Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O viaduto “rachado” da Cristiano Machado e as novas arapucas do governo para tomar dinheiro dos motoristas

A primeira mensagem que apareceu no twitter hoje foi essa:

PRFCELULAR

Em seguida, essa:

PRFVELOCIDADE

Hoje é feriado nacional para lembrar a Proclamação da República, não é isso? A quartelada vergonhosa que derrubou Dom Pedro II, que era um governante probo e inteligente. Dia bom para algumas reflexões, sobre absurdos aos quais quase todo cidadão brasileiro é submetido todos os dias. A fúria arrecadadora dos governos municipais, estaduais e federal não para. Claro, os governantes precisam arrumar dinheiro para sustentar os altíssimos salários e principalmente os muitos benefícios extras, mordomias e “diferenciações” que eles, familiares e chegados têm. E não se sabe quem abusa e gasta mais das fortunas que são arrecadadas: Executivo, Legislativo ou Judiciário? O fato é que o cidadão “comum”, que não pertence a nenhuma dessas “castas” raramente tem os serviços que estes funcionários públicos privilegiados deveriam prestar com zelo, eficiência, rapidez e transparência.

Diariamente os burocratas de todas as instâncias de poder ficam imaginando uma forma de aumentar a arrecadação. A mais recorrente é através das multas, aumentando o valor e criando novas penalidades. E o pior: o dinheiro apurado desses abusos não retorna em benefícios para a população. No trânsito, por exemplo: as estradas são ruins, as ruas esburacadas, não há sinalização e a fiscalização serve apenas para multar e não orientar. Blitz é só pra conferir se o proprietário do veículo pagou todas as taxas e penalizações. Se o documento não estiver “em dia”, mais multa e ameaça de apreensão. Há anos não ouço falar de blitz para conferir se dentro daquele veículo há armas ou drogas.

Durante a Olimpíada rodei mais de 3 mil quilômetros, dirigindo pela BR-040, entre o Rio, Belo Horizonte e Brasília. Não fui parado uma única vez por nenhum tipo de blitz. Únicas paradas eram nos muitos postos de pedágio. Mas perto na minha casa em Beagá, na Avenida Silva Lobo, tem blitz quase todo dia, para conferir se o IPVA, DVPVAT, TRLAV, PQP e etc. estão pagos!

E a tecnologia cada dia mais a serviço desses esfomeados por nossa grana. Ontem recebi via whatsapp esta foto e este recado:

CAMERA

“Aí galera, pra quem usa o celular ao volante. Já esta em vários semáforos. Fica o alerta!”

E as preocupações com a segurança do cidadão ficam por nossa conta também. Semana passada recebi e fiquei atento a essa outra imagem e recomendação que recebi:

VIADUTO

“Urgente!!! Pessoal repassem a todos em BH!! Evitem passar pela Av. Cristiano Machado na altura do cruzamento com a Av. Bernardo Vasconcelos (quase em frente ao Minas Shopping), se forem ao aeroporto prefiram o caminho pela Av. Antônio Carlos! Não passem de jeito nenhum pelo viaduto que liga a Av. Bernardo Vasconcelos ao Extra/ Minas Shopping!!! Ele está com uma rachadura enorme na estrutura, alto risco de queda! Isso é muito sério, vejam abaixo!
Repassem ao maior número de pessoas possível! Que absurdo!!!”

Ora, ora, numa cidade em que viaduto novo cai e mata gente, dias antes de Brasil 1 x 7 Alemanha, todo cuidado é pouco e temos que desconfiar mesmo, pois nunca se sabe. Como a imprensa entrou no assunto as “autoridades” soltaram comunicados jurando que ali não tem perigo:

“Prezado …..,  essa mensagem circula há algum tempo nas redes sociais e já foi vinculada neste grupo.
Quando consultada,  a SUDECAP informou que não havia risco, tratando-se apenas da junta de dilatação do viaduto.”

E vamos que vamos neste depósito de gente chamado Brasil. Bom feriado, e cuidado com essas e outras arapucas governamentais!


» Comentar

Comentários:
11
  • Leandro Fábricio disse:

    Máfia chico maia… máfia…. pena que não posso falar aqui em rede social…

    existe uma máfia de rede de multas por aí…. bom deixa pra lá…

  • Luiz Henrique Silva Rocha disse:

    Será que é a industria da multa ou nossos motoristas é que dão motivo para tal? Se dirigirmos conforme as normas de trânsito não pagaremos multas.

  • Raws disse:

    A junta de dilatação pode ser considerada e aceitável. O que eu quero ver é a junta de empreiteiras serem fiscalizadas, em seus superfaturamentos, os fatiamentos para empreiteiras menores e consequente má qualidade dos serviços prestados.

  • Raws disse:

    Em cima do assunto, um fato ocorrido comigo me irritou muito esse ano, passando em uma barreira da Polícia rodoviária, uma viatura foi atrás de mim, motivo? O carro estava realmente com o imposto atrasado( crise 2015). Sabia do risco e assumi o ônus, porém minha indignação não foi por isso é sim pelo fato de dois policiais se prontificarem a irem atrás de um carro irregular e cumprirem só o percentual menor de suas atribuições, ou seja multar e arrecadar. Não! Penso que a função maior, seria a segurança, então como me interceptaram, o mínimo obrigatório que esperamos de dois agentes de segurança, seria vistoriar o veículo e seus pertences.Quem sabe não poderia ter no mesmo, armas e drogas. Essa foi minha indignação, o importante é faturar, dar o retorno para a sociedade em forma de segurança não se faz necessário. Assim caminha nossa república.

  • Luiz Henrique Silva Rocha disse:

    Caro Chico: Em que pese sua opinião sempre sensata, acho que nossos motoristas são muito muito mal educados. Dirigem sem cinto, falam ao celular e bebem antes de dirigir. Creio que o modo de tentar frear estes irresponsáveis é mexer no bolso dos mesmos. Pare na praça Sete principalmente na parte da manhã e veja quantos fazem conversões proibidas no local.

  • José Carlos disse:

    Tem alguns tipo de rupturas e trincas que não se consertarão nunca mais:
    http://alertasocial.com.br/?page_id=340

  • José Eduardo Barata disse:

    Observem o pilar de sustentação : a trinca
    avança sobre ele . Junta de dilatação ?
    E quando é mesmo que teremos o resultado
    da apuração de responsabilidades do viaduto
    7 a 1 ?
    Gente abjeta . Dirigentes omissos . Tralha .

  • jose carlos da silva disse:

    e a 424 que estes politicos salafrarios a tratam como a galinha dos ovos de ouro,falam que tem que cobrar pedagio mas se queremos desenvolvimento regional as cidades que sao cortadas pela 424 deveriam formar um consorcio e admnistrar esta via que e de vital importancia para o vetor norte ou seja para o desenvolvimento regional da grande bh

  • Jorge moreira disse:

    Moro no Bairro Silveira e de tanto medo já não passo na passarela que liga a drogaria( praque falar o nome a drogaria mais antiga de bh) á feira dos produtores ,o que a passarela balança é de apavorar,e niguem faz nada alem desta passarela esta inacabada,só pra lembrar o viaduto da pedro 1 continua do mesmo jeito ninguem é o reponsavél o prefeito até saiu ô lugar

  • Paulo Aguiar de Rezende disse:

    Mas nesta a Sudecap está correta. Trata-se mesmo de uma junta de dilatação.

    • José Eduardo Barata disse:

      Junta de dilatação não é trinca não , meu caro .
      Não sou engenheiro , mas tecnicamente , o que se
      previne com a junta é justamente o “dilatar’ do concreto,
      que por fatores extraordinários expande sua estrutura e
      a junta evita que a pressão das partes force os módulos
      e cause as rachaduras .
      Se estiver errado , por favor , que os universitários possam
      se manifestar .