Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Corrida de Aventura cresce no país e a “BH 360º” foi um sucesso

Obrigado à Cristiane Nobre que enviou ao blog ótimas informações sobre os esportes de aventura:

* “Realizada mais uma edição do BH 360º, que fomenta em Belo Horizonte a prática dos esportes de aventura. Desta vez a Corrida de Aventura foi o esporte escolhido. Para quem não conhece são competições multi esportivas que envolvem várias modalidades de esportes de aventura como canoagem, montain bike, trekking, paintball e atividades verticais, neste evento utilizado o rapel. Geralmente estas provas são realizadas em ambiente natural e o local escolhido foi a Serra do Curral, a Mata do Jambreiro e a Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima, ambos pontos já consagrados pelos amantes dos esportes de aventura.

CORRIDA2

Esta prática tem como característica uma logística complexa, tanto na organização dos eventos como na formação e preparação das equipes de atletas. Por envolver muitas atividades esportivas, a quantidade de equipamentos utilizada pelos atletas é grande e a maioria é requerida obrigatoriamente pela organização da prova.

As inscrições foram realizadas com duas semanas de antecedência para todas as categorias. No check in que foi aberto às 07h30 no dia do evento, os atletas divididos em categorias receberam os kits promocionais constando camiseta, boné, squeeze e mochila, além do chip para apuração e planilhas de orientação e cartas topográficas.

CORRIDA3

Para cada categoria a quilometragem do percurso foi diferente, aos experientes foi incluído o montain bike e a canoagem , em 50 km para um tempo de 6 horas para a realização.Durante toda a corrida, ainda é necessário se utilizar de conhecimentos de orientação e navegação para poder passar pelos postos de controle, os PCs, marcados no mapa, tomando os caminhos mais curtos ou mais rápidos e registrando a passagem da equipe no local definido pela organização em ordem cronológica.

Para os menos experientes é dado um curso de orientação gratuito para que também se tornem mais eficientes durante a prova.

CORRIDAMARCELOSERRA

Segundo o organizador do evento o empresário Marcelo Serra (foto acima), “estes eventos tem crescido muito no Brasil e Minas Gerais tem locais maravilhosos, com ótima topografia, o que proporciona um excelente resultado e uma procura constante. Esta edição foi um grande sucesso”, afirma.

No Brasil esta atividade é relativamente nova, teve a sua primeira edição corrida de aventuras em 1998, com a Expedição Mata Atlântica em razão do quinto centenário de descobrimento do país.”


» Comentar

Comentários:
0