Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Goleada do Cruzeiro, demissão do Levir Culpi, e o sorteio mandrake que não tocou devidamente à diretoria do Galo

O Santos entrou em campo contra a Ponte Preta com o letreiro nas costas: “Faltou respeito”! Um protesto contra a CBF, que mudou o jogo contra a Ponte Preta, de sábado à noite para domingo às 11 horas, em Campinas, por recomendação da Polícia Militar de São Paulo, que tinha medo de confusão entre torcedores da Macaca e do Guarani. O Bugre decidiria (e perderia) o título da Série C contra o Boa, em Varginha, mas a torcida se concentraria no estádio Brinco de Ouro da Princesa, quase no mesmo horário.

É claro que a entidade que manda no futebol brasileiro não deu e nem dará a menor bola para isso, assim como não daria ao Atlético, caso ele protestasse contra o fato de a sócia Rede Globo ter anunciado com mais de 24 horas de antecedência que o jogo da volta contra o Grêmio, pela final da Copa do Brasil, será dia 30 em Porto Alegre. O sorteio foi na sexta-feira às 9 horas, mas na madrugada de quinta, no jornal Hora Um, a apresentadora Monalisa Perrone informou em “primeira mão”, lendo o teleprompter, com a anuência do Cléber Machado, locutor de jogos da emissora. No mínimo, estranho, que se envolvesse gente séria, mereceria um novo sorteio. Mas, se nem o Atlético gritou, fazer o quê?

 

Tapete puxado

Faltou respeito também com Levir Culpi, demitido pelo presidente Peter Siemsen, imediatamente após a goleada que o Fluminense tomou do Cruzeiro no Mineirão. Pela fala do chefão, a batata do técnico já vinha sendo assada durante as conversas dele com o Marcão, ex-jogador do próprio clube e membro da comissão técnica. “Trairagem” é o que nunca vai faltar no futebol.

 

Turma de baixo

Uma pena que seja para não ficar em último lugar na classificação, mas está ótima a disputa do América com o Santa Cruz pela fuga da lanterna. Apesar do “confronto direto” o jogo entre eles foi muito ruim, principalmente no primeiro tempo. O Santa mereceu vencer. Por incrível que pareça, matematicamente, ambos ainda têm condições de permanecer na Série A.

 

Sem sustos

O Cruzeiro começou perdendo, mas durante todo o jogo passou sempre a sensação de que venceria a partida. Situação sob controle durante quase todos os 90 minutos. O futebol da Raposa não se alterou tanto com a saída do William para a entrada do Ramom Ábila. A preferência geral é pelo centroavante argentino, mas parece que Mano Menezes anda desencantado com ele. E o Santos está anunciando interesse no William.

 

Dependência

Quando um time passa a depender de maus resultados dos concorrentes, tudo parece conspirar contra. Sábado o Atlético precisava de uma derrota do Flamengo, mas aos 47 do segundo tempo, Pimpão, na cara do goleiro Muralha, deixou de marcar o que teria sido o gol da vitória. Ontem, o Santos perdia dois preciosos pontos para a Ponte Preta até aos 43 do segundo tempo, quando Copete desempatou o jogo.


» Comentar

Comentários:
12
  • Marcão de Varginha disse:

    Não há necessidade alguma dos simpatizantes do radicado preocuparem com o possível rebaixamento de seu time: àquele dirigente age na surdina, faz contatos necessários e tudo se resolve… rebaixamento jamais!
    – Comemorar não-rebaixamento? deveriam se envergonhar de certas artimanhas debaixo dos panos! Mas vergonha na cara é para poucos… muita sujeira!
    – #benecyeternomito

  • Renato César disse:

    Não que faça diferença alguma para o campeonato atual, mas o Santos será punido? O Galo foi punido por um mosaico nas arquibancadas com os dizeres “CBFlu” (de cabeça para baixo). Vamos ver qual será o sabor da pizza desta vez.

  • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

    44 pontos !!
    Estamos quase lá…
    Mas que vergonha um time como o Cruzeiro, ter que “comemorar” escape da degola. Não podemos jamais aceitar ou muito menos nos acostumar com uma situação como esta.
    Faltando ainda 04 jogos, eu imagino que o Cruzeiro possa conseguir sim os pontos que faltam para se livrar matematicamente da mancha da segundona.
    O problema é que para 2017, ao que tudo indica a luta não será muito diferente. Infelizmente…
    A reformulação que vai ter, deveria passar também pela Presidência e Diretoria.

  • Carlos Almeida disse:

    Impressionante a rejeição do Levir com a torcida do Fluminense…
    Nem o Aguirre e o MO chegam perto aqui no Galo.

    Levir já era, teimoso e encrenquinha.

    Em 2015 qdo o Galo era líder e o Corinthinas ainda se acertava com a montagem do elenco e com salários atrasados, o Sr. Levir Culpi abriu mão de Pierre, Guillherme, Maicossuel e Jô, dizendo que se a diretoria garantisse os salários em dia, ele garantiria o título.

    E qdo o Atlético foi jogar em casa contra o líder Corinthians que estava apenas há 5 pts na frente, Levir deu folga na segunda e na terça.

    Tite colocou o time pra treinar na segunda de manhã…

  • J.B.CRUZ disse:

    Resultados normais de fim de semana..
    Mas, as ”choradeiras” de sempre continua…

  • Julio Avila (Mariana) disse:

    cruzeiro não deu chances ao flu,podia ser 6 7 mais importante foi vencer e se afastar do perigo! o lado tricolor secou torceu e mais uma vez vai ficar esperando……

  • Carlos da Mata disse:

    Chico, vamos parar com esses teorias mirabolantes de conspirações contra o Galo. A verdade é o seguinte: time bom e competente, bem treinado e organizado supera todas as “armadilhas” impostas contra ele.

    Chega! Vamos parar de atribuir a incompetência do time as teorias de conspiração. Enquanto o Galo ficar nessa de “vitima” irá ficar na fila do Brasileiro por muitos e muitos anos.

    • Alisson Sol disse:

      Parabéns! Comentário realista.

      Eu acho que o Marcelo Oliveira vai conseguir ser Campeão da Copa do Brasil, de novo, e ainda assim ser demitido. Que coisa… Para mim, ele simplesmente viu que não dava mais para ser Campeão Brasileiro, e priorizou a Copa do Brasil. Não é questão apenas de “colocar o Fred”, mas também de colocar os outros jogadores juntos para melhorar o entrosamento.

  • Leandro Fábricio disse:

    Falou tudo chico, se nem a diretoria do atlético deu importancia e tratou o caso da maracutaia do sorteio na copa do brasil como normal… quem somos nós para tentar reinvindicar alguma coisa…

    só espero que nepomuceno e seus assessores não reclamem depois…

    levir culpi continua um treinador que não almeja mais nada no futebol, é até bom treinador mas não tem mais gana em tentar algo maior no futebol… foi demitido hj frente ao vexame no mineirão…

    e aí enseadenses…. vai dar pra ir pra libertadores ou vão mais uma vez se contentarem em que ligar os secadores ano que vem kkkkkkk

  • Alex Souza disse:

    34ª Rodada do Campeonato BR 2016 – CRUZEIRO 0 X 0 FLUMINENSE
    Estádio Mineirão – Belo Horizonte/MG – 0717:00Novembro2016 – Domingo

    RESUMO DA PARTIDA

    Boa partida do Cruzeiro, apesar do início ruim. Sobis, De Arrascaeta e Romero fizeram grande exibição e o ataque conseguiu ser perfeito na conclusão das oportunidades que liquidaram com o Fluminense. O Cruzeiro exibiu velhos erros defensivos e jogou os 15’ minutos iniciais de forma medonha. Vitória importante em jornada feliz dos atacantes, que acertaram as conclusões.

    SOBRE 2015/2016

    FILME “VÉIO”: Reta final de campeonato de time fracassado é uma chatice. Se está ameaçado de rebaixamento: “Nós colocamos o time nessa situação e temos a obrigação de tirar”… Se cai: “Lutamos até o fim, com todas as nossas forças, mas não deu para escapar; pedimos desculpas ao torcedor”… Se nada mais é almejado: “Estes jogos serão um vestibular para avaliação e observação de quem fica no próximo ano; internamente nós também não ficamos satisfeitos”… Se escapa na tábua da beirada: “Precisávamos mostrar que somos profissionais de verdade; demos uma resposta ao nosso torcedor”…

    TODOS JÁ SABIAM: O Cruzeiro só está colhendo o que plantou. Promoveu o desmonte de um time competitivo e vencedor, guindou medianos, promessas e “foguetes molhados” à titularidade, jogou na cara dos insatisfeitos o bicampeonato 2013/2014, reagiu com boçalidade às críticas. O resultado está aí: Dois anos de desempenho ridículo e humilhação para o torcedor, que aliás sempre apoiou, apoia e apoiará. A turma que tomou as decisões erradas continua jurando que estava e está certa.

    MODA: Nunca se falou tanto em conceitos empresariais no futebol como hoje: Planejamento, estrutura, gestão, resultados. Fulano de tal é um cabra “preparado”. Será? O que se viu foi o Cruzeiro abrir mão dos melhores e fracassar miseravelmente por formatar a equipe com gente desqualificada; há muita tolerância com jogador que nunca deu sinais de que pode se tornar muito bom ou imprescindível. Os resultados falam por si só.

    O JOGO

    FÚRIA & SONO: O Fluminense começou o jogo aproveitando as falhas do Cruzeiro na marcação. Fez 15 minutos muito intensos e logo no início Rafael fez uma grande defesa em chutaço de Cícero, a zona intermediária; Rafael saltou e fez a defesa de mão trocada, tirando uma bola que entraria no ângulo superior direito. Logo em seguida Henrique errou um passe na saída de bola e o time carioca acelerou a jogada, envolveu a defesa na troca de passes e Richarlison fez 1 a 0; minutos depois a chance voltou a aparecer para Richarlison, que recebeu passe em velocidade de Aquino e finalizou cruzado, quando havia dois companheiros para receber o passe. A partir daí o Fluminense morreu.

    PERDIDO: O Cruzeiro parecia perdido e tudo indicava que seria uma jornada muito difícil. As jogadas não saíram e os passes errados iam se multiplicando, sobretudo com Ariel Cabral e Henrique.Com muita dificuldade as coisas foram se ajustando. A tensão ia se multiplicando entre os torcedores. Arrascaeta e Rafael Sobis começaram a aparecer na partida e o uruguaio tentou um chute que passou à direita do gol dos cariocas; finalmente o ataque acertou uma jogada e, depois de troca de passes pelo chão, entre Henrique e Willian, Sobis aproveitou a bola que ia sendo perdida e finalizou de canhota no canto esquerdo, empatando o jogo. Em seguida o goleiro Júlio Cesar defendeu um bom chute dado por Álison, espalmando a bola sobre o gol.

    VIRADA AZUL: O time azul foi apertando o Fluminense na defesa. Romero teve uma chance importante quando recebeu a bola e foi avançando pelo meio da defesa; a jogada foi se desenvolvendo sem que a marcação chegasse, mas ele não conseguiu finalizar (limpou para o lado do pé de pegar ônibus e não chutou). Aos 45’ Alison conseguiu superar a marcação na esquerda e cruzou forte para a área; Willian Bigode deu uma cabeçada no àngulo superior esquerdo de Julio César, fazendo 2 a 1 e tranquilizando as coisas para o Cruzeiro.

    GOLEADA: Logo a 1’ do tempo final De Arrascaeta apertou a marcação no campo defensivo azul e roubou uma bola do lateral do Fluminense; foi avançando, ganhou na raça da marcação e quando todos imaginavam que ele faria o passe o uruguaio chutou de fora da área, no canto direito de Júlio César, fazendo 3 a 1. Logo em seguida Henrique trocou passe com De Arrascaeta e este tocou a Álisson no meio da defesa. O atacante dominou, girou e chutou no canto esquerdo de Júlio César, fazendo 4 a 1.

    ADMINISTRANDO: A partir do placar elástico o Cruzeiro tocou a bola e procurou ampliar em contra-ataques. Sobis teve a oportunidade e chutou forte, mas o goleiro defendeu bem; Alex teve chance de finalizar de dentro da área, mas a bola foi fraca para as mãos do goleiro. O Fluminense insistiu em algumas cobranças de escanteio e chegou a finalizar sem sucesso. No minuto final, nos acréscimos, diminuiu para 4 a 2 em gol contra, de cabeça, em lance infeliz de Ábila.

    TERRÍVEL: Que partida terrível de Ariel Cabral. Errou passes demais e comprometeu várias jogadas em que o Cruzeiro poderia ter sido mais objetivo no ataque. Alison e William Bigode fizeram um gol cada e deram uma espécie de “cota anual” de contribuição; também erraram muito e perderam muitas jogadas. O Bryan decepcionou mais uma vez; como tem dificuldades com a bola.

    PROTESTOS: Em protesto pela morte do torcedor Eros, ocorrida no jogo contra o Grêmio e com evidências de envolvimento da segurança privada que atua no estádio, as torcidas organizadas não levaram bateria ao jogo e substituíram suas faixas por outras, denunciando o ocorrido e cobrando providências das autoridades. O grande protesto, no entanto, foi o público pequeno (apenas 7.735 pagantes); o torcedor tem razão mais uma vez, já que apoiou o ano todo e os jogadores não retribuíram em campo.

    NÃO AGUENTOU: Levir Culpi acabou demitido depois da goleada sofrida diante do Cruzeiro. A demissão foi anunciada logo depois do término da partida; aliás, foi a sexta consecutiva sem vitória tricolor.

    FICHA DO JOGO
    CRUZEIRO: Rafael, Romero, Bruno Rodrigo, Léo, Bryan, Henrique, Ariel Cabral, Alisson (Bruno Nazário), Arrascaeta (Alex), Rafael Sóbis e Willian Bigode (Alison) – Treinador: Mano Menezes
    FLUMINENSE: Julio Cesar, Wellington Silva, Gum, Henrique e William Matheus; Edson, Cícero, Aquino (Danilinho) e Gustavo Scarpa; Richarlison (Magno Alves) e Wellington (Marcos Júnior) – Técnico: Levir Culpi.
    Gols: (Cru): Sobis, Willian Bigode, De Arrascaeta e Álison; (Flu) Richarlison
    Arbitragem: Elmo A. Resende Cunha (GO) auxiliado por Christhian P. Sorence (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
    Público/Renda: 10.068 (pagantes 7.735) – R$ 181.573,00
    Cartões amarelos: (Cru): Romero e Alison; (Flu): Aquino
    Cartões vermelhos: Não houve

  • Rajão disse:

    chico, cazares , otero, carioca , maicosuel, patric, ? São muito ruíns.Se não mudar vai dar grêmio. Tá faltando raça.

  • Alisson Sol disse:

    Será que agora, precisando de 3 pontos em 4 jogos, vão parar com este drama de rebaixamento do Cruzeiro?! Stefano: depois me contacte para combinarmos como vai ser a doação para a instituição de caridade de sua escolha, depois que você compartilhar sua foto de cuecas correndo em torno da lagoa em Sete Lagoas!

    Quanto ao Levir Culpi: é o problema dele se acostumar no “futebol japonês”, e depois voltar ao Brasil e querer continuar com suas filosofias de longo prazo. Ainda creio que seja o melhor treinador do país antes do time entrar em campo. Uma comissão técnica em que o Levir Culpi contratasse jogadores, e o Mano Menezes fizesse os treinos e substituições, seria incrível. Fica aí a dica para o Cruzeiro: o Levir Culpi de Diretor de Futebol. Pior do que a situação atual, onde li que o Cruzeiro tem o segundo elenco mais caro da Séria A, mas quase metade dos jogadores no Departamento Médico, não fica! É o “legado” do ex-diretor de futebol (que em breve deixará o mesmo legado no Palmeiras!).