Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Para quem quer entender mais sobre o Golpe de 1964 e quem gosta de animais, dois ótimos livros esta semana

Senhoras e senhores que gostam de ler além do futebol, ótimas pedidas nesta e na próxima semana com o lançamento de dois livros de gente boa demais da conta: “Os Caminhos do Exílio”, hoje, dia 8 de novembro, a partir das 18 horas, no BDMG Cultural (Rua da Bahia com Bernardo Guimarães), do formidável mestre jornalista José Maria Rabêlo, possivelmente na mesma linha de “Diáspora”, de autoria do próprio Zé Maria, um dos melhores livros que já li para entender melhor o Brasil, especialmente sobre o Golpe militar de 1964.

LAURAMEDIOLI

No sábado, dia 19, de 10 às 14 horas, será a vez de Laura Medioli e Fernando Fabbrini lançar “Só de Bicho – Crônicas divertidas para quem ama os animais”.


» Comentar

Comentários:
9
  • Marcelo de Andrade disse:

    Tem gente que não está entendendo o golpe de agora.
    Tem livro sobre este golpe, não?
    E não me venham com esse papo de que sou petista, mortadela, comunista e outras babaquices mais.
    Sou contra a roubalheira do PT, sim. Acho que eles tinham de sair no voto. Que se aprovasse uma PEC para ouvir o povo. Aí não teíimos estudantes ocupando escolas hoje.
    Sou contra também a roubalheira de todos esses políticos que hoje estão aí no poder. Precisa dar nome aos bois? PSDB, PMDB, PT, PDT, PC do B, PCB. Quais mesmo lesaram o país por anos e anos?
    Na Itália caíram 5 partidos e 1 teve de mudar de nome.
    Cero que todos já estão de volta ao poder por baixo das asas de Berlusconi.
    Mas não vamos nem tirar todos do poder aqui no Brasil pra depois não repetirmos o erro italiano?
    Acredito que políticos devem mesmo se eleger, qualquer um. Mas quem deve votar as grandes questões é o povo. Essa é a real democracia.
    Já viram o aplicativo que o vereador eleito pela primeira vez, Gabriel Azevedo, pretende implantar? https://twitter.com/gabrielazevedo/status/793427874414006272?lang=pt
    As novas tecnologias estão aí. Basta saber e querer usá-las. Isto já é um primeiro passo para o desejável: a real democracia. Quem sabe não conseguimos implantá-la?

  • Frederico Dantas disse:

    Pode-se ler a história de formas diferentes, como alguns aqui sugerem. Mas há 3 fatos incontestes acerca da passagem dos militares no poder no Brasil.
    1) Foi golpe. Um presidente democraticamente eleito foi deposto do seu cargo sem nenhuma razão constitucional. E naquele tempo o vice que assumiu recebeu votos independente do presidente.
    2) Foi ditadura. Cancelaram eleições e se revezaram no poder por 24 anos.
    3) Foi sangrenta. Tortura e morte foi ferramenta usada pela repressão. Sem entrar no mérito se as vítimas eram criminosas ou não, nenhum estado decente usa deste método nem contra os piores bandidos.

  • Antônio CATÃO Jr. disse:

    Prezado Chico,
    Todo fato contado possui 3 versões: a sua, a minha e a verdade, à qual se chega após analisar as duas primeiras versões. No molde desse tema, para que tenhamos a segunda versão, indico dois livros: “Ideais Traídos” de Sylvio Frota e “A Verdade Sufocada: A história que a Esquerda não quer que o Brasil Conheça” de Carlos Alberto Brilhante Ustra.
    Sugiro, ainda, a entrevista do Gabeira (disponível no Youtube) na qual ele confessa que a intenção de derrubar os Militares nunca foi para implantar a democracia e sim a ditadura do proletariado.
    Saudações Alvinegras!

  • geovany altissimo disse:

    o grande erro dos militares foi não terem convocado eleições logo em seguida, e acabaram ficando 24 anos no poder

  • Marcos Vitório disse:

    Uma visão esquerdista de golpe. Cada um enxerga o que quer, mas só comunistas de carteirinha falando de golpe acho totalmente sob suspeita a versão que esse povo dá sobre o assunto e o que eles acreditam, definitivamente não faz meu gênero, mas a sugestão que fala de animais parece ser interessante.

  • sérgio disse:

    Golpe ou contra golpe?

    • J.B.CRUZ disse:

      Sem dúvida: contra-golpe !!!…
      Se não fosse o GLORIOSO EXÉRCITO BRASILEIRO, hoje estaríamos nas mesmas condições de CUBA ou talvez até da VENEZUELA….

      • José Eduardo Barata disse:

        Vocês viram aquela jornalista da Globo, a Perrone (acho que é esse o nome) desdenhando da defesa da família e de seus valores, da fé das pessoas, dizendo que quem envereda por esse caminho busca o extremismo? A radicalização? Pois é!
        O Brasil precisa de cuidados urgentes. Essa gente não brinca em serviço.

  • Julio Cesar disse:

    Deve ser bom mesmo Chico ! Quando estudava la, UFMG promoveu se bem ne lembro em 1980 ( na antiga FAFICH na rua Carangola) um debate sobre a situação do país e claro falando sobre o golpe de 64. Jose Maria Rabelo participou, Alfredo Sirkis, Sandra Starling tambem e outros. Otimo ! Mesmo estando em ambiente estudantil tinha muita gente la que não sabia e mesmo parece não estar nem aí pra a historia do Brasil.