Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Secretário Nacional de Esportes, Gustavo Perrella acha que ingresso do futebol tem que custar caro mesmo

Se depender do atual governo, a elitização do futebol vai ser consolidada e o povão cada vez mais longe dos estádios. Ocupando o cargo de Secretário Nacional de Futebol e de Defesa dos Direitos do Torcedor, Gustavo Perrella falou sobre isso e outros assuntos (inclusive sobre o helicóptero) em entrevista à Folha de S. Paulo:

* “Não adianta pagar milhões a jogadores e não cobrar, diz secretário de futebol”

CAMILA MATTOSO
DE BRASÍLIA

Há três meses no cargo, o secretário Nacional de Futebol e de Defesa dos Direitos do Torcedor, Gustavo Perrella, 33, diz que não vê problema nos preços altos de ingressos praticados pelos clubes.

“O futebol é caro”, afirma à Folha. Segundo ele, “a conta tem de fechar”.

Ele é filho do senador e ex-presidente do Cruzeiro José Perrella (PDT-MG), e foi escolhido para o cargo no Ministério do Esporte durante o período de interinidade do presidente Michel Temer.

Dono, junto com o pai, do helicóptero encontrado pela Polícia Federal no fim de 2013 com 445 kg de cocaína, o secretário se incomoda pelo episódio ser lembrado até hoje. Não foram achados indícios de participação dos dois no caso e, por isso, nunca responderam judicialmente.

Perrella faz ainda um alerta ao defender a ajuda do governo aos clubes: “Eles estão indo à falência”.

Além disso, defende mudança do calendário do futebol brasileiro para deixá-lo semelhante ao europeu.

Escolas nos clubes
O meu sonho é implantar escolas dentro dos clubes brasileiros. O atleta que não sair como jogador vai sair com formação de vida. Não sabemos ainda como vai ser exatamente. Pode ser uma plataforma online, por exemplo.

Calendário do futebol
Tem de ser revisto. É uma briga antiga. Dentro de um grupo de trabalho, a gente vai poder dar sugestões [para a CBF]. Vamos ouvir os atletas também. Eu acho que uma saída é ajustar ao calendário europeu. Principalmente pela questão das transferências dos atletas. Você monta um time hoje sem saber se vai chegar com o mesmo ao fim do campeonato.

Elitização dos estádios
Houve uma modernização grande. Os estádios estão prontos para receber todo tipo de evento. O país está repleto de estádios. O futebol é um esporte muito caro. A gente vê os salários que os jogadores recebem, multimilionários. O clube tem de criar receitas. Vejo o futebol como um espetáculo. A conta tem de fechar. Não adianta você pagar milhões para jogadores e não cobrar nada de quem está lá assistindo a esse show. Eu não vejo como essa conta fecha.

Salários dos jogadores
Não é um problema do Brasil, é do mundo. O jogador é um artista. Quem sou eu para mensurar o que uma pessoa tem direito a ganhar? Tudo é um mercado. Não dá para ter salários minúsculos aqui se lá fora oferecem grandiosidades.

Dirigentes “eternos”
Isso eu não concordo. Eu defendo a profissionalização das federações, que é o que está na Lei Profut [de refinanciamento de dívidas de impostos]. As federações precisam modernizar as gestões. Se fizerem isso, vão somar.

Del Nero sob investigação
Afetou o futebol de forma geral, já que a Fifa também teve problemas. Defendo a transparência, que as investigações aconteçam para que os culpados sejam punidos.

Campeonatos estaduais
É uma das coisas que pesam no calendário. Temos de lembrar que o futebol é mais do que apenas os maiores clubes. A importância dos Estaduais é para os clubes menores.

Interferência do governo
Parece um jeito pesado de dizer, mas vejo como a salvação. Os clubes estão indo à falência. Se não tivessem a oportunidade que tiveram, com a Lei Profut, se o governo não tivesse estendido a mão, não haveria um caminho bom para o futebol no futuro.

Episódio do helicóptero
Me incomoda muito. A situação é que nunca houve nenhum processo. A polícia sabia desde o começo da nossa isenção. A quadrilha estava grampeada havia muito tempo. Eu fui falar por vontade própria, porque realmente nunca teve um processo sobre isso. Todo mundo que tem um motorista pode ter um dia ele sendo pego por alguma coisa. Fui penalizado pela imprensa, julgado. A imprensa fez de um jeito para prejudicar a nossa imagem. Como figura pública, estou sujeito a isso.

Relação do pai com a “bancada da bola”
Nunca vi o senador [José Perrella] defender os interesses da CBF. Ele defende os interesses do futebol. Mas sugiro que você pergunte isso a ele. A secretaria vai defender o futebol, não vai defender o interesse de ninguém especificamente.

Impacto da crise política
Eu não falo nem só por mim. Todo país que vive mudança de governo afeta a vida de todas as pessoas.

Esporte universitário
Tem um modelo que funciona muito bem nos Estados Unidos. O aluno recebe bolsa de estudos para jogar. Acho que temos de criar um grupo ministerial para que a gente possa pensar nisso. Vamos ver se é viável criar algo assim aqui no Brasil. Um dos nossos primeiros projetos é criar um grupo de trabalho para levantar dados do futebol.

RAIO-X GUSTAVO PERRELLA

Nome
Gustavo Henrique Perrella Amaral Costa

Nascimento
12.mai.1983, em Belo Horizonte (33 anos)

Formação
Administração de empresas

Cargos mais importantes
Secretário Nacional de Futebol e de Defesa dos Direitos do Torcedor (desde junho deste ano)
Deputado estadual em Minas Gerais (cumpriu um mandato, entre 2011 e 2015)
Vice-presidente de futebol do Cruzeiro Esporte Clube (entre 2009 e 2010)

http://www1.folha.uol.com.br/esporte/2016/09/1814580-nao-adianta-pagar-milhoes-a-jogadores-e-nao-cobrar-diz-secretario-de-futebol.shtml


» Comentar

Comentários:
30
  • Carlos Almeida disse:

    Seria como encontrarem um pacote de bagulho no meu guarda-roupa e eu dizer que era a faxineira que a escondia.
    Tem alguma chance de ser verdade? Talvez, nesse mundo tudo é possível, mas…

    Temos nesse caso, o filhote de um gângster, que fez toda a sua fortuna e da família no submundo do futebol, e até a carreira desse rascunho, primeiro de cartola, e agora de político, foi financiada pelo cruzeiro.

    Podem até ser inocentes, mas por dinheiro e poder os Perrellas fariam mta coisa.

    São um dos tumores que precisam ser extirpados do futebol e da política.

    Impressionante é como parece com o Zé Linguiceiro…
    Esse é filho do pai msm…

  • DUDU GALOMAIO BH disse:

    Algo a se estranhar?
    De quem esse sujeitinho é filho?
    Normal demais… nas veias desses dois, pai e filho, corre “chorume” ao invés de sangue.

  • Pedro Vítor disse:

    Cara de pau demais este Gustavo Porrela digo Perrela.

  • José Antonio disse:

    Esse aí ganhou o cargo em troca do voto do pai no impeachment da Dilma. Só uma pergunta;. ele não era o dono do tal helicóptero preso com MEIA tonelada de cocaína???? E como entra de graça nãoaa precisa se preocupar com o preço do ingresso….

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    33 anos. Idade de meu afilhado que carreguei no colo. Alguém podia mandar esse menino ir se catar, chupar coquinho, brincar de carrinho de rolemã ou então comer 3 quilos de sal antes de abrir a boca.
    Chico, entrega prá ele os posts dessa matéria. Para ele ver como “gostamos tanto” dele e do pai. Sou cruzeirenses.

  • Lucas H. Nobre disse:

    Jogo do Palmeiras pênalti escandaloso, mão do Mina, não assinalado. Gol do Flamengo, Guerreiro a 1 metro adiantado da linha de impedimento também escandaloso, na cara do bandeira e do árbitro. Os comentaristas dizem ser erros normais de arbitragens. Mas sempre para os mesmos clubes? No próximo jogo o Curingão é recompensado.

  • Alex Souza disse:

    Olá Chico Maia, fantástica vitória do Sada-Cruzeiro. As coisas ficaram russas para o Zenit Kazan que tomou 3 a 0 no lombo (parciais: 25/21, 25/23 e 25/18). Grande partida de Evandro, Leal e Isac, além de Willian. Sada-Cruzeiro Tricampeão Mundial.

    • J.B.CRUZ disse:

      CARO ALEX: Pelo menos até 2.020, não teremos adversários à altura do SADA-CRUZEIRO, o maior do Vôlei no Mundo…
      Parabéns a VITÓRIO MEDIOLLI, pelas duas conquistas em menos de 20 dias no Esporte e na política: PREFEITO DE BETIM, no primeiro turno e agora TRI-MUNDIAL no Vôlei MUNDIAL..
      Este ano as boas festas estão começando mais cedo para a grande nação cruzeirense..Merecemos…

      • Luiz disse:

        Prezado JB,
        Bela vitória do SADA, o Cruzeiro só entra com o nome, assim como o Boa de Varginha, o Ipatinga, e tantos clubes de empresários por ai afora. Assim como o Sada foi campeão, a Pax de Minas foi campeã mundial de futsal, pois o Galo não gastou um centavo com o time. Ainda veremos nossos clubes investirem verdadeiramente nos demais esportes. Uma hora será o Basquete do Galo, o atletismo do Galo ou o Futsal do Cruzeiro, o Handebol do América..quem sabe? Por hora não vibro com “times emprestados”.

  • Alex Souza disse:

    Vitória 0 x 1 Cruzeiro – 32ª Rodada do Campeonato Brasileiro 2016
    Estádio Barradão – Salvador/BA – 2317:00Outubro2016 – Domingo

    RESUMO DA PARTIDA: Um resultado importante (o time foi a seis pontos de distância da zona da degola) e administrado com dificuldade pelo time, que conseguiu se superar com um jogador a menos. Ariel Cabral marcou um gol numa conclusão dificílima e Rafael foi o grande destaque, com defesas seguras, saídas pelo alto e no penal batido por Cárdenas, fruto de uma marcação rigorosa da arbitragem em disputa pelo alto entre Manoel e Kieza. Em campo houve sabedoria para jogar fora de casa e conter um adversário desesperado.

    DILEMA: Por força das partidas pela Copa do Brasil, contra o Grêmio, o Cruzeiro foi a campo na Bahia com um time bastante alterado na sua formação, com vários titulares poupados ou ficando apenas no banco de reserva. Uma decisão difícil para o clube; não há como negligenciar duas situações importantes, seja a disputa de vaga na final da Copa do Brasil ou fugir do bolo dos times que lutam contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

    MARCAÇÃO E DOMÍNIO: O Cruzeiro dominou as ações da partida no 1º tempo, conseguindo manter boa posse de bola e evitar qualquer tipo de sufoco do time baiano. Sem se expor muito a riscos o time azul foi ao ataque com mais qualidade que o Vitória, tanto é que os baianos rebateram a bola a escanteio várias vezes e recorreram a faltas nos atacantes adversários.

    VANTAGEM: Mesmo jogando em casa o Vitória não conseguia atacar com perigo e seus raros momentos dependiam da força de Kieza, que quase marcou de cabeça ao ganhar da zaga num cruzamento (bola passou pertinho do poste esquerdo do gol de Rafael); o Cruzeiro respondia com perigo em lances de De Arrascaeta, que cobrou uma falta com perigo e deu um excelente chute de perna esquerda perto do ângulo superior esquerdo. A pressão nos escanteios também foi bem explorada e num deles, batido por De Arrascaeta, Ariel Cabral movimentou-se bem e acertou uma cabeçada difícil (a bola chegou baixa) e abriu o placar.

    LÉO EXPULSO: Léo vinha tendo grande dificuldade da marcação de Kieza. No 1º tempo perdeu uma disputa corpo-a-corpo e colocou a mão na bola, sendo amarelado. Na etapa final perdeu uma dividida contra o mesmo jogador depois de um lançamento e, logo em seguida, foi superado em jogada de velocidade e fez a falta, sendo corretamente amarelado e excluído da partida. Sidnei Lobo sacou De Arrascaeta e mandou a campo Bruno Rodrigo.

    SÓ CÁ: Com um a menos em campo o Cruzeiro se postou na defesa e o time baiano a rondar a área azul. Cárdenas tentou aparecer na articulação, Zé Eduardo passou a voltar para buscar o jogo, contudo, o Vitória exibia tremenda dificuldade de propor o jogo. As raras investidas eram em bolas alçadas na área. Aos 28’ os baianos criaram uma chance importante e, na cabeçada de Willian Farias, Rafael fez a defesa e a zaga cortou para escanteio.

    MAIS UM MÉDICO: Escalar “jogador-médico” parece estar virando moda no Brasil. No jogo diante do Corinthians o “médico” da vez foi Giovani Augusto; no jogo contra o Vitória foi Kieza. Em duas oportunidades em que jogadores do Cruzeiro caíram em campo lá estava ele para diagnosticar e tentar levantar adversário “na marra”. Falar ao árbitro e cobrar o acréscimo é o que cabe nessas situações; colocar as mãos no adversário para obriga-lo a se levantar não é papel de adversário. Todo time em vantagem usa desse recurso, pede aquela “água milagrosa” e faz aquela catimba; a arbitragem que acrescente o que for necessária por causa de paralisações.

    DUELO COM RAFAEL: Willian Farias deu um belo chute, rasteiro, no canto direito de Rafael, que rebateu bem e evitou o gol do Vitória, que tentava marcar e igualar de todas as formas. O Cruzeiro, em vantagem e com um jogador a menos, praticamente não aparecia no ataque. Numa das raras investidas Robinho ficou sem opção e perdeu a jogada ao fazer o passe. No contra-ataque o Vitória levantou a bola para a área e, na disputa pelo alto, aparentemente normal, o árbitro assinalou penal de Manoel em Kieza. Cárdenas cobrou e Rafael fez a defesa, salvando a vantagem do time no placar.

    FICHA DA PARTIDA
    VITÓRIA: Fernando Miguel, Diogo Mateus (Vander), Ramon, Victor Ramos, Ramon e Euller; Willian Farias, José Welison e Serginho (Cardenas); Kieza, David (Alipio) e Zé Eduardo – Técnico: Argel Fucks
    CRUZEIRO: Rafael, Ezequiel, Manoel, Léo e Bryan (Edimar); Bruno Ramires (Robinho), Denilson, Ariel Cabral, De Arrascaeta (Bruno Rodrigo); Alisson e Willian Bigode – Técnico: Sidnei Lobo
    Arbitragem: Thiago Duarte Peixoto (SP) auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Herman Brumel Vani (SP)
    Público/Renda: 27.480 pagantes – R$ Não divulgada
    Cartões amarelos: (Vit) Zé Eduardo, José Welison; (Cru) Léo, Léo, Manoel
    Cartões vermelhos: (Cru) Léo,
    Gols: Ariel Cabral

  • Igor Mendes disse:

    Gente atual que lida no futebol, unicamente com o propósito de se aproveitar e, talvez, sem conhecimento algum entra no rol dos capitalistas que querem elitizar nosso futebol. Antigamente, a Europa corria atrás de tudo que se praticava no futebol brasileiro, mas com a ajuda deste tipo de gente, foram afundando nosso futebol e hoje querem copiar tudo de lá. São questões culturais, sociais e econômicas completamente distintas e que talvez nunca andaram juntas. Querer cobrar ingressos caros num pais assolado pela recessão, inflação e desemprego é um absurdo. Uma dessas aberrações foi desmanchar estádios para a copa, quando na verdade, poderiam reformá-los. Melhor seria redução de gastos, a começar pelos salários dos jogadores e incentivar as divisões de bases e a redução dos preços dos ingressos. Esqueçam o lado de lá do oceano e vamos viver nossos problemas.

  • José Eduardo Barata disse:

    Eu disse que não iria comentar nada pois uma
    pessoa como essa não merece o meu tempo .
    Mas é que é duro engolir explicações como
    “…todo mundo tem um motorista … sendo pego
    por alguma coisa ” .
    Se eu pudesse estar frente a frente com esse
    moleque , no sentido depreciativo mesmo , só
    diria a ele para ir vender as linguiças do pai .
    Os caras compraram até nome para estampar
    uma marca . Meu Deus !!!!!!!!!!!!!!

  • Lucas H. Nobre disse:

    Tem muito playboy no Brasil que iniciou a carreira assim, por influência do Tio.E quando entra nessa mamata, dificilmente se doa em prol dos cidadãos e das cidades, só pensam em se locupletar.

  • Alison de Souza Nogueira disse:

    Primeiramente fora Temer!
    Agora explica sobre o helicoca!
    Você não me representa!

  • Marcão de Varginha disse:

    Alguém precisa avisar à esse rapaz que é um direito do torcedor acompanhar seu time, e ao colocar preço alto no ingresso, o torcedor mais humilde ficará afastado do estádio…
    – Óbvio que nunca responderam judicialmente: tem autoridade do legislativo federal detentor de certas prerrogativas!
    – Não foi formulada nenhuma pergunta sobre as declarações confessas daquele dirigente que foi braço direito de seu pai, o que declarou por livre espontânea vontade ter comprado arbitragem para beneficiar o CEC… porque será?
    – #benecyeternomito

  • José Eduardo Barata disse:

    Eu estou aqui a pensar : será que alguém aqui neste espaço gostaria de saber, de conhecer realmente os fatos que levaram a Pampulha a se tornar, talvez, o maior lixão do mundo? Aquilo ali é um acinte, um deboche, uma agressão ambiental, que tem escoado pelo ralo milhões de reais há quase vinte anos. Procurei vários politicos, jornalistas, entidades e NINGUÉM se interessou em apurar responsabilidades. Como é possível admitir que um bem tombado sofra as agressões ambientais e os danos ao patrimônio público sem que haja um único responsável? Não sei explicar, mas de repente “pintou” uma revolta ao ouvir/ler esses políticos de meia-tijela com seus discursos infames.

  • Silvio T disse:

    É a cara perfeita do “novo” Brasil: honesto, ético, branquinho, bonito, meritocrático. Graças a Deus logo logo, se não formos uma Suécia ou Noruega, seremos quase uma Espanha ou Itália! Obrigado PF, MP, Moro, Globo etc etc

  • Anderson Palestra disse:

    Nunca lavou um prato na vida.
    Tenho nojo de vagabundos enterrados.
    Acho até que o futebol não é mais romântico e que é mais caro mesmo, mas vindo de alguém, que mal deve escrever corretamente, é um escárnio.
    Da laia, estirpe, do pai e do mentor estará.

  • Igor Mendes disse:

    Uai Chico, falar em corrupção, no jogo Cru cru x Santa Cruz, a Minas Arena publicou cerca de 49 mil pagantes, que seria o maior público do ano no Mineirão em partidas entre clubes; só que na cbf um documento aponta 46 mil pagantes, público menor do que a final entre Galo x América. Mais um recorde forjado. Não sei quem se beneficia disto. Segundo a reportagem, em menor escala, mas há divergências em jogos do Galo também.Tá no Super Esportes. Hoje, quase tudo no brasil tem uma “mentirinha”. Kkkk!!!!

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    Como dar espaço para um cidadão como esse ?
    Que credenciais ele possui além de ser filho de senador (suplente, que virou titular por falecimento) ?Inacreditável.

  • Alisson - Taiobeiras disse:

    Prezado Chico Maia,
    Eu quero que os perrelas se danem.
    Mas futebol é negócio. O salário do Robinho, Fred e Prato devem somados bater nas casas dos 2 milhões.
    A conta tem que ser paga, inclusive pelo torcedor.
    Para um ataque com Mexirica e Ricardo Bueno, ingresso de 5 reais.
    Prefiro pagar 200 reais para ver o meu Galo Forte e Vingador.

  • Joao disse:

    Uai. Tá preso não?

  • Rafa disse:

    Soltando um helicóptero de merda pela boca, pra variar. Aguardo o “J. B. Cruz” vir aqui falar algo do tipo “um menino cruzeirense/palestrino de berço, filho de um dos maiores dirigentes da história do PALESTRA/CRUZEIRO, além de tudo é LINDO, uuuuuiiiiii !”

  • Geraldo Magalhães disse:

    Lógico, está onde está por influência do Padrinho do pai. Lógico, se tiver algo a ver com o helicóptero ninguém nunca vai saber. Lógico, uma entrevista carregada de dúvidas. Enfim, uma pessoa que nunca fez nada para o futebol sem idoneidade nenhuma para estar onde está. muda Brasil!

  • paulo roberto malta disse:

    Secretário Nacional de Futebol e de Defesa dos Direitos do Torcedor, claro nasceu em berço de ouro, tem que pensar assim mesmo, mas é melhor a gente acreditar que quem gosta de futebol é o povão, rico gosta é de ficar em casa curtindo, e assim o pobre vai sendo sacrificado. ESTE PAÍS É UM LUGAR DE BRINCAR COM CARGOS, NOJO DESTE POLITICAGEM DESTE PAÍS.

  • José Eduardo Barata disse:

    Não merece o espaço a ele concedido .
    Sem comentários .

  • Leandro Fábricio disse:

    não tem envolvimento??? me engana que eu gosto

  • Leandro Fábricio disse:

    Tem jeito não… é esse aí que estava envolvido no caso do helicoptero cheio de cocaina?????

    é… a máfia continua….