Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A semifinal, as arbitragens tendenciosas contra mineiros e gaúchos e a morte do Capitão, no Redação Sportv

A convite do André Rizek, participei do Redação Sportv hoje, ao lado dos companheiros Diogo Olivier do jornal Zero Hora/RBS e Xico Sá, escritor e colunista de várias publicações, além de contratado da própria Globosat. O assunto principal seria a rodada de ida da semifinal da Copa do Brasil, envolvendo mineiros e gaúchos, mas a surpreendente morte do Carlos Alberto Torres, dividiu as atenções, com toda razão. O “Capitão” era uma figura mundial e o Rizek contou uma história interessante sobre o prestigio dele no mundo da bola: o excelente programa “É campeão”, apresentado depois das rodadas da Copa do Mundo de 2014, só foi possível por causa da ação direta do Carlos Alberto, que ligou para o Franz Beckembauer, Daniel Passarela, Lothar Mathaus e Fabio Canavaro para formalizar os convites, devidamente aceitos.

sportv-02-original

Sobre a semifinal da Copa do Brasil, foram lembrados jogos marcantes entre Atlético x Inter; Cruzeiro x Grêmio. Rizek observou que mineiros e gaúchos têm uma rivalidade mais cordial do que com cariocas e paulistas. Aí entramos no motivo crucial: as arbitragens nunca ajudaram de forma tão flagrante a nenhum mineiro e a nenhum gaúcho nos jogos decisivos entre eles.

 

Sempre lembrado

O mesmo não pode ser dito sobre o comportamento dos árbitros em decisões de mineiros e gaúchos contra paulistas e cariocas. Erros escandalosos e difíceis de explicar foram exatamente contra Atlético, Cruzeiro, Grêmio e Inter, todos com histórias amargas para contar, que geram revolta até hoje. Claro que o nome do José Roberto Wright foi devidamente lembrado, e mal falado.

 

Indefensável

 

Interessante é que o José Roberto Wright só encontra defensores na imprensa do Rio. Xico Sá, que é cearense de nascimento, mas morou muitos anos em São Paulo e hoje mora no Rio, disse que aquele Atlético x Flamengo em Goiânia, pela Libertadores da América de 1981, não tem defesa para o apitador, que depois se tornou comentarista de arbitragens e hoje é “ouvidor” da CBF.

 

Apelou

Por falar em árbitros, o nome do mineiro Ricardo Marques Ribeiro foi assunto neste Redação Sportv. A bancada ficou escandalizada ao saber que o excelente chargista Duke foi acionado judicialmente por ele, e condenado, por causa de uma charge motivada por um erro absurdo do apitador, num jogo Cruzeiro x Ipatinga, pelo Campeonato Mineiro. Charge engraçadíssima, diga-se.

 

Sem favorito

Sobre os semifinalistas da Copa do Brasil ninguém da mesa do Redação arriscou um palpite sobre o favorito. Nem para quem deverá chegar à final e nem quem está com mais cara de campeão. Além de “copeiro” o Cruzeiro tem um treinador acima da média; o Grêmio é o maior campeão dessa disputa; o Inter tem grupo e tradição para surpreender e o Galo tem o melhor elenco.


» Comentar

Comentários:
5
  • Carlos Almeida disse:

    Bacana Chico, parabéns!

    Se puder dar um toque aqui no blog sempre que for participar… pelo horário não terei como assistir,
    mas posso gravar na tv e assistir dps.

    Gosto mto dos programas conduzidos pelo Rizek, que progrediu mto.
    Hje o considero mto melhor que o Marcelo Barreto por exemplo.

    Tem uma forma mto mais leve e descontraída de conduzir o programa e interagir com os demais participantes.

  • Pedro Vítor disse:

    Chico fiz questão de ver o programa

    Xico Sá é muito elegante, acompanho ele e não é de ficar fazendo média dentro do eixo, isso é importante no meu ponto de vista!

    Risek, melhorou muito antigamente ele adorava pegar no pé do Atlético, depois de 2014 que o Galo fez com Corinthians e Flamengo ele ficou com um pé atras. Lembrou do Fluminense em que ele dava como rebaixado e se salvou, mas quantas e quantas vezes ele detonou o Galo antes de jogos, aquele contra o Botafogo ele nos chamou de chorão, depois de ate o Carlos Eugenio Simon admitir ter errado infantilmente!

    Pior foi o Luis Roberto no Bem Amigos, dizendo que somos chorões, porque o Botafogo fez um gol de mão.

    É brincadeira que Bob Faria, Rogerio Correa, não tenham personalidade pra discordar e defender o futebol mineiro, aceitam tudo e concordam dizendo “Atlético Mineiro”, e o pior, chamam o Atlético do Paraná de “Atlético”, são uns mala mesmo!

  • José Eduardo Barata disse:

    “…treinador acima da média ….” ?
    É , cada qual com seu cada qual .
    Acima da média entre Givanildo , Roth
    e afins .

  • Paulo F disse:

    Essa do Duke foi difícil de engolir. Houve recurso em primeira instância aí o recurso foi sorteado pra Camara do TJMG da qual fazia parte o Desembargador de quem o Ricardo era assessor… Claro que ele se declarou suspeito, mas mesmo assim duplicaram o valor da condenação em segunda instância..
    A charge era muito engraçada mesmo, era o Coelho relatando prum policial uma ocorrência, com os dizeres “Primeiro veio o juiz e roubou, depois o tigre e atropelou” – mesmo com favorecimento descarado do apitador as marias conseguiram perder a final pro grande ipatinga, que nem sei se existe mais

  • Marcão de Varginha disse:

    Com exceção do Flamengo e de alguns ininteligíveis e coniventes “torcedores” do clube que já comprou arbitragens, o Brasil todo é sabedor que àquela partida entre essa equipe carioca e o Galo foi descaradamente apitada para prejudicar o Galo, isso é público e notório. Ambas as equipes formavam a base da seleção brasileira que encantou o planeta em 1982, mas em condições normais qualquer uma venceria àquela partida sem interferência da arbitragem, mas a CBF e a Globo possuíam (e ainda possuem!) sede em transformar os cariocas em campeões foi maior, essa é a grande verdade!
    – #benecyeternomito