Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Imprensa gaúcha levanta a questão: Mineirão ou Independência? Onde é melhor para o Grêmio decidir a Copa do Brasil?

Está muito claro que o Independência se tornou um pavor dos adversários que vem a Belo Horizonte para enfrentar o Atlético. Estádio não ganha jogo, mas se torna uma preocupação a mais para o visitante. Mesmo com algumas decepções lá, como em derrotas para o Atlético-PR, Cruzeiro em momento ruim, eliminação pelo Goiás da Copa do Brasil (com vitória por placar insuficiente), empate e eliminação da Libertadores pelo Nacional de Medelin, e outros resultados negativos, a mística foi criada, já que a média de vitórias beira a 80%. A imprensa gaúcha está esmiuçando o assunto e os jornalistas Adriano de Carvalho e Luís Henrique Benfica, do jornal Zero Hora, ouviram dois ex-jogadores do Atlético sobre o tema. Dario e Luizinho, um atacante e um defensor. O “Rei Dadá cometeu um equívoco ao dizer que o gramado do Mineirão é maior. Nada a ver! Mesmo tamanho, dentro do espírito “vira-latas” da CBF de obedecer cegamente as recomendações de cima e transformar todos os gramados oficiais brasileiros em “Padrão FIFA”: 105 metros de comprimento e 68 metros de largura.

Gostei mais da opinião do Luizinho, com quem concordo totalmente:

— É preciso correr mais. O time não tem feito isso. Não está com a antiga pegada.

A reportagem do Zero Hora:

* “Jogo está previamente marcado para o Independência, mas o Galo tem até cinco dias antes da partida para mudar o estádio em Belo Horizonte”.

A CBF anunciou nesta segunda que o primeiro jogo da final da Copa do Brasil entre Grêmio e Atlético-MG será no Independência, em Belo Horizonte, na próxima quarta-feira, dia 23. Mas o clube mineiro pode transferir a partida ao Mineirão.
O gerente de competições da CBF, Manoel Flores, esclarece que a divulgação da entidade ocorreu com o local em que o Galo mais atua.
— Dez dias antes, publicamos o local em que o clube habitualmente realiza seus jogos. Mas o Atlético tem até cinco dias antes da partida para fazer a alteração para o Mineirão — informa Flores.
O artigo 13 do Regulamento Geral de Competições (RGC) da CBF, em seu parágrafo terceiro, explica que o clube mandante pode transferir o local da partida para outro estádio, desde que seja na mesma cidade, até cinco dias antes do jogo. Segundo o site Superesportes, de Minas Gerais, o Atlético-MG ainda não confirma onde a partida ocorrerá.
Para o técnico Renato Portaluppi, a definição do estádio em Belo Horizonte é o de menos. Sua preocupação, quase que exclusiva, é manter seu grupo focado para os dois jogos da decisão.
— Da minha parte, não (faz diferença). Da parte do Grêmio, também não. Vamos jogar contra o Atlético-MG, seja no Independência ou no Mineirão. Mais cedo ou mais tarde, vão decidir onde vai ser. Meu grupo está preparado — assegurou Renato.
Ex-centroavante do Atlético-MG e um dos maiores ídolos da história do clube, Dario, o Rei Dadá, elogia o toque de bola e a força física do Grêmio. Fatores que, em sua avaliação, seriam anulados com maior facilidade no Mineirão.
— No Horto, seria complicado. O Grêmio tem esquema boca de bode, não entra nada. No Mineirão, que é um gramado maior, ficaria mais difícil para se fechar. Além disso, depois da Libertadores, o torcedor colocou na cabeça que o Mineirão foi feito para dar a volta olímpica — opina Dario.
Sua única convicção é a de que o Atlético-MG precisará vencer a primeira partida com uma boa diferença, a ponto de transferir toda a responsabilidade ao adversário.
— No mínimo, dois gols. Caso contrário, a Inês é morta. Tanto o Grêmio quanto o Inter são forças que a gente tem de matar no meio do caminho — diz.
Com passagem pelo Atlético-MG na década de 1980 e convocado para a Copa de 1982, na Espanha, o ex-zagueiro Luisinho destaca a preferência dos jogadores pelo Independência. Mas não crê que este possa ser um fator decisivo na final.
— Na minha época, não jogávamos lá, só no Mineirão. É um caldeirão. Estará lotado e a torcida ficará mais perto — acredita.
Para Luisinho, apesar da confiança no título, o mais importante é que o time retome as atuações anteriores.
— É preciso correr mais. O time não tem feito isso. Não está com a antiga pegada. E o Grêmio é um grande time — observa.

http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/gremio/noticia/2016/11/mineirao-x-horto-onde-e-melhor-para-o-gremio-decidir-a-copa-do-brasil-contra-o-atletico-mg-8305755.html?utm_source=Redes%20Sociais&utm_medium=Hootsuite&utm_campaign=Hootsuite

 


» Comentar

Comentários:
23
  • Lucio disse:

    Falta Muito Pouco!
    Joguem Com Vontade!
    Juntos Seremos C.A.M.peões!

  • Guilherme Gonçalves Costa disse:

    na minha opinião o mineirão deve ser o escolhido apenas por comportar mais atleticanos. o independência é um estádio bonito, mas é um estádio pequeno. pra mandar jogos de menor importância. mas onde o galo for jogar, estarei torcendo. “com o galo, onde o galo estiver”.

  • Marcelo Araujo disse:

    tanto faz o lugar… indepa ou mineirão. o Galo tem é que ganhar de qualquer jeito, seja onde for, e de preferência com 2 ou mais gols de diferença. meu palpite: aqui 3×1 pro Galo e lá em poa 2×2. E o caneco é do Gaaaaallllllllooooo!!

  • Leandro Fábricio disse:

    Perguntem a qualquer jogador do futebol sulamericano onde ele prefere enfrentar o atlético… se no independencia ou no mineirão…. 98% te garanto que preferem enfrentar o atlético no mineirão, então fato é que isso pode influenciar sim dentro de campo, ora bolas se os jogadores adversários sentem mais a vontade de praticar um bom futebol contra o galo no mineirão o mais óbvio seria mandar o jogo pra lá…

    eu particularmente prefiro o independencia, “ha mas o galo teve alguns desabores lá”, e o que isso tem haver… nada… passamos quantos anos tendo desabores no mineirão também…

    não podemos levar muito em consideração o que dadá maravilha fala, aliás ele fala mais bobagens do que coisas de relevancia essa é que é a verdade…

  • J.B.CRUZ disse:

    Os maiores e valorosos títulos do galo, foram conquistados no MINEIRÃO…A mística de que ”caiu no Horto tá morto” enumerada por CHICO MAIA em seu comentário , já ‘morreu’ há muito tempo…O certo é que um certo presidente relegou um clube de grande tradição no futebol brasileiro a um ESPÍRITO DE TIME PEQUENO e, seu pupilo e atual presidente vai pelo mesmo caminho…
    Obs: este comentário não é meu; estou publicando a pedido do querido TIO GIGGIO (96 ANOS), ovelha atleticana desgarrada do Clâ dos CRUZ, como dizia meu querido Avô (um dos signatários da ata de fundação do amado SOCIEDADE SPORTIVA PALESTRA ITÁLIA em 02/01/1.921; naturalizado BRASILEIRO como CRUZEIRO ESPORTE CLUBE em 07/10/1.942), mas isto é outra história,,,,,,,,,,,,

    • Thiago Magalhães disse:

      “Um tio meu”, sei kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk J. B. Cruz tá doido pra gritar Gaaaaaaalooooo.

      • J.B.CRUZ disse:

        ´Caro THIAGO, a gozação no futebol é necessária..Sou torcedor da ‘velha guarda’ em que as gozações, brincadeiras e até humilhações eram permitidas, mas, sempre em tom de alegria, não nesse clima de enfrentamento, ódio e revanchismo dos dias de hoje..A vida, não só no futebol mas em todos os setores, da sociedade, por sermos incrivelmente semelhantes , mas, terrivelmente diferentes, nos força todos dias a lutar pela sobrevivência…Gosto não se discute: Todos tem seu Carma,sua Sorte, seu Destino: Meu Norte de vida a partir dos 10 anos de idade ( hoje 67) sempre foi baseado em três conselhos que recebi de 3 pessoas diferentes:
        Meu Avô: Sebastian Francesco Cruz,, meu Pai João Francisco Cruz e de Juscelino Kubitschek de Oliveira de quem Meu Pai e meu Avô era Amigos e cabos eleitorais..
        1-) Confie em seus amigos, até que provem o contrário..(Meu avô).
        2-) Não se deixe enganar: Ouça todos os conselhos e opiniões,mas, não se esqueça de que a solução de nossos problemas está dentro de nós mesmo, na voz silenciosa de nossa consciência..(Meu Pai)..
        3-) Procure capitalizar,admirar e até imitar tudo que há de bom nas outras pessoas; e ignorar os atos e maus procedimentos nas mesmas…(J.K.)..
        E vida que segue: sem sobressaltos e ansiedades..
        TIO GIGGIO, meu querido tio atleticano de primeira gema,meu único antecedente vivo (96 anos), tem todo meu carinho e amor que merece…Que se pode fazer se a felicidade dele é o galo..

        • José Eduardo Barata disse:

          Caro Cruz, muito bom ler este texto.
          Você é de Diamantina?
          Ou a amizade com JK foi alimentada aqui
          em Belo Horizonte?
          Que, aliás, depois dele nunca mais teve quem
          a administrasse com tanta competência.

          • J.B.CRUZ disse:

            Caro JOSÉ EDUARDO BARATA: A amizade da família CRUZ com J.K, vem de longa data, lá pelos anos 40..Meu Avô SEBASTIAN, Imigrante Italiano, carpinteiro que trabalhava na prefeitura e meu Pai JOÃO, solteiro ainda, era pedreiro..A amizade começou quando o encarregado das obras solicitou que um pedreiro e um carpinteiro fizessem um reparo na casa do Prefeito que era nada mais nada menos que Juscelino Kubitschek de Oliveira..Daí para uma amizade sincera, foi questão de momento que durou até o falecimento de J.K. em Agosto de 1.976…Durante os 36 anos de amizade, Meu Pai E Avô, foram cabos eleitorais nas campanhas eleitorais que J.K. concorreu, sendo vitorioso em todas..
            J.K. depois que ganhava, fazia questão de visitar seus cabos eleitorais em agradecimento..
            A única vez que fiquei frente a frente com J.K.( aos 10 anos) Foi Quando visitou nossa casa lá no bairro São Cristovão (1.959), Para agradecer Meu Pai e Meu Avô, pela vitória para Presidente em 1956.. Em nossa casa o Nome JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA é venerado como um Santo…
            Hoje aos 67, moro na região da PAMPULHA, essa maravilha arquitetônica, projetada por OSCAR NIEMAYER (cria de j.K), recentemente elevada a PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE..

  • Adolfo disse:

    Na minha opinião, tem que jogar no independência. Não é pela pressão que exerce sobre os adversários, mas pela energia das arquibancadas que contagia o time. E, esse time atual precisa demais desse esforço extra. Já vi muitos comentários dizendo que a mística do horto acabou. Se amparam nas eliminações das últimas três Libertadores, nas derrotas para o Grêmio e at. Pr. e na série de jogos sem vitória sobre o rival. Contudo, não podemos nos esquecer que ocorreram insucessos também no estadio da Pampulha, ainda que seja constantemente lembradas apenas as conquistas, que levaram ao apelido de salão de festas. Vejamos: as finais do mineiro 2015 e 2016, nas quais ocorreram empates contra Caldense e América. A derrota para o Grêmio ano passado, no jogo que permitiu ao Corinthians assumir a liderança. Esse ano mesmo, dois jogos contra um dos maiores rivais, o Flamengo, não tendo ganho nenhum (derrota na primeira liga e empate no brasileiro). Todos jogos decisivos. Na copa do Brasil, dois jogos, sendo um empate enfadonho contra a Ponte Preta e uma vitória sonolenta contra o juventude.
    Esse time atual não demonstra o perfil aguerrido dos times de 2012 a 2014. Aparenta certo desinteresse e apatia pelos resultados, como se estivesse, no jargão popular, ” de salto alto”, confiando que possa vencer as partidas em qualquer momento, fácil. Acaba se complicando. Por isso, na minha opinião, o indepa é melhor. A torcida exerce “pressão positiva” sobre os jogadores. O time relaxa menos, embora, repito, esse elenco não possui a vontade e determinação dos anos anteriores. É certo também que, vez por outra, a própria torcida demostrou excesso de confiança, como nas partidas contra o Tijuana e contra o Inter (essa última da copa de Brasil). Mas o histórico de finais é de incentivo enorme, energia contagiante que impulsiona os jogadores. Por isso, prefiro final no horto.

  • Lucas H. Nobre disse:

    Dátolo já despediu do Galo. Saiu chorando, mas é um custo alto para quem não joga.
    Tem um avião a espera de Jesus, assim que terminar o jogo da seleção brasileira ele retorna direto pra Bh. Enquanto isso Otero já não joga. O Galo ainda não tem vaga assegurada na Libertas 2017 e a diretoria não está preocupada. Estranho, o hôme aceita tudo!
    O São Paulo assustou com o salário do Willian no Cru cru. Disse que lá o teto é de 300 mil e o atleta ganha muito mais que isso em BH. Será?

    • Pedro Vítor disse:

      Não é um custo alto, desde de que o jogador cumpra suas obrigações contratuais!

      Ele ficou 80% do ano no departamento médico por contusão muscular se fosse uma lesão de joelho ou tendão explicaria o longo tempo mas em 11 meses ele teve uma pequena sequência entre fevereiro e Março apenas!

      É ídolo mas assim como Tardelli, Ronaldinho será substituído por outro jogador que irá dar sequência a trajetória de conquista do clube. Torcida será eternamente grata ão Datolo por honrar a camisa do clube!

  • Pedro Vítor disse:

    Quanto ao local prefiro o Mineirão por se tratar de final de campeonato

    Mística existe sim, mas se não jogar bola não adianta nada, pois o Atlético já mostrou essa mística tanto no Mineirão como no Independência mas concordo que os números do Horto São impressionantes

  • Pedro Vítor disse:

    O Luisinho foi certeiro na resposta, não sei se é por características dos jogadores contratados e se por opção do Marcelo o time do Galo marca muito mal mesmo quando a postura é de defender…

    Acho que isso se deve muito ão Levir que gosta de equipes de mais toque de bola, foi ele avaliou a contratação por exemplo de Rafael Carioca e adorava colocar O Datolo de volante sacando Donizete e Josué e ainda dispensou o Pierre que tinha características de marcação forte, aliado a política de jogadores com mais habilidade ao inves de Mais técnica de marcação chegou o Júnior Urso e Josué fora dispensado…

    É uma constatação hoje que o elenco precisa de jogadores com maior poder de combate no meio de Campo que apenas o Leandro Donizete com essas características o time perde e muito pegada.

    Pra este jogo já não há o que se inventar, creio que essa parada pode ser fundamental na recuperação física dos atletas e manter uma espinha dorsal que deu liga no decorrer do campeonato.

    Pra mim o Maicossuel foi quem mais se destacou evitou que houvesse esse buraco no meio de Campo, em um primeiro momento o Casares foi o grande responsavel de acionar o ataque depois quem melhor desempenhou a função foi o Maicossuel.

    Então escaparia esta equipe pra quinta-feira, já pensando na final da Copa Do Brasil :

    Victor, Carlos César, Gabriel, Erazo e Fábio Santos; Leandro Donizete e Júnior Urso; Maicossuel, Otero e Robinho; Lucas Pratto

    Faria talvez alguma alterações por conta por exemplo de poupar o Pratto por causa da Copa Do Brasil, neste caso o Fred ia de titular, e se o Maicossuel ainda estiver mal fisicamente colocaria Luan que tem características semelhante apesar do Maicossuel ser mais rápido e chegar com ímpeto a frente

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    Ah nem….
    Vai ganhar quem jogar melhor e ponto final.
    Times bons não sentem pressão de torcida. Podem jogar em qualquer lugar. Os dois são da prateleira de cima.
    (Embora eu não possa esconder minha torcida pelo Grêmio).
    Papo ruim.

  • Márcio Luiz disse:

    Cuidado, mestre Luizinho!
    Ao afirmar que o Galo perdeu a antiga pegada e que o time precisa correr mais, já já vão aparecer alguns obtusos te tachando de “maria infiltrada” só porque você jogou do lado de lá no fim da tua carreira.
    Aguarde. Saudações!

  • ZéCarlos disse:

    Esse Dario só fala bobagem. Ele acha que aquele gol da cabeça é que deu o título de 1971 ao Galo. Se o jogo fosse 0 a 0 seriamos campeões do mesmo jeito. O gol do título foi de Oldair no jogo anterior à final. A diretoria do Galo, na minha humilde opinião, deveria desautoriza-lo oficialmente de falar em nome do clube. Ele vive fazendo papel de otário num programa de televisão dirigido à torcida cruzeirense como se fosse representante da Massa. Não é mesmo!

    • Leandro Fábricio disse:

      Falou tudo zé carlos, dadá naquele programa só serve de chacota pros outros tentarem tripudiar em cima do galo, porque quando era dudu, bolivar e o brunos tostes que batiam de frente com qualquer um lá no quesito provocação eles tiraram os caras de lá…

  • José Eduardo Barata disse:

    Pra ficar mais atualizado quero comentar aqui o que
    o Márcio Borges postou lá no tema do Abras .
    Disse ele que o salário do William beira os 300 mil .
    Na série A é difícil achar quem ganhe menos .
    Para efeito de comparação e da importância que o
    cidadão tem para a sociedade , aquele carguinho lá
    de presidente dos States paga um salário de juvenil
    para seu ocupante : coisa de 110 mil/mês .
    E há quem defenda o atual estado de coisas em que
    se encontra o futebol ……

  • José Eduardo Barata disse:

    “…com PASSAGEM pelo Atlético na década de 80 ….”
    Falta de respeito ! Com o GALO e com Luizinho .
    Vindo do Villa Nova , construiu sua carreira gloriosa
    vestindo o Manto Sagrado .
    E um tal qualquer escreve uma idiotice dessa .
    “Com passagem ….. ” Ora bolas !!! , mais respeito .

  • Jorge moreira disse:

    Equivoco do rei babaca isto é normal este sujeito vivi de baboseiras,até mesmo este reikkkkkkk REI´tem um o José Reinaldo de Lima o verdadeiro REI da torcida e dos que realmente trocem e amam o Clube Atlético Mineiro

  • Raws disse:

    O independência é pior para os adversários, porém quando os jogadores do Galo ajudam a torcida. Com essa falta de competividade e foco, nem se a torcida entrar em campo resolve.

  • Marcão de Varginha disse:

    Time que procura ser CAMpeão, não escolhe adversários, local da partida, horário, etc… é preciso mais futebol e respeito com o adversário, e não cair na pilha de comentários indevidos pela mídia bairrista alimentada por seus clubes em todos estados da nação.
    – Adversidades existem tipo arbitragem querer aparecer mais que os atletas e até mesmo manipular essa mesma arbitragem, como já bem afirmou por livre e espontânea vontade determinado dirigente braço-direito de algumas diretorias de seu clube deixando em dúvida a lisura de seus títulos conquistados nos últimos quase meio século de “serviços” prestados por esse dirigente… odor de fetidão em excesso que manchou sua rica história!
    – #benecyeternomito