, agressoes, assaltos, desrespeito etc.. A falta de credibilidade no nosso futebol há muito tempo é imensa. Relutei e relevei . Mas chega em um ponto que se continuar é ser muito massoquista. Adeus futebol !!!

  • Marcelo Araujo disse:

    esse é o retrato do brasil fora das 4 linhas. ou melhor, dentro, mas que vem de fora. um atentado aos já péssimos costumes vigentes em se tratando de arbitragens, 99% medíocres e desonestas, 100% famigeradas. uma classe que deveria ser substituída por robôs. se um dia eu ver o jr Rato atravessando a rua, eu atropelo o rato, e passo em cima 3x para certificar que o verme está morto. o mesmo para esses canalhas da atualidade: sandro ricci, heber lopes, wagner reway e todos os outros. não salva um! e a CBFRarsa, essa continua como sempre, a entidade mais desmoralizada da terra brasilis. selecinha cai-narinha que vá ficar debaixo do viaduto guararapes. deixem a cidade do Galo para a seleção argentinha.

  • Renato César disse:

    Meu sonho era fazer isto com o Rato!

  • DUDU GALOMAIO BH disse:

    É o que sempre digo: Não é “Brasileirão 2015,2016…” …é “LIXÃO 2015,2016…”.
    É um campeonato super imundo. Muita sujeira e canalhice que definem os que podem e não podem ser campeões, independente do fator técnico ou competitivo.

    • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

      Caro amigo Dudu GALOMAIO,

      Calma sô… rsrs
      Mas vem cá… Se vc realmente pensa assim, por acaso vc seria a favor do seu time nem participar de um Campeonato de cartas marcadas, um lixão como vc disse ser ??

      Abraços

      • DUDU GALOMAIO BH disse:

        Sim, Clayton. a resposta é sim.
        Os times que não estão na panelinha (Galo, Inter, Grêmio, etc) deveriam sair desse “LIXÃO” e criar um campeonato a parte, juntamente com outros historicamente prejudicados pelas imundícies da CBF.

        Seu time não precisa. É “carta branca”. Não é favorecido mas também não é perseguido pela imunda, bandida e corrupta CBF.

    • Raws disse:

      Dudu, o pior que tem muito atleticano que entra na onda do outro lado, achando que time para ser campeão tem de ganhar “disso” tudo. Como se no Brasil todo ano fosse fácil disparar. Temos culpa sim, esse ano o time deixou a desejar, porém, “uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa”

      • DUDU GALOMAIO BH disse:

        Sim, Raws. O brasileiro é assim mesmo… acredita que há sujeira em tudo… na política, no trabalho, etc… mas quando se trata de futebol, são doentes ao extremo e não admitem o óbvio, porque vale mais criticar e menosprezar o que ocorre com aquele time que “não se gosta”.

  • José disse:

    Para medir os “erros” de arbitragem somente calculando o índice: Apito Amigo !!!
    https://apitoamigodotimao.wordpress.com
    Imagina quando criarem o “apito amigo” do Fluzão, do Mengão, do Fogão, do Vascão e todos os demais times das Séries A e B ?!?

  • Alex disse:

    …..eu já não me assuto com arbitragens como a de ontem….contra o Galo isso é “normal”….alguém achava que ao mandar um árbitro que apitou 4 partidas apenas na série “A” , a CBF estaria agindo corretamente?….e o penalti no Gabriel Jesus?…por iso o Galo tem mais facilidade m jogar na Liberta, lá não tem CBF pra influenciar…..

    • Raws disse:

      Alex, o problema ainda maior é nos acostumarmos com isso e ainda os poucos bons profissionais imparciais da imprensa desistirem de apontar essas “coincidências” todo ano.

  • Marcos disse:

    Ver cruzeirense debochar de atleticano hoje em dia é o mesmo que ver uma dondoca falida e recém banida da alta sociedade debochar dos raros insucessos de uma empresária, que ainda assim continua próspera.